• Percival Puggina
  • 07/03/2021
  • Compartilhe:

DERRUBAR O PRÉDIO PARA AFASTAR O ZELADOR

 

Percival Puggina

         Para se livrar do presidente da República, a mídia militante vem fazendo isso com o Brasil. Não há limites para a ação cotidiana e dedicação exclusiva.

         A oposição propriamente dita retraiu-se perante a persistência e a intensidade com que esses meios de comunicação operam. Num regime de feitio democrático, caberia a ela, claro, antagonizar o governo. No entanto, a fração partidária da oposição opta por discreta contenção. Delega o trabalho diário à mídia, que o executa com superior amplitude e resíduos de presumível credibilidade. Mesmo que a estas alturas seja mera ilusão, a opinião expressa no editorial, a notícia, a manchete de um grande veículo de comunicação parecem mais confiáveis ou isentas do que a fala de quem tem o carimbo político.

         Internamente, ademais, vivemos uma convergência incomum entre os interesses ideológicos sempre dominantes nas redações e os interesses empresariais dos veículos da mídia militante. Por motivos diferentes todos querem se livrar do zelador. Vemos a morte da moderação e da prudência.

O que acabei de escrever não desenha, infelizmente, o quadro inteiro. Ele se expande e se agrava pelos reflexos no plano internacional. A contaminação do jornalismo e da cultura do mundo ocidental pela filosofia revolucionária não é menor nem menos ativa lá fora do que aqui no Brasil. Ao contrário, é de lá que vem toda a droga intelectual fumada e cheirada nestes trópicos. São de lá os filósofos canonizados nas cátedras, inspiradores de teses tão estapafúrdias quanto prósperas.  Por isso, a vitória eleitoral de um candidato conservador no Brasil foi mais indigesta à cultura hoje dominante na Europa do que a vitória de Trump nos Estados Unidos. Lá, o rodízio no poder é sempre um resultado corrente no jogo democrático. Aqui, não. Um quarto de século fluiu com a esquerda embaralhando, dando cartas, jogando de mão e ainda portando coringas de reserva no bolso. Os conservadores e liberais brasileiros foram os otários desse jogo.

A guerra contra o presidente começou logo após as primeiras pesquisas eleitorais. Os laboratórios de linguística aplicada ao charlatanismo político trabalharam febrilmente disparando etiquetas para lhe desconstruir a imagem. Contra essa avalanche, a inabilidade verbal de Bolsonaro não lhe presta serviços, seja na defesa, seja no ataque. No exterior, foi fácil aos interesses políticos, ideológicos, econômicos contrariados empacotar tudo com o rótulo “Brasileiro”.

O processo não parou mais e já vai para o terceiro ano consecutivo. Perder a capacidade de manipulação foi duro golpe para aquela parcela da mídia que se considerava reitora das opiniões, dos costumes e, claro, dos resultados eleitorais. Tentando retomar o antigo poder, buscando socorro, vem recebendo intenso e firme apoio externo. Estava armado o complô contra o Brasil! Nele se unificam apetites amazônicos, inconveniência geopolítica de um governo conservador antagônico ao globalismo em curso no Ocidente e interesses comerciais contrariados pelo competente agrobusiness nacional (nada lhe diz o empenho de tantos em reduzir a área plantada no Brasil?).

Nunca a estatística foi tão manipulada, a matemática tão vilipendiada, uma doença tão politizada. São profissionais da mistificação. E estão destruindo o Brasil para afastar o zelador. Só assim se entende a manchete que, em outros tempos, caracterizaria crime de traição à pátria, encimando matéria (1) de O Globo do dia 5 deste mês de março: “Pária global: Brasil vira 'ameaça sanitária' no mundo”. Quem subscreve e proclama isso não ama o próprio país.

  1.     Visto aqui: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/paria-global-brasil-vira-ameaca-sanitaria-no-mundo-24910781

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras e Cidadão de Porto Alegre, é arquiteto, empresário, escritor e titular do site Conservadores e Liberais (Puggina.org); colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil pelos maus brasileiros. Membro da ADCE. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 

 


Francisco Berta Canibal -   09/03/2021 14:51:02

Temos que apresentar soluções, e não só chorar em vão, já se foi o tempo do País dos Coitadinhos, Realy Junior apresentou hoje uma solução plausível. Seu artigo agrada a uma facção, que não leva a nada, por certo os que estão deixando o País.....

Renato Martins -   09/03/2021 13:22:25

Mais um excelente artigo caro amigo, infelizmente esta sua lucidez não é vista costumeiramente nas falos e atos dos homens que ocupam os lugares da maior instituição jurídica de nosso país STF.

João f sacramento filho -   09/03/2021 12:44:04

Belo comentário, não pensei que o sistema fosse tão forte, acho que perdemos a guerra e caminhamos para o caos. Ou vamos para rua pedir a intervenção Militar já ou o comunismo se instala no Brasil.

roberto pontes de oliveira -   09/03/2021 09:06:34

Parabéns pelo comentário.

Élida Magalhães Santos -   09/03/2021 05:41:23

Parabéns pelo texto corajoso, lúcido e oportuno. Precisamos ajudar nosso Presidente, homem de bem, honesto, patriota corajoso e determinado a salvar nosso Brasil. Mas ele próprio não se ajuda , ao abusar da ironia na comunicação com o púbico. Em vez disso, deveria informar direta e calmamente os fatos que o povo precisa saber. Deus ilumine nosso Presidente!

Alexey de Abreu -   09/03/2021 04:07:06

E o pior de tudo é que querem trazer o antigo zelador, que além de incompetente era ladrão, mas dividia o produto do roubo com alguns condôminos, que de forma interesseira passam a elogiá-lo diante dos demais, que desconhecem ou fingem desconhecer, os roubos... ou muito provavelmente roubariam também se tivessem oportunidade!

Maria Apreciada Novaes Theodoro -   09/03/2021 03:51:18

VALEU A PENA FAZER ESSA MARAVILHOSA LEITURA

NORBERTO INACIO SCHERRER -   09/03/2021 00:51:10

Boa noite Puggina. Maravilhoso artigo. Expressão da pura verdade dos tempos atuais. A esquerda maldita quer, a qualquer preço, que o barco afunde,. mesmo que eles morram juntos...

harri goulart gervásio -   08/03/2021 19:23:15

Grande amigo, que belo artigo. Abração.

Djalma Gomes -   08/03/2021 17:50:09

Parabéns pelo excelente artigo. Nada mais patético do que a Globo lixo ficar mendigando apoio à sua inevitável falência moral e, quiçá, material. Escreva mais artigos luxuosos como este e a Pátria lhe será eternamente grata.

Antônio Carlos Gontijo Fonseca -   08/03/2021 17:34:51

Parabéns ,Belissimo comentario, é exatamente assim que vejo este momento político brasileiro .!

Newton G. Bretas -   08/03/2021 16:27:34

É muito triste a falta de compostura, de patriotismo, e mesmo de carácter o que a mídia brasileira tem feito. Discordar é próprio da democracia, mas distorcer os fatos é crime contra a pátria.

Gilso simon -   08/03/2021 15:56:38

A manchete resume tudo.

DIRCE MARIA HENSEL -   08/03/2021 15:45:11

... PROFESSOR ; COMO SAO INSISTENTES, NEH, OLHA SÓ, JÁ NAO O DERRUBARAM EDIFÍCIO ABAIXO ? AGORA, POR PURA IGNORÂNCIA E DESESPERO, O QUEREM TAMBÉM DERRUBAR ATRAVÉS DO ZELADOR ?? ORA, ORA, ORA, JÁ NAO SE FAZEM MAIS " ZELADORIAS " COMO ANTIGAMENTE ; BOLSONARO, ESTÁ MEXENDO E REMEXENDO LÁ DENTRO DO CUPINZEIRO, LÁ DENTRO DAS CUMBUCAS DAS COBRAS, E , ISTO, TEM QUE CONTINUAR...; POIS EU QUERO A LAVA JATO DE VOLTAAAA E O MEU PAÍS DE VOLTAAAAAAAAAA, PROFESSORRRR..; HAHHAAHHAHAHAHAHAHAHAHHAH

José Oscar da Silva Lopes -   08/03/2021 15:42:38

A insanidade ideológica, a corrupção, ganância, egoísmo, materialismo, etc, corromperam a humanidade. O comunismo fantasiado em diversas áreas, grupos das tais "minorias", venceu a guerra da informação, através da desinformação, a guerra cultural. Zé Dirceu avisou que eleição é coisa de burguês, que eles tomariam o poder e tomaram. Infiltraram-se em todas instituições, até nas FF.AA. que hoje não passa de uma grande lavoura de melancias.

Antônio Florentino Duraes Neto -   08/03/2021 14:11:17

Deixemos de lado a falta de diplomacia do Presidente e suas limitações,para focar na "causa" que ele defende,esta sim é " nobre" pois o stf,midia e grande parte de politicos de esquerda corruptos mais uma parte de um povo ignorante manipulável e apaixonado por seus augozes matam nossa pátria sem se importar com seus "filhos" de uma forma pacional como ao que mata a esposa com um pensamento egoísta não vai ser minha não será de mais ninguém."trágico".

RICARDO RIBEIRO ROMEIRO -   08/03/2021 14:01:25

Grande sábio! O que poderia ser mais didático para toda a nação!

Joel Freire -   08/03/2021 13:38:51

O nosso sistema político aprodreceu. Em qualquer votação nas casas legislativas, os vencidos não aceitam o escore e judicializam o resultado. Transfere indevida e perigosamente a outro poder atribuições eminentemente legislativas.

Jorge Fenerich -   08/03/2021 13:31:42

Entendo que o que nos falta é aquilo pelo qual a Europa passou no século passado, sem isso nunca seremos um país organizado e próspero. Inacreditável ter que dizer isso mas historia é historia!

Ana Teresia Konzen -   08/03/2021 13:27:56

Realmente é esta a intenção dos que querem destruir o Brasil a todo custo Mas eu acho que o povo acord

Eduardo Ferreira -   08/03/2021 12:57:10

PARABÉNS PELA VISÃO DE MUNDO.

VELADO ALPHA -   08/03/2021 11:53:29

Vamos PENSAR

João Eichbaum -   08/03/2021 11:11:28

A oposição está usando outro estratagema para impedir que o Executivo exerça a função de governar: ingressa com ações no STF e esse dá respaldo ao PSOL, PT, PCdo B, PDT, etc. E a mídia opositora se lava...

Amaury de Mattos -   08/03/2021 10:46:14

Concordo em gênero, número e grau.