• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 14/04/2022
  • Compartilhe:

Causas e efeitos da agressiva pandemia inflacionária

 

Gilberto Simões Pires

 

PANDEMIAS

Mais do que sabido, a GRANDE CAUSA que levou, a OMS -Organização Mundial de Saúde- a decretar -ESTADO DE PANDEMIA-, foi a rápida e intensa propagação, por todos os cantos do planeta, do vírus -COVID-19-. Pois, o que muita gente ainda não percebeu, muito por força da péssima INFLUÊNCIA DA MÍDIA, tanto nacional quanto internacional, é que o GRANDE E MAIOR EFEITO, resultante dos criminosos LOCKDOWNS impostos por governantes -socialistas-, se transformou numa AGRESSIVA PANDEMIA, propagado pelo vírus -INFLAÇÃO-, ainda que o FMI- Fundo Monetário Internacional-, ou mesmo a ONU -Organização das Nações Unidas- não tenham decretado.

INFLAÇÃO DECORRENTE DA BAIXA OFERTA

O fato é que a INFLAÇÃO se espalhou rapidamente, penalizando amargamente tanto fornecedores quanto consumidores. De novo: impedidos de produzir, os fornecedores ficaram impossibilitados de atender um enorme contingente de consumidores que por estarem -confinados- viram crescer o apetite por vários produtos, fazendo valer a velha e infalível LEI DA OFERTA E DEMANDA, onde a elevação de preços é fruto da escassez. Vejam que a escassez se fez presente não apenas por força do lockdown, que atingiu em cheio produtos e serviços, mas decorrente fruto da fantástica CRISE DE ENERGIA HÍDRICA; da forte ESTIAGEM; e da baixa oferta de combustíveis decorrente do conflito Rússia-Ucrânia.

 ALERTA DO FMI

Como se percebe, a INFLAÇÃO não deu trégua nem escolheu este ou aquele país para mostrar a sua cara feia e perversa. Os índices que medem, mundo afora, o movimento de alta dos preços dos mais variados produtos aí estão para mostrar o quanto a renda média -per capita- vem diminuindo. Vejam que o FMI está alertando para o fato de que a elevação da inflação é um fenômeno bem disseminado, atingindo em cheio, com o mesmo vigor, por exemplo, os Estados Unidos, a Zona do Euro, os países da América Latina e as nações do Leste Europeu. 

A GRANDE CAUSA

Ora, como a INFLAÇÃO está presente em todos os países do mundo, promovendo desastres de toda ordem e sem trégua, isto faz crer que estamos diante de uma evidente e clara PANDEMIA. De novo: o que precisa ser sempre lembrado é que a GRANDE CAUSA, aquela que deu o pontapé inicial e perverso foram os criminosos LOCKDOWNS, que desorganizaram por completo a relação -OFERTA E CONSUMO-, além de promover enterros, em cova rasa, de milhares de empresas e empregos.

FENÔMENO MONETÁRIO

Anotem aí: enquanto as cadeias produtivas não forem reestabelecidas e a renda não alcançar o patamar que leva a um importante equilíbrio entre o que é OFERTADO e o que é CONSUMIDO, a PANDEMIA INFLACIONÁRIA não dará trégua. Entretanto, se os governantes mundo afora resolverem emitir moeda para favorecer o consumo, aí o FENÔMENO MONETÁRIO entra para levar a INFLAÇÃO para patamares absurdamente altos. Vide o que acontece, por exemplo, na Venezuela e na Argentina.