• Percival Puggina
  • 16/01/2023
  • Compartilhe:

Uma civilização que se perdeu

 

Percival Puggina

       Há muitos anos, após debater num programa de rádio com importante líder comunista daqui do Rio Grande do Sul, prolongamos nossa conversa fora dos microfones. Subitamente, ele me diz: “Puggina, tenho inveja de vocês cristãos”. Diante de minha surpresa, explicou que reconhecia ser muito mais suave obedecer à lei de Deus do que à lei dos homens. Que o Estado e suas leis muitas vezes transbordavam para o arbítrio e para a violência e que a guia moral da religião parecia mais natural para contenção das paixões humanas.  

Ao seu modo, ele estava manifestando uma compreensão daquilo que se denomina Direito Natural, ou intuindo a universalidade da lei moral, ou a influência positiva da moral judaico cristã, ou reconhecendo méritos na civilização ocidental cristã, ou no cristianismo cultural, ou algo de cada um desses fatores.

Pois é... Essa conversa ocorreu há tanto tempo! Mas se há uma constatação que se pode fazer sem medo de errar é que já então a lei de Deus vinha sofrendo acelerado “revogaço” em todo o Ocidente outrora dito cristão. Esse foi o caminho encontrado por aqueles que tinham para a humanidade um projeto de poder que não podia conviver com a prevalência de Deus, da família, do mercado e do sentimento de pátria na cultura dominante. O Estado e apenas ele tinha que se sobrepor de modo absoluto, a tudo e a todos.

Como isso aconteceu? É tão fácil entender! O que se convencionou chamar de cristianismo cultural era um subproduto da prática religiosa cristã. Descrevia aquilo que meu interlocutor referido no início deste artigo, constatava e, ao seu modo, atribuía valor. Decorria da vida em conformidade com a fé. Da oração, dos sacramentos, da vida piedosa e virtuosa, do amor a Deus, ao próximo e a si mesmo. Quando estes elementos essenciais da religião que fundava a cultura ocidental foram perdendo sentido e sendo relativizados, restou uma corruptela do cristianismo e uma corruptela do cristianismo cultural, cujo resultado grita nas estatísticas sociais e nas práticas políticas.

Claro, escrevo como cristão e, neste particular, como conservador. Muitos hão de sustentar que vamos bem e progredimos. Essa divergência está no foco das disputas em curso na vida social, política e econômica da sociedade brasileira.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

   


Menelau Santos -   17/01/2023 16:07:50

Pois é Professor, a constatação do seu amigo que vem do próprio Evangelho (Mateus 11:28-30) é uma das coisas mais difíceis de aceitar. A verdadeira escravidão vem dos vícios e não da obediência. Na realidade, eu me pergunto muitas vezes, será que o regime (e não governo) a que agora nos submetemos não seria fruto de nossas escolhas pelo caminho mais fácil (aparentemente) que a nação fez no passado?

Helvécio -   17/01/2023 14:45:25

Caro mestre, também sou cristão e há muito observo isso que escreveu. Que Deus ilumine as pessoas pois, sem Seu toque divino, jamais chegaremos a ver o Reino dos céus. Boa tarde e forte abraço.

Paulo Renato B Ribeiro -   16/01/2023 20:03:09

DEVEMOS PERDOAR LULA? Devemos perdoar Lula? - Disse aquele juiz, que juntos com seus demais colegas, foi premiado pelo Partido, (PT), com a indicação de Lula para o cargo, após as devidas filiações ao Partido, ( que juraram defender até a morte). Portanto, nomeados que foram para defender as Leis Constituídas, Códigos e Constituição Federal Brasileira, ( nos moldes sob a ótica política e idealizada do Partido, de cunho claramente de esquerda socialista-leninista, nada mais restou a estes membros ungidos ao régio Superior Tribunal, senão a fazer, do que enquadrarem-se no dever primeiro ao que foram destinados, ou seja, perdoar o imperdoável, apesar de todas as provas e testemunhos documentados e comprovados em processos e julgamentos de seus comandados, (que foram obrigados a devolver grande parte de dinheiro público desviado de suas diretorias), com difusão pela Mídia Mundial como um dos maiores Escândalo de Corrupção jamais ocorrido no planeta! - Portanto, perdoado, Lula, que era um pobre peão do agreste, semi-analfabeto, malandro, balaqueiro e cachaceiro, (a ponto de ter expulso um jornalista americano que fazia reportagem de seus porres), terá que provar, nesta última chance de sua vida, que está plenamente capacitado a exercer um governo de suprema qualidade, pois, após 20 anos de governança, atolado nos mais variados escândalos de corrupção, banditismo, mortes e envolvimento em várias repartições públicas, estatais, uso do caixa2 liberado para associações e empresas delituosas, nacionais e estrangeiras, etc. Porém, embora tendo sido eleito como um Presidente de pouca formação intelectual, baixa qualificação para esta alta patente, mas demonstrando um grau de muita inteligência, perspicácia e capacidade de raciocínio e assimilação, acabou adquirindo grande quantidade de conhecimento e experiência sobre a política e os segredos da atividade e gerenciamento dos órgãos governamentais, estando capacitado para o pleno exercício do cargo, tendo portanto o dever de não errar, não praticar, ou permitir, os mesmos atos de seus governos anteriores, e tentar finalmente conduzir o país para o seu verdadeiro lugar que merece, numa verdadeira democracia, que terá a liderança Mundial por ser o país mais rico e capacita do planeta, presenteando o povo brasileiro com seu devido valor, de respeito, igualdade, conhecimento e dignidade aos demais países e nações ditas ricas e capacitadas do mundo, pois, se falhar nesta hora, será execrado, banido e condenado, não pelos tribunais,mas pelo seu próprio povo, seus eleitores mais fiéis e dedicados que o jogarão no lixo da história presenteado com uma velhice decadente de características napoleônicas… E, então, finalmente, após estes 4 anos, atrás de tudo que perdeu, estará Bolsonaro, que voltará triunfante, nos braços do povo, ávido de vingança contra o PT e seu esquerdismo relapso, que juntamente com o povo, jurou exterminar!