Gilberto Simões Pires
INSTITUTO IPSOS
Contrariando totalmente a vontade e, principalmente, os -INTERESSES- da Rede Globo, reconhecida mundo afora como -CANAL OFICIAL DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO LULA-, nesta semana o jornal O Globo publicou uma pesquisa feita pelo -INSTITUTO IPSOS-, dando conta de que 63% dos brasileiros acreditam que o país está “NA DIREÇÃO ERRADA".
A pesquisa foi realizada entre 22 de novembro e 6 de dezembro de 2024, por meio de um painel on-line com 23.287 pessoas de 29 países. No Brasil, participaram cerca de mil respondentes com idades entre 16 e 74 anos. A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais.
ROTA DE COLISÃO
O resultado, que compila a percepção dos entrevistados REFERENTE A 2024, estampa um aumento de 9 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, evidenciando o AUMENTO DA INSATISFAÇÃO NO SEGUNDO ANO DO GOVERNO LULA.
A percepção, altamente NEGATIVA, está diretamente ligada à situação econômica de acordo com a pesquisa “WHAT WORRIES THE WORLD". O Ipsos apontou que dois terços da população (65%) avaliam que a ECONOMIA VAI MAL enquanto apenas 35% enxergam um CENÁRIO POSITIVO. Mais: em comparação com dezembro de 2023, os números pioraram: naquele período, 61% consideravam a economia RUIM, contra 39% que tinham uma VISÃO OTIMISTA, (confesso que não consigo entender que 35% dos brasileiros ainda não perceberam que O BRASIL ESTÁ EM FRANCA -ROTA DE COLISÃO-).
PREOCUPAÇÕES MAIORES
A INFLAÇÃO figura entre as preocupações crescentes dos brasileiros, com 26% das menções, 2 pontos percentuais acima de novembro e 4 a mais do que no ano anterior. Apesar disso, os problemas mais citados pela população permanecem os mesmos: CRIME E VIOLÊNCIA (41%), SAÚDE (38%) e POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL (37%).