• Percival Puggina
  • 14/01/2023
  • Compartilhe:

“Campos de concentração digitais”

 

Percival Puggina

         Em nome do amor vencendo o ódio, estamos assistindo a mais odiosa caçada a adversários políticos desde 1978, já lá vai, portanto, quase meio século. É um longo tempo, cujos eventos se contiveram no espaço de vida intelectual ativa de pessoas com menos de 60 anos, atentas aos fatos nacionais. Em outras palavras, apenas os idosos (15% da população brasileira) tiveram experiências em tempos de liberdades restritas. Autoritarismo político em pleno funcionamento está sendo visto e vivido pela primeira vez por 85% dos brasileiros.

Não deveriam estar protestando contra isso? Sempre viveram e conviveram com governos e suas oposições. Sabem que o PT nunca deu moleza a seus adversários. Sempre puderam observar, também, que o PT, se perde uma eleição, seja presidencial, estadual ou municipal, desenrola a campanha padrão do “Fora fulano”, contra o sujeito sentado na cadeira que os petistas ambicionavam. Sempre puderam assistir a maledicência e a destruição moral dos adversários, (muito bem retratados no livro “Assassinato de reputações”, best seller de Romeu Tuma Jr.).

Nunca, porém, essa geração mais jovem assistiu algo como essa sanha acusatória, essa caça às bruxas, essas ameaças públicas, essa criminalização da oposição, essa judicialização total da política, essas declarações de guerra, essas ações concretas de censura e restrição de direitos (inclusive de defesa), essa aplicação cruel de sanções severíssimas contra cidadãos acusados de pretender contra o Estado aquilo que o Estado, objetivamente, está a fazer. Nunca autoritarismo tão explicito foi usado contra um presidente enquanto o acusavam de pretensões ditatoriais...

Perceberam, leitores, que hoje não restam senão uns poucos bons comunicadores de perfil conservador e/ou liberal, em atividade no país? Os demais estão silenciados! Punidos! Investigados! No exílio! Contas bancárias bloqueadas! Demitidos de suas empresas! Tamanho foi o constrangimento que alguns desistiram e mudaram de ramo para viver em paz. As poucas empresas de mídia que não aplaudem de pé o jogo sinistro do topo do poder estão medindo palavras. Escolhendo assuntos.

Os que atuam de modo individual nas redes sociais confinam-se no que alguns, com muita propriedade, têm chamado “campos de concentração digitais”. Tal expressão define de modo adequado esses espaços patrulhados, sem privacidade, farejados por uma polícia digital de cães caçadores de palavras e temas proibidos que atuam para dar recheio aos infindáveis e inescrutáveis inquéritos abertos. Subsistem controlados em “primeira instância” pelas próprias plataformas que usam para expor seu pensamento. Também elas estão alinhadas com as causas e pautas do poder instalado e cuidam de controlar a propagação daquilo que produzem os comunicadores que ainda insistem em usar esses retalhos de liberdade tolerados pela patrulha dos campos de concentração digitais.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


José Rui Sandim Benites -   18/01/2023 09:24:35

Prezado mestre Puggina. Quando se fala do partido que elegeu o presidente (segundo o TSE), sempre um militante, contradiz, seguindo a cartilha: "mas o que foi o regime militar, olha o Bolsonaro, machista, misógino, etc." Nunca dizem dos seus mal feitos. O Lula é o homem mais honesto, um verdadeiro democrata. Todos outros adversários políticos nenhum presta. Como bem descreve o texto acima, quando perdem uma eleição, já começa a demonizar a reputação do ganhador. Que pode ser de qualquer campo (direita, centro ou esquerda). Não estão lembrados. Como o PT criticou o governador Collares e sua esposa Neuza Canabarro, onde o PDT do Lupi (ministro da previdência) agora aliado do PT. Quando ganha uma eleição, coopta por cargos no governo, para ter apoio nas votações no Congresso Nacional. E quando não for por cargo, será por pecúnia, esqueceram do inquérito 470, mensalão, da lava jato o petrolão. Ocorreu amnésia geral na imprensa tradicional. Não sei qual a força que tem o Lula para ser blindado, apesar de um passado de mal feitos. Considerado como um grande político. Que só viveu em sindicatos. Nunca produziu nada com suas mãos. Quer viver administrando do dinheiro do contribuinte brasileiro. Fazendo de tudo para se manter no poder, luxo e riqueza. Endividou o Estado e a população. E continua na mesma toada. Não tem plano B. Só endividar o Estado e aumentar a carga tributária do cidadão brasileiro. Quem ganha a elite do funcionário, entes políticos e amigos do rei. A população paga a conta. Pense aqueles que fizeram o L., tempos sombrios nos esperam. O Brasil será sempre o país do futuro.

Saulo Márcio Azevedo Santos -   17/01/2023 14:42:24

Esse apuro nos comentários, sem exageros, é um dom invejável! Quem tiver alguma capacidade cognitiva, fica imerso em tamanha clareza de pensamento e da descrição da história! Parabéns Puggina!

Nelson -   16/01/2023 17:19:17

É uma tristeza ,constatar isso ,dia a dia, nestes dias . Uma tragédia civilizatória .

Waldemir Fernandes de castro -   16/01/2023 12:26:38

Esse poder de uma única pessoa Alexandre de Moraes,que não foi eleito pelo voto,se dá a blindagem de todos do STF e 90% do congresso,devido à todos responderem por corrupção..Mais grave são as força armadas que a tudo assiste e nada fazem para proteger os Brasileiros.

Gilberto Lupo -   16/01/2023 11:32:02

Seu comentário é uma fotografia nítida e cruel dos tempos em que vivemos. Muito triste ver isso acontecer em nosso pais.

edgard alves feitosa -   16/01/2023 10:31:07

escreva um artigo sobre as prisões arbitrárias; censura total e irrestrita a todos os órgãos de imprensa; cassações e exilios aos milhares; torturas e mortes por puro prazer da ditadura militar .......

Frederico Hagel -   16/01/2023 10:13:28

Excelente artigo Puggina. E o que é possível fazer na sua opinião?

Adriano Kozoroski Reis -   16/01/2023 08:28:57

Certa vez, quando do governo Olívio Dutra no RS, comentaste comigo que o PT era um partido composto por mentirosos. Patético, vc defende um governante que encoraja a destruição do patrimônio público e presta a desinformação quando de políticas públicas de interesse da comunidade. Foi a direita conservadora que sequestrou os recursos em 1990 bem como não respeita o ambiente democrático que a duras penas foi conquistada pela nação. Não adianta afirmar que vc não os defende, pois é isso que predomina em tua coluna semanal. Porém é uma terapia ocupacional saber o que os conservadores promovem em seu ambiente de livre expressão, entretanto me entristece que em nenhum momento o combate a desigualdade se faz presente. Só falta afirmar que os que estavam a esquerda de Cristo na Santa Ceia eram comunistas.

Vitoria Silveira Leonardi -   16/01/2023 08:09:33

Irretocável.

Rubens -   16/01/2023 08:04:22

O que está acontecendo é bem pior do que hou no regime militar, no qual apenas quem participava de alguma forma do movimento revolucionário para implantação do comunismo sofria algum tipo de sanção. O nível de autorismo jamais chegou ao ponto de prender pessoas, inclusive idosos e crianças, apenas por se manifestarem sem oferecer nenhuma ameaça concreta ao estado.

FERNANDO A O PRIETO -   16/01/2023 06:03:18

A situação atual nos lembra também outros tempos, além de 1978, já mencionado: O "Estado Novo", o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), Getúlio Vargas (que teve muitas ações cpndenáveis, mas, pelo menos qté onde eu sei, NÃO ERA LADRÃO, e Filinto Müller (que NÃO ERA juiz)... Permita Deus que saiamos desta sem tragédia maior do que a que já estamos vivendo...

Menelau Santos -   15/01/2023 23:26:47

Márcio Benevides, realmente, estamos voltando a era das receitas de bolo.

Menelau Santos -   15/01/2023 14:51:30

Perfeito. Perfeito. Perfeito. Mas se perguntarem pra mim, eu desminto. Não me comprometa. Meça suas palavras (Programa Jo Soares, década de 70). Quem disse que máquina no tempo não existe.

Hélio Müller -   14/01/2023 16:11:49

Eu gostaria muito de saber de onde vem tanto poder, à ponto de ninguém poder se negar a cumprir as ordens e mandados, sem amparo legal da lei em vigor.

Márcia Benevides Leal -   14/01/2023 15:43:21

Parece que só podemos trocar receitas de bolos.

Ivo Abreu -   14/01/2023 15:41:39

Excelente! Ninguém pode aceitar uma desumanidade quando vê. Todos teremos que lutar pelo fim do poder dessa facção