JB Online

01/03/2009
Ex-ministro da Reforma Agr?a, o deputado pernambucano Raul Jungmann (PPS), hist?o advers?o pol?co do MST, diz que as mortes do carnaval representam a cr?a de conflito anunciado em que a corda rompeu, pela primeira vez, do lado dos seguran?. Ele afirma que o epis? torna p?co um fato que j?radi? entre os sem-terra, o treinamento militar. O MST faz treinamento militar e tem grupos armados. Quem duvidar, que experimente entrar no QG do Jaime Amorim, na Fazenda Normadia, em Caruaru. ?um verdadeiro bunker. Ele criou um estilo militarista. Nem a pol?a entra, acusou o deputado. O Jungmann n?teve coragem para fazer a reforma agr?a e ainda deixou no minist?o a heran?que hoje atrapalha. A viol?ia nunca interessou ao MST, respondeu Gilmar Mauro, um dos l?res nacionais do movimento. Jungmann diz que, al?de generosos repasses de verbas, no governo Lula as superintend?ias regionais do Instituto Nacional de Coloniza? e Reforma Agr?a (Incra) foram loteadas por militantes egressos do MST. N?foi entregue formalmente, mas os sem-terra t?o controle cartogr?co do Incra, diz Jungmann. O Minist?o do Desenvolvimento Agr?o e o ?o negam. O ministro Guilherme Cassel, do MDA, garante que os recursos se destinam ao apoio aos programas de plantio e que todos os repasses passam por rigorosa auditoria executada pelos ?os de controle do governo. O presidente da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), Oct?o Alvarenga, tamb?alerta que, se as autoridades n?agirem r?do, a crise financeira pode levar mais viol?ia ??as rurais. A instabilidade no campo ?esultado da bolha capitalista. N?acredito em viol?ia de grandes propor?s, mas n?h??a de que o caldeir?pode explodir, concluiu Alvarenga. JB Online

Rivadávia Rosa

01/03/2009
POIS ?- livre pensar e s?nsar ... pero agir .... – a ‘a? faz o homem’; n?como especialista, mas como oportunista dou meu pitaco com breves e tenebrosas observa?s: O NEGACIONISMO sempre reiterado, ap?s trag?as, est?m pauta. N?houve holocausto, o comunismo nunca existiu ...., logo, logo, dir? o ‘petismo-lulismo’ nunca existiu, assim como alguns dizem que o ‘chavismo’ n?existe .... TE?ICOS E ATIVISTAS DE ESQUERDA tentam justificar o fracasso reiterado do marxismo para ‘inspirar a consci?ia revolucion?a da classe prolet?a apelando para a necessidade de uma vanguarda portadora do esp?to revolucion?o’, quando o ‘experimento’ revela claramente que as ‘vanguardas’ se convertem em elites governantes totalit?as, submetendo a classe oper?a, e a todas as demais ?xplora? mais degradante da que alegava que pretendia eliminar. ESSE ? paradoxo do marxismo. DIANTE DO COLAPSO POL?ICO E ECON?ICO DA UNIÏ DAS REP?LICAS SOCIALISTAS SOVI?ICAS – e seus sat?tes do leste e, inclusive CUBA – utiliza-se a express?isso n?foi socialismo, mas capitalismo de Estado. ESSA DISSIMULA?O n??ova – foi utilizada pelos estalinistas e os mao?as contra o burocratismo de KRUSCHEV e da?m diante – a utilizaram os trotskistas contra STLIN, muitos marxistas inclusive contra L?IN e contra todo o regime sovi?co, para n?falar de certas esquerdas p?odernas que querem ser marxistas sem historicismo, coletivismo e sem partido ?o. O GRANDE PARADOXO – ?omo a fal?a marxista tenta adaptar esta doutrina ?ese conspirat? para explicar o fen?o do capitalismo de Estado, cujo resultado ? auto nega? e a implos?do pr?o materialismo hist?o. ESSE recurso ret?o – resulta no contradit? capitalismo de Estado onde n?h?enda de capital, simplesmente porque inexiste propriedade privada, assim como falar de socialismo de mercado onde a sociedade n?administra os investimentos de seus cidad? porque isso n?existe numa propriedade coletiva. ESSES CONCEITOS NOVILING?STICOS (patologia da linguagem) que o marxismo inventou para salvar a si mesmo terminaram destruindo sua teoria para salvar sua hist?. ?mais um paradoxo que ‘contagiou’ seus advers?os de esquerda e de direita, empobrecendo assim, respectivamente, seus argumentos contra o estatismo e o socialismo, e, em ambos os casos, debilitando suas defesas contra o coletivismo. O CERTO ?QUE O SOCIALISMO n?s?str? incentivo do lucro e a livre concorr?ia ao mesmo tempo que a propriedade privada dos meios de produ?, mas tamb?torna imposs?l o c?ulo, a coordena? e o planejamento econ?o e, portanto, gera o caos. A aboli? do sistema de pre? e da divis?intelectual do trabalho implica tamb?na concentra? e centraliza? de todas as formas de decis?em m? de um agente: o ?o planejador central ou ditador supremo, que passa a ser objeto de culto e adora? e, at?tras cositas m? que n?se pode dizer. POR? O QUE PRETENDE O MARXISMO DE MARX, lembrando que ele mesmo disse que n?era marxista, e o marxismo ter operado com efici?ia m?ma na promo? da maior trag?a (des) humana), resumidamente diria o seguinte: - um conjunto de id?s filos?as, econ?as, pol?cas e sociais elaboradas por Marx (Karl Heinrich Marx – 1818-1883) e Engels (Friedrich Engels - 1820-1895) - que interpreta a vida social conforme a din?ca da luta de classes e prev? transforma? das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento hist?o de seu sistema produtivo. ENFATIZO – ‘leis do desenvolvimento hist?o’ – que a praxis comunista faz operar pelos instrumentos do terror, assassinato em massa, pela fome – tudo para ‘construir’ um homem novo. A ‘causa’ ?oa, logo, os fins justificam os meios. Mas as ‘leis hist?as’ s?falsas, sen?o comunismo n?teria sido imposto pela viol?ia; seria naturalmente decorrente das leis hist?as (o nazismo tamb?seguia a inexor?l lei natural da ‘ra?ariana). EM SUA TEORIA SOCIAL – o direito compreende a arquitetura ideol?a que, na sociedade burguesa – gera – a igualdade pol?ca com a desigualdade econ?o-social representada pela exist?ia das classes sociais; Em sua proje? hist?o-pol?ca – preconiza o comunismo - pela supress?das classes e da propriedade privada que levaria n?s?extin? do Estado, mas tamb?ao desaparecimento do Direito. A?TER?MOS O HOMEM NOVO/hombre nuevo/Hominis novi de MARX - n? o homem novo da antiga Roma que designava uma fam?a ou cl?ue nunca ocupara antes um cargo curul (C?ERO, De Officis, XXXIX. O pr?o C?ERO era um “homem novo”) – mas o homem - resultado da luta de classes em que o proletariado ELIMINARl repito, ELIMINAR`– sem d?em piedade a burguesia a quem atribui a responsabilidade por todos os males do mundo e, isso foi realizado resultando na famigerada nomenklatura, ao inv?do dom?o dos impulsos ego?as individuais, em que qualquer problema individual devia ser relevado ante o bem estar coletivo, pois no socialismo/comunismo n?h?ecessidades pessoais, tudo ?oletivo. OS ‘PROFETAS’ explicam melhor: Karl Marx falou em abreviar as inevit?is “dores do parto”, considerando “a viol?ia como parteira da hist?.” Wladmir Ilich L?n: Subordinamos nossa ?ca ?arefa da luta de classes”. Desta forma s?de ser reconhecido como moral o que servir aos interesses do proletariado. Somente com o aux?o da luta de classes, levada com energia, poderia ser acelerada a evolu? historicamente necess?a. O ‘profeta maior’ - L?n, diz mais: “A ditadura do proletariado, por? isto ?a organiza? da vanguarda dos oprimidos, para guind?a ?lasse dominante, com o objetivo de sujeitar os oprimidos, n?pode simplesmente produzir uma amplia? da democracia. Juntamente com a poderosa expans?do democratismo ..., a ditadura do proletariado traz uma s?e de limita?s da liberdade para os opressores, os exploradores, os capitalistas ..., sua resist?ia precisa ser rompida ?or? ?claro que, onde existe opress? onde existe viol?ia, n?h?iberdade, nem democracia.”(L?n, in Staat und Revolution, zit. n. Ausgew?e Werke, Bd, II, Moskau, 1947, 225). “O proletariado utilizar?ua supremacia pol?ca para arrancar pouco a pouco todo capital ?urguesia, para centralizar todos os instrumentos de produ? nas m? do Estado, isto ?do proletariado organizado em classe dominante e para aumentar, o mais rapidamente poss?l, o total das for? produtivas. Isto naturalmente s?der?ealizar-se, em princ?o, por uma viola? desp?a do direito de propriedade e das rela?s de produ? burguesas, isto ?pela aplica? de medidas que, do ponto de vista econ?o, parecer?insuficientes e insustent?is, mas que no desenrolar do movimento ultrapassar?a si mesmas e ser?indispens?is para transformar radicalmente todo o modo de produ?. Essas medidas, ?laro, ser?diferentes nos v?os pa?s. Todavia, nos pa?s mais adiantados, as seguintes medidas poder?geralmente ser postas: 1. Expropria? da propriedade latifundi?a e emprego da renda da terra em proveito do Estado; 2. Imposto fortemente progressivo; 3. Aboli? do direito de heran? 4. Confisca? da propriedade de todos os emigrados e sediciosos; 5. Centraliza? do cr?to nas m? do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monop? exclusivo; 6. Centralizar? nas m? do Estado, de todos os meios de transporte; 7. Multiplica? das f?icas e dos instrumentos de produ? pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral; 8. Trabalho obrigat? para todos, organiza? de ex?itos industriais, particularmente para a agricultura; 9. Combina? do trabalho agr?la e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distin? entre a cidade e o campo; l0. Educa? p?ca e gratuita de todas as crian?, aboli? do trabalho das crian? nas f?icas, tal como ?raticado hoje. Combina? da educa? com a produ? material etc. (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, in Manifesto do Partido Comunista - 1848) “Fica pois clarissimamente demonstrado: a) que a partir de agora todos os males devem ser atribu?s exclusivamente ?tual ordem social, que j??se adapta mais ?itua?; b) que j?xistem os meios de eliminar completamente esses males, mediante a instaura? de uma nova ordem social. .... A democracia seria inteiramente in? ao proletariado se n?fosse imediatamente empregada como meio para obter toda uma s?e de medidas que ataquem diretamente a propriedade privada e assegurem a exist?ia do proletariado. As principais dessas medidas, que j?esultam como conseq?ias necess?as da atual situa?, s? 1) Limita? da propriedade privada mediante impostos progressivos, fortes impostos sobre as heran?, supress?dos direitos heredit?os em linha colateral (irm?, sobrinhos, etc), empr?imos obrigat?s, etc. 2) Expropria? gradual dos propriet?os fundi?os, fabricantes, propriet?os de ferrovias e armadores navais, em parte mediante a concorr?ia das ind?ias do Estado, em parte diretamente, mediante indeniza? em hipotecas. .....” ENGELS, Friedrich - in Princ?os do comunismo. “Por burguesia compreende-se a classe dos capitalistas modernos, propriet?os dos meios de produ? social, que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado compreende-se a classe dos trabalhadores assalariados modernos que, privados de meios de produ? pr?os, se v? obrigados a vender sua for?de trabalho para poder existir.” (Nota de F. Engels ?di? inglesa de 1888,do Manifesto). NA VISÏ UT?ICA - a sociedade comunista ?ssim preconizada: (...) “cada indiv?o n?tem para si um c?ulo exclusivo de atividades, mas pode desenvolver suas aptid?no ramo que melhor lhe aprouver, a sociedade se encarrega de regular a produ? universal, com o que ela torna poss?l, justamente atrav?disso, que eu possa me dedicar hoje a isto e amanh?quilo, que possa ca? pela parte da manh?pescar pela parte da tarde e ?oite apascentar o gado, e depois de comer, criticar, se for o caso e conforme meu desejo, sem a necessidade de por isso me tornar ca?or, pescador, pastor ou cr?co algum dia.” (KARL, Marx e ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alem? Cr?ca da nov?ima filosofia alem?m seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alem?em seus diferentes profetas, 1845-1846 (Die Deutsche Ideologie. Kritik der neuesten Deutschen Philophie in ihren Repr?ntant Feuerbach, B. Bauer und Stirner, und des Socialismus in seinem verschiedenen Propheten). Rio de Janeiro: Civiliza? Brasileira, 2007, p.55-56). UM CIDADÏ DE UM PA? LIVRE, DEMOCRTICO E CAPITALISTA, depois de aposentado pode atingir esse desiderato, por?no COMUNISMO/SOCIALISMO REAL – resultou na MAIOR TRAG?IA HUMANITRIA DO S?ULO XX. OUTROS QUE VIVERAM E SOBREVIVERAM AO ‘EXPERIMENTO’: “A ideologia! Ela fornece a desejada justifica? para a maldade, para a firmeza necess?a e constante do malfeitor. Ela constitui a teoria social que o ajuda, perante si mesmo e perante os outros, a desculpar os seus atos e n?escutar censuras ou maldi?s, mas sim elogios e testemunhos de respeito. Era assim que os inquisidores se apoiavam no cristianismo, os conquistadores no enfraquecimento da p?ia, os colonizadores na civiliza?, os nazis na ra? os jacobinos (de ontem e de hoje) na igualdade, na fraternidade e na felicidade das gera?s futuras. - Alexandre Soljen?en, in ARQUIP?AGO GULAG (1918-1956). S?Paulo: C?ulo do Livro S.A. p. 176. Num breve testemunho hist?o, real e presencial de Pierre Pascal, que acreditava na constru? do “igualitarismo dos pobres, socialismo ut?o e no esp?to crist?da comunidade”, percebe-se o APOCALIPSE IGUALITRIO: “Espet?lo ?o e embriagante: a demoli? de uma sociedade. ?agora que se realizam o quarto salmo de v?eras do domingo e o Magnificat: os poderosos derrubados de seus tronos e o pobre reerguido de sua merda. Os donos de casa s?confinados numa pe? e em cada outra pe??nstalada uma fam?a. N?h?ais ricos: simplesmente pobres e mais pobres. O saber n?confere mais nem privil?o, nem respeito. O ex-oper?o promovido a diretor comanda os engenheiros. Os sal?os, os de cima e os de baixo, se aproximam. O direito de propriedade ?eduzido a roupas pessoais. O juiz n??brigado a aplicar a lei, quando seu senso de eq?de prolet?a a contradiz. O casamento j???ais do que uma inscri? no registro civil, e o div?o pode ser comunicado por cart?postal. As crian? s?instru?s para vigiarem os pais. Os sentimentos de generosidade s?afastados pelos maus tempos: em fam?a, contam-se os bocados de p?ou os gramas de a?ar. A mansid??onsiderada defeito. A piedade foi assassinada pela onipresen?da morte. A amizade s?bsiste como camaradagem”. (Citado por Fran?s Furet, in O passado de uma ilus? Siciliano, S?Paulo, 1995, p. 133) “O marxismo n?faz sentido, e eu sou o primeiro a dizer que ele est?rrado. Todor Zhivkov (1911-1998), ex-ditador comunista da Bulg?a o que governou pa?com m?de ferro durante 35 anos (1954-1989) Acho que a invas?da Checoslov?ia foi uma decis?errada, mal-intencionada e contr?a ?normas internacionais, mas foi um reflexo das brutais realidades do mundo dividido daquela ?ca. Wojciech Jaruzelski, ?mo l?r comunista da Pol?, sobre o apoio de seu pa??nvas?da Checoslov?ia pelas tropas sovi?cas em 1968, na Revista Veja de 27 de Agosto de 2005 Aplique o marxismo em qualquer pa?e voc?empre encontrar?m gulag no final. Bernard-Henri L? O marxismo ?ma vis?secularizada do reino de Deus. ?o reino dos homens. A ra?ir?inalmente incumbir-se de criar por si mesma aquela nova terra onde habita a justi? Klaus Blockmuehl O proletariado-salvador ir?om seu sofrimento redimir a humanidade e trazer o Reino do C?para a terra. Robert Wesson Marx estava ansioso por essa consuma? inevit?l da hist? quanto o crist?espera pela segunda vinda de Cristo. Charles Colson “O Estado sovi?co, Wilson reconhece, falsifica a Hist?, paga um ex?ito de informantes, cria uma atmosfera de medo e suspeita e pratica uma pol?ca de terror oficial.” (.” John Dos Passos, citado por Jeffrey Meyers, in Edmund Wilson, uma Biografia, ed. Civiliza? Brasileira, Rio, 1997, p. 219) Andr?ide, escritor de esquerda, que tamb?visitou a R?a, conclui: “Duvido que qualquer outra na? do mundo, e a?ncluo a Alemanha de Hitler, possa ser menos livre, mais humilhada, mais temerosa, aterrorizada e vassalizada do que a Uni?Sovi?ca”. John Dos Passos, citado por Jeffrey Meyers, in Edmund Wilson, uma Biografia, ed. Civiliza? Brasileira, Rio, 1997) “Penso que grande parte do prest?o de Marx vem do fato de ser ele de acesso dif?l, de modo que o marxismo comporta uma inicia? e ordin?amente s?conhecido atrav?de intercessores. ?a missa em latim. Quando a gente n?entende, baixa a cabe? Andre Gide (1869-1951), in Di?o. O erro de Karl Marx est?m ter acreditado que a economia condicionava a t?ica, quando ? contr?o que se d?Marcel Maus (1872-1950), in O Dom. “Marx estava enganado: o ci?e o orgulho, tanto como a fome, tanto quanto as necessidades econ?as, s?as for? passionais que explicam as a?s humanas, a Hist? inteira, a queda inicial. Ionesco, in Di?o em Migalhas. NO MAIS FINALIZO - AS MAIS ATVICAS E PERVERSAS TARAS – podem sair da mente de um militante comunista como a ignor?ia, a crendice, a charlatanice, a irracionalidade, o ? ideol?o, a mentira, a m??a inelut?l tend?ia para a hipocrisia e o cinismo, assim como a facilidade com que se convertem em metamorfose ambulante e, (re) lembro: o modo capitalista de produ? e a classe dominante capitalista – n?encontraram um modelo substitutivo que tenha sucesso no mundo real. Um domingo legal - Rivad?a

Percival Puggina

01/03/2009
Existem fatos que, de modo impiedoso, nocauteiam suas vers? O leitor certamente lembra dos dois boxeadores cubanos que desertaram durante o Pan e acabaram deportados. A respeito deles, o que mais se ouviu na vers?oficial foi que “estavam arrependidos” e “pedindo para voltar”. Talvez nada retrate melhor essa lorota do que o texto de conhecido jornalista econ?o, intitulado “O caso dos pugilistas cubanos” (procure por tal t?lo na internet e divirta-se). Nessa p?la do servilismo digital afirma-se que eles haviam sido “enganados por um empres?o europeu, passaram alguns dias em uma boa farra, enquanto aguardavam para fugir para a Europa (...) at?ue se deram conta de que os empres?os eram malandros”. Em vista disso, esclarece o companheiro jornalista, ambos se “apresentaram numa delegacia” – ao que junta um competent?imo “se n?me engano” – “pedindo para voltar para Cuba”. N? ele n?se engana. A servi?da causa, como muitos outros, ele quis nos enganar a todos. Mas o dif?l, mesmo, ?ludir os fatos. Meses depois, Erislandy Lara se arrependeu do arrependimento e escapou de Cuba para o M?co, contratado pelo mesmo empres?o que tramara a fuga no Brasil. Livre e solto, como conv?aos seres humanos, informou que o colega Rigondeaux, parceiro na empreitada daqui, permanecia em Havana, vivendo de biscates, proibido de lutar. Ali? sobre isso nunca houve d?a porque, t?logo os teve de volta, Fidel declarou ao Granma que atleta que abandona delega? ?omo “soldado desertor”. E l?icou Rigondeaux, talentoso bicampe?ol?ico e mundial, passando necessidades para sobreviver, curtindo remorso. At?ue, agora, agorinha mesmo, na ?ma segunda-feira, arrependeu-se do arrependimento e evadiu-se para Miami, onde permanece, livre e solto como at?s pombas conv? Exatamente como estava quando seu sonho foi truncado pela interven? das nossas autoridades. Deus, como os fatos s?reacion?os! A fuga do segundo boxeador joga na lona, com olho roxo, a vers?brasileira. Por que n?tiveram para com os rapazes uma fra? do respeito que devotam para com seus algozes em Cuba? Foi o afeto e a rever?ia que nossos governantes dedicam a Fidel que geraram a constrangedora seq?ia de erros. O maior de todos, sem d?a, foi o total isolamento dos atletas enquanto estiveram sob seu zelo e vigil?ia. Gra? a isso, por v?os meses, s?vemos vers?e quase nenhum fato. Mas n?foi preciso contar at?ez. Teimosos, os eventos se ergueram como se n?soubessem com quem estavam lutando. E aprontaram esse tipo de constrangimento. A prop?o, conv?esclarecer: ?em prov?l, mesmo, que os cubanos, quando presos no Brasil, conscientes de que voltariam para a ilha-pres?o, se tenham declarado “arrependidos”. Esse arrependimento, formal, faz parte da liturgia comunista desde os tempos de Stalin. ?algo que n?se passa no plano da consci?ia, mas um pouco mais abaixo, ali onde o medo se manifesta. A primeira exig?ia que incide sobre quem cai em desgra??sse “arrependimento”. Depois sobrev? impiedosas, as puni?s. Stalin esperava o arrependimento p?co, cobrava a dela? de todos os dissidentes falsos ou reais, aguardava o pedido de compaix?e s?t?mandava matar. Coisa de alguns milh? apenas. O m?co cubano Oscar Elias Biscet, por outro lado, resolveu lutar com os fatos. Come? a fazer discursos contra o aborto, no hospital onde trabalhava, e agora cumpre pena de 25 anos de pris? Mas para o humanista e solid?o governo brasileiro, claro, isso n?quer dizer coisa alguma. Imprest?l, mesmo, ? justi?italiana. Especial para ZERO HORA, 01/03/2009

Cardeal Emmanuel Wamala, em entrevista a 30 Dias.

28/02/2009
Entrevista com o arcebispo em?to de Campala: “Pessoalmente, acredito num ataque sistem?co de for? estrangeiras contra a Igreja. Querem destruir a Igreja tradicional, ou melhor, eu diria, as Igrejas tradicionais. As Igrejas protestantes hist?as e a Igreja Anglicana t?o mesmo problema. As novas seitas agridem tamb?a elas. H?ns trinta anos. Antes, elas n?existiam; ouv?os falar delas no Qu?a, mas n?aqui” “Ex Africa lux”, dizia o papa Wojtyla, num de seus motes brilhantes e apaixonantes. O cardeal Emmanuel Wamala, primaz em?to de Uganda, ?omo um velho le?que j?iu de tudo. Conhece os problemas que sempre atormentam seu pa?e o continente como um todo. Sua sabedoria e seu realismo o tornam imune ?et?a dos profissionais do entusiasmo, mas tamb?ao v?s da resigna? e da autocomisera?. 30Dias o encontrou em Campala, na colina de Nsabya, na resid?ia que hospedou o papa Paulo VI em sua viagem hist?a a Uganda, em 1969. Quarenta anos depois, outro sucessor de Pedro est?ara fazer sua primeira visita pastoral ?terras africanas. Enquanto isso, no Vaticano, vem sendo preparada uma assembleia extraordin?a do S?do dos Bispos inteiramente dedicada ?expectativas, urg?ias e esperan? das Igrejas e das sociedades africanas. Emin?ia, como o senhor avalia o atual momento vivido por seu pa? EMMANUEL WAMALA: A situa? aqui, em Uganda, ainda n??st?l. No norte do pa? n?chegamos ainda a um acordo definitivo entre o governo e os rebeldes do Lord’s Resistance Army, o Ex?ito da Resist?ia do Senhor. Existe uma tr?a, mas as negocia?s n?andam, e os ultimatos do governo aos rebeldes, para que depusessem as armas e assinassem um acordo de paz, ecoaram no vazio. Enquanto isso, os desabrigados do norte continuam a viver em campos para refugiados, sendo assistidos por organismos internacionais. Eles gostariam de voltar para suas terras devastadas pela guerra, para viver em paz, reconstruir suas casas, voltar a cultivar os campos. Mas, por ora, assistimos apenas a uma lenta marcha de aproxima? dos desabrigados dos lugares de onde fugiram, e onde tudo continua em estado de abandono. Rezamos e esperamos que as coisas possam mudar. Al?de tudo, no resto do pa? nossos problemas cr?os, como a pobreza e as doen?, ainda persistem. Mesmo assim, o povo est?timista. O governo procura fazer o poss?l, na situa? concreta que temos. Foi no Congo que aconteceu o ?mo massacre do Lord’s Resistance Army, com quarenta pessoas trucidadas numa igreja cat?a. Uganda tem fronteira com esse pa? onde estourou a ?ma terr?l crise africana. Por que essa regi?nunca obt?a paz? WAMALA: S?diversas as causas. No nosso modo de entender, h?nger?ia de poderes externos. Interesses. Como podem esses guerrilheiros terem sempre tanto armamento? De quem eles o recebem? Os africanos n?o t? Essas armas chegam de fora. O Congo tem imensas riquezas naturais; basta pensarmos nos minerais. Podemos dizer o mesmo do Sud? S?riquezas imensas, presentes em pa?s pobres, que continuam sempre pobres. Existe um interesse externo que faz tudo isso perdurar. O senhor quer dizer que ??o manter todas as chagas da frica abertas... WAMALA: No fundo, a abordagem ?frica continua a ser colonialista: essa ? l?a que sempre volta, quando a quest?somos n?Enquanto continuarmos a ser pobres, essa abordagem se perpetuar?As classes dirigentes ocidentais, no m?mo, procuram amparar os dirigentes locais, para que eles possam cuidar dos interesses delas mesmas. Museveni mudou a Constitui? para poder ser reeleito. Quando isso aconteceu, o senhor fez severas cr?cas a essa quest? WAMALA: Ele segue as ideias de muitos outros. O primeiro ?idel Castro, por quem Museveni tem grande admira?. O segundo ?adafi, que nos visitou muitas vezes. Foi Kadafi que deu a Museveni este conselho: aqueles que tomaram o poder pelas armas n?devem deix?o democraticamente. Em suas rela?s com a Igreja, existe uma certa indiferen? mas n?uma hostilidade. Digamos assim: ?m “ditador brando”. No entanto, foi o senhor quem alertou muitas vezes para a ret?a da frica como continente abandonado, e convidou a deixar para tr?os mecanismos de autocomisera?. WAMALA: A frica deve tomar os problemas africanos em suas m?, assumir a responsabilidade por eles. Espero que as pr?as reuni?do Secam [Simp? das Confer?ias Episcopais da frica e do Madag?ar, ndr] e do S?do dos Bispos dedicado ?frica sirvam para estudar nossos problemas e encontrar um caminho. N?podemos acreditar sempre que ser?os outros que v?resolver nossos problemas: ingleses, alem?, italianos, chineses, americanos... Agindo assim, n?nstigamos um novo colonialismo. Na rela? com as ONGs e com as organiza?s de assist?ia internacional tamb?existe o perigo de formas de neocolonialismo? WAMALA: Algumas dessas organiza?s nos tratam sempre como menores de idade. N?nos apoiam para que cedo ou tarde possamos come? a fazer as coisas por n?esmos. Talvez at?orque esse mecanismo garante a elas a oportunidade de terem trabalho aqui, conosco. Elas d?o dinheiro, mas depois o levam de volta. Temos e continuaremos a ter situa?s cr?cas por aqui; precisamos de ajuda, por isso ?til e louv?l o trabalho das organiza?s n?governamentais, mas, depois, com o tempo, ?reciso que essas organiza?s enveredem pelo caminho de naturalizar suas estruturas, de modo que os agentes locais continuem o trabalho sem depender da Europa ou dos pa?s sede dessas organiza?s. Algumas das organiza?s cat?as engajadas na luta contra a Aids, tamb?em Uganda, correm hoje o risco de passar por dificuldades, pois os organismos internacionais s?nanciam projetos que canalizem toda a sua estrat?a de preven? para o uso e a distribui? maci?de preservativos. O que o senhor pensa sobre isso? WAMALA: A primeira vez em que ouvi falar dos preservativos foi na d?da de 1950, quando ainda estudava em Roma. Na ?ca, a Aids n?existia. Portanto, os preservativos n?foram inventados para combater a Aids. Hoje, querem vend?os e difundi-los tomando a Aids como uma justificativa... No entanto, at?esmo cardeais bem conceituados disseram que n?devemos ser r?dos demais quanto a isso. Se o uso dos preservativos pode contribuir para salvar vidas humanas, vale a? princ?o do mal menor... WAMALA: A discuss?sobre esse ponto ainda n?est?ncerrada, mesmo na Igreja. As personalidades a quem o senhor se refere s?de peso. Creio que um dia chegaremos a uma conclus? mais ou menos aceit?l. Mas, no momento, n?aqui, temos dito: como Igreja, n?podemos encorajar o uso de preservativos, ficando com aqueles que dizem que a Aids s?de ser combatida dessa forma, pois apostar tudo na distribui? maci?de preservativos tem como efeito pr?co encorajar e aumentar a promiscuidade sexual. Distribuir preservativos aos montes, nas escolas, por exemplo, n?resolve o problema, e pode aument?o. Isso me parece um fato, n??ma quest?de posi?s tomadas a priori, de quest?de princ?os morais. S?e temos visto que essa estrat?a de resposta ?nadequada ao problema. Temos constatado que em muitos pa?s, nos quais s? apostou na distribui? maci?de preservativos, a Aids aumentou. Al?disso, os m?cos nos dizem que usar preservativos n??ma medida cem por cento segura para prevenir o cont?o. Continua sempre a haver um certo percentual de risco. O senhor continua a ter uma intensa atividade pastoral. Como v? condi? da Igreja ugandense? WAMALA: A Igreja Cat?a, aqui, ?uito viva; ela cresce numericamente e tamb?no sensus fidei compartilhado. Os leigos s?cheios de energia e de entusiasmo, as voca?s aumentam a cada ano. Estamos contentes da forma como estamos. Por outro lado, temos as seitas, que importunam muito o povo. Muitas pessoas entram nelas, especialmente os jovens, que n?s?muito fortes na f?que n?t?ra?s profundas. Qual ? for?das seitas? Muita gente diz que grande parte dela ?m poder econ?o... WAMALA: Quanto a isso, n?podemos ter d?as. ?poss?l que uma nova Igreja nas?por iniciativa isolada de algum indiv?o, mas, aqui, as novas Igrejas despontam em cada esquina, sobretudo nas cidades grandes. Eles n?poderiam fazer isso sem uma ajuda de fora. Enfim, h?lgu?que investe muito nisso. WAMALA: Pessoalmente, acredito num ataque sistem?co de for? estrangeiras contra a Igreja. Querem destruir a Igreja tradicional, ou melhor, eu diria, as Igrejas tradicionais. As Igrejas protestantes hist?as e a Igreja Anglicana t?o mesmo problema. As novas seitas agridem tamb?a elas. Quando foi que come? esse fen?o? WAMALA: Eu diria que h?ns trinta anos. Antes, elas n?existiam; ouv?os falar delas no Qu?a, mas n?aqui. Amin havia abolido qualquer outra Igreja ou confiss?religiosa diferente do catolicismo, do anglicanismo e do islamismo. Museveni proclamou a liberdade de religi? Isso ?ma coisa boa, que n?pode ser discutida. Desde ent?as novas seitas apareceram tamb? E hoje elas come? a ter uma grande influ?ia sobre os dirigentes das na?s no mundo inteiro, e vice-versa. Aqui, na frica, o fen?o preocupa, tamb? porque ?omo se a f?inda fosse jovem. Temos um grande n?o de jovens que n?conhecem bem o catecismo. Quando v?amos para c?vimos uma igreja com a inscri? “New Apostolic Church”, nova Igreja apost?a... WAMALA: Eles usam t?los que parecem com os da Igreja Cat?a. T?los mais ou menos b?icos. Mas quais s?os motivos de seu sucesso? WAMALA: Uma pesquisa sobre isso seria muito ?. Como j?issemos, um fator sem d?a deve ser o econ?o. Elas prestam ajuda, d?bolsas de estudos, oportunidades de viajar. Al?disso, apresentam uma doutrina com pouqu?imas obriga?s morais e lit?cas. Mas ??so? N?podemos aprender nada nos comparando com elas? WAMALA: Elas n?t?estruturas burocr?cas engessadas, como as que existem na Igreja Anglicana, por exemplo. E as pessoas n?s?atra?s por uma Igreja burocr?ca. O Evangelho deve ser anunciado de modo simples e direto, para testemunhar o amor de Jesus por cada pessoa. Em 2009, como o senhor lembrou antes, muitos representantes das Igrejas cat?as africanas locais v?se encontrar em Roma para o S?do Extraordin?o dos Bispos sobre a frica. Depois, haver?amb?uma importante reuni?do Secam. N?existe o risco de multiplicar encontros que desperdi? o tempo? WAMALA: Por que o senhor diz isso? Em primeiro lugar, precisamos nos perguntar para que serve um S?do. Eu creio que o S?do seja antes de mais nada uma assembleia de comunh? O simples fato de nos encontrarmos tamb??ma coisa boa e ?, para fortalecer a comunh?entre os bispos. Al?isso, algum ponto importante sempre ?studado. Na sua opini? em que os bispos deveriam concentrar sua aten?? WAMALA: Na justi?e na paz, dada a situa? da frica nos dias de hoje. Essas s?as condi?s preliminares. Quando n?existem paz e justi? h?m obst?lo para o an?o. H?uem diga que a Igreja Cat?a hoje parece euroc?rica demais. WAMALA: At?or isso, ?til que as Igrejas dos diversos continentes tenham seus s?dos, para discutir seus problemas. O pr?o S?do “africano” ser?ealizado em Roma. Por que n?na frica? WAMALA: Na verdade, n?bispos, gostar?os de ter realizado na frica o primeiro S?do africano, realizado em 1995. Mas, depois, vimos que todos os outros s?dos continentais foram realizados em Roma, onde est?as estruturas mais adequadas. Realizar o S?do na frica seria, no fundo, mais um sinal de marginaliza? do continente. Seria como se nos dissessem: discutam entre voc?as suas quest? isso n?nos interessa. Assim, pelo menos durante algum tempo, os problemas da frica ser?levados a Roma, e n?ser?liquidados como problemas locais, mas reconhecidos como problemas que interessam ao cora? da Igreja. Hoje, na Igreja, a aten? muitas vezes parece concentrada em temas como a moral sexual, a ?ca familiar, a bio?ca. Como essas tend?ias s?vistas da frica? WAMALA: Existem pa?s que legalizaram os casamentos homossexuais. Esse n??m problema africano. Mas n?otamos cada vez mais uma influ?ia externa que vem enfraquecendo, na frica tamb? os la? familiares. Gra? aos meios de comunica?, as coisas que acontecem na Europa acontecem na mesma hora aqui entre n?Esse poderia, quem sabe, ser um tema a ser tratado no S?do. Nesta casa em que estamos conversando, Paulo VI esteve hospedado durante sua visita a Uganda. WAMALA: Uganda ?ndependente desde 1962. Paulo VI nos visitou em 1969. Eu me lembro bem: naquela ?ca, eu era capel?na Universidade. O que deveria ser retomado daquele tempo? WAMALA: Devemos seguir os documentos do Conc?o. N?apenas estud?os teoricamente, mas retom?os e aplic?os. Em muitos aspectos, eles ainda n?foram postos em pr?ca. Dentro de poucas semanas, o Papa vir? frica. O que o senhor espera e o que se espera? WAMALA: N?sei se o Papa vai falar ?frica inteira. E tamb?n?estou certo de estar em condi?s de dar conselhos ao Santo Padre. Ele deve encorajar seus bispos e todos os irm?. Como Jesus pediu que Pedro fizesse. Ele pode comentar as quest?mundiais, ou fazer outras coisas. Mas sua tarefa ?onfirmar os irm? na f?Deve fazer apenas isso, e vem para isso.

Políbio Braga

28/02/2009
Est?egistrado no nome do dr. Cl? Severino da Silva, o Ford Mondeo, placas IGC 1008, usado pela deputada Luciana Genro para sua reuni?de ter?feira da semana retrasada com o vice-governador Paulo Afonso Feij?e onde saiu municiada com o dossi?ue logo em seguida ela usaria para denunciar dirigentes do PSDB do RS, empres?os e a governadora Yeda Crusius. Como a deputada do PSOL n?apresentou o dossi?n?se sabe se ele ?also ou verdadeiro. No ano passado, o editor desta p?na informou que circulavam boatos em Porto Alegre de que o vice-governador Paulo Afonso Feij?nha contratado a empresa americana Krol, a mesma usada por Daniel Dantas, para levantar dossi?no RS. Na ?ca, a not?a n?prosperou. A confirma? de que o vice de Yeda estava preparando novas den?as veio pouco depois, exatamente durante a reuni?que ele manteve com o ent?chefe da Casa Civil, C?r Busatto. Na ?ca, Feij?isou Busatto de que tinha acumulado “muita muni? contra Yeda e o PSDB”. Paulo Afonso Feij?mpre soube de muita coisa, porque foi um dos tesoureiros da campanha tucana no RS. .. O Ford Mondeo usado por Luciana para sua reuni?com Feij?egistra R$ 27 mil em multas de tr?ito, a maior parte das quais aplicadas durante a campanha eleitoral da deputada. . O problema do carro ?ue ele est?egistrado em nome de uma pessoa morta h?inco anos. De acordo com o Contran, o registro de propriedade j?everia ter acontecido h?r?anos. Neste caso, as multas n?podem ser cobradas e a carteira do propriet?o n?pode ser apreendida. O editor foi atr?de informa?s e descobriu nesta quinta-feira que o Ford Mondeo pertencia ao dr. Clovis Severino da Silva, advogado criminalista j?alecido, cujos escrit?s ficavam na Galeria Sete de Setembro, 1º andar, sala 129, em Porto Alegre. Foto do carro-fantasma de Luciana Genro, estacionado diante do Palacinho, onde despacha o vice-governador Paulo Feij?

Maria Lucia Victor Barbosa

28/02/2009
A entrevista concedida pelo senador peemedebista, Jarbas Vasconcelos, ?evista Veja de 18/02/2009, causou profundo incomodo n?declarado, mas percebido, ao PMDB, ao PT e demais partidos. O senador nada disse que j??tivesse sido dito, mas o fato de ter desferido suas cr?cas numa revista nacional do porte da Veja, o peso de sua trajet? pol?ca e de sua import?ia dentro do PMDB, ajudaram na repercuss?de suas palavras, especialmente num momento em n?existem no Brasil, como venho sempre repetindo, partidos, institui?s ou lideran? de oposi?, exceto posturas isoladas como, por exemplo, a do senador paranaense, lvaro Dias, que se destaca no PSDB, partido que mais parece linha auxiliar do PT. Justamente por conta da inexist?ia de reais oposi?s, que se tornaram importantes as declara?s de Jarbas Vasconcelos. Ele quebrou a mesmice da bajula?, da sujei?, do oportunismo, da politicagem reinante e ergueu sua voz que ressoou no sil?io conveniente dos sal?palacianos onde comanda qual gigantesco Leviat?o Executivo. O pol?co pernambucano que foi duas vezes prefeito, duas vezes governador e no momento ?enador, mostrou-se desencantado a ponto de dizer que n?tem mais nenhuma vontade de disputar cargos. O tempo dir?e isso vai prevalecer. Em todo caso, o desencanto do senador Jarbas Vasconcelos tem v?as origens: A primeira deriva da conduta do PMDB, que ele diz ser hoje um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte, uma confedera? de l?res regionais e, tamb? uma m?ina de clientelismo. Na verdade, caracter?icas de todos partidos brasileiros. Outra fonte do desencanto do senador Vasconcelos ?laramente estampada na entrevista com rela? ao PT, mais especificamente, com rela? a Lula da Silva. E coisa mais impressionante a ressaltar: impressiona ser o senador o primeiro a dizer que o rei est?u. At?gora, ningu?ousara desfazer a blindagem cuidadosamente constru? pelo PT em torno daquele que ?ua garantia de continuidade no poder. Nem o ex-deputado Roberto Jefferson, que escancarou os por?f?dos do mensal?e que entrou para a hist? ao ordenar ao homem mais poderoso da Rep?ca, Jos?irceu, que deixasse rapidamente o cargo para n?comprometer o chefe, no que foi prontamente obedecido, ousou acusar o presidente da Rep?ca de qualquer falta. Pelo contr?o, em sua vis?Lula da Silva era um homem bom, inocente, que de nada sabia, e que chorou ao saber das travessuras dos seus aloprados. J? senador Jarbas foi claro ao dizer em trechos da entrevista: Com o desenrolar do primeiro mandato, diante dos sucessivos esc?alos, percebi que Lula n?tinha nenhum compromisso com reformas ou com ?ca. O mundo passou por uma fase ?ea, de bonan? de desenvolvimento, e Lula n?conseguiu tirar proveito disso. Esperava-se que um oper?o ajudasse a mudar a pol?ca, com seu partido que era o guardi?da ?ca. O PT denunciava todos os desvios, prometia ser diferente ao chegar ao poder. Quando deixou cair a m?ara, abriu a porta para a corrup?. O senador foi bastante cuidadoso ao dizer que a corrup? sempre existiu, que n?foi inventada pelo PT e por Lula, que est?mpregnada em todos os partidos, inclusive, no seu, mas, acrescentou: ?ato que o comportamento do governo contribuiu para a banaliza? da corrup?. Vasconcelos n?poupou cr?cas ao assistencialismo e ao marketing de Lula que mant?sua popularidade em alta e afirmou: o Bolsa Fam?a ? maior programa oficial de compra de votos do mundo. Sem d?a, uma ofensa de lesa majestade, que deve ter soado insuport?l para o PT que, de modo inusitado n?esbo? rea?, assim como n?reagiu o PMDB quando seu correligion?o, inclusive, apontou de modo nada elogioso para figuras importantes do partido, tais como, Jos?arney e Renan Calheiros, sendo que se referiu a este como o maior benefici?o deste quadro pol?co de mediocridade em que os esc?alos n?incomodam mais e acabam se incorporando ?aisagem. Desencantado e frustrado se mostrou tamb?Jarbas Vasconcelos por n?conseguir dar no senado a contribui? que gostaria, na medida em que se tornou um dissidente do seu partido. Mas, quantos brasileiros est?desencantados por se sentirem incapazes de alterar o quadro vigente de corrup?, de mediocridade, de populismo? Quantos sonham em resgatar valores que impe? os esc?alos se incorporem ?aisagem? Sem d?a muitos, ?spera de quem unifique sua insatisfa?. O senador Jarbas Vasconcelos deu a partida para que se manifeste a oposi?. Que outros o sigam, para que a paisagem comece a mudar ainda que lentamente. * Soci?a.

Observatório de Inteligência

28/02/2009
Por Orion Alencastro H?ongos meses vimos conscientizando nossos respeit?is leitores, principalmente os respons?is por fun?s que dizem respeito ?coisas da defesa do Estado, os profissionais de intelig?ia, os policiais federais, os auditores da receita e os indormidos militares, sobre a For?Nacional de Guerrilha Rural e Urbana, liderada pelo denominado MST. O anunciado Carnaval Vermelho do MST foi perpetrado com o conhecimento do Pal?o do Planalto e simult?o aos deslocamentos de Mr.Da Silva e senhora durante os dias de Momo, marcados pela t?da apari? do casal no parapeito do camarote do governador Cabral, na Marqu?de Sapuca? Bandoleiros armados Estima-se que haja mais de 140 mil indiv?os alinhados nessa legi?transformada de bandoleiros, detentores de armas espalhados no pa? criteriosamente financiada sob as ordens do presidente da Rep?ca, compondo o quadro da guerra assim?ica em desenvolvimento em todo o territ? nacional, no Estado que est?endo conceituado como albergador de criminosos de toda ordem e part?pe do crime organizado, fragilizando a necess?a estatura moral da Na?. O que acabamos de verificar no estado natal de Mr.da Silva foi o MST massacrar, injustificavelmente, quatro brasileiros que zelavam pela guarda de uma propriedade rural e invadir in?as ?as prticulares, no Pontal do Paranapanema, sob a lideran?do delinq?e Jos?ainha, atemorizando centenas de famililas que habitam aquela regi?do ordeiro Estado de S?Paulo. O que desaponta, dada a repercuss?externa do fato, ocorrido enquanto o chefe da Na? graciosamente jogava camisinhas da tribuna carnavalesca, ?ue nem o pr?o financiador da “guerrilha rural brasileira”, nem o Sr. Tarso Herns Genro, neto de judeu enganado e perseguido do Jorge Armando Felix, general da reserva, Ministro Chefe do Gabinete de Seguran?Institucional, seis anos de desapontamento de seus antigos colegas de arma. Conseguiu, com as limita?s pessoais, desmotivar e perturbar a fun? de Estado de uma elite de brasileiros idealistas que ?mp?os quadros da Agencia Brasileira de Intelig?ia. Nos seis anos de GSI, nomeou cinco pessoas: tr?apropriados profissionais de intelig?ia , um desastroso e narcisista delegado de pol?a civil de S?Paulo e um famoso delegado federal que transformou a Ag?ia em pol?a de boca de cais do porto. Serve ao governo imoral e corrupto que n?gosta de servidores “inteligentes”. nazismo, nem o bar?Secret?o Nacional dos Direitos Hunanos, tiveram a coragem ou a dec?ia moral de virem a p?co se manifestar sobre o assunto. ?o sil?io pr?o dos covardes que aprenderam a arte do ocultamento pessoal em cen?os conflitantes com os fins revolucion?os determinados. A tarefa de livrar a cara do 3o. e 4o. andar do Pal?o do Planalto foi delegada ao companheiro Ministro do Desenvolvimento Agr?o, padrinho do MST, Guilherme Cassel. CIA e parceiros atentos ao MST Conforme antecipamos, a CIA e parceiros estiveram assistindo o circo do Forum Social Mundial, em Bel? e seguiram para Caracas, onde permaneceram de campana at?precia? da repercuss?dos resultados da consulta popular, sob press?policial, que garantiu a possibilidade de continuidade no poder do ditador Hugo Ch?z na Venezuela. O fato subsidiou o documento de estr? de Leon Panetta na Chefia da Ag?ia Central de Intelig?ia. Argentina, Brasil, Equador e Venezuela s?espa? territoriais que passam a receber observa?s cl?cas nos perisc?s da CIA e cong?res. A corrup? e o crime organizado circunscrito ?enezuela passam a ser pauta dos analistas de intelig?ia tamb?em outros paises da Am?ca Latina. O desdobramento da crise econ?a global e a sua repercuss?nas garantias da manuten? da seguran?internacional s?objeto de priorit?o acompanhamento di?o do presidente Barack Hussein Obama, por determina? pessoal ao chefe da CIA. Na primeira quinzena de mar?ser?laborado o documento de situa? do Brasil, que orientar? presidente dos Estados Unidos no di?go com o colega Mr. Da Silva, em visita a Casa Branca, dia l7. As amea? ?emocracia, a garantia do direito, a seguran?regional, o narcotr?co, os movimentos revolucion?os ditos sociais, a quest?da Ilha C?ere do Caribe e os acordos bilaterais compor?os subs?os que fundamentar?a interlocu? do presidente americano. STF desperta com o Governo do crime O Carnaval Vermelho acendeu tamb?as luzes vermelhas no gabinete do presidente do STF. As fichas est?caindo e o Governo do Crime come? a ser entendido pelas pontas dos dedos que acionaram as armas e massacraram quatro trabalhadores em Pernambuco. ?o investimento financeiro na insanidade do MST com o dinheiro dos cofres p?cos que leva o ministro Gilmar Mendes a chamar a aten? da opini?p?ca, perplexa pelo sil?io do Presidente da Rep?ca Sindical Socialista do Brasil. Calou-se diante do crime praticado pelos seus companheiros de sindicatos e federa?s, treinados em armas por instrutores das FARC e Via Campesina. Esperamos que o lament?l fato seja o fio da meada para desmascarar Luiz In?o da Silva, o presidente que passar?ara a hist? como o Chefe do Governo mais corrupto de nossa ludibriada P?ia, o Governo do Crime Organizado. (OI/Brasil acima de tudo). As ONG que apoiam o MST e sua petralhada j?mbolsaram do governo a m?a quantia de R$ 49.000.000,00 para financiar as invas?armar e orgagizar militarmente o MST. O ministro chefe do STF, Gilma Mendes, acaba de despertar da sua letargia e entendeu que a situa? do Estado ?rave. O inquilino do Pal?o do Planalto subestimou a intelig?ia do judici?o, que acaba de ligar os fatos que transformaram Brasilia na sede do governo do crime organizado. Executivo e Legislativo agem em conluio, nas barbas do minist?o p?co e do poder legislativo, a totalidade dos aportes financeiras dos minist?os nunca chega integralmente aos objetivos do interesse p?co. O senador Jarbas Vasconcelos vai falar mais.

Tibiriçá Ramaglio

28/02/2009
Ao promulgar a Constitui? de 1988, o deputado Ulysses Guimar? fez um discurso em que dizia que temos [n?os brasileiros] ? ?itadura. Era um exagero, decerto, uma licensa ret?a, de vez que, como indicavam as pesquisas, boa parte de nossa popula? nada tinha contra os regimes de for?e, a bem dizer, os brasileiros n?somos de guardar ? a nada ou a ningu? Por outro lado, se nunca houve um efetivo ? ?itadura, h?fetivamente um imenso ? ?itabranda, por parte de determinados e minorit?os segmentos sociais, esses sim cultores do rancor e do ressentimento, pois o uso do trocadilho ditabranda no editorial da Folha de S. Paulo, em 17 de fevereiro passado, continua a provocar furor entre intelectuais e ministros petistas. Ainda ontem, em cerim? de distribui? de uma nova rodada de bolsas-ditadura no Rio de Janeiro, o companheiro Paulo Vanucchi fez men? ao tema, sob forma de desagravo aos termos com que foram tratados pela Folha Maria Vit? Benevides e F?o Konder Comparato, dois combativos acad?cos e intelectuais brasileiros, taxados de hip?tas por se horrorizarem diante da ditadura brasileira, mas n?diante da cubana - como se o nome disso n?fosse hipocrisia... Ali? o caso Benevides/Comparato ?utro aspecto antropol?o da esquerda brasileira que chama aten? por escancarar o que os soci?os chamariam de corporativismo dessa gente, ao qual n?felizmente leigos, podemos dar nomes mais informais e expressivos, como confraria, patota, quadrilha ou corriola. O fato ?ue o tratamento dado ao insigne casal deu de imediato origem a um abaixo-assinado, um exemplar da mais prof?a produ? intelectual da esquerda brasileira, nas palavras de Edmar Damasceno Fonseca, um preciente leitor da Folha, de Belo Horizonte, que advertiu ao jornal em carta sobre o fato de que a intelectualidade, em brios, se levantaria na defesa de seus nobres pares. E o tal abaixo-assinado continua a circular pela internet, com uma ret?a que n?vai al?do mais v?do clich?da qual at?ale a pena transcrever o ex?o ou pro?o, para evidenciar a grandiloqu?ia neoparnasiana da caterva: Ante a viva lembran?da dura e permanente viol?ia desencadeada pelo regime militar de 1964, os abaixo-assinados manifestam seu mais firme e veemente rep? ?rbitr?a e inver?ca revis?hist?a contida no editorial da Folha de S. Paulo do dia 17 de fevereiro de 2009. Sim senhor! Abaixo disso e de mais um punhado de par?afos de igual teor, seguem as indignadas firmas de quem mais sen?das mesmas figurinhas carimbadas de sempre? Antonio Candido, Chico de Oliveira, Emir Sader, Maria Rita Khel... Mas merecem destaque as assinaturas de dois camaradas em especial: 1) a editora Ivana jinkins, amante (ou ex) de Emir Sader, que publica literatura marxista, valendo-se dos mais predat?s regimes de trabalho do mais selvagem dos capitalismos, segundo ??co e not? no mercado editorial paulistano; 2) o fil?o Michel L? pensador que ainda se imagina em plena d?da de 1960, a julgar pelo fato de preferir se manter exilado em Paris, a despeito de j?er terminado h?5 anos o regime ditabrandorial que o for?a ao ex?o... Para encerrar, n?se pode deixar de dizer que a Folha, aparentemente, preferiu varrer a pol?ca para baixo do tapete, perdendo a oportunidade de abrir o debate para uma prof?a revis?da hist? recente do pa?e cedendo, pois, aos clamores ditatoriais da censura esquerdista. As patrulhas ideol?as retornam ao Gulag universit?o do Butant?om a miss?cumprida. Em outras palavras, a vers?de que o regime militar foi uma ditadura cruel e assassina tornou-se tabu e a mais remota alus??ossibilidade de se encarar de nova maneira esse per?o provoca o mais profundo horror em certos setores, n?por acaso ?eles que se apresentam como remanescentes de uma suposta resist?ia democr?ca e que tamb?se proclamam, anticonservadores que s? avessos a qualquer tabu. http://observatoriodepiratininga.blogspot.com

Videversus

28/02/2009
20/02/2009 A Petrobras abriu negocia?s com o China Development Bank, maior banco de fomento do mundo, para uma linha de financiamento que pode chegar a US$ 10 bilh? Os recursos seriam utilizados na explora? do pr?al, com participa? da petrol?ra estatal chinesa, Sinopec. Memorando de entendimento neste sentido foi assinado nesta quinta-feira, durante visita do vice-presidente da China ao Brasil, Xi Jinping. De acordo com o presidente da Petrobras, S?io Gabrielli, os detalhes do contrato ser?definidos at?aio, para assinatura durante visita do presidente Lula ?hina.