• 23/10/2020
  • Compartilhe:

ESTUDO DE STANFORD: BIDEN CAUSARÁ QUATRO CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS DEVASTADORAS

Por Brad Polumbo

O estudo conclui que as intervenções de Biden, entre outras coisas, distorceriam os incentivos ao trabalho, diminuiriam a produtividade e destruiriam empregos.


20/10/2020


Os meios de comunicação de apoio afirmam repetidamente que a agenda fiscal do candidato democrata à presidência, Joe Biden, só prejudicaria os ricos. Mas um novo estudo mostra que a agenda tributária e regulatória de Biden pode prejudicar seriamente a economia em geral.

Quatro economistas do Hoover Institution da Stanford University analisaram as propostas de Biden para aumentar os impostos, restabelecer e expandir uma série de regulamentações e criar novos subsídios para saúde e energia renovável. O estudo conclui que essas intervenções distorcem os incentivos ao trabalho, diminuem a produtividade e matam empregos.

Como resultado, especialistas projetam que a agenda política, até 2030, levaria a 4,9 milhões de empregos a menos e a uma redução da economia de 2,6 trilhões de dólares. Da mesma forma, o estudo projeta que o consumo seria US $ 1,5 trilhão menor em 2030 e que as famílias veriam uma queda de US $ 6.500 na renda familiar média em comparação com um cenário neutro.

"O risco das políticas de Joe Biden não é que elas irão abalar imediatamente a economia", concluiu o conselho editorial do Wall Street Journal em sua análise do estudo. “O problema é que terão um impacto corrosivo de longo prazo, aumentando o custo do capital, reduzindo o incentivo para trabalhar e investir e reduzindo a produtividade em toda a economia. Os americanos pagarão o preço com um padrão de vida abaixo da média. que de outra forma eles fariam, e que eles merecem. "

É fundamental entender não só o que a agenda de Biden, que pesa muito no governo, faria à economia, mas por quê.

Os aumentos de impostos prejudicam a economia ao reduzir os incentivos ao trabalho e à produção.

"Tributar lucros é equivalente a tributar sucesso", escreveu certa vez o famoso economista do livre mercado Ludwig Von Mises. "A tributação progressiva da renda e dos lucros significa que são tributadas exatamente aquelas partes da renda que as pessoas teriam economizado e investido."

Biden prometeu aumentar o imposto corporativo para 28%. Um imposto corporativo mais alto significa menos dinheiro disponível para investimento, expansão e o novo contrato -"êxito fiscal", como Mises sabiamente chamou. Isso significa menos empregos e salários mais baixos para os trabalhadores, bem como menos ofertas (especialmente de novos produtos inovadores) e menor qualidade para os consumidores.

Portanto, embora o aumento dos impostos corporativos possa parecer algo que só prejudicaria as "grandes empresas", na realidade, os custos seriam repassados aos consumidores e trabalhadores. De acordo com a Tax Foundation, “os estudos parecem mostrar que a força de trabalho arca com entre 50 e 100% do peso do imposto de renda pessoa jurídica, sendo 70% ou mais o resultado mais provável”.

Considerando isso, não deve ser surpresa ver economistas projetando consequências econômicas negativas como resultado dos elevados aumentos de impostos de Biden.

Quando se trata de regulamentos rígidos, eles criam um fardo para a economia, impondo custos adicionais e sufocando a inovação. Quanto mais burocracia e obstáculos as empresas e empreendedores tiverem que enfrentar e cumprir, menor será a probabilidade de eles descobrirem novas ideias e seguirem em frente. Além disso, quanto mais regulamentada for uma indústria, mais difícil será para as empresas recém-criadas lidar com grandes empresas estabelecidas que podem arcar com os custos das regulamentações.

A competição reduzida significa menos inovação.

No entanto, a vantagem real deste estudo de Stanford não é que se trate de um candidato, um político ou um partido. É outro lembrete de que os mercados livres e a liberdade econômica impulsionam a prosperidade, mas as duras intervenções do governo prejudicam mais do que ajudam.

*    Brad Polumbo é um jornalista libertário-conservador e Eugene S. Thorpe Writing Fellow na Foundation for Economic Education.
**  Publicado originalmente em espanhol em https://fee.org.es/articulos/estudio-de-stanford-biden-provocar%C3%A1-4-consecuencias-econ%C3%B3micas-devastadoras/
***Tradução do editor