• 07/08/2015
  • Compartilhe:

LULA VIRA MINISTRO OU DILMA RENUNCIA?
 Percival Puggina


 Jornalistas de Brasília, tidos como muito bem informados, divulgaram nas últimas 24 horas duas informações muito interessantes, diferentes, e talvez não contraditórias.

 Gerson Camarotti, do G1, informou que o alto comando petista cogita de entregar um ministério para Lula. Não se trataria de contar com os "bons serviços" do ex-presidente em alguma pasta do governo, mas em ajudar o governo a recuperar sua capacidade de articulação política. Comento: 1) para que o PT chame a raposa, este país e seu governo devem estar, mesmo, transformados em um galinheiro; 2) no fundo, essa proposta serve especialmente ao Lula para agarrar-se, provisoriamente ao menos, a um foro privilegiado.

Claudio Humberto, do bem conceituado Diário do Poder, escreve que "a presidente Dilma já teria preparado uma carta-renúncia". E acrescenta: "Fontes do Palácio do Planalto garantem que a redação da carta não foi um ato solitário, como é comum nesses casos: Dilma teria contado com a ajuda de dois dos seus ministros mais próximos, Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça), apesar de ambos serem contrários à ideia".

As informações não são contraditórias porque ambas expressam o clima de pavor instalado no governo da República. Com a perda de prestígio junto à opinião pública (apenas 8% dos eleitores aprovam o governo) e com os cofres raspados, a base do Congresso virou pó. Esses dois elementos ensinam que o governo, na prática acabou e arrastou o partido junto. Nessas horas, só mostra a cara quem nunca teve ou vem de perder o senso moral.