• Percival Puggina
  • 05/07/2023
  • Compartilhe:

Um modo sábio de ser

 

Percival Puggina

       Perguntam-me: “Como se explica a implosão da ‘consistente maioria conservadora’ eleita para o Congresso Nacional em 2022?”. A resposta a essa pergunta causa dor moral a quem tem olhos postos no futuro do país.

O conservadorismo é um modo sábio de ser. Nos anos recentes, quando evoluiu para a política, o conservadorismo acabou orbitando a pessoa do presidente Bolsonaro. Quantos se dispersaram após o pleito? Noutra vertente, reuniu patriotas. Muitos deles, porém, aprenderam história do Brasil de professores esquerdistas e, após o pleito, retornaram ao seu mau humor contra o país, rejeitando a própria nacionalidade. Já encontrei alguns por aí.

Neste artigo analisarei as causas da implosão da maioria conservadora contabilizada no final da eleição parlamentar do ano passado.

O Realismo

Há poucos dias, comentei a importante manifestação do senador Espiridião Amin ao questionar o advogado de Lula e do PT quando sabatinado pelo Senado. O competente representante de Santa Catarina disse a Zanin tudo que queríamos ouvir sobre os males que acometeram os tribunais superiores. No entanto, dirigiu-se ao candidato quando deveria voltar a voz e apontar o dedo a seus pares porque se eles cumprissem seu dever constitucional aquelas cortes não mais estariam cometendo os excessos que tão assiduamente praticam. Zanin não era ainda membro do colegiado, ao passo que os senadores integram a Câmara Alta, mas poucos agem como tal. Quantos “conservadores” aprovaram o candidato indicado por um mentiroso público que ao vivo e a cores assegurou não ser o STF lugar para presentear amigos?

Amim disse tudo certo, mas foi paradigmático ao não se dirigir a seus pares.

Um Supremo petista se comportará como os petistas que o aplaudem e dele se servem como num bufê de decisões. Um senado presidido pelo omisso e conivente Rodrigo Pacheco será conivente e omisso como ele.

A Coragem

Jamais teremos maioria conservadora enquanto não houver um número suficiente de homens e mulheres de coragem nos nossos quadros políticos! É de Eleanor Roosevelt a frase: Você ganha força, coragem e confiança em cada experiência na qual, olhando a face do medo, pode dizer a si mesmo: “Eu vivi através desse horror. Posso enfrentar o que venha pela frente.” Ao falar em coragem com essa dimensão, lembro-me do cidadão brasileiro Allan dos Santos. Ele vive o horror do desterro desde 2020! Longe da família, passa toda sorte de privações e males psicológicos para não cair nas mãos dos que dele buscam vingança pessoal enquanto alegam a necessidade de prendê-lo por ... fake news. Felizmente para ele, os Estados Unidos ainda respeitam a liberdade de expressão e sabem reconhecer os motivos políticos de sua entrada no país.

Aos nossos conservadores do pleito de 2022, dispersos em 2023, eu digo: Saiam debaixo da cama; tirem os olhos do próprio umbigo; seus eleitores não os escolheram para isso.  Cumpram seu dever, caramba!

O Caráter 

A má notícia vem ensinada pela vida. Caráter, ou se tem ou não se tem. É algo que não se compra, nem se ensina para gente grande. Menos ainda para quem vai desempenhar atividades num lugar de constante perigo moral, onde, sabidamente, cada voto pode se transformar em mercadoria e onde, à mais insensata sensatez, convém deixar tudo como está.

O parlamento é um lugar de escolhas. As cotidianas opções são feitas entre o bem e o mal. Ali, o caráter se exprime com atitudes e votos, como recomendaria Aristóteles. Ele completava a ideia afirmando que o caráter não é definido sobre o que pensamos a respeito do bem e do mal. E eu poderia aduzir que depende menos ainda de o quanto rezamos pelo bem que queremos enquanto fazemos o mal ou ante ele nos omitimos.

O Trabalho

Há muito trabalho pela frente até que o conservadorismo, esse modo sábio de ser, se torne uma força política sensível na sociedade. É muito desconfortável saber que por falta de nossa dedicação permitimos que as piores ideias sobre a pessoa humana, a sociedade, a liberdade, o estado, a economia, etc. prosperassem simultaneamente com a disseminação de seus males. Teria sido tão mais efetivo e bom para o Brasil e os brasileiros se não tivéssemos sido companheiros de viagem da farsa social-democrata que hoje perde a máscara e o pelo! Foi essa percepção que fez renascer o conservadorismo no Brasil.

Há muito trabalho, sem o qual jamais haverá colheita. É preciso criar e disseminar núcleos conservadores, ocupando espaços, formando opinião, criando meios de comunicação, interagindo de modo eficiente com o sistema de ensino em proteção aos estudantes, estimulando os bons educandários, os bons comunicadores, os bons veículos, os bons religiosos. Perseverando na Fé.

A Fé

Fé implicará rezar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós. Sermos mãos do Senhor numa obra de misericórdia em relação aos brasileiros mais necessitados. São irmãos nossos, vítimas dos maus políticos em sucessivas gerações. Maus políticos, interessados apenas no poder, não têm viés ideológico. Há canalhas de direita e de esquerda. São pilotos do monomotor do egoísmo, não têm ideologia, nem coragem, nem vergonha.

Eu quero o bem do Brasil para que a prosperidade não dissipe seus frutos nas mãos dos maus políticos que drenam para si e para o Estado a riqueza nacional, dando causa ao empobrecimento e ao pequeno desenvolvimento humano. É impiedoso não enfrentar o mal, principalmente quando seus efeitos são tão extensos.

Que Deus abençoe nossa Pátria. Que a mãe de Jesus estenda seu manto protetor sobre o Brasil! Amém.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


IVONE DOSSIN ZANROSSO -   10/07/2023 10:30:53

A cada artigo seu mais o admiro! Parabens Dr. Percival

Roberto Neves -   09/07/2023 09:24:18

Excelente leitura da realidade. Infelizmente a nossa federação tem representação desigual. Estados com eleitores cujos votos valem mais do que outros. Assim são forjadas "maiorias" moldadas pela representação desigual. E com isso projetos e verbas federais executadas para atender este grupo. Ou seja há votos de eleitores de estados dependentes que valem mais do que os de Estados mantenedores do país. E assim tudo é montado no país. Governo e a Justiça que acomodam esta desigualdade. A resultante espalhada na area publica. No Supremo dez ministros foram nomeados pelo partido mais corrupto que já existiu no país.

Frederico Hagel -   08/07/2023 18:49:24

Excelente análise e chamamento à ação. É preciso não ter medo de meter a cara pra mudar esta corja de aproveitadores instalados no centro jurídico, político e executivo do nosso Brasil.

João Medeiros Neto -   08/07/2023 13:58:35

Caro mestre Percival Puggina. Sem nenhum viés de radicalismo, mas apenas e tão somente com o sonho vã de ver a nossa democracia consolidada e de fato voltada para o povo (na minha idade não o alcançarei jamais), passo por aqui para lembrá-lo que nenhum estado democrático de direito realmente forte e consolidado, a exemplo da Inglaterra e Estados Unidos, chegaram a tanto sem antes terem passado por guerra civil e muito derramamento de sangue, e no estado em que se encontra nosso pais isso e impossível de acontecer.

Leonco de Carvalho Bones -   08/07/2023 13:33:08

Parabéns mestre!! Sempre certeiro e cirúrgico!! Descrição perfeita!!

ANTONIO M D BASTOS -   08/07/2023 13:13:56

Admirado jornalista Puggina, Lembrando o que vaticinara o grande jurista e político Ruy Barbosa, "de tanto ver triunfar as nulidades..... De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus....." não fica difícil entender este seu excelente e pedagógico texto. Os umbigos e os bolsos desses travestidos de patriotas hão de, um dia, cansarem dos seus[deles] olhares e apropriações desmerecidas. O olhar de Deus é maior que o deles e que eles. Isso conforta a todos nós

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   08/07/2023 12:35:16

Lamentavelmente, a maioria não olha para seu umbigo; é para os bolsos que olha. Na política, o Brasil ainda está no século XIX. Só funciona com a $força do carvão de pedra$, como dizem na fronteira...

IGNÁCIO J.A. MAHFUZ -   08/07/2023 11:50:20

Puggina, Caro Mestre Percival. SAÚDE E PAZ! PARABÉNS! Esse texto deveria ser leitura obrigatória para todos os parlamentares brasileiros - quem sabe essa "fauna" (para não dizer corja...), formada em sua maioria por seres abjetos, vis, ordinários, VENAIS, apátridas, verdadeiros eunucos morais, ficasse um pouco pior... Mas, vamos ser realistas: NÃO TEM JEITO! ESSA CAMARILHA COMANDADA PELO LULADRÃO SEMPRE LULADRÃO SEMPRE BANDIDO ESTÁ NOS ROUBANDO O BRASIL... Fraternal abraço, Ignácio Mahfuz

Eloy Severo -   08/07/2023 11:03:07

Muito oportuna a matéria. P/mim, o sonho de País importante acabou. Vai continuar um amontoado de interesses pessoais.

Mozart Fialho Guedes -   08/07/2023 10:46:22

Parabéns!!! Excelente texto, ainda agora um irmão, mandou sua desilusão com a política, eu argumentei no que pude, em defesa da Direita, mas é isso o pessoal não mede esforços para criticar, na primeira oportunidade, infelizmente! Devemos cada vez mais nos unirmos para enfrentar os maus Políticos, mesmo os da Direita, smj

Sergio kaminski -   08/07/2023 10:10:03

Olá meu caro Puggina ! Nossos "eleitos" pelo povo estão lá para "cuidar" de si e dos seus... Dane-se a sociedade ! Parabéns por mais um texto, dentre tantos, que retrata a triste realidade do Brasil.

arno winter -   08/07/2023 09:44:43

Se o Alexandre Wendling me permitir, assino embaixo de seu comentário. Os congressistas são em sua maioria , mau carater. E o excelente texto do professor Puggina destaca isso.

a -   07/07/2023 20:44:30

Caro Puggina Peço desculpas pela tentativa inútil de permanecer anônimo, te acompanho por ser uma visão inteligente, divergente do "dominante". Uma muito respeitosa sugestão ... fale para o povo, conceitos simples, falas diretas, algo que os velhos no boteco entendam, acredite, eu sabia que o Bolsonaro, esse incompetente, seria eleito, no boteco, os velhos estavam declarando voto no Bolsonaro. Por favor, disponha para nós o "povo" suas ideias, seria uma homenagem a uma vida de estudos e preparo. Atenciosamente. "anônimo"? Por favor ...

pedro a s balsemao -   06/07/2023 15:03:13

Tudo importado das Estados Unidos da América, é para lá que vão sempre desfrutar sempre da sabedoria (universal) da esquerda não sem aproveitar as benesses oferecidas pela direita, a começar por um (estado) infinitamente menor. ""O estado não é a solução, o estado é o problema"" RR

Ary de Almeida Coelho -   06/07/2023 11:03:08

Vc pede para fazermos alguma coisa. Fazer o que? Tenho 82 anos tive empresa, dei emprego a 44 pessoas , acho que fiz minha parte até agora,Tenho fé, mas cheguei a conclusão que realmente o povo não ajuda, infelizmente.

celso ladislau kassick -   05/07/2023 18:28:30

Os cidadãos e cidadãs, verdadeiramente honestos e trabalhadores, vivem uma conjuntura análoga a escravidão em favor de um setor privilegiado e armado para alimentar-se do trabalho desses!

Alexandre Carneiro Wendling -   05/07/2023 16:35:02

O nosso congresso, dada a forma antidemocrática de representação, é constituído majoritariamente por pessoas de mau caráter ou de má índole. Digo não porque eu acho, mas porque convivi com essa gente. Eles não têm o seu espírito público.