• Percival Puggina (com conteúdo reproduzido de Passos de Cambio)
  • 18/06/2025
  • Compartilhe:

Cuba e o caminho por onde nos levam

Percival Puggina (com conteúdo reproduzido de Passos de Cambio)

 

Nota do editor: O infelicitado povo cubano, como se verá adiante, sonha com saídas para um regime semelhante a este por onde estamos sendo conduzidos. Lá, a primazia do Estado sobre a sociedade, a supressão de direitos individuais, a censura, o direito penal do inimigo e a falta de liberdade já contam 66 anosE aqui, vamos em frente, passo a passo, renunciando à Liberdade e à Democracia?

 

MOBILIZAÇÃO CIDADÃ PELA DEMOCRACIA EM CUBA

Passos de Cambio

18 de junho de 2025 – A plataforma Pasos de Cambio anunciou hoje a publicação das Diretrizes para a Mobilização Cidadã, um resumo executivo das propostas comuns e ações mais eficazes apresentadas por organizações e cidadãos cubanos dentro e fora da ilha para alcançar uma transição democrática.

O documento descreve as etapas do roteiro para a mudança e inclui diretrizes para a desobediência civil não violenta, pressão internacional coordenada, organização local e fortalecimento da mídia livre e da unidade do movimento democrático. É o resultado do apelo anunciado pelo líder da União Patriótica de Cuba (UNPACU), José Daniel Ferrer — atualmente preso político — da qual participaram centenas de organizações e indivíduos signatários do Acordo para a Democracia.

"Os recentes protestos estudantis e os atuais protestos civis confirmam que os cubanos já estão mobilizados, prontos e determinados a alcançar mudanças", explicou Rosa María Payá, diretora executiva da Fundação para a Democracia Pan-Americana. "Estamos disponibilizando estas propostas, que emanam de organizações civis e cidadãos e que traçam o possível caminho para a democracia, a todos os cubanos."

"Esta compilação é um testemunho da resiliência e da sede de mudança do povo cubano", disse Alian Collazo, líder da Marcha pela Liberdade Cubana. "Reflete uma vontade coletiva de romper com a miséria e a repressão. Nossa missão é dar visibilidade e forma a esta busca por um futuro em liberdade."

Nos últimos dias, grupos de jovens paralisaram salas de aula universitárias exigindo tarifas justas para o acesso à internet. Seu manifesto denuncia o assédio e a criminalização do livre pensamento e reivindica o direito do povo cubano de decidir.

Pasos de Cambio convida jornalistas, organizações de direitos humanos e a comunidade internacional a ler e divulgar o resumo, disponível aqui, e a apoiar as aspirações e estratégias do povo cubano em sua luta pela liberdade.

Sobre Pasos de Cambio

Pasos de Cambio é uma plataforma de organizações cubanas, tanto na ilha quanto no exílio, signatárias do Acordo para a Democracia, que serve como um espaço para compartilhar ações que visam promover uma transição pacífica para a democracia em Cuba.

Contato com a imprensa

Pasos de Cambio - info@pasosdecambio.com

Comentários: