• Percival Puggina
  • 28/03/2024
  • Compartilhe:

Caso Marielle, uma facada na narrativa.

 

Percival Puggina

         Ninguém me contou. Eu vi, na Globo e na CNN. Perdoem-me por não saber o nome das mocinhas, pois se esses dois canais precisassem da minha audiência já teriam mudado de ramo. Só digo que elas me passaram a mesma impressão causada por militantes esquerdistas de centros acadêmicos. O que importa é “a causa” e a correspondente “narrativa” para cada acontecimento.

Há cinco anos, um cadáver é manipulado pela esquerda, mudando de armário conforme as circunstâncias ocasionais da política. Bolsonaro tinha que estar envolvido na morte de Marielle ainda que ninguém saiba o motivo pelo qual ele estaria interessado a esse ponto na eliminação da vereadora. No entanto, todo o trabalho desses militantezinhos de centro acadêmico, seus sorrisos e insinuações foi conduzido para colocar seu cadáver no colo do ex-presidente.

A isso convinham as investigações lentas e os poucos avanços. Toda demora das investigações era tempo ganho para especulações e comentários maliciosos, sugestivos. Quando os assassinos foram identificados, abriu-se nova brecha. Como eram meros executores, pés de chinelo, tornou-se imperioso identificar mandante(s) para o crime. Com isso, a falsa malandragem das redações ganhou prorrogação de tempo para suas imposturas. Assim tem sido, ano após ano.

O jornalismo tradicional e respeitável foi substituído por isso que temos aí. De um lado, os militantes de centro acadêmico, acolhidos nas redações, não se importam com o descrédito de seu trabalho; de outro, as direções dessas empresas, porque se abastecem das agradecidas verbas oficiais, entraram na mesma “vibe” de seus meninos e meninas.

Agora, é a Polícia Federal que aponta os mandantes e ficou impossível não ver o desconforto causado pela identificação dos culpados. Coloque-se o leitor no lugar da moçada das redações. Qual a utilidade política dessa informação? Quem se importa com os irmãos Brazão? Vi a desolação estampada nos rostos frente à notícia que davam e comentavam.

Foi como se o cadáver da vereadora lhes caísse no colo. Fazer o quê com ele, agora?

As carpideiras de redação não mais pranteavam a morte de alguém, mas a facada desferida contra sua narrativa. Era impossível que Bolsonaro, sabidamente responsável por todos os pecados e malefícios ao sul do Equador, fosse inocente logo nesse caso. Era o que sugeriam com suas palavras e expressões fisionômicas.

Precisam desesperadamente alimentar a narrativa. Tornou-se indispensável arrumar um fio condutor qualquer que ligue os fatos a Bolsonaro, não importa quantos rolos de fio sejam necessários nem quão ridículo e emaranhado seja o caminho.

Percival Puggina (79) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


PERCIVAL PUGGINA -   30/03/2024 09:59:41

Sem querer, deletei duas mensagens recebidas. Peço desculpas a seus autores e solicito, se possível, que as reenviem.

Pedro Fattori -   29/03/2024 10:45:59

Também acho que tudo o que Vossa Senhoria publica tem narrativa. E olha que não sou nem defendo a esquerda, nem a direita, muito menos de centro. Sou pelo sistema, pela ética e pela Constituição, e aí está a diferença, pois quem é de direita só vê maldada na esquerda e quem é da esquerda só aponta maldade na direita bem como os de centro... Imprensa livre só machuca os quem só vê um lado... O Seu!

FERNANDO A O PRIETO -   29/03/2024 09:16:33

Obrigado por mais este ótimo e oportuno texto. Permita Deus que ele chegue a esses fanáticos da esquerda, e consiga começar a abalar suas convicções erradas.

Sérgio Ilha Moreira -   28/03/2024 22:06:14

Ótimo artigo, amigo Puggina! Como sempre, colocando “ o dedo na ferida!” A decepção que esta gente esta’ tendo, eu bem imagino! Eles são sim, nazistas, fascistas e comunistas! Autoritários! Prepotentes! Amantes de ditadores!

Roelof Rabbers Junior -   28/03/2024 17:39:33

E ainda não será o fim!

Luiz R. Vilela -   28/03/2024 15:54:44

Porquanto as investigações estavam aos cuidados da polícia do Rio de Janeiro, o "script" era seguido a risca, e a culpa, era atribuída aos "suspeitos de sempre". A Polícia Federal assumiu o caso e diz que desvendou o mistério. Apontaram os mandantes do crime, que para a surpresa de todos, é gente relacionada a própria esquerda do Rio De Janeiro, e a causa, não poderia ser mais paroquial. Envolvia a venda clandestina de terrenos nas regiões de atuação dos envolvidos. Mas o que se observa agora, é que existe apenas a delação dos matadores, não há qualquer prova que os envolvam no caso, e cumprindo a nova norma de conduta em casos criminais no Brasil, foram decretadas suas prisões, baseada na nova norma do direito de Pindorama, "a presunção de culpa". Até um vice presidente do PT, um certo Washington Quaqua, já estrilou por contas das prisões. Com a libertação do lula por conta do transito em julgado dos processos, achávamos que ninguém mais seria preso no Brasil, pela demora do judiciário, eis que se é surpreendido com as prisões preventivas por apenas delações de acusados. Banalizou-se as prisões sem sequer os acusados serem indiciados. Se os deputados federais não repuserem a legalidade no que já é manifestamente ilegal, passarão para a sociedade uma imagem de fraqueza e leniência.

Paulo -   28/03/2024 13:07:13

Exatamente apresentam uma narrativa de acordo com a finalidade pretendida, a de sempre, deturpar e atacar o inimigo...

Marilia Ferreira Dela Coleta -   28/03/2024 12:08:24

Que análise precisa e verdadeira! Estamos todos cansados e enojados com as associações ilógicas e estapafurdias que essa gente cria incessantemente. Que vida medíocre eles devem ter.

LUIZ FERNANDES DA ROSA POHLMANN -   28/03/2024 11:29:35

Perfeito texto e colocações. A Narrativa era tão fraca que agora os da imprensa ultrapassada e caricata, não sabem o que fazer, mas não se retratam. São os meios de comunicação do descondenado. Mas não adianta ele e a velha imprensa, serão sempre vaiados !!!

FABIANO -   28/03/2024 11:17:01

O sonho do Partido dos Tributos é ver o Bolsonaro na cadeia. Isso apagaria a imagem do bom vivan e suas viagens regadas a champagne, caviar e hotéis 5 estrela para a companheirada. Sem falar o péssimo governo da equipe do descondenado. Pois este, passa mais fora do país com sua comitiva do que no Brasil.