Stephen Kanitz
Esse é um dos maiores erros cometidos por nossos intelectuais, economistas e marxistas de esquerda.
O Brasil não é Capitalista porque não temos o capital mínimo e necessário para ele funcionar.
Capitalismo sem Capital simplesmente não funciona, nem “capitalismo” é. Simples assim.
Jovens de esquerda jogam sua juventude fora numa batalha equivocada.
O Socialismo nunca funcionou pela mesma razão, porque até combatem esse capital mínimo e necessário, que é grande contradição do Socialismo que a esquerda custa a perceber.
Sem o capital mínimo necessário as empresas já começam mal, demoram para crescer, quebram na primeira recessão ou crise bancária, nunca chegam ao pleno emprego, nunca tem condições de remunerar trabalhadores e acionistas o justo e necessário.
Quase todas as construtoras brasileiras nos últimos 50 anos começavam sem o capital mínimo necessário, isso era tão óbvio é claro, e quase todas já quebraram.
O grande erro de Karl Marx foi não ter desenvolvido o conceito de “capital mínimo necessário” muito menos o conceito de “Capital Adequado”.
“Karl Marx never discussed “adequate and necessary” capital as a specific subject”. Chat GPT.
Marxistas partem da premissa que o capital é abundante, mas mal distribuído. Capital é escasso quanto mais pobre o país for, justamente o contrário.
É como concluir que antibióticos não funcionam só por que médicos deram doses pequenas.
De fato, na época de Karl Marx, muitas empresas capitalistas começaram subcapitalizadas, especialmente as médias e pequenas, e por isso pagavam mal e atrasado.
Marx, porém, observou a amostra errada e não analisou as 500 maiores da época.
Na minha primeira edição das 500 maiores em 1974 ficou evidente esse fato, e eu publicava uma tabela todo ano alertando nossos economistas deste fato.
Mas isso é má administração financeira e não perversidade capitalista.
A maioria dos brasileiros sequer analisam o “capital mínimo necessário e suficiente” para crescer e os sustentar no seu primeiro emprego
Um erro infantil de início de carreira que pode ser fatal.
Nossos sindicatos fazem greve por maiores salários, mas nunca por maior segurança no trabalho e mais aporte de capital dos acionistas.
A verdade nunca dita é que capitalismo com capital suficiente e adequado mais do que funciona e foi ele que tirou 90% do mundo da pobreza.
Menos para os que vivem no Socialismo onde começam afugentando o capital, proíbem o lucro que lentamente geraria o capital que tanto precisam e mantém o povo em baixa produtividade e pobres.
Como no Brasil.