• Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico
  • 01/02/2019
  • Compartilhe:

FOCO NO LEGISLATIVO

 

APÓLICES DE SEGURO
De tudo que li, ouvi e assisti sobre as graves consequências provocadas pelo rompimento da barragem de Brumadinho, o que mais estranhei é que até o presente momento ninguém fez qualquer referência quanto ao tamanho e abrangência das apólices de seguro obviamente contratadas pela Vale.


SEGURADORAS APAVORADAS
Como a Vale é, no mundo todo, reconhecida como empresa bem administrada, neste momento em que muita gente especula sobre os prejuízos que a tragédia de Brumadinho já causou, e continuará causando por um bom tempo, às atividades da empresa, é importante que seus acionistas saibam o quanto deste prejuízo ficará por conta das -apavoradas- seguradoras.


LEITE DERRAMADO
Enquanto esta importante resposta não vem, e mesmo que todos os noticiários estejam dando total e absoluta atenção à catástrofe que resultou em muitos mortos e/ou desaparecidos, o fato é que, gostando ou não, o leite já está derramado, ou seja, a barragem de Brumadinho já foi rompida e não há como voltar atrás no tempo.


MEDIDAS PREVENTIVAS
Assim, por mais que estejamos muito tristes e amargurados com as perdas (todas) causadas pelo rompimento da barragem, é preciso olhar para frente. Isto significa que não basta apenas ficar buscando culpados pela tragédia. É preciso aprimorar e colocar em prática medidas preventivas, visando diminuir ao máximo a probabilidade de ocorrência de acidentes do tipo.


ATENÇÃO DOBRADA
Como chegamos ao último dia de janeiro, e amanhã, 01 de fevereiro, quando deverão ser eleitos os presidentes da Câmara e do Senado, inicia o ANO LEGISLATIVO BRASILEIRO, tudo que vou fazer daqui para frente é redobrar atenção aos projetos que serão enviados pelo Executivo (governo Bolsonaro) e as consequentes decisões que serão tomadas pelos ocupantes das duas Casas.


REMÉDIOS E TRATAMENTO ADEQUADOS
Como o nosso empobrecido Brasil é vítima escancarada de centenas de TRAGÉDIAS, que destruíram por completo o tecido social e econômico do País, tudo que mais quero é que o novo governo ministre remédios e tratamentos fortes e adequados que resultem em efetiva cura dos nossos males.
Chega de colocar esparadrapos que só escondem do povo brasileiro a gravidade da infecção e do tamanho dos talhos.



PENSAR+ APRESENTA ESTUDO PARA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO 

Ontem, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, se reuniu com seis integrantes do PENSAR+ (Cezar Roedel, Paulo Moura, Percival Puggina, Paulo de Tarso Machado, Ana Paula Megiolaro e Marcos Paulo Quadros). No encontro o Pensar+ entregou em mãos um estudo que o próprio ministro havia solicitado ao pensador Winston Ling, para que o grupo produzisse um documento visando reverter a triste situação da educação do nosso País.
Após o encontro Ricardo Velez escreveu na conta pessoal do Twitter: "Nossas ações têm como base o planejamento e a interlocução com a sociedade. Agradeço aos pesquisadores do Grupo Pensar+ (que tem pensadores em vários estados do País) pelas informações e sugestões para a educação brasileira."
O Pensar+ que estará completando 10 ANOS em julho deste ano, reúne um grupo de pensadores com o objetivo claro de discutir, esclarecer, apresentar e difundir soluções para os problemas do País, sempre levando em conta a necessária relação -CAUSA/EFEITO- no que se refere às mais variadas decisões dos governantes, em todos os níveis.