Afonso Pires Faria
Quando tudo isso começou e quando terminará isso tudo?
Dependendo da expectativa de solução, devemos prolongar a pesquisa para tão longe da origem quanto a vontade de solucionar.
Penso que o momento político nacional tem origem quando nos deixamos iludir pelas narrativas do presidente Lula eleito pela primeira vez, falando inverdades de ter acabado com a fome no país pelo programa “fome zero”. Até aí nada de ilegal, foi apenas enganação. Os problemas começaram a se agravar quando tentou-se eliminar de forma abrupta e de uma só vez, toda a corrupção no nosso país.
A lei começou a ser corrompida quando se impediu pela primeira vez, o presidente da República de nomear um ministro. Depois foi executada manobra indecente para que a presidente que sofreu impeachment não perdesse seus direitos políticos.
O atentado contra a vida de um candidato virou quase uma simples contravenção e um dos três poderes ganhou musculatura. Impediu-se que o Presidente nomeasse um diretor da PF, que era sua exclusiva atribuição e foi considerado normal.
Este poder, cheio de empoderamento, perdeu o temor e foi em frente. Quando da votação para se implantar o voto impresso, mesmo fora de suas atribuições, atravessou a Praça dos Três Poderes e sem o menor temor de reprimendas, interferiu descaradamente na votação. Depois, nas eleições, agiu sem o menor escrúpulo e sem medo de ser sequer admoestado.
Agora ficou muito difícil retroceder. Seria como fazer um foguete dar ré. Se bem que...