• Percival Puggina (com matéria de ZH)
  • 26/09/2016
  • Compartilhe:

IRRESPONSABILIDADE ALÉM DE TODO LIMITE E INCONSCIÊNCIA!

 

Zero Hora, na edição de hoje (26/09), em matéria do jornalista Carlos Rollsing, dedica cinco páginas para a escandalosa situação a que o governo petista de Tarso Genro levou o BADESUL - Banco de fomento do Rio Grande do Sul. Segundo a matéria, o Banco "amarga calotes que somam R$ 140 milhões com empréstimos de risco para Iesa Óleo e Gás e Wind Power". No somatório de práticas incompetentes e irresponsáveis, a gestão do banco "flexibilizou exigências de garantias a empresas e abriu caminho para a inadimplência que redundou na nota zero ao banco, atribuída pelo BNDES".

Comento, abaixo, a matéria que pode ser lida na edição impressa ou no site do jornal.

 Pelo que se aprende do relato jornalístico, a gestão petista no BADESUL seguiu a batida irresponsável do governo Dilma em relação ao BNDES. Andou nas mesmas pegadas. Multiplicou a concessão de financiamentos, apostou em empreendimentos malsucedidos e recebeu garantias insuficientíssimas, muito aquém das tecnicamente recomendadas.

 Na entrevista que concedeu ao repórter de ZH, o presidente do instituição no período dos fatos informou que para acelerar essas operações, o Tesouro do Estado seguiu, também, a trilha adotada pelo BNDES: jogou dinheiro do Tesouro Estadual no capital do BADESUL. Em palavras mais claras: tomou dinheiro bom e suado dos pagadores de impostos para jogar em negócios mal avaliados. Com a inadimplência, a conta veio para o povo gaúcho, neste cenário de carências em que já estamos.


É insuperável a capacidade petista de arruinar qualquer economia com suas megalomanias e fanfarronadas. Felizmente, por essas e por muitas outras, o RS caminha, nestas eleições, para se tornar PT Free Zone.