• Percival Puggina
  • 29/11/2020
  • Compartilhe:

VITÓRIA! NEM O DISFARCE, NEM A CONSPIRAÇÃO.

 

Voto em Porto Alegre e passei as últimas semanas combatendo ideias perigosas. Segundo uma delas, os eleitores com mais de 70 anos deveriam ficar em casa, longe das urnas, cuidando da saúde, “beneficiados” que são pela dispensa do dever de votar. Tal campanha anulava o cidadão que, pela experiência de vida, majoritariamente é conservador e não eleitor dos partidos de esquerda. Segundo outra ideia difundida nestes dias, ideologia não tinha importância numa disputa municipal pois o eleitor estava mais interessado em questões do dia-a-dia. Repetido insistentemente nos meios de comunicação isso era quase tudo que a candidata mais ideologizada dessa campanha se empenhava em fazer crer.

Outra, ainda, sustentava estar em curso uma imensa conspiração para fraudar as eleições deste domingo em benefício dos partidos de esquerda. Ora, uma coisa é assegurar que as urnas têm vulnerabilidades; outra, bem diferente, é prognosticar uma conspiração para se valer delas com o intuito de adulterar o resultado das urnas, principalmente em São Paulo e em Porto Alegre. A venezuelana Smartmatic seria a operadora desse ataque à democracia...

Discordar dessa última posição, assumida por tantos nas redes sociais, não equivale a achar bom nosso sistema de apuração, não equivale a endossar a lamentável decisão do STF que considerou inconstitucional o voto impresso e menos ainda confundir voto impresso com voto em cédula de papel, como cheguei a ler em Zero Hora. A campanha pelo voto impresso precisa continuar porque logo ali haverá novas eleições. Parte ao menos da elevada abstenção em todo o país talvez se deva aos eleitores que viam no comparecimento um endosso aos “crimes contra a democracia” que estariam em curso. Os resultados deste fim de tarde de domingo em nada confirmam tal suspeita.

A capital dos gaúchos, felizmente, não proporcionou uma vitória ao PCdoB, surpreendendo a indefectível pesquisa com que o IBOPE lhe prenunciou a vitória. Ao longo da campanha Manuela se apresentou em versão ultraleve, quase flutuando, como anjo, numa nuvem desde a qual prometia chover bondades sem raios nem trovoadas. Mudou o visual, sumiram a foice, o martelo, a estrela, as cores e o nome do partido. Mudaram, também, as companhias habituais. Adeus, Lula.

No primeiro turno votei em Gustavo Paim. Hoje, votei em Sebastião Melo, numa chapa qualificada, também, pela presença do amigo, o intelectual e o excelente vereador que foi Ricardo Gomes. Chego ao final deste dia saboreando a vitória tão necessária ao futuro político do Rio Grande do Sul. Afasta-se de nosso rumo a marca de ser a Havana do Sul, onde a esquerda persistiria como força política hegemônica.

 

* Percival Puggina (75), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.

 


cloe -   03/12/2020 14:18:42

Como sempre fui teimosa não fiquei em casa e fui votar na pessoa que tenho a certeza que fará um bom governo. Parabéns SR.Prefeito nos meus 76 anos cumprindo meu dever de cidadã. Meu candidato à Vereador bem votado ficou na segunda suplência mas será de grande valia para a segurança. Estou feliz... ótima semana

Cláudio Márcio Ferreira -   01/12/2020 10:45:43

Na atualidade cada vez se torna mais raro encontrar famílias com mais de três filhos ; a pirâmide populacional vai demonstrando que o número de idosos aumentou consideravelmente no país. As gerações mais novas intoxicadas pela mídia e pelo ensino universitário votam com a Esquerda . Incentivar a ausência dos mais experientes alegando cuidados com a saúde é mais uma falácia comunista.

Luiz Gonzaga Galvão -   01/12/2020 03:18:32

Parabéns! Puggina. Excelente Texto.A Moça,aquela,amiga de Chico,Gil e Caetano,queria "implantar"o Comunismo em Porto Alegre,era o que se ouvia,ultimamente,aqui no sul do País.Ao mesmo tempo,ouvíamos também,"à boca pequena",que talvez,a Capital do Rio Grande do Sul se tornasse Independente(de quem?...),com a Vitória desta Moça.Por outro lado,pelo "andar da carruagem",nós,pessoas com mais de 70 anos,teremos ainda muito que lutar para que Lula(o Traidor da Pátria) & Cia. não tomem novamente o Poder.Destarte,aqui na Ilha de Santa Catarina,por exemplo,se estes,por acaso,voltarem ao Poder e nossas Autoridades Constituídas nada fizerem para que isto não se concretize,nós,Barrigas-Verde,já decidimos,estaremos,imediatamente,dando o "Grito de Independência"desta Ilha,já que não pretendemos residir num País que se tornará uma nova Venezuela.Abraço Fraterno.

Edemor Luis Mantese -   01/12/2020 02:18:04

e saber que ja fui petista,esquerdista.

Sonia Heineck -   30/11/2020 21:53:29

Parabéns! Como sempre lúcido e preciso . Conseguimos essa vitoria ', agora precisamos continuar a luta . Muito bom ter pessoas assim como você lutando pelos mesmos ideais .

César Gavillon -   30/11/2020 17:26:03

Parabéns pelo belo texto. Sugiro que iniciemos a campanha pelo Voto Seguro e não falarmos mais em voto impresso que causa interpretações errôneas.

Marisa Van de Putte -   30/11/2020 15:25:16

Parabens aos gauchos. "Nao devemos entregar o pais , de geito nenhum." Devo dizer que estava com medo pois, depois de ver passar o que aconteceu aos Estados Unidos eu achei que coisa parecida aconteceria no Brasil. Gracas a Deus tudo parece que correu bem. Pra frente Brasil.

André Ambrosio Abramczuk -   30/11/2020 14:38:04

Terminada a leitura, ruminei cá alguns pensamentos. Tenho 76 anos, achei estranho alguém dizer que com isso estou beneficiado pela dispensa do DEVER de votar. Votar não é um direito? Se é um direito, por que é obrigatório votar, se não votar vai pagar multa? Bem estranho nosso Brasil, em que o exercício de um direito é compulsório. É como obrigar um condômino a usar a piscina comum somente porque tem direito a isso. Eu votei, meu candidato a prefeito perdeu o segundo lugar para um ex-petista agora pecedobista, mas não tivemos segundo turno! O prefeito atual foi reeleito. Até que mereceu, pois tem feito bom trabalho.

Menelau Santos -   30/11/2020 14:19:16

Prezado Professor e Mestre Puggina, um farol de sabedoria sempre iluminando nosso mar de idéias.

Dulce Toledo -   30/11/2020 13:49:56

É, meu caro escriba: eles foram defenestrados pelo maior poder - o da escolha, o livre arbítrio. Não é que os cidadãos estão aprendendo a abrir os olhos com aqueles que já abriram? Viva o brasileiro! Vida longa aos bons! Grande abraço!

Maria Loreci da Rocha Lemes -   30/11/2020 12:57:07

Como sempre seus comentários e posicionamentos são irretocáveis, corretíssimos! Tenho 73 anos e só não votei no segundo turno porque não houve no meu município. Como cidadã consciente, torci muito pela vitória de Melo e Ricardo e achei ridícula a tentativa da candidata Manuela de enganar os eleitores mudando até mesmo de visual. Venceu a coerência !! !

Jorge Tadeo -   30/11/2020 11:46:37

Excelente artigo, digno do escriba.

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO MAHFUZ -   30/11/2020 10:55:08

GRANDE MESTRE PUGGINA! Como sempre, lúcido, coerente, transparente e, muito importante, COM OPINIÃO!

Motta -   30/11/2020 10:37:23

Não devemos esquecer que entre abstenção, nulos e brancos se chegou a mais de 40%, o que ao meu sentir passa um recado claríssimo: ninguém mais suporta sustentar lagostas, vinhos finos e jatinhos para implantes capilares.

Roberto Furtado -   30/11/2020 04:06:34

Faço minha suas palavras caro amigo e conterrâneo. A vitória da verdade. Do compromisso pelo progresso e pela prosperidade familiar me dizem que a esperança é a última que morre. Porém continua viva em nossos corações. Grande abraço. Continuemos combatendo o bom combate.

Luis -   30/11/2020 01:22:11

PT e a esquerda foram os maiores derrotados nessas eleições. No entanto, as abstenções foram grandes. Talvez pela epidemia ou quem sabe por falta de uma outra alternativa. Importante é que o PT e seus puxadinhos não se criaram. Essa seita satânica sempre vai existir, se não exterminar pela raíz, não podemos deixar de estar atentos e vigilantes!

Wagner W Lehmann -   30/11/2020 00:34:13

A eleição seguiu o caminho da racionalidade. O verdadeiro resultado desta eleição será exibido nos próximos 4 anos. Quanto ao voto impresso podemos dizer "Voto impresso, ratificando a Democracia"

Ademar Pazzini -   30/11/2020 00:28:01

Fico indignado com as pesquisas mentirosas que tentam manipular o eleitor, e estarrecido por ser fato recorrente e ninguém de direito toma qualquer providência. Sim, acredito que as pesquisas eleitorais no Brasil se tornaram caso de polícia e MP.