• Paulo Briguet
  • 04/08/2014
  • Compartilhe:

BURRO TOTAL

 

1. “Você é o perfeito aliado de seus próprios coveiros”, diz um personagem de Milan Kundera no romance “A Imortalidade”. Essa frase se aplica à atual situação brasileira e londrinense. Vejo muitas pessoas, principalmente militantes esquerdistas e ambientalistas, dedicados a “empoderar” quem amanhã tende a se voltar contra todos nós. (“Empoderar”, que só uso entre aspas, é uma das palavras mais horríveis do idioma.)

2. A bancária demitida por ordem do governo federal é um triste exemplo do que pode acontecer ao País amanhã. Pelo andar da carruagem, falar a verdade – e foi só o que a bancária fez – será crime. Outro dia o PT não fez uma lista negra de jornalistas “conservadores e reacionários”? É o mesmo processo.

3. Não sei se entre meus sete leitores há alguém que se lembre do que é viver em um país com inflação alta. Aos mais jovens, arrisco uma definição: inflação é quando todos são milionários e miseráveis ao mesmo tempo.
4. Congelamento de preços. Confisco de propriedades. Demonização da atividade empresarial. Redução drástica do poder de compra. Tudo isso pode estar em um horizonte bem próximo de nós. Tão próximo quanto a Venezuela ou a Argentina. Acham que exagero? Nesta semana vi uma senhora defendendo o confisco de bens das pessoas com origem judaica, por causa da guerra em Gaza.

5. Para Platão, a moral determina a política. Para Maquiavel, a política e a moral estão separadas. Para Gramsci, a política determina a moral. Retiro esse pensamento do livro “A Traição dos Intelectuais”, de Julien Benda. Hoje o título do livro poderia ser “A Traição dos Militantes”.

6. Nunca houve uma época no Brasil em que o termo “idiota útil”, no sentido consagrado por Lênin, fosse aplicável em tantas e tão variadas situações.

7. No mesmo livro de Milan Kundera, um personagem recebe um diploma de “burro total”. Espero que nós não façamos jus a esse epíteto.

*Jornalista
www.jornaldelondrina.com.br/blogs/