• Sílvio Lopes
  • 23/02/2025
  • Compartilhe:

Outro dia, sim

Sílvio Lopes

         "Apesar de você amanhã há de ser, outro dia", diz a letra de uma canção eternizada pelo velho e hoje decrépito mentalmente( ou sempre foi?), Chico Buarque. Hoje, com certeza, uma adaptação dessa frase ficaria bem posta, em conteúdo e no tempo, desta forma: " Apesar do PT, amanhã há se ser, outro dia". Casa bem com a situação deplorável que hoje vivenciamos no Brasil, mas que começa( há sinais evidentes disso!), a ser revertida, e de modo indiscutível. Que tal Chico? Onde anda tua " coerência". Ainda estás aqui?

E começa à medida em que as " cadeias do inferno" aqui erigidas e solidificadas graças à complacência -e até parceria- com a elite judiciária, parecem estar sendo desconstituídas, uma a uma. O sentimento de medo da sociedade e mesmo de suas instituições democráticas de afrontar as barbaridades  cometidas e ainda vigentes( nota-se, em declínio indisfarçável), pelo STF, em especial, esvai-se à velocidade do vento numa tempestade.

Já era hora. Como deixou registrado Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA e um dos redatores da Carta de Independência daquela nação, " Quando o povo teme o governo, temos uma tirania; quando o governo teme o povo, aí reina a democracia e as liberdades". A hora é agora.

Os ventos do norte aqui chegados, parecem já balançar as estruturas de poder absolutista carcomidas e em estado de putrefação.

O castelo sobre  a areia está sendo desmontado. Em todo lugar, as discussões esquentam o tom, as posições de um e outro lado se radicalizam.  Importante é que a parte da sociedade que  cultiva e adora viver e desfrutar das liberdades, e que agora percebe o risco de perder todo esse patrimônio que é da humanidade, despertou. E decidiu ir à desforra. 

 Abrir a mente, se informar, saber que a política pode construir ou destruir uma nação, a nossa vida, a sua vida, é ação impostergável. Tenha sempre presente o que já dizia o profeta Oséias, em 4 6: " Por falta de conhecimento meu povo perecerá". Conhecimento é a base de tudo. Ele nos proporciona o entendimento das coisas; e nos conduz a ter um melhor discernimento nas decisões que tomamos. Inclusive e, principalmente, quando o assunto é a política.
*          O autor, Silvio Lopes, é jornalista, economista e palestrante.