• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 17/03/2021
  • Compartilhe:

O PIB E A DESPESA PÚBLICA NA ÚLTIMA DÉCADA

Gilberto Simões Pires

30 ANOS DE GOVERNOS DE CENTRO ESQUERDA

Mesmo sabendo que a turma da esquerda, com o apoio irrestrito e comprometido de grande parte da mídia, sempre fará uso da velha e poderosa NARRATIVA que tem como propósito confundir as mentes dos pobres brasileiros, cujos cérebros foram brutalmente mutilados pelo ENSINO -BOLIVARIANO- defendido e desenvolvido, por décadas, pelo patrono Paulo Freire, ainda assim me proponho a mostrar com NÚMEROS INCONTESTÁVEIS, o que, de fato, restou ao nosso empobrecido Brasil após 30 ANOS de governos de CENTRO-ESQUERDA.  

 EDUCAÇÃO

Começando pela EDUCAÇÃO, quem fornece os resultados pífios são os números do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Aluno). Uma simples olhada é o suficiente para perceber o tamanho da tragédia: o Brasil foi parar, e se manter, com galhardia, nas últimas posições do ranking mundial.

 JUROS ALTOS E DESINDUSTRIALIZAÇÃO

No tocante aos JUROS, a taxa Selic se manteve sempre em níveis altíssimos, o que levou as DESPESAS FINANCEIRAS ao primeiríssimo lugar no item -GASTOS PÚBLICOS- informados através da EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO. Além disso, o nosso empobrecido país foi vítima de um lamentável processo de DESINDUSTRIALIZAÇÃO que durou muitos anos. 

 ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO E ESTATAIS

No quesito CORRUPÇÃO, aí os números já identificam o tamanho da encrenca que se transformou em MARCA REGISTRADA dos governos de CENTRO-ESQUERDA. Mais: as ESTATAIS serviram de modelo e um ótimo motivo para roubalheiras de todo tipo e tamanho, daí o interesse em aumentar ainda mais o número de ESTATAIS ao longo do período. 

 PIB ESTAGNADO

No tocante ao PIB, os números mostram que a economia brasileira ficou praticamente ESTAGNADA. E não raro apresentou índices de RECESSÃO. Isto é a prova provada do quanto a MATRIZ BOLIVARIANA foi desastrosa para o país. Acrescente-se aí, para enorme desespero daqueles que têm algum discernimento, que em meio a uma clara ESTAGNAÇÃO, as DESPESAS DE PESSOAL - ATIVOS E INATIVOS seguiram crescendo ano após ano, sem parar. 

 TRANSFERÊNCIA DE RENDA DO SETOR PRIVADO PARA O SETOR PÚBLICO

SÍNTESE: enquanto a parte da sociedade que FAZ O PRODUTO teve a RENDA PER CAPITA reduzida (-0,8% na última década), a RENDA DOS SERVIDORES PÚBLICOS, cuja DESPESA JÁ É A MAIOR DE TODOS OS GASTOS PÚBLICOS, aumentou fortemente. Uma inquestionável TRANSFERÊNCIA DE RENDA do setor privado para o setor público.

Pois, mesmo diante destas provas incontestáveis, há quem critique, e impeça, com grande ferocidade, a política LIBERAL-DEMOCRÁTICA que o atual governo pretende desenvolver. Mais: ao invés de criticar os equívocos batem com força arrasadora nos acertos. Pode?