• Percival Puggina
  • 19/06/2015
  • Compartilhe:

PRESIDENTE, CONSTRANGEDOR É O SEU GOVERNO!

 

 Como brasileiro, sinto-me constrangido. Cheguei da Inglaterra na semana passada. Sem exceção, todas as perguntas que me fizeram sobre o Brasil, em estações de trem, no metrô e no comércio, se referiam aos escândalos e à perda de credibilidade do governo. Algo assim é incompreensível no Reino Unido porque lá o regime proporciona condições para que maus governos caiam naturalmente, dentro da norma constitucional.

 Após as manobras restritivas e antidemocráticas em que o governo de Nicolas Maduro envolveu o grupo de senadores brasileiros que visitavam o país, a presidente Dilma avaliou que a iniciativa da oposição colocou seu governo numa "armadilha", criando "constrangimento" para o Brasil. O Planalto sustenta que a viagem foi uma intromissão em assuntos internos da Venezuela.

Ah! Então não é o governo venezuelano que deve ficar constrangido com o fato de manter oposicionistas presos, há mais de ano, sob a acusação de estimular manifestações contra o regime bolivariano? Não é o governo de Maduro que deve corar diante da percepção internacional de que implantou uma ditadura sobre seu povo, fechando jornais, impedindo a livre manifestação das ideias, executando manifestantes durante gigantescas manifestações de rua? Não é a senhora, presidente, que deve ficar constrangida por sua atitude ao sequer receber as esposas de Daniel Ceballos e Leopoldo Lopez? Não a constrange a distância entre o nada convincente discurso local pela democracia e pelos direitos humanos e a afetuosa relação que mantém com as duas mais perversas e desastrosas ditaduras da América Ibérica?

Lembre-se bem do que seu governo fez quando as instituições paraguaias - em procedimento lisa e transparentemente constitucional - destituíram o presidente Lugo. Seu governo enviou observadores. Esses observadores deram palpite sobre os acontecimentos. A intromissão de seu governo culminou com a expulsão do Paraguai do Mercosul. Essa manobra escusa visou, na verdade, a atender o pedido de ingresso, no bloco, da "democrática" Venezuela, que vinha sendo vetado pelo Senado paraguaio. Em 2009, fora a vez de Lula proporcionar um tremendo escarcéu quando da destituição do hondurenho Manuel Zelaya, após sucessivas afrontas à Constituição do país.

As prisões cubanas ainda mantêm presos alguns dos dissidentes que foram recolhidos na onda repressiva de 2003. Passaram-se 12 anos! Sucessivas visitas de dirigentes e governantes petistas enfrentaram com silêncio conivente e sem qualquer constrangimento, os apelos dos familiares dos presos por uma atitude solidária do Brasil. Nada! Agora, a presidente não se constrangeu com as manobras para bloquear o tráfego dos senadores em direção ao presídio, nem com a emboscada armada pelos camisas vermelhas de Maduro. Ela se considera vítima de uma armadilha e constrangida pela viagem de solidariedade que promoveram.

* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar.
 


André Bica -   29/06/2015 13:05:47

Resumo: O governo petista é um governo autoritário, que o que é errado é certo para eles, estão se lixando para o povo que o colocou lá, mesmo que mentindo até para o diabo para pegar o poder. Fazem de tudo para denegrir a imagem dos outros opositores, quando atacam se vitimizam e quando atacados fazem um escarcéu e gritam fascistas aos prantos. O PT ou qualquer outra ideologia de esquerda, é como uma criança que foi criada sem limites, e agora que é adulto ! faz o que bem entender.

João Guilherme -   20/06/2015 23:22:06

Este incidente com os nosso senadores ao chegarem na Venezuela mostra um tremendo desrespeito com o nosso Congresso Nacional. Agora para limpar a barra da Venezuela , os partidos comunistas do Brasil formaram uma nova comissão para visitar a Venezuela, é lógico que esta nova comissão vai ser bem recebida pelos venezuelano ou você duvida que não. Nós podemos ver claramente esse episódio de rejeição pelos venezuelano aos senadores da oposição ao governo do PT, está mais claro que tem a intervenção do Lula e da Dilma. Mas esse governo corruPTo e comunista do PT está com os dias contados, a própria presidente Dilma deu um tiro no próprio pé no caso do "NEM QUE A VAGA TUSSA", quando ela prejudicou os pobres do país, que por sinal foram os que a reelegeram, quando mentiu e fez tudo o contrário do que tinha prometido na sua campanha na reeleição. Acredito que realmente a política para o Lula, a Dilma, PT e o seu bando acabou, o povo não aceita mais tantas falcatruas, tantas corrupções e o roubo do erário nesses treze anos de PT no poder. Lula anda atualmente em vários vídeos pelas redes falando um monte de baboseiras como é a sua característica, mas dessa vez ele próprio já reconheceu que o próximo no caso do Lava Jato, será ele e não é que ele dessa vez tem toda razão!!!

joao couvert -   20/06/2015 17:23:50

Temos um problema maior no momento, convencer ao preso político Leopoldo Lopez, que ingenuamente se entregou à justiça venezuelana, acreditando nas instituições, coitado, para encerrar a sua greve de fome, pois não terá outra consequência que não seja a própria vida, depois ainda corremos o risco de assistir Lula, indo a Caracas e acusar o coitado de ser uma especie de bandido do tipo que existe em São Paulo, como já faz em Havana.

ARTUS JAMES LAMPERT DRESSLER -   20/06/2015 15:27:14

O MADURO É UM 'VERDE ARDIDO" . O ATUAL GOVERNO BRASILEIRO UM ERRÁTICO, SEM RUMO E SEM PRUMO

Aloir Fritzen -   20/06/2015 15:13:44

Os Petralhas estão loucos em incluir o Brasil nesta Venezuela Cuba Bolívia etc. espero que sejamos mais fortes e tiramos estes canalhas do nosso Governo !

Mila -   20/06/2015 14:48:38

Percy, como sempre, um cavalheiro. Como pode o governo brasileiro perder algo que há muito não existe? ;-)

Tereza Thompson -   20/06/2015 14:24:52

Verdade Professor Puggina, essa mulher nao tem argumento para nada do que acontece na Venezuela porque nao quer se indispor com os Castros. Maduro, nem conta. Ele so se lembra de Dil-ma quando e para receber o dinheiro doado mensalmente para financiar sua ditadora. Ele sim, quando bem entende, entra no Territorio Nacional e ate despacha, juntamente com Raul Castro na Granja do Turvo, residencia oficial de verao da Presidencia do Brasil, Lembram-se que esses assassinos e mais o Putin estiveram no Brasil, alguns dias anates de colocarem uma bomba no aviao de Eduardo Campos, pois bem eles fazem isso apesar de ser uma atitude de invasao e que depoe contra a Soberania Nacional com o total apoio da TRAIDORA DA PATRIA. Imaginem se qualquer governo por mais socialista que seja vai deixar um outro chefe de estado despachar durante uma semana dentro do seu territorio? Jamais! Esses soviets no entanto tem entrada e movimentacao livres e seus militantes ainda discriminam os funcionarios da Presidencia expulsando-os do local por aqueles dias. Assim, nos povo brasileiro, nos sentimos extremamente humilhados por termos uma presidente que se humilha tanto e ainda se orgulha disso. E como se nao tivessemos ninguem governando e agora com a farsa do ataque aos senadores tramados por ela com um traficante de drogas e armas que e ministro de Maduro, o tal DEOSDADO CABELLO entao, foi a gota d'agua. Tramar com um traficante perigoso a violencia contra seus proprios senadores e no minimo tentativa de assassinato e um escarnio contra o Estado Brasileiro.

Lori Schiavo -   20/06/2015 13:30:29

Deve ser respeitado o direito de auto determinação dos povos. Não vejo porque esses senadores irem meter o nariz onde não lhes diz respeito. Além do mais, vivemos 25 anos de ditadura de direita e essa gente estava ao lado do governo, aplaudindo e defendendo. Deixem o povo venezuelano decidir seu destino e venham cuidar dos problemas do Brasil.

Luiz Neto -   20/06/2015 10:03:34

O país virou um purgatório, onde boa parte dos cidadãos estão pagando pelo mal que invocaram. Esse mal foi invocado pelo voto, que trouxe consigo o caos, alimentado pela arma mais poderosa das entidades malignas... a mentira.

Hamilton -   20/06/2015 03:14:15

Não consigo adjetivos para classificar essa gente que hoje comanda os destinos do Brasil e seu povo.

paulo de carvalho filho -   20/06/2015 02:54:41

O silêncio e a conivência do governo petralha não nos surpreende mais, mas o estranho é o mundo parecer estar calado sobre estas arbitrariedades lá na ditadura venezuelana! Cada vez eu me convenço mais que o bolivarianismo é só mais uma das facetas da nova ordem mundial que se aproveita do que puder para destruir os valores da civilização ocidental, e daqui há pouco tempo existirão poucas democracias no mundo. É preciso o Tio Sam sair do cochilo...mas peraí, mas será que existe democracia quando dois partidos estão se revezado no governo de um país desde meados do século XIX? Não será um jogo de cartas marcadas?

Gustavo Pereira dos Santos -   19/06/2015 22:05:58

Uma das agências de risco rebaixará a nota do Brasil. If mais uma acompanhar o rebaixamento, then o Brasil perderá o grau de investimento, o dolar dispara e a vaca vai pro brejo. Precisamos de uma ajuda externa, dado que santo de casa não faz milagre.

Genaro Faria -   19/06/2015 18:20:24

Não me surpreende nem me admira o cinismo desse governo congênere do bolivariano vizinho venezuelano. Eu não poderia esperar que duas garrafas de vinho saído da mesma pipa não contivessem exatamente o mesmo produto. Mas a resposta inaceitável do governo brasileiro a essa afronta sofrida por uma comissão de senadores, na Venezuela, deveria pelo menos provocar a indignação da imprensa em geral e da chamada sociedade civil organizada - OAB, ABI et caterva. Qual o quê. Só faltaram repetir a reprimenda que a governanta petista, presidenta da facção da estrela vermelha passou nos parlamentares, que não tinham nada que constranger o camarada Maduro por oprimir o povo golpista da bolivariana colegiada do Foro de São Paulo . E VIVA CUBA! Revogue-se o povo em contrário.

Francisco -   19/06/2015 18:16:07

Sr. Puggina, O PT é a maior pecha, a maior mácula nos 515 anos de História do Brasil. Todavia, cidadãos como o senhor me mantêm viva a pequena chama de esperança em dias melhores que ainda crepita cá dentro. Grande abraço Parabéns por seu blog formidável!

Gustavo Pereira dos Santos -   19/06/2015 17:29:54

É bom olhar para o Paraguai, país que vai de vento em popa depois que expulsaram os bolivarianos do poder. A comitiva da oposição deveria aproveitar o momento e fazer uma visita de cortesia ao Horacio e formalizar um pedido de inclusão do Paraguai e a expulsão da Venezuela do MERCOSUL.

Odilon Rocha -   19/06/2015 14:56:27

Tapa de luva bem dado, Professor!! Isso, sim, é argumento. Não adianta. Não se enxergam! Parabéns! Abraço

Jorge Ignacio Szewkies -   19/06/2015 14:45:00

Caro Puggina Modestamente, deixo uma curta reflexão, como contribuição a teu comentário. A simpatia do Palácio do Planalto por certos governantes: Maduro - truculência e prisão de opositores; Kirchner - assassinato de investigador; Erdogan - maior número de jornalistas presos no mundo. Somados, são o sonho paradisíaco do PT. Abraço

Felipe Cardoso -   19/06/2015 14:06:14

Percival, A reação do governo Dilma em subverter a questão, tratando o grupo de senadores como piás intrometidos é mais do esperada, tendo em vista que nosso governo aplaude todos os impropérios praticados pelo ditador Maduro. Tenho convicção de que a Venezuela de hoje é o sonho do governo petista amanhã. Para nossa Presidente, trata-se de um regime admirável, digno de condecorações como recentemente ocorreu. Resta-nos perguntar a nós mesmos: esse governo nos representa?

Ulisses Etxera Itzuli -   19/06/2015 12:58:14

Ao brasileiro comum só resta socar as paredes toda vez que a impostora no poder toma a palavra.