• 09/04/2016
  • Compartilhe:

GOVERNO ESTÁ COMPRANDO VOTO COMO GADO EM LEILÃO

Folha ouve deputado que relata o que todo mundo sabe: o governo está comprando votos com cargos, promessas e emendas. Compra por cabeça e por lote. Isso é anunciado nos jornais, comentado na TV e até uma tabela de preços circula nas redes sociais. Quantos indecisos estão apenas valorizando, precificando, seu apoio ao governo?

(A entrevista abaixo foi publicada na Folha d 08/04)

Folha - Como representantes do governo entraram em contato com o sr. e fizeram ofertas?

Evair de Melo - Desde a semana passada, quando eu estava ainda na liderança do partido e fui confirmado como titular da comissão do impeachment, eu fui procurado por parlamentares e pessoas ligadas ao governo para que realmente pudesse analisar, após a saída do PMDB, a ida do PV para a base do governo.

Foram oferecidos cargos, ministérios e outras facilidades. Isso foi oferecido na condição de líder e como membro da comissão. Isso foi mais agressivo na semana passada, e nesta semana eu também confirmo que fui procurado por diversos interlocutores, volto a dizer, por parlamentares e ocupantes no Executivo, o tempo todo insinuando essa hipótese de termos facilidades no governo, rediscutir cargos, rediscutir a ocupação de posição.

Nesta semana não foi mais do ponto de vista partidário, foi do ponto de vista individual. Mas continuou esse assédio em cima de nós, para que pudéssemos avaliar, com carinho, até na última hora. A agenda ainda continua em aberto. [O governo] Quer nos oferecer vantagens para que possamos mudar de voto e votar contra o processo.

Folha -Quem entrou em contato com o sr.?

Prefiro não envolver terceiros.

Folha -Quando o sr. fala em vantagens, recebeu também a oferta de dinheiro para uso pessoal?

Não, me ofereceram cargos e a liberação de emendas. Não é dinheiro extra. A mim, no caso, é [a promessa] de honrar os compromissos de emendas.

Há muita especulação de que há deputados empenhando emendas em valores muito superiores ao normal. Não é um pouco mais, é muito mais. Então, especula-se entre os deputados que os que ora estão se manifestando contra o processo de impeachment vão ser atendidos no mesmo nível.

Entende-se que os deputados que tiverem manifestado como base do governo terão esse mesmo atendimento, além da oferta de cargos e outras vantagens no governo.

Folha -Em algum momento o sr. sentiu que essas pessoas estariam também oferecendo dinheiro extra, de uma forma mais direta?

A mim não aconteceu isso. Mas ouvi de outros parlamentares que realmente, em algum momento, algum deputado foi assediado com recurso financeiro.