• Sílvio Lopes
  • 20/03/2023
  • Compartilhe:

Chance final

 

Silvio Lopes

        Desde a criação do mundo, temos de certo modo conceitos claros do que sejam (e representem), a luz e as trevas. Tivemos períodos considerados de vigência da luz, como o próprio movimento iluminista do século XVIII, tido como o" século das luzes", e o vasto período da Idade Média (século IV ao XV) taxado como, "século das trevas", de ruínas e flagelos. Nem um, nem outro, seguramente, ou só produziram luz, ou unicamente trevas.

O mundo hoje, se bem observarmos, flerta muito mais com o conceito de trevas que de luz. O Brasil, então, parece mais próximo de se casar definitivamente com o mal (as trevas) ao tempo em que se divorcia espantosa e rapidamente do bem (as luzes).

Vejam que o texto do profeta Isaias (5;20), escrito há milênios, parece ter-se inspirado no que seria Brasil de hoje, tal a disposição de nos entregar, avida e ingenuamente, ao mergulho numa nova era de trevas. Profetizou ele: " Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem de mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; fazem do amargo doce, e do doce, amargo..." Ai dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça".

Não é o que hoje, cristalinamente, vemos acontecer na sociedade brasileira? O certo é decretado errado, o errado, transformado em certo. E ai dos que se atrevam a contestar os "donos da verdade" – serão, impiedosa e cruelmente, lançados na fornalha dos "traidores da única ideologia que, para esses doentes mentais irremediáveis, é capaz de render(?) a desolação e a desgraça do ser humano em sua desventura na terra e lhe reservar o "nirvana" (como no budismo) para desfrute agora mesmo, e aqui.

Que desfaçatez! Quanta hipocrisia e cinismo dessa plêiade de criminosos confessos que sequer coram o rosto quando se dispõe a defender tais e tão sórdidos disparates. Apesar de tudo, e dos brasileiros que tanto ontem como hoje, sequer desconfiam do tamanho da desgraça que decretaram para a nação na eleição passada, vamos resistir. O bem acabará vencendo. É, quem sabe, a chance final que temos de evitar a tragédia que significará deixarmos as trevas prosperarem.

*           O autor, Silvio Lopes, é jornalista e economista.