• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 20/08/2021
  • Compartilhe:

UMA LEGÍTIMA -CONTRARREFORMA- ADMINISTRATIVA

 

Gilberto Simões Pires

 

REMENDO PREVIDENCIÁRIO -PROVISÓRIO-

Os leitores devem estar bem lembrados que bem antes de ser aprovado o -REMENDO PREVIDENCIÁRIO-, que os brasileiros em geral, de forma insistente e totalmente equivocada, chamam de REFORMA, escrevi vários editoriais evidenciando que boa parte daquilo que constava no texto original da proposta que o governo enviou ao Congresso Nacional foi brutalmente desfigurado. Como tal, o que resultou aprovado não passou, infelizmente, de um REMENDO PREVIDENCIÁRIO -PROVISÓRIO-. E mesmo assim, para manter uma boa relação com o LEGISLATIVO, o ministro Paulo Guedes declarou que estava animado com o Congresso -REFORMISTA-. 

 FESTEJOS DO HALLOWEEN

O ministro Guedes, assim como as pedras da minha rua sabem muito bem que este Congresso nada tem de REFORMISTA. Ao contrário: é CONTRARREFORMISTA. Mas, basta o ministro dizer isto para que nem mesmo os REMENDOS venham a ser apreciados, votados e aprovados. Pois, para confirmar -ipsis literis- tudo aquilo que escrevi nos meus editoriais, a PEC que leva o falso nome de -REFORMA ADMINISTRATIVA-, considerada como extremamente importante para o nosso empobrecido Brasil, já está sendo cuidadosamente maquiada para fazer e acontecer nos festejos do HALLOWEEN deste ano.

 DESCARTE

Bingo. Hoje, o relator da PEC da falsa REFORMA ADMINISTRATIVA, deputado Arthur Maia (DEM-BA) disse, ao jornal Valor Econômico, que vai antecipar a apresentação de seu parecer para a semana que vem (a previsão anterior era que o relatório fosse encaminhado até a primeira semana de setembro). Disse mais: “Vamos descartar parte considerável do que veio proposto pelo governo. Será um novo texto”. Que tal?

 GRANDES REFORMAS

Fazendo um exame rápido da situação, o fato é que nenhuma das GRANDES REFORMAS de inúmeras que o Brasil precisa para poder respirar sem a ajuda de aparelhos, será feita de acordo com o exigido. O pior nisto tudo é que ao invés de apontar o LEGISLATIVO como real responsável pela inanição do país, muita gente, de forma equivocada, aponta todos os dedos para o EXECUTIVO dizendo que o governo não tem projetos. 

VANTAGENS ADQUIRIDAS

Ora, se levarmos em conta que a PREVIDÊNCIA foi apenas REMENDADA por vontade da maioria dos deputados e senadores, e como são os mesmos que vão votar as -REFORMAS (?)- ADMINISTRATIVA E A TRIBUTÁRIA, tudo leva a crer, por dedução lógica, que teremos duas CONTRARREFORMAS, o que é pior do que REMENDOS. Resumo: do jeito que as coisas estão acontecendo, uma coisa é certa: a CARGA TRIBUTÁRIA continuará crescendo para que os privilegiados não deixem, jamais, de receber pelas VANTAGENS ADQUIRIDAS. Viva!