• Raul Jafet
  • 15/07/2022
  • Compartilhe:

Father and Son (Pai e filho)

Raul Jafet

 

Desde que o mundo é mundo, existem conflitos entre pais e filhos. Na minha adolescência e juventude dos anos 60/70, os rapazes faziam cara de mau, brigavam na rua, tiravam rachas, bebiam Cuba Libre, cabelos compridos, calças boca de sino, escreviam com xixi o nome das namoradas nos muros, os valentões da turma com suas motos envenenadas, aterrorizavam os mais fracos, mas saiam correndo quando a velhinha do 10.o andar descia com cabo de vassoura...as meninas brigavam pelas minissaias, usavam fio dental, exageravam na pintura, enganavam a mamãe, cabulavam aula com as amigas, mas morriam de medo de chegar em casa fora da hora marcada.....ainda havia ao final, certo respeito aos pais e mais velhos.

Cinquenta anos depois, os conflitos continuam, porém muitos filhos estão mais frios, indiferentes, presunçosos, arrogantes.....seus pais são apenas provedores, vistos por eles, como preconceituosos, intolerantes, pouco amistosos.....vejo no ar até certo tom de desprezo.

Não raro ouço pais comentando: "minha filha parece que me odeia" ou "pareço ter um inimigo dentro de casa", "distorce tudo que eu falo, entra por um ouvido, sai pelo outro".

Vivemos num mundo altamente tecnológico, dominado por uma casta de bilionários, dispostos a ditar regras para o que eles acham um mundo perfeito, do politicamente correto, impondo através da grande mídia, dos meios artísticos, uma nova forma de falar, de agir, de pensar.

Absortos pelos games, computadores e celulares, uns se alienam de tudo, como se o país não fosse deles, outros desenvolvem uma ideologia patética e falida, fracassada do século passado, mas que consideram como a forma de salvar o planeta e espalhar justiça social.....quaisquer que sejam as correntes de pensamento, isolam os pais do seu mundo, acusando-os de  AUSENTES, já que na luta pela sobrevivência, lares desfeitos, novas famílias, se sentem postos de lado, e no direito de revidar e se revoltar.

Muitas vezes nos perguntamos: "que país deixaremos para nossos filhos?" mas também "que filhos deixaremos  para nosso país?"

Concluo com parte da letra da imortal composição de CAT STEVENS, "Father and Son"

"Não é hora de fazer uma mudança

It's not time to make a change

Apenas relaxe, vá com calma

Just relax, take it easy

Você ainda é jovem, a culpa é sua

You're still young, that's your fault

Há tanta coisa que você tem que saber.....

There's so much you have to know".....

*       Raul Jafet é jornalista e empresário