Andrés Oppenheimer

25/03/2009
Os “castr?os”, ou praticantes da obscura ci?ia que ? interpreta? das mudan? na ditadura dos irm? Castro, em Cuba, est?divididos com rela? ao significado do expurgo realizado no governo nas ?mas semanas. Alguns o consideram como sinal de mudan? outros o v? como sinal de resist?ia ?udan? Antes de compartilhar com os leitores minha pr?a vis?dos fatos, vou fazer uma r?da revis?das tr?principais teorias sobre os motivos da demiss?de uma d? de altos funcion?os p?cos cubanos, entre eles o ex-chanceler, Felipe P?z Roque, e o ex-czar da economia, Carlos Lage. H?empos corriam rumores de que ambos estavam entre os prov?is sucessores do velho presidente Ra?astro (77 anos). P?z Roque, de 44 anos, ex-ajudante pessoal de Fidel Castro e a quintess?ia da fidelidade ao tirano, era da linha dura. Homem de limitado alcance intelectual, que se orgulhava de ser considerado um “talib?cubano, uma vez me disse, com cara s?a, que em Cuba havia mais liberdade de imprensa do que em Miami. Se assim fosse, lhe respondi, Cuba teria autorizado, h?uito tempo, formadores de opini?anticastristas em sua m?a. Lage, ao contr?o, era quase universalmente visto como um reformista. M?co de profiss? 57 anos, planejou as reformas econ?as que permitiram que Cuba sa?e do “per?o especial” que se seguiu ao colapso do bloco sovi?co. No fim da semana passada, como costuma acontecer com os funcion?os p?cos removidos nos regimes estalinistas, P?z Roque e Lage fizeram seu respectivo “mea culpa”, depois que Fidel Castro (82 anos) escreveu um artigo publicado na imprensa oficial, afirmando que eles tinham sucumbido ?“do?as do poder”, e declarou que “o inimigo externo estava cheio de ilus?a respeito deles”. Entre as explica?s mais freq?es do expurgo feitas pelos “castrologistas” est? • A teoria do “sinal de mudan?: o presidente Ra?astro consolida seu poder destituindo os homens leais a Fidel e substituindo-os pelos leais a ele mesmo – quase todos militares – nos cargos mais altos do governo, antecipando-se a eventuais mudan? da administra? de Obama que relaxem as san?s norte-americanas contra Cuba. Ao rejeitar os leais a Fidel e substitu?os pelos seus pr?os protegidos, Ra?amb?promove uma nova gera? de l?res, que ser?mais adequados para resolver as novas realidades diplom?cas e pol?cas, segundo a mais difundida teoria sustentada entre os cuban?os. • A teoria da “resist?ia ?udan?: antecipando-se ?mudan? da administra? de Obama que relaxem algumas san?s norte-americanas em rela? a Cuba, os irm? Castro destitu?m os membros do governo mais jovens, mais conhecidos e mais relacionados internacionalmente, para enviar um claro sinal de que n?haver?achaduras pol?cas no regime. Chamem isso de reconcentra? de poder, se quiserem. Se os Estados Unidos relaxarem suas san?s, o governo cubano pretende apresentar-se como um bloco monol?co, afirma essa teoria. • A teoria do “bode expiat?”: a caracter?ica mais not?l do regime castrista, como de todas as ditaduras, ? busca constante de bodes expiat?s. Como assinalou na semana passada o jornalista independente cubano Odalis Alfonso Toma, “sempre que atingimos o pico das crises administrativas ou executivas, aparecem novas acusa?s de apropria? indevida do dinheiro p?co e de abuso de poder, lan?as contra funcion?os p?cos dos altos escal?governamentais.[1] Uma combina? de teorias Minha opini? minha modesta conjetura ?ue o ocorrido na semana passada foi uma combina? da segunda com a terceira teoria. O artigo escrito por Fidel Castro declarou que P?z Roque e Lage tinham proporcionado aos inimigos de Cuba “ilus? de mudan? na ilha, o que me leva a crer que o expurgo foi uma medida defensiva tomada pela ditadura decr?ta. Foi o que j?correu e acontece novamente. Cada vez que fatos externos amea? pressionar Cuba para que permita as liberdades fundamentais, ou que algu?do governo cubano surge como potencial sucessor da dinastia familiar, os irm? Castro t?reagido cerrando suas fileiras e entrincheirando-se na posi? de linha dura. No final da d?da de 1980, quando a extinta Uni?Sovi?ca iniciou o processo de abertura pol?ca da perestroika, Fidel Castro destituiu – e depois executou – o carism?co her?o ex?ito e renomado reformista, o general Arnaldo Ochoa. Em 1992, em meio ?emocratiza? dos ex-aliados cubanos do leste europeu, Castro destituiu Carlos Aldana, o segundo funcion?o mais poderoso do Partido Comunista Cubano e mais famoso reformista dentro da hierarquia do governo cubano. Como as v?mas do expurgo da semana passada, estes e outros funcion?os p?cos afastados sempre fizeram declara?s p?cas confessando seus alegados pecados. Agora que Washington se compromete a relaxar as san?s norte-americanas, a fam?a governante cubana provavelmente continuar? a promover limitadas mudan? econ?as, que disfar? a continuidade do regime. Internamente, cerram as fileiras, para tentar protelar o efeito da press?internacional no sentido de uma pol?ca de abertura.

Tibiriçá Ramaglio

25/03/2009
As bruxas est?soltas. Ao menos na capa de duas revistas mensais de cultura e atualidades, que se oferecem como alternativa ao leitor que procura nas bancas algo mais que o notici?o cotidiano. Primeiro, a Cult buscou ressuscitar a velhinha de Taubat?o petismo, dona Marilena Chau?ue, desde apregoar que o universo se ilumina quando Lula fala, havia se recolhido ?epultura onde pontifica, o departamento de filosofia da Universidade de S?Paulo. Agora, a revista Brasileiros estampa em sua primeira p?na a ef?e de dona Maria Vit? Benevides, que ?presentada nas chamadas como “uma mulher de garra”, “soci?a, educadora e cientista pol?ca”, que “vira fera para defender os direitos dos cidad?”. Trata-se, evidentemente, de um desagravo que se faz ?v??educadora, mas antes de coment?o ?ecess?o tecer algumas considera?s sobre a pr?a revista Brasileiros. A publica? ?m dos mais evidentes exemplares de jornalismo chapa branca dos meios de comunica? brasileiros. N?por acaso integra sua diretoria de reda? o ex-secret?o de imprensa de Lula, o petista hist?o Ricardo Kotscho. Por acaso ainda menor, dos oito anunciantes que a publica? ostenta em suas 100 p?nas, quatro s?do governo, a saber: o Minist?o da Educa?, a Infraero, a Caixa Econ?a e o Banco do Brasil. Responde por um an?o de p?na dupla a empresa de telefonia Oi, aquele bilion?o imbr?o que reuniu na mesma mamata Daniel Dantas, Lulinha, Jos?irceu e Luiz Gushiken. O sexto an?o, bem menor, ?a Associa? Paulista de Medicina, uma entidade classista, e o s?mo e o oitavo, respectivamente de uma empresa jornal?ica e de uma churrascaria nas proximidades da reda? de Brasileiros, t?todo o cheiro de permutas. Enfim, o fato de a revista estampar na capa Maria Vit? Benevides neste exato momento deixa claro o corporativismo mafioso que est?or tr?de personagens e publica?s semelhantes, como a revista Piau? a Caros Amigos, que se dedicam exclusivamente ao proselitismo esquerdista, travestido de jornalismo investigativo, e ?? entre amigos que ?ar prest?o ?figuras de esquerda dos meios jornal?icos, art?icos e acad?cos, por meio de um colunismo social com textos mais extensos, que se pretende jornalismo cultural ou de opini? Por que corporativismo? Porque Maria Vit? Benevides acaba de trombar com a Folha de S. Paulo no epis? do c?bre editorial de 17 de fevereiro, que chamou o regime militar de 1964 de “ditabranda”. Diante do protesto hist?co que dirigiu ao jornal por isso, Benevides (bem como Fl?o Konder Comparato) foi chamada de “c?ca e hip?ta”, o que ?de fato, pois sua suposta atua? no ?ito dos direitos dos cidad? limita-se ?eles com quem compartilha a ideologia pol?ca. Maria Vit? Benevides ?impatizante da ditadura cubana e do socialismo bolivariano chavista. Al?disso, ?ma estelionat?a intelectual de marca, de vez que transformou sua atua? no campo cient?co ou pedag?o em milit?ia pol?ca. Benevides ?ma das criadoras da chamada “Educa? em Direitos Humanos” que nada mais ?o que esvaziar a pedagogia de seus conte? educacionais, substituindo-os pela propaganda pol?ca. Nas palavras da encomi?ica reportagem de Brasileiros, “um ensino que tenha como preocupa? central o fortalecimento de um esp?to democr?co, uma cultura de paz, de toler?ia coma diversidade e o exerc?o da cidadania”. Em suma, a “pedagogia do oprimido”, um ensino politicamente correto... Ora, uma revista mensal – particularmente uma revista mensal bancada com o dinheiro p?co – dedicar sua reportagem de capa ao desagravo de Maria Vit? Benevides deixa bem claro o comportamento da intelekitualidade esquerdista nacional: mexeu com um, mexeu com toda a patota, que sai incontinenti em defesa do par que se considerou ultrajado. N?bastasse o abaixo-assinado com cerca de 3,5 mil assinaturas e o ato p?co feitos em solidariedade ?rofessora diante da reda? da Folha, que contou com cerca de 300 participantes, soma-se agora a capa de uma revista mensal, que visa dar a Benevides uma import?ia maior do que de fato tem. A rea? ?evidentemente, desproporcional ?elev?ia dos fatos, mas por isso mesmo serve para mostrar o ?mo e o poder de fogo da corpora? acad?ca petista. http://observatoriodepiratininga.blogspot.com

Ex-blog do Cesar Maia

25/03/2009
1. O JN informou que o conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Servi?(FGTS) aprovou a libera? de R$ 12 bilh?para o pacote de medidas que o presidente Lula vai anunciar nesta quarta-feira. O novo programa habitacional pretende construir um milh?de moradias, com subs?os para fam?as que ganham at?r?sal?os m?mos. 2. O ?mo balan?do FGTS foi publicado em abril de 2008, correspondente aos anos de 2007 e 2006. Nele se verifica na p?na 24 que a maior raz?de saques no FGTS s?as “demiss?sem justa causa”, que alcan?am 23,2 bi em 2007. N?h?enhuma d?a que com a crise, as receitas adicionais do FGTS v?diminuir e os saques v?aumentar, afetando o seu Patrim?. 3. Portanto, cabe avaliar se o Patrim? L?ido do FGTS pode suportar um compromisso adicional de 12 bilh?de reais. Nas p?nas 29 e 30 est?os balan? do FGTS em 2006 e 2007. O Patrim? L?ido do FGTS em 2007 era de 22,9 bilh?de reais. Ser?ue num per?o onde esse patrim? tender? diminuir em fun? de menor arrecada? e maiores saques, o FGTS pode comprometer 52% (usando 2007 como refer?ia) de seu Patrim? L?ido? Ou ?ais uma das promessas “pac-ianas” de Lula, que nunca se realizam? 4. Se quiser conhecer os dados citados, acesse abaixo. http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/fgts/demontracao_financeira_fgts/DEMONSTRACAO_FINANCEIRA_FGTS_2007.PDF * * *

Ives Gandra da Silva Martins Filho

24/03/2009
Desde que se tornou conhecida, pela divulga? na m?a, a declara? do arcebispo de Olinda e Recife, dom Jos?ardoso Sobrinho, de que incorreram na pena de excomunh?os que executaram e consentiram no aborto dos g?os que esperava a menina de 9 anos de Alagoinha (PE), estuprada pelo padrasto, t?faltado pedras para atirar no referido prelado e na Igreja Cat?a. Chocou o Brasil a not?a da gesta? da menina pernambucana. Mas, em rela? ao aborto praticado, o que mais choca ? distor? de fatos, de modo a se justificar a morte dos g?os, aproveitando-se tamb?o epis? para se condenar a Igreja Cat?a por sua intransig?ia. Interessante notar que os mesmos que defendem ferrenhamente a separa? da Igreja e do Estado, em nome do laicismo, n?admitindo que a Igreja se manifeste em defesa da vida por ocasi?da discuss?judicial sobre o aborto, s?aqueles que, no presente epis?, v?prescrever o que a Igreja deve dizer ou pensar sobre seus dogmas e doutrina, lembrando muito a incoer?ia voltariana do Tratado da Toler?ia: devemos tolerar todos, menos “a infame” (a Igreja Cat?a). Eis os fatos, segundo os testemunhos do Conselho Tutelar de Alagoinha e do p?co da cidade: em que pese o parecer un?me do referido conselho, contr?o ao aborto, e da vontade inicialmente manifestada pelo pai e pela m?da menina pela preserva? da vida dos netos, a press?de uma assistente social, com a transfer?ia da menina para outro hospital, o aborto foi realizado, com a maior rapidez, para evitar discuss? sempre sob o argumento, altamente discut?l, de que a gesta? levaria fatalmente ?orte da m?e das crian?. E qual foi a declara? do t?criticado arcebispo? Que o crime do aborto ?ais grave do que o crime do estupro, estando os que o praticaram, e consentiram na sua realiza?, excomungados “ipso facto”. Eis o direito aplic?l ?ip?e: a) C?o Penal Brasileiro — ainda que seja crime, o aborto n?se pune quando a gesta? resulta de estupro (art. 128, II); b) C?o de Direito Can?o da Igreja Cat?a — a excomunh?“latae sententiae” ?quela na qual incorre o fiel cat?o pelo simples fato de praticar o aborto, independentemente de processo e senten?expressa, em face da extrema gravidade do delito (cc. 1314, 1318 e 1398); para o fiel cat?o, a excomunh?significa ficar privado de receber os sacramentos (c. 1331, § 2º); pode ser levantada se estiver arrependido e houver se confessado (cc. 1355, § 2º, 1357, § 1º, e 1358, § 1º). Ou seja, o que dom Jos?ardoso Sobrinho fez foi apenas esclarecer que, pelo ato que praticaram, os que provocaram o aborto da menina de Alagoinha deixaram de participar da comunh?da Igreja Cat?a. Podem voltar a ela? Claro, desde que arrependidos do grav?imo pecado que cometeram e devidamente perdoados pelo sacramento da confiss? ?quest?de coer?ia. Ningu??brigado a pertencer ?greja. Mas se o faz, deve estar de acordo com sua doutrina, defendida em sua integralidade pela Igreja Cat?a por mais de dois mil?os. Diante de tantas contemporiza?s, sempre se buscando atenuar as exig?ias do Evangelho, n??emais lembrar, como dizia um santo de nosso tempo, que n?? doutrina de Cristo que deve se adaptar ??cas hist?as, mas os tempos ?ue se devem abrir ?uz do Evangelho. Diante de t?triste epis?, s?demos nos solidarizar com a dor imensa da menina estuprada e obrigada a abortar, lamentar o sacrif?o de duas vidas humanas, e nos colocar ao lado de dom Jos?ardoso Sobrinho, para, junto com ele, receber as pedras que ainda continuar?a ser atiradas nele e na Igreja Cat?a pela intransigente defesa da vida humana. * ?Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Zenit.org

24/03/2009
Contra feiti?ia entre os povos africanos, Papa alenta an?o de Jesus Por Alexandre Ribeiro LUANDA, s?do, 21 de mar?de 2009 (ZENIT.org).- O Papa afirmou que os cat?os n?fazem «injusti?a ningu?se lhe mostrarmos Cristo e lhe oferecermos a possibilidade de encontrar». O pont?ce alentou o esp?to apost?o e mission?o na manh?este s?do, durante a homilia que proferiu na missa celebrada na Igreja de S?Paulo, em Luanda, junto aos bispos, sacerdotes, religiosos, movimentos eclesiais e catequistas de Angola e S?Tom? Ao recordar os 500 anos da evangeliza? em Angola, Bento XVI destacou que «hoje cabe a v?irm? e irm?s, na senda destes her?s e santos mensageiros de Deus, oferecer Cristo ressuscitado aos vossos compatriotas». «Muitos deles vivem no temor dos esp?tos, dos poderes nefastos de que se cr? amea?os; desnorteados, chegam a condenar meninos da rua e at?s mais velhos, porque – dizem – s?feiticeiros», afirmou. «Quem pode ir ter com eles para lhes anunciar que Cristo venceu a morte e todos esses poderes obscuros? Objetam alguns: ‘Por que motivo n?os deixamos em paz? Eles t?a sua verdade; n?a nossa. Convivamos pacificamente, deixando cada um como ?realizando do melhor modo a sua autenticidade’.» Mas –prosseguiu o pont?ce–, «se estamos convencidos e temos a experi?ia de que, sem Cristo, a vida ?ncompleta, falta uma realidade – e a realidade fundamental –, devemos tamb?estar convencidos de que n?fazemos injusti?a ningu?se lhe mostrarmos Cristo e lhe oferecermos a possibilidade de encontrar, deste modo, tamb?a sua verdadeira autenticidade, a alegria de ter encontrado a vida».

Enviado ao site

24/03/2009
Para refletir Carta de D. Pedro Casald?ga «HOJE NÏ TENHO MAIS ESSES SONHOS», diz o cardeal O cardeal Carlo M. Martini, jesu?, biblista, arcebispo que foi de Milan e colega meu de Parkinson, ?m eclesi?ico de di?go, de acolhida, de renova? a fundo, tanto na Igreja como na Sociedade. Em seu livro de confid?ias e confiss?Col?os noturnos em Jerusal? declara: «Antes eu tinha sonhos acerca da Igreja. Sonhava com uma Igreja que percorre seu caminho na pobreza e na humildade, que n?depende dos poderes deste mundo; na qual se extirpasse pela raiz a desconfian? que desse espa??pessoas que pensem com mais amplid? que desse ?mos, especialmente, ?eles que se sentem pequenos o pecadores. Sonhava com uma Igreja jovem. Hoje n?tenho mais esses sonhos». Esta afirma? categ?a de Martini n??n?pode ser, uma declara? de fracasso, de decep? eclesial, de ren?a ?topia. Martini continua sonhando nada menos que com o Reino, que ? utopia das utopias, um sonho do pr?o Deus. Ele e milh?de pessoas na Igreja sonhamos com a «outra Igreja poss?l», ao servi?do «outro Mundo poss?l». E o cardeal Martini ?ma boa testemunha e um bom guia nesse caminho alternativo; o tem demonstrado. Tanto na Igreja (na Igreja de Jesus que s?v?as Igrejas) como na Sociedade (que s?v?os povos, v?as culturas, v?os processos hist?os) hoje mais do que nunca devemos radicalizar na procura da justi? e da paz, da dignidade humana e da igualdade na alteridade, do verdadeiro progresso dentro da ecologia profunda. E, como diz Bobbio, «?reciso instalar a liberdade no cora? mesmo da igualdade»; hoje com uma vis?e uma a? estritamente mundiais. ?a outra globaliza?, a que reivindicam nossos pensadores, nossos militantes, nossos m?ires, nossos famintos... A grande crise econ?a atual ?ma crise global de Humanidade que n?se resolver?om nenhum tipo de capitalismo, porque n??oss?l um capitalismo humano; o capitalismo continua a ser homicida, ecocida, suicida. N?h?odo de servir simultaneamente ao deus dos bancos e ao Deus da Vida, conjugar a prepot?ia e a usura com a conviv?ia fraterna. A quest?axial ?Trata-se de salvar o Sistema ou se trata de salvar ?umanidade? A grandes crises, grandes oportunidades. No idioma chin?a palavra crise se desdobra em dois sentidos: crise como perigo, crise como oportunidade. Na campanha eleitoral dos EUA se arvorou repetidamente «o sonho de Luther King», querendo atualizar esse sonho; e, por ocasi?dos 50 anos da convocat? do Vaticano II, tem-se recordado, com saudade, o Pacto das Catacumbas da Igreja serva e pobre. No dia 16 de novembro de 1965, poucos dias antes da clausura do Conc?o, 40 Padres Conciliares celebraram a Eucaristia nas catacumbas romanas de Domitila, e firmaram o Pacto das Catacumbas. Dom H?er C?ra, cujo centen?o de nascimento estamos celebrando neste ano, era um dos principais animadores do grupo prof?co. O Pacto em seus 13 pontos insiste na pobreza evang?ca da Igreja, sem t?los honor?cos, sem privil?os e sem ostenta?s mundanas; insiste na colegialidade e na corresponsabilidade da Igreja como Povo de Deus e na abertura ao mundo e na acolhida fraterna. Hoje, n?na convulsa conjuntura atual, professamos a vig?ia de muitos sonhos, sociais, pol?cos, eclesiais, aos quais de jeito nenhum podemos renunciar. Seguimos recha?do o capitalismo neoliberal, o neoimperialismo do dinheiro e das armas, uma economia de mercado e de consumismo que sepulta na pobreza e na fome a uma grande maioria da Humanidade. E seguiremos recha?do toda discrimina? por motivos de g?ro, de cultura, de ra? Exigimos a transforma? substancial dos organismos mundiais (a ONU, o FMI, o Banco Mundial, a OMC...). Comprometemo-nos a vivermos uma «ecologia profunda e integral», propiciando uma pol?ca agr?a-agr?la alternativa ?ol?ca depredadora do latif?o, da monocultura, do agrot?o. Participaremos nas transforma?s sociais, pol?cas e econ?as, para uma democracia de «alta intensidade». Como Igreja queremos viver, ?uz do Evangelho, a paix?obsessiva de Jesus, o Reino. Queremos ser Igreja da op? pelos pobres, comunidade ecum?ca e macroecum?ca tamb? O Deus em quem acreditamos, o Abb?e Jesus, n?pode ser de jeito nenhum causa de fundamentalismos, de exclus? de inclus? absorventes, de orgulho proselitista. Chega de fazermos do nosso Deus o ?o Deus verdadeiro. «Meu Deus, me deixa ver a Deus?». Com todo respeito pela opini?do Papa Bento XVI, o di?go interreligioso n?somente ?poss?l, ?ecess?o. Faremos da corresponsabilidade eclesial a express? leg?ma de uma f?dulta. Exigiremos, corrigindo s?los de discrimina?, a plena igualdade da mulher na vida e nos minist?os da Igreja. Estimularemos a liberdade e o servi?reconhecido de nossos te?os e te?as. A Igreja ser?ma rede de comunidades orantes, servidoras, prof?cas, testemunhas da Boa Nova: uma Boa Nova de vida, de liberdade, de comunh?feliz. Uma Boa Nova de miseric?a, de acolhida, de perd? de ternura, samaritana ?eira de todos os caminhos da Humanidade. Seguiremos fazendo que se viva na pr?ca eclesial a advert?ia de Jesus: «N?ser?assim entre voc? (Mt 21,26). Seja a autoridade servi? O Vaticano deixar?de ser Estado e o Papa n?ser?ais chefe de Estado. A C? ter?e ser profundamente reformada e as Igrejas locais cultivar?a incultura? do Evangelho e a ministerialidade compartilhada. A Igreja se comprometer?sem medo, sem evas? com as grandes causas de justi?e da paz, dos direitos humanos e da igualdade reconhecida de todos os povos. Ser?rofecia de anuncio, de den?a, de consola?. A pol?ca vivida por todos os crist? e crist?ser?quela «express?mais alta do amor fraterno» (Pio XI). N?os negamos a renunciar a estes sonhos mesmo quando possam parecer quimera. «Ainda cantamos, ainda sonhamos». N?os atemos ?alavra de Jesus: «Fogo vim trazer ?erra; e que mais posso querer sen?que arda» (Lc 12,49). Com humildade e coragem, no seguimento de Jesus, tentaremos viver estes sonhos no dia a dia de nossas vidas. Seguir?avendo crises e a Humanidade, com suas religi?e suas Igrejas, seguir?endo santa e pecadora. Mas n?faltar?as campanhas universais de solidariedade, os Foros Sociais, as Vias Campesinas, os movimentos populares, as conquistas dos Sem Terra, os pactos ecol?os, os caminhos alternativos da Nossa Am?ca, as Comunidades Eclesiais de Base, os processos de reconcilia? entre o Shalom e o Salam, as vit?s ind?nas e afro e, em todo o caso, mais uma vez e sempre, «eu me atenho ao dito: a Esperan?. Cada um e cada uma a quem possa chegar esta circular fraterna, em comunh?de f?eligiosa ou de paix?humana, receba um abra?do tamanho destes sonhos. Os velhos ainda temos vis? diz a B?ia (Jl 3,1). Li nestes dias esta defini?: «A velhice ?ma esp?e de postguerra»; n?precisamente de claudica?. O Parkinson ?penas um percal?do caminho e seguimos Reino adentro. Pedro Casald?ga Circular 2009

Paulo Ricardo Cauduro Oliveira

24/03/2009
Senhor Diretor de Reda? N?fosse um amigo ter-me chamado a aten?, eu teria deixado de ler a cr?a do jornalista David Coimbra na edi? de sexta-feira pr?a passada. A surpresa que esse amigo me demonstrou foi t?grande e seu apelo t?ingente que catei o jornal e me obriguei a ler o texto. Confesso que o abalo provocado em mim n?foi menor. J?onhec?os h?lgum tempo as simpatias pol?cas do bom David, mas duvid?mos que fosse um petista t?fervoroso a ponto de sacrificar a verdade e as evid?ias emp?cas (sen?judiciais) em nome de sua f?artid?a. Agora temos certeza. Sua afirmativa de que a corrup? no PT ?iferente, n?tem por objetivo a locupleta? deixou-me boquiaberto. Depois de vencido meu breve epis? de estupefa?, veio-me ?ente a impoluta figura do ex-Ministro Luis Gushiken, em entrevista dada ?V, anos atr? e da indument?a incorrupt?l que trajava aquele honesto servidor p?co. Sua camisa, branca como a neve, de corte irretoc?l, brilhava com aquele brilho inconfund?l dos tecidos de alt?ima qualidade. Os suspens?s tinham o refinado aprumo dos artigos comprados em boutiques exclusivas. A gravata era daquelas que se v? em revistas de moda italianas, de um bom gosto irrepreens?l. E os ?os - ah, os ?os! - reluziam dezoito quilates do mais puro ouro em seus bem torneados e corretos aros. Que modelo de eleg?ia! E esse senhor - quem diria? - era at? dia de ontem um dirigente sindical barbudo, maltrapilho e mal-remunerado da maltratada periferia industrial de S?Paulo. Campe?de agita?s ?esta da CUT e do sindicato dos banc?os. Ser?ue por sua casual associa? ao Sr. Daniel Dantas, esse senhor teria descoberto o milagre da multiplica? dos p?? Era de o bom David conferir ... O petista, se rouba, o faz para alcan? sua meta pol?ca nos disse o colunista em sua cr?a, e acho que nesse particular ele est?oberto de raz? Se n? como explicar as dezenas de car?imos outdoors que a Senadora Ideli Salvatti mandou estampar por toda a BR 101, com sua foto em tamanho gigante, agradecendo ao Presidente Lula por aquela obra?( Passados alguns meses se ficou sabendo que tinham ocorrido desvios nas verbas enviadas pelo governo federal a uma associa? sindical de Santa Catarina da qual a ?lita Senadora era dirigente). A meta pol?ca da senadora foi sem d?a alcan?a. Isso ningu?poder?egar. Fato que fica um tanto nebuloso nesse honest?imo idealismo petista ? fato de o sr. Lulinha, filho de nosso sempre popular Presidente, haver transitado do cargo de tratador de macacos do zool?o de S?Paulo a rico empres?o, s? da Rede Bandeirantes e latifundi?o nos grot?setentrionais do Brasil. E de o Vav?uerer cobrar para botar gente vis-?is com nosso supremo mandat?o. A? teoria do roubo por idealismo fica - convenhamos - um tanto prejudicada. Tamb?o fato de o sr. Silvinho Pereira ter-se envolvido com uma empreiteira que presta servi? ?etrobras e dela haver recebido uma caminhonete Land Rover zero quil?ro parece n?se encaixar muito bem nessas teorias davidianas. Nem o assassinato do prefeito de Santo Andr?Celso Daniel, que at?oje n?foi poss?l elucidar. Mas, a?teria sido, talvez, porque o crime praticado pelos petistas n?tenha sido peculato, concuss? explora? de prest?o ou tr?co de influ?ia, mas homic?o mesmo, doloso e qualificado. Ao final da leitura, cheguei a uma poss?l conclus? a Velhinha de Taubat?simp?ca personagem criada pelo tamb?petista Luiz Fernando Ver?imo, havia ressurgido nas p?nas de Zero Hora. S?e desta vez muito mais mo? mais alta, mais bonita e mais ing?a. E gostando de mulher e futebol. N?? m?mo? Como essa vida nos enche de surpresas, n?? Um grande abra? PAULO RICARDO CAUDURO DE OLIVEIRA

Érico Valduga, em Periscópio

24/03/2009
Um em cada tr?eleitores considera ruim e p?imo o desempenho de quem ele elegeu para o ?o poder de Estado que representa todos os cidad? Aponta o Instituto Datafolha, na pesquisa da semana passada, que 37% dos brasileiros consideram ruim ou p?imo o desempenho do Legislativo, no caso o Congresso. Entre os mais escolarizados o percentual sobe para 47%, o que permite concluir-se que um em cada dois cidad? reprova o comportamento dos eleitos para represent?os. Mas, prezados leitores, fiquemos com o dado principal, que engloba todas as regi?do pa?e faixas de idade, escolaridade e renda. Por ele constatamos que, com sobras, um em cada tr?eleitores reprova o procedimento dos eleitos para o Congresso. Eleitos, observe-se, pelos mesmos de quem os pesquisados s?amostra. Anote-se, ainda, que o ?ice n?variar?uito se o objeto da consulta forem as Assembl?s Legislativas e as C?ras Municipais. Algu?argumentar?como, ali? o fizeram os t?icos do instituto paulista, que os n?os mostram a influ?ia dos ?mos esc?alos, o castelo n?declarado, a mans?escondida e o pagamento de horas extras indevidas, entre outros. Pode ser, mas a reprova? n??e hoje, porquanto tem origem no sistema de escolha que leva ao produto final. N?se pode nunca esquecer que o eleitor escolhe quem vai eleger. E a?st? quest? por que o eleitor n?escolhe bem? Por dois motivos principais, e o primeiro ?ue a atividade pol?ca, como infelizmente se apresenta na atualidade, cheira mal, e afasta dela cidad? que n?concorrem a mandatos porque discordam da forma como estes mandatos s?disputados no nosso sistema eleitoral. O segundo decorre do primeiro: o mandato passou a se confundir com um bom neg?, bem remunerado e que retribui com empregos p?cos o apoio eleitoral. Ao contr?o de um comerciante, industrial ou profissional liberal, que batalha diariamente para firmar sua marca e pagar seus empregados, o parlamentar precisa apenas eleger-se, pois, na reelei? a vantagem que leva sobre os novatos ?mensa, custeada por recursos da sociedade. Logo, vale tudo para eleger-se, e quase tudo para reeleger-se, mesmo se isto contribuir para deixar o interesse p?co e o eleitor em segundo plano. Quando o quadro mudar?Quando for modificada a forma de escolha, atrav?de um sistema que reduza os gastos dos pleitos e aproxime os eleitos dos eleitores. A?ome?ia a mudar.

Rivadávia Rosa

24/03/2009
DIANTE DA CRISE BANCRIA originada pelos empr?imos subprime nos EUA – os coveiros de plant?propalam reiteradamente a fal?ia do MERCADO e do CAPITALISMO. A DERROCADA DO CAPITALISMO – paradoxalmente foi profetizada pelo historiador, economista, fil?o da hist? e militante pol?co, Karl Marx (por 25 vezes) – momento em que o regime capitalista seria paralisado por suas contradi?s e cederia lugar a outro regime, no caso socialista. ESSA VISÏ ?etomada atualmente pela m?em?ca de alguns economistas de vi?socialistas tomados por um extremo assanhamento com a possibilidade/desejo de realiza? dessa profecia marxista da inelutabilidade da crise geral do capitalismo. O que n??ovidade: “O piedoso desejo de alguns economistas europeus de que haver?m colapso espetacular nos Estados Unidos — e n?uma crise de reajustamento — e que esse colapso importar?o coup de gr? no capitalismo provavelmente n?se concretizar?n?obstante a pol?ca americana e as grandes possibilidades que, sem d?a alguma, se escondem no futuro imediato”. SCHUMPETER, JOSEPH A., in PREFCIO DA 3a. EDI?O INGLESA, 1949, de Capitalismo, Socialismo e Democracia. Cambridge, Massachusetts - Abril de 1949. A ‘l?a’ dos economistas de vi?socialista – incluindo-se os devotos/interpretes do ‘profeta’ fundador da ‘verdade’ – KARL MARX – os marxistas, marx?os e marxianos – ?ncidir e reiterar na superioridade mental do ‘pai fundador’ – e assim, julgar/declarar-se peremptoriamente mais economista que os economistas, mais cient?co que os puros cientistas – embora n?demonstrem nada do que dizem e pensam ser a VERDADE ABSOLUTA e, ai de quem discordar, embora os fatos digam o contr?o. MAS O GRANDE PARADOXO ?A DETURPA?O IDEOL?ICA do ‘profeta’ mediante o ‘esquecimento’ de que no Manifesto Comunista, est?vidente que as virtudes da burguesia vinham do fato dela ter aumentado os meios de produ? em um s?lo mais do que a humanidade fizera em mil?os. S?virtudes revolucion?as ou construtivas que Marx, de certa maneira, exaltava. Em O Capital, essa id? reaparece e pode-se dizer que uma das caracter?icas, para Marx decisivas, do regime capitalista ?ua ess?ia revolucion?a: “A grande ind?ia criou o mercado mundial preparado pela descoberta da Am?ca. O mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do com?io, da navega?, dos meios de comunica?. Esse desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extens?da ind?ia; e ?edida que a ind?ia, o com?io, a navega?, as vias f?eas se desenvolviam, crescia a burguesia, multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela Idade M?a. Vemos pois, que a pr?a burguesia moderna ? produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma s?e de revolu?s no modo de produ? e de troca”. (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, - in Manifesto do Partido Comunista, 1848) COM EFEITO - O CAPITALISMO n?aceita como decisiva uma modalidade qualquer de organiza? do trabalho ou de modo t?ico de produ?. EMBORA O ULTERIOR DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO e das pr?as condi?s sociais do operariado – contradigam toda a ‘fraseologia falaciosa’ socialista fundada na ‘hist?a’ luta de classes do proletariado contra a burguesia, parece que eles esperam o caos – para a vinda do ‘para? terrestre’. ESSA PERVERSÏ DO ENTENDIMENTO – leva os ‘revolucion?os’ – contra toda a evid?ia – a se considerarem os representantes do altru?o, do progresso, da justi? dos pobres, da honestidade, da democracia, da ?ca, da transpar?ia – ou seja, o SUPRA SUMO DO BEM; enquanto que os que se lhes op?– s?a encarna? da rea?, da iniq?de, da desonestidade, do ego?o, do direitismo, ‘neoliberalismo’ e outras denomina? previamente satanizadas – em s?ese – o MAL. POR? - A SENSIBILIDADE social e o desejo humanit?o por si s?o s?suficientes para resolver os problemas da HUMANIDADE, posto que insol?s em forma coletiva. Todos os pais dos povos que o tentaram somente trouxeram a trag?a e a fome. O GOLPE BOLCHEVISTA, mais conhecido como Revolu? de Outubro de 1917 – disseminado como um v?s por dois ter? da humanidade e depois acometido de fal?ia m?pla de seus ?os e institui?s – representou na realidade uma forma de oposi? ?odernidade representado pelo avan?da t?ica, da m?ina, da industrializa? – sob a promessa de realiza? da igualdade, da fraternidade, o fim das diferen? entre os homens – enfim um mundo em que desapareceriam as desigualdades. O SOCIALISMO, vulgarmente conhecido como comunismo somente inspirou e promoveu, na pr?ca trag?as sociopol?ca e econ?as – atrav?de revolu?s delirantes e tresloucadas – perseguiu, torturou e assassinou dissidentes, aniquilou as liberdades p?cas, criou campos de concentra?, os Gulags, pris?de trabalho for?o, estimulou e organizou o terrorismo de Estado, imp? regime totalit?o onde chegou ao poder. Estima-se que desde a O Golpe Bolchevique de Outubro de 1917 foram assassinados cerca de 120 milh?de homens, mulheres e crian? inocentes, pela a? (des) humana. NA CRISE ATUAL INERENTE AO CAPITALISMO – ?ropalada a heterodoxia capitalista supostamente apoiada em JOHN MAYNARD KEYNES – no que imaginam que intervir com grandes volumes de recursos financeiros no mercado – renegam o capitalismo. com essa posi? ignoram duas grandes verdades centrais do CAPITALISMO atual: a interven? do Estado na economia como est?fazendo grande parte dos pa?s ocidentais, longe de ser anticapitalista ?pr?pitalista’; e a interven? ?o mesmo tempo keynesiana e pr?pitalista na medida em que nos anos trinta do s?lo passado (Grande Depress? – a ‘interven?’ n?foi para ‘sepultar’ o capitalismo – mas para salv?o mediante uma reforma, que pelo relativo acerto de ent?– o economista ingl?deixou de ser considerado um heterodoxo para converter-se em s?olo mesmo da ortodoxia, justamente capitalista. KEYNES – foi essencialmente um economista ‘antic?ico – na medida em que nos tempos de bonan?– seu conselho foi de diminuir o gasto p?co e economizar em previs?aos tempos dif?is; nos tempos dif?is – seu conselho foi de aumentar o gasto p?co para salvar a atividade econ?a privada e os empregos ainda que a custo de deficit or?ent?o (estatal). POR? NOS PA?ES – especialmente latinos americanos – tivemos com a boom econ?o do in?o do s?lo, que precedeu a crise – muita festa, viagens regada com gastos excessivos e desperd?o do dinheiro p?co. COM EFEITO - OS GASTOS DESMEDIDOS nos tempos de bonan?– numa verdadeira orgia do dinheiro p?co, lembra a f?la da cigarra e da formiga – e o foi simplesmente para ganhar elei?s e, agora diante do deficit p?co – n?tem mais ‘caixa’ para continuar o controle do sistema pol?co, movido a recursos p?cos. o certo ?ue nos TEMPOS dif?is – os Estados respons?is gastam excessivamente, por?n?para mudar, mas para salvar o ‘mercado’, isto ? CAPITALISMO. VRIOS GOVERNOS LATINO AMERICANOS – depois de debocharem da crise - desvalorizaram sua moeda para se manterem competitivos no mercado global; outros como a Argentina – tem contribu? para diminuir ainda mais a confian?no mercado, acelerando a inseguran?jur?ca – ao confiscar fundos privados, estatiza? de empresas privadas, tentativa de confisco no campo, desestimulando a produ? prim?a; ou o motor da revolu? bolivariana acionado na Venezuela com o boom petrol?ro que n?tem servido sen?para exportar a revolu? para os incautos hermanos da Bol?a, Equador, Paraguai, El Salvador ....; um outro seguia na marolinha descompromissada com a realidade ... MAS TODOS CERTAMENTE n?desconhecem que a m?invis?l - s?todas as m? que operam espontaneamente no mercado – e o que distorce a atividade econ?o-financeira s?justamente a efetiva aplica? dos marcos regulat?s (LEIS), assim como a interven? indevida do Estado, muitas vezes monitorado por interesses corporativos esp?s, t?co do Estado macr?o que com a m?esperta, retira dos pobres que diz defender e privilegia os amigos do rei, desestimulando a livre concorr?ia, a competitividade e os neg?s l?tos. ESSES DEFINITIVAMENTE n?operam como heterodoxos – justamente por n?serem keynesiano – e por n?terem compreendido ou fingirem que n?- o esp?to essencialmente capitalista do keynesianismo. O CAPITALISMO – queiramos ou n?? ?a forma de promover o bem estar humano - justamente porque ?a ess?ia do capitalismo a liberDade individual; o aumento crescente da oferta de bens, servi? e explora? dos recursos naturais; divis?do trabalho; tend?ia a igualdade da taxa de lucro – ou taxa de retorno sobre o capital entre todos os ramos da economia; economia de mercado que ? que ? CAPITALISMO – com a propriedade privada dos meios de produ? que opera em benef?o de todos, dos n?propriet?os, tanto quanto dos propriet?os; e outras vantagens como a pr?a heran?que ?stimuladora do aumento do capital. o capitalismo – s?de ser entendido e aplicado como LIBERDADE ECON?ICA e Estado de Direito com justi?independente, prote? ao direito de propriedade e cumprimento dos contratos - o que nunca existiu especialmente em nossas plagas. O CERTO ?ue atrav?dessas institui?s alguns pa?s cresceram, prosperaram e enriqueceram sua popula?, enquanto os sistemas que se op?ao capitalismo s?economias socialistas de privil?os e, por isso faliram. O Capitalismo – com todas as mazelas – ? maior agente revolucion?o da hist? – gerado e gerador na revolu? produtiva e tecnol?a – triplicou a expectativa de vida entre 1700 – 2000; e reduziu a pobreza nos pa?s capitalistas. RESUMINDO - a verdadeira revolu? ? capitalista – justamente em decorr?ia da PROPRIEDADE INDIVIDUAL que ? ?a que gera prosperidade e riqueza e, por ser um sistema aberto ?ass?l de auto corre?.