Podridão cerebral
Parecia que estávamos chegando, enfim, aos limites do tolerável para ver um país com vocação visível e real de se tornar verdadeira nação, alçar os últimos degraus que desse magistral sonho ainda nos separa. Mas, ao que consta, estamos, isso sim, mergulhando(e inapelavelmente), no fundo do poço do processo civilizatório. E de cujo escape é praticamente improvável, dado o que nossos olhos veem, e nossos ouvidos, ouvem.
Ao longo dos últimos 50 anos, a doutrinação esquerdista sequestrou mentes pueris e corações ávidos por quem e/ou que se apaixonar. O ideal esquerdista encaixou com perfeição nessa engrenagem de carências e ilusões coletivas.
Instrumentalização institucional pesada e escancarada, tornaram o ambiente altamente tóxico e de alto risco para o contraditório.
A democracia relativa, louvada e festejada nos escaninhos do poder, foi- isso sim- como a pá de cal na ordem legal e constitucional que garante o nosso direito de livre pensar e manifestar.
De outro lado, a tomada completa dos principais veículos de comunicação de massa massacrou a população com manobras linguísticas bem articuladas, embora frágeis e inconsistentes em suas essências.
Como bem diz a doutora Kyra Bobinet, médica especialista em mudança Comportamental e CEO da Fresh Tri, empresa de tecnologia com foco em neurociência, " o consumo compulsivo e de conteúdo superficial( e disfarçado em suas reais intenções), ativa áreas do cérebro ligadas à fuga e à procrastinação".
Não é isso, afinal de contas, o que a mais importante e abrangente rede de comunicação televisiva do país tem feito, há décadas por aqui, com suas novelas cheias de armadilhas mentais que desconstróem os valores básicos e indispensáveis para erigir uma nação minimamente que seja civilizada?
E de lambuja, com seu jornalismo de botequim que enaltece o corrupto e a corrupção, e de soslaio ainda se presta a solapar toda a estrutura orgânica da Cristandade que permeia, majoritariamente, a sociedade a quem deveria servir?
Está provado que o cérebro humano, submetido à essa montanha-russa de estímulos sensoriais, chegará, num dado momento, à exaustão. É o estado chamado de " brain rot". Em 2024, esse termo, inclusive, ganhou projeção ao ser eleito como a expressão do ano pelo Dicionário da Universidade Britânica de Oxford. E sabem qual é a sua tradução literal? Podridão cerebral.
Sim. Claramente, a rede Globo de TV desviou-se por completo do caráter de defesa da integração nacional ungido por seu criador, o Dr. Roberto Marinho. Certa vez, este repórter de O Globo, ouviu dele mesmo a revelação de suas três paixões. A família( sim, senhores da Globo!), o Brasil e seus cavalos. Sobre estes últimos, e para ilustrar, foi o Dr. Marinho que me fez também conhecer e amar o cavalo. Amante do hipismo, fui por ele mesmo escalado para cobrir eventos que tivessem a participação de algum de seus pupilos aqui na Hípica de POA.
Pena que as organizações Globo, nos dias atuais, o que fazem é unicamente trair os nobres princípios éticos e morais que um dia, lá atrás, foram a sua verdadeira razão de ser.
Hoje o que fazem é insistir em inocular essa "podridão cerebral" nas mentes ingênuas e idiotizadas de milhões de brasileiros e brasileiras. Que tristeza!
* O autor, Silvio Lopes, é jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental.