• Adriano Alves-Marreiros
  • 07/11/2025
  • Compartilhe:

Eu releio livros. Eu revejo filmes...

 

 

Adriano Alves-Marreiros

         Fernanda diz que eu eu leio o mesmo livro várias vezes...  Ela tem razão:  eu releio livros.  Eu revejo filmes.  As pessoas costumam ouvir uma mesma música ou banda em certos momentos.  Não que eu não faça isso: mas eu releio livros! Eu revejo filmes!

Hoje, assistindo a um filme novo eu entendi que até quando escolho os novos eu escolho rever...  Na verdade, foi quando acabou e entre as sugestões apareceu “Um passado de presente”: que já revi várias vezes.  E eu entendi tudo que procuro ao rever ou ao escolher.  A honra e a atitude daquele cavaleiro que cativaram a todos.   A pureza de sua visão que resgatou algo em mim a cada vez que revi.

Podem achar piegas o que vou dizer, nunca liguei, e não será agora aos 55, mas é como recarregar.  Recarregar de honra o meu caráter e continuar acreditando nela.  Recarregar de fé a minha mente e prosseguir acreditando.  Recarregar de esperança meu coração e prosseguir lutando contra o mal que há de cair. 

Sim! Eu releio livros! Eu revejo filmes!  Eu preciso reler mil vezes o poderoso Voldemort caindo derrotado, vencido mais pelas verdades ditas por Harry que pelo feitiço do jovem bruxo.

Sim! Eu releio livros!  Eu revejo filmes! Eu preciso rever a Estrela da Morte explodindo antes e depois de o Império contra-atacar.  Eu preciso acreditar que o Império pode ser derrotado quantas vezes for necessário e que o Imperador pode ser arremessado no fosso...

Sim! Eu releio livros!  Eu revejo filmes!  Eu preciso rever o respeito de Gates e Chase pela Constituição, pela Liberdade e pelos verdadeiros valores nela contidos, arriscando tudo, carreira e Liberdade, para impedir a torpeza de Ian Howe que só queria riqueza e poder.

Sim! Eu releio livros!  Eu revejo filmes!  Eu preciso reler o bardo e torcer mais uma vez pra que aquele bilhete chegue pra Romeu... Como todo mundo faz século após século, por mais que seja em vão...

Sim! Eu releio livros!  Eu revejo filmes!  E por mais vil e fraco que eu possa me sentir em alguns momentos, eu preciso almejar ser como o cavaleiro de “Um passado de presente”, que manteve sua honra e seu código – Jamais mudou!!!— independentemente de qualquer mudança que o tempo possa ter trazido ao mundo.

Sim!  Eu releio livros!  Eu revejo filmes!  E prosseguirei relendo e revendo a cada vez que a dúvida e o cansaço tornarem a noite tão longa que a alvorada pareça impossível...

“Treme, perna traidora!

Tremerias mais se soubesses aonde ainda vou te levar hoje!”

Atribuída a Osório, o Legendário, antes da Batalha de Tuiuti.

*       O autor é Infante, mas admira o verdadeiro Cavaleiro!

Crux Sacra Sit Mihi Lux / Non Draco Sit Mihi Dux 
Vade Retro Satana / Nunquam Suade Mihi Vana 
Sunt Mala Quae Libas / Ipse Venena Bibas

(Oração de São Bento cuja proteção eu suplico)