FANTÁSTICO! O SHOW DA ARROGÂNCIA NO DEBATE DA GLOBO.

 


 Observando o comportamento dos presidenciáveis durante os confrontos proporcionados no debate da Rede Globo, chamou-me a atenção o fato de que eles poderiam ser divididos em dois grupos, o dos democratas e dos totalitários.

 

 Não vou nominá-los aqui. Deixo a tarefa ao discernimento de cada leitor destas linhas. Mas julgo aconselhável que se faça essa distinção e ela se torna possível através do aprendizado a esse respeito que cada um de nós faz no seu próprio ambiente. Todos convivemos com pessoas civilizadamente tolerantes, interessadas nas opiniões alheias, afáveis, e com pessoas que, inversamente, se mostram arrogantes, mal-educadas, que não admitem ser contrariadas e que tentam, por todos os modos impor sua vontade aos demais.

 

 "Nem todo totalitário é visivelmente arrogante", talvez diga o leitor. Com efeito, pode haver pessoas totalitárias que não o pareçam ser porque, estrategicamente, dissimulam essa característica de suas personalidades. Mas todo arrogante é autoritário, totalitário, por mais que se proclame aberto ao diálogo. Também os totalitários negociam entendimentos. Não o fizeram Hitler e Stalin? Mas quando os totalitários negociam, o que está em jogo é o aumento ou a consolidação do próprio poder pessoal.
 

  • 03 Outubro 2014

 

 

QUEM CONTROLA?

Pesquisando sobre o ensino de Medicina em Cuba, para agregar um capítulo a respeito desse tema à futura nova edição do meu livro "A tragédia da utopia", deparei-me com a informação de que, em data imprecisa (a matéria original, do site Defesa.net menciona "algumas semanas atrás"), oficiais brasileiros haviam encontrado e fotografado um agende de Saúde cubano dedicado a fazer propaganda castrista numa loja maçônica no interior da Paraíba. Aquele não era o local nem o município onde deveria estar o médico Jesús Velázquez, designado para o sertão pernambucano. O cubano foi interrogado e o fato notificado à Superintendência da Polícia Federal de João Pessoa.


 O mapa acima, um trabalho da revista Veja, mostra a distribuição no território brasileiro dos 14 mil médicos cubanos que aqui trabalham e dá uma boa ideia da capacidade de mobilização política que também se pode esperar desse exército infiltrado em solo pátrio com entusiasmada recepção pelo governo brasileiro. 
 

  • 30 Setembro 2014

 

O coordenador da campanha da candidata Dilma Rousseff em São Paulo, prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, foi entrevistado pelo Estadão sobre o mau desempenho dos candidatos petistas naquela unidade da Federação. Com efeito, o candidato petista ao governo estadual, ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, empacou no terceiro lugar, com apenas 9% da intenções de voto, ao passo que Geraldo Alckmin (PSDB), atual governador, caminha para uma bem provável eleição em primeiro turno com 52% das intenções de voto. Na eleição presidencial, as pesquisas realizadas em São Paulo mostram Dilma com apenas 23% das intenções de voto, bem abaixo de sua posição na média nacional.

 

Indagado sobre o motivo dessa incômoda situação, o coordenador da campanha petista apontou o dano à imagem do partido causado pela "prisão dos companheiros" condenados no processo do Mensalão.

 

Entristeceu-me essa notícia pois resulta inevitável deduzir que a consciência moral expressa nos números de São Paulo é bastante superior à que se deduz dos números relativos a outras unidades da Federação, incluído o Rio Grande do Sul, onde a candidata presidencial do PT, com 44%, tem mais votos do que Aécio Neves e Marina Silva somados...
 

  • 29 Setembro 2014

 

 

SOBRE "POMBAS E GAVIÕES"

 Uma leitura indispensável sobre política, porque os ingênuos estão na cadeia alimentar dos mal-intencionados.

 

 Gostar ou não de política é irrelevante. Ela é uma dessas coisas irremovíveis da vida de quem se recuse a viver no mato. Tem fortíssimo poder de determinação sobre a qualidade da vida social e econômica, os valores morais, os princípios fundamentais da ordem social, a dignidade da pessoa humana, o progresso e a civilização. Desinteressar-se por tema tão dominante e insuprimível da vida dos povos não é uma atitude moralmente responsável.

 

Se a política é inevitável, não relaxe nem goze. Não seja uma pomba no meio dos gaviões. Alerte-se contra os que o querem estraçalhar. Leia este livro.
 

  • 26 Setembro 2014

O HOMEM MAIS LÚCIDO DO BRASIL

 

 

O texto a seguir foi extraído do livro "O homem mais lúcido do Brasil" uma coletânea de frases notáveis complementadas por um extraordinário discurso de Roberto Campos. A coletânea é de Aristóteles Drummond e a edição é da Resistência Cultural.

 

Num trecho do discurso, Roberto Campos escreve sobre a sacralização do profano. E, lá pelas tantas, diz assim: "A transformação de bens econômicos em tabus ideológicos é apenas um dos aspectos da sacralização do profano, coisa talvez pior que a profanação do sagrado. A sacralização do profano tem dois subprodutos às vezes involuntários, mas nem por isso menos danosos: o intervencionismo estatal e, de novo, o desrespeito à hierarquia das leis. (...) A sacralização do profano, pela imantação obsessiva da segurança é um obstáculo ao tratamento racional dos problemas. Vários setores econômicos têm sido periodicamente, sob esse pretexto, subtraídos ao campo da análise, entrando no reino da paranálise, isto é, da paralisia da análise. Instala-se a "ideocracia", que Raymond Aron definiu como "o despotismo de um preconceito ideológico".

 

Quem assiste debates entre candidatos sabe o quanto isso é verdadeiro!
 

  • 23 Setembro 2014

CHE GUEVARA VENERADO EM LA HIGUERA

É inacreditável que, passados 47 anos de sua morte, a propaganda comunista em torno da figura e do nome de Che ainda iluda a tantos. Esse sujeito foi, pura e simplesmente, um psicopata, um criminoso insensível, um desastre humano, político e militar. Essa imagem retrata a homenagem a ele no vilarejo de La Higuera, onde foi preso e executado. Enquanto combatia (ou dizia combater) ele escrevia queixando-se dos "animalitos", os nativos bolivianos que se recusavam a colaborar com ele. Hoje, os "animalitos" o veneram no local da execução, e alguns o denominam San Ernesto de La Higuera. A frase inscrita no monumento diz "Teu exemplo ilumina o amanhecer"...

Estou escrevendo um capítulo sobre ele para a futura reedição de "A Tragédia da Utopia".
 

  • 21 Setembro 2014