• Gilberto Simões Pires
  • 07 Março 2016

(Publicado originalmente em pontocritico.com)

MUITOS A FAVOR E POUCOS CONTRÁRIOS
Enquanto muitos brasileiros estão festejando a decisão tomada pelo juiz federal Sergio Moro, por ter obrigado o ex-presidente Lula a prestar depoimento, de forma -coercitiva-, ao MPF, uma minoria formada por adoradores do ex-presidente julgou a decisão do magistrado como autoritária, absurda e totalmente descabida.

FROUXA E EQUIVOCADA
Pois, fazendo uso da liberdade que todos os brasileiros gozam (por enquanto) de se manifestar, deixo bem claro que repudio, com todas as minhas forças, a atitude do juiz Sergio Moro, que entendo como FOUXA E TOTALMENTE EQUIVOCADA.

A MENTIRA COMO ARMA
Por tudo que vi, li e ouvi até agora, e não foi pouca coisa, estou convencido de que o grande erro cometido pelo juiz Sérgio Moro foi não ter expedido um efetivo MANDATO DE PRISÃO contra o maior larápio do nosso pobre país. Ainda mais porque a arma que o escroque domina, com desenvolura ímpar e jamais vista, é a MENTIRA.

JARARACA
Como o povo todo assistiu horas depois de ser levado a depor, o ex-presidente disse, alto e bom som, que é uma JARARACA. Mais: que o fato de ter sido levado a depor significou um ferimento na sua cauda, deixando livre a cabeça.

NÁUSEAS E ÂNSIA DE VÔMITO
Ora, antes de tudo é importante que todos saibam que a JARARACA é uma das serpentes mais perigosas dentro das espécies da família Viperidae. No Brasil pode ser encontrada nos Estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Baía entre outros estados Brasileiro. Seu veneno atua de forma proteolítica, causando diversos sintomas como por exemplo: náusea, vômitos, hematoma local, falência dos rins e hemorragia intracraniana.
Como tive uma forte náusea e também vomitei enquanto ouvia a fala do ex-presidente, creio que fui picado.

MUÇURANA
Como Lula, de fato, se considera um serpente venenosa, que ameaça pode devorar o Brasil, o que resta àqueles que se sentem roubados, enganados e indignados é que se coloquem na condição de uma MUÇURANA, que antes de tudo é uma SERPENTE DO BEM.
Conhecida como devoradora (PREDADORA) de outros ofídios, em especial as venenosas jararacas, urutus e cascavéis, a MUÇURANA é tida como inofensiva para o homem.

PREDADOR
Pronto: no próximo domingo, 13 de março, vou às ruas de Porto Alegre rastejando. Como resolvi que sou uma cobra MUÇURANA, devo fazer o que manda a sua natureza: ser PREDADOR DA JARARACA. Que tal? 

Continue lendo
  • Ricardo Noblat
  • 06 Março 2016

(Publicado originalmente em O Globo, blog do Noblat)

Uma vez que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) delatou Dilma, Lula e companhia ilimitada, sinto-me liberado para contar o que ouvi dele no primeiro semestre de 2006, a poucos meses da reeleição do então presidente Lula.
Delcídio era o presidente da CPI dos Correios que investigava o mensalão. Eu nunca havia conversado com ele antes. Jantamos no Restaurante Alice, no Lago Norte. E, ali, ele me disse o que segue.

Algumas semanas antes, se reunira em Belo Horizonte com Marcos Valério, o publicitário mineiro que operara o esquema do mensalão junto ao tesoureiro do PT Delúbio Soares. Valério estava aflito e furioso. Tivera dinheiro bloqueado por ordem judicial.

Precisava de ajuda para fazer face às suas despesas. Ameaçava contar o que sabia sobre o pagamento de propinas a deputados e senadores para que votassem no Congresso como mandava o governo.

Depois de ouvir o desabafo de Valério, disse-me Delcídio que havia pedido uma audiência a Lula. Fora recebido por ele no gabinete presidencial do terceiro andar do Palácio do Planalto. Delcídio transmitiu a Lula o que ouvira de Valério. E a primeira reação de Lula foi se calar.

Por alguns segundos, narrou Delcídio, Lula olhou parte da vegetação do cerrado que se descortinava a partir da janela envidraçada do seu gabinete. Parecia tenso. Voltou-se então para Delcídio e perguntou: "Você já procurou Okamotto?"
Delcídio respondeu que não. E Lula mais não disse e nem lhe foi perguntado. Seria desnecessário, observou Delcídio entre uma taça e outra de vinho chileno. Estava sóbrio, registre-se.

Paulo Okamotto era uma espécie de tesoureiro informal da família Lula. Ganhara o emprego de presidente do Sebrae. Hoje, é presidente do Instituto Lula, local de despacho do ex-presidente em São Paulo.

Delcídio procurou Okamotto. E logo depois foi procurado por Antonio Palocci, ministro da Fazenda, que fora acionado para garantir o silêncio de Valério.
 

Continue lendo
  • Igor Morais
  • 06 Março 2016


(Publicado originalmente em http://igoracmorais.com.br/ - Economia e Negócios)

A divulgação do pior resultado do PIB do Brasil dos últimos 25 anos, queda de 3,8% sobre 2014, representa muito mais do que números. É a confirmação da falha de política econômica centrada nas ações do Estado, defendida e aplicada pelos simpatizantes das teses de esquerda nos últimos 14 anos. A lista de erros é grande e vai desde as intervenções microeconômicas no setor produtivo, como mudanças tributárias setoriais e crédito subsidiado, até aumento do contingente de pessoas empregadas no setor público, passando pelo uso desenfreado de empresas estatais, congelamento de preços, desvio de recursos para partidos da base e ausência de uma política comercial externa. O país é rico, não temos dúvida, mas começou a mostrar os sinais de enfraquecimento após tantos anos de descaso e erros de condução econômica. E o cenário que se desenha hoje coloca em risco as conquistas que a sociedade brasileira teve com o Plano Real, como inflação baixa e controlada, disciplina fiscal, confiança de investidores e consumidores e abertura econômica. O famoso tripé, que nos deu sustentação de 1999 a 2009, já não existe mais. Voltamos mais de uma década no tempo, perdemos confiança internacional, o nível de produção da indústria de transformação chegou ao menor patamar da história (9,8%), e já é visível a piora na distribuição de renda.

A queda da renda per capita em 4,6% é apenas o primeiro sintoma de um empobrecimento que está em curso. Para resumir os resultados do PIB do ano passado, podemos usar o termo que foi cunhado na era PT: “nunca na história desse país”. Ele diz muito do ponto de vista da economia. Nunca na história desse país tivemos uma queda tão intensa da indústria, do comércio, dos transportes e nas atividades imobiliárias e de aluguel. Já do lado do gasto, a queda do consumo das famílias e da administração pública são os maiores da história. Por fim, é a primeira vez que há queda do PIB dos serviços.

Os recordes negativos não param de rechear o relatório de 14 anos de gestão da esquerda no Brasil. Mas tudo isso não deveria estar preocupando o leitor. Essa retração já era esperada e comentamos aqui nessa coluna várias vezes no passado recente. O que mais preocupa não é o sintoma de uma economia indo em direção ao abismo (sim, ainda não chegamos lá, tem como piorar), mas o receituário proposto pelo Governo para sair desse cenário. É a visão de futuro que deve te preocupar. No meu último artigo, de título “eles não aprendem”, citei os riscos da visão heterodoxa sobre economia. Naquele momento tínhamos apenas declarações dos mentores econômicos da esquerda sobre como sair da crise. Mas agora temos a materialidade dessa opinião. O último projeto apresentado pelo PT para recuperar a economia é de deixar qualquer investidor, empresário e economista preocupado. É o “Plano Nacional de Emergência (apresentado e aprovado pelo partido no dia 26 de fevereiro). São 22 medidas que podem ser divididas em dois blocos e resumidas em: i) como gastar mais o seu dinheiro; ii) como tirar mais dinheiro de ti. No primeiro estão itens como reajuste do bolsa família, criação de um fundo para reforma agrária, aumentar os gastos no programa minha casa minha vida, revitalizar o PAC, subsidiar o crédito e usar recursos das reservas internacionais para obras de infraestrutura. No segundo estão propostas como criar uma alíquota maior de Imposto de Renda, recriar a CPMF, tributar lucros e dividendos, criar um imposto sobre grandes fortunas, um ITR—imposto Territorial Rural progressivo, expandir o IPVA dentre outros.

Os erros do “Plano” vão desde o diagnóstico de como essa crise se formou e intensificou, como por exemplo bater na tecla de que a culpa é da crise internacional (como sustentar isso quando o mundo cresceu 3,5% em 2015?), até na proposta de sua solução, como não se preocupar com ajuste fiscal e derrubar o juro. Detalhe: não há nenhuma menção a palavra “inflação” ou então “produtividade” e muito menos de “abertura econômica”. Em resumo, fica claro que o partido que governa o País pretende “dobrar a aposta” que fez nos últimos anos para nos tirar da crise. Vale lembrar que esse era o cenário de risco que estava na mesa nas análises anteriores e pode realmente se materializar. Por isso que quando as investigações da lava-jato se aproximam de um desfecho, o mercado acionário reage de forma positiva como nos últimos dias. Parece que o melhor indicador antecedente para o futuro de curto e médio prazo do Brasil passou a ser a Justiça Federal.
 

Continue lendo
  • Gilberto Simões Pires
  • 05 Março 2016

(Publicado originalmente em pontocritico.com)

 

PAIS DAS FACÇÕES CRIMINOSAS

Os leitores que acompanham os noticiários e as novelas da televisão brasileira certamente devem estar achando interessante a semelhança que existe entre Gibson Stewart, o Pai da Facção criminosa de -A Regra do Jogo-, e o ex-presidente Lula, o Pai da Facção criminosa que assaltou o nosso pobre país.

SEMELHANÇA INCRÍVEL

A semelhança não está só nas atitudes e no comportamento dos atores/personagens. Gibson Stewart, o Pai da Facção de -A Regra do Jogo-, novela que passa na TV Globo, deverá ser preso até a próxima semana, quando o seriado chega ao fim. Da mesma forma como é esperado que aconteça com Lula, o Pai da Facção Petista que assaltou o Brasil, que também está cercado por todos os lados por depoimentos escabrosos.

COINCIDÊNCIA

O curioso, ou irônico, é que o ator que interpreta o bandido Gibson Stewart, de A Regra do Jogo, é José Abreu, conhecido no país todo como petista de carteirinha. O que, por si só, nos leva a crer que em muitas situações a vida imita a arte e/ou a arte imita a vida, como queiram. Interessante esta coincidência, não?
 

POSTE

Mesmo que possa não ter sido esta a vontade do autor da trama -A Regra do Jogo-, o fato é que as prisões dos dois PAIS DE FACÇÕES, pode acontecer no mesmo momento. Mais: vejam que na novela, a estrutura da Facção conta com uma mulher na vice-liderança e a mesma se parece com um Poste. E na administração do nosso país, a líder é o Poste do Lula.
 

BASTILHA POR MATILHA

Mas, mesmo deixando de lado as inúmeras coincidências que envolvem a trama, o ator e vários personagens da novela da Globo e a administração do nosso pobre país, o fato é que nesta semana o Brasil passou a viver a possibilidade de ver algo parecido com a QUEDA DA BASTILHA, que é festejada no dia 14 de julho pelo franceses. Aqui, ainda sem data definida, estamos próximos da QUEDA DA MATILHA, ou QUEDA DA QUADRILHA.
 

13 DE MARÇO

Como se vê, o mês de março iniciou cheio de novidades e cheio de esperanças. Como o 13 de março está próximo, tudo que o país viu, ouviu e leu durante os últimos dias e continuará vendo, ouvindo e lendo nos próximos dias, as manifestações de rua vão ganhar um entusiasmo jamais visto no nosso país. Mais, inclusive, do que representa a queda do PIB e a alta da inflação. 

Continue lendo
  • Augusto Nunes
  • 05 Março 2016

(Publicado originamente em Direto ao Ponto, blog da Veja)

Há dois dias, o comentário de 1 minuto para o site de VEJA constatou que, por negar-se a enxergar as mudanças operadas pela Lava Jato na paisagem brasileira, a alma penada de Lula ainda não descobrira que, hoje, nenhum fora da lei está acima da lei. Descobriu nesta manhã, quando a mão do destino - disfarçado de Polícia Federal - bateu à porta do apartamento do ex-presidente em São Bernardo.

Até este histórico 4 de março, Lula acreditava que, se todos são iguais perante a lei, ele sempre seria mais igual que os outros. Esse status de condenado à perpétua impunidade lhe permitiria, por exemplo, rejeitar intimações judiciais, zombar de autoridades dispostas a fazer Justiça e debochar do Estado Democrático de Direito. Acordou para a vida real ao ser acordado pela 24ª fase da Lava Jato, batizada de Alethea.

Conduzidos coercitivamente ao local do depoimento, Lula e o filho Lulinha tiveram de abrir o bico - pela primeira vez - sobre as bandalheiras em que se meteram. A família que se julgava inimputável foi enquadrada por juízes, procuradores e policiais que não temem criminosos da classe executiva. Alethea, convém ressaltar, é uma palavra grega que significa “busca da verdade”. Nesta sexta-feira, a verdade venceu a mentira.

A busca da verdade não cessará tão cedo. Mas a Era da Canalhice está perto do fim, confirmaram a discurseira do chefão e a contra-ofensiva ensaiada pelo Mestre e seu rebanho agonizante. Um dia depois de divulgado o desastroso desempenho do PIB em 2015, Lula tornou a festejar o Brasil Maravilha que só existe na cabeça baldia de embusteiros e na imaginação de cretinos fundamentais.

Ele também relançou a candidatura à Presidência que as revelações de Delcídio do Amaral haviam afundado de vez na véspera. A Alethea, por sinal, já dispunha de munição suficiente quando Delcídio começou a contar o que sabe - e o que sabe o ex-líder do governo no Senado vai adicionar toneladas de dinamite ao vasto arsenal da Lava Jato. Como Lula tentará escapar da sequência de explosões?

A resposta é fácil: ele vai ampliar ainda mais o acervo de mentiras que engordou algumas arrobas com o falatório desta tarde. Os truques e vigarices do mágico de picadeiro já não iludem sequer marilenas chauís. De novo, Lula não deu um pio sobre as acusações que o transformaram em campeão de impopularidade. Ele simplesmente não tem como justificar as delinquências que protagonizou, sobretudo as praticadas no ofício de camelô de empreiteira.

A “mobilização nacional da militância” prometida por cartolas do PT e pelegos que prosperam nos “movimentos sociais” só serviu para reafirmar que o partido que virou sinônimo de roubalheira tornou-se um ajuntamento de fanáticos sem cura. Manifestaram-se nesta sexta os devotos que restam. Os protestos da turma da estrela reuniram menos gente que procissão de vilarejo.

Muito mais abrangente e eficaz foi a mobilização da Polícia Federal decretada pela Alethea. Munidos de mandados de busca e apreensão, destacamentos de agentes vasculharam residências, escritórios e esconderijos de gente graúda engajada no projeto criminoso de poder. Declarações de delegados envolvidos na ofensiva atestaram que a Lava Jato já reuniu muito mais provas do que se imaginava.

Outras tantas foram recolhidas na devassa que atingiu 44 alvos, de Marisa Letícia e três lulinhas a Paulo Okamotto e o bunker no Instituto Lula, da Odebrecht e da OAS aos sitiantes de araque Fernando Bittar e Jonas Suassuna, passando por coadjuvantes como o engenheiro que trabalha de graça nas férias. Ficou ainda mais variado o elenco recrutado pela operação que investiga o maior esquema corrupto descoberto desde o Dia da Criação.

Hoje se ouviu o choro das carpideiras transformadas em animadoras de velório. Em 13 de março, a imensidão de indignados invadirá as ruas para exigir, além da punição de todos os poderosos patifes, o imediato despejo do governo destroçado pela incompetência, pelo cinismo, pela corrupção e pelo Código Penal. Oito dias depois dos uivos da subespécie em extinção, a nação ouvirá o rugido do país que presta.
 

Continue lendo
  • Marcus Vinicius Motta
  • 04 Março 2016

 

Outro dia eu li uma excelente reportagem da New Yorker sobre a chanceler alemã Angela Merkel, onde o jornalista buscava entender as razões para o seu sucesso - chega a ser chamada de "mutti" (mãe) pelos alemães - num país que tomou aversão por cultos à personalidade.

E desde a sua juventude até o atual período como comandante da nação, uma característica é sempre presente: a monotonia. Sim, Angela Merkel é uma mulher comum, uma pessoa "sem graça", no entanto é justamente isso que faz seu sucesso, porque as pessoas podem saber o que esperar dela e a enxergam como uma delas.

Em 1991, o fotógrafo Herlinde Koelbl começou uma série de fotografias chamada "Traços do Poder" onde retratava políticos alemães e observava como mudavam ao longo de uma década. O fotógrafo conta que homens como o ex-chanceler Gerhard Schröder ou o ex-ministro das relações exteriores Joschka Fischer pareciam cada vez mais tomados pela vaidade, enquanto Merkel, com seus modos desajeitados, não passava nenhuma idéia de vaidade, mas de um poder crescente que vinha de dentro.

A vaidade é subjetiva enquanto a ausência desta é objetiva, daí que Merkel é tão eficiente enquanto outros políticos parecem se perder nas liturgias e rapapés do poder.

Essa normalidade é vista em vários outros países - ainda que exista a vaidade, que é de cada pessoa - como no caso de deputados suecos que moram numa espécie de república tal qual a de estudantes e lavam e passam a própria roupa.

Certa vez, vi uma reportagem de um jornal britânico analisando uma foto do primeiro-ministro David Cameron lavando a louça na cozinha. A reportagem não se espantava com o fato do primeiro-ministro lavar a própria louça, já que Tony Blair fazia o mesmo e Margaret Thatcher cozinhava para o marido, mas observava uma tábua de cortar carne com a expressão "calma, querida" num canto.

A própria Angela Merkel mora no mesmo apartamento de sempre com o marido e a única mudança que houve em relação ao seu tempo fora do poder é a presença de um guarda na porta do prédio. Eles compram entradas para assistir ópera com o próprio cartão de crédito e entram no teatro junto com todos, sem nenhum esquema especial.

Daí partimos para o Brasil, onde um simples governador de estado possui jatinhos, helicópteros, ajudantes de ordem e comitivas com batedores de moto que param o trânsito para que ele passe. Pessoas que vivem em palácios, como se ainda fosse alguma corte real. Empregadas, arrumadeiras, garçons, equipes de cozinheiros, serviço de quarto, motoristas, inúmeros seguranças, esquemas especiais para entrar ou sair de algum lugar.

Essa é a diferença: a normalidade do poder, a noção de que um servidor público é apenas um servidor público, seja um escriturário ou o presidente/ primeiro-ministro da nação. Eles continuam sendo homens e mulheres, maridos e esposas, pagadores de impostos, trabalhadores e cidadãos.

Cidadania é isso.
 

Continue lendo