• Percival Puggina
  • 13/01/2023
  • Compartilhe:

“Até não ficar nada!”

 

Percival Puggina

         Esta é uma batalha pelo futuro da humanidade. Se a liberdade de expressão for perdida na América, tirania é tudo que resta à frente. (Elon Musk)

Todos sabem que sou conservador e liberal, nessa ordem. Como conservador sei que não há vida civilizada sem instituições. Há dois séculos a humanidade descobriu que as instituições do Estado comprometem a vida civilizada quando fazem mau uso de seu poder.

Escrevo sobre sintomas que sinto. No caso, como brasileiro, sou paciente dos males nacionais. Pacientes podem discordar das terapias indicadas pelos médicos; jamais, porém, algum discordou dos próprios sintomas. “Doutor, eu não sinto isso que digo sentir.” Ninguém fala algo assim.

Portanto, só uma pessoa alienada como esse doente imaginário, que perdeu também o juízo, não perceberá os sinais de um avanço contra a liberdade de opinião e de algo ainda pior na perspectiva da política. Refiro-me ao oficializado combate à divergência, até que toda a luz da comunicação parta das bem-remuneradas usinas do oficialismo estatal e a divergência acabe a toco de vela e a troco de feira.

Uma a uma estão caindo as cartas da direita “até não ficar nada”, como na canção A Cartomante de Ivan Lins. Alguém poderia imaginar o debate político brasileiro sem Rodrigo Constantino, um analista arguto, lógico, hábil demolidor de falácias e narrativas enganosas? Quem poderia pensar no “Pingo nos Is” em poucos dias reduzido à atual expressão pálida de si mesmo? Que dizer da Jovem Pan, sem Guilherme Fiuza, Augusto Nunes, Caio Coppola, Cristina Graeml, Ana Paula Henkel, Carla Cecato, Zoé Martinez, Marco Antônio Costa? A solitária coincidência entre as dificuldades enfrentadas pela Revista Oeste, Brasil Paralelo, programa Sem Filtro, Gazeta do Povo, JCO e tantos outros é desafinarem da orquestra e divergirem de seu maestro.

Você já percebeu que os principais comunicadores do país que não sejam de esquerda estão perdendo seus canais nas plataformas por decisões judiciais ou delas próprias? E note-se: a tudo que acabo por descrever nestes pequenos espaço de liberdade, somam-se decisões tomadas pelas direções das empresas confessadamente movidas pelo medo – medo legítimo – de  ilegítimas e desmedidas sanções. Pense que hoje temos uma forma de exílio digital (!) constrangendo comunicadores e parlamentares a usar plataformas no exterior.

Será isso coisa recente? Claro que não. Olhando pelo retrovisor, lá atrás, os grandes grupos de comunicação, ao afinarem seus instrumentos e se tornarem naquilo que o escritor Felix Maier chamou de “imprensa antifas”, no mesmo diapasão e desmazelo ético, despediram seus mais influentes jornalistas não alinhados com as intenções políticas do petismo. Ou isso não aconteceu, ou foram outras coincidências? Pessoalmente, só posso dizer que dessa escalada para a tirania, na rota denunciada por Elon Musk, de fato sinto os sintomas que sinto.     

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

        

        


Vinicius Souza -   18/01/2023 12:31:54

Excelente. Saudades dos HOMENS de 1964 que evitaram a tirania do comunismo no Brasil ????????

Adriano Kozoroski Reis -   16/01/2023 08:21:54

Há limite para liberdade de expressão: jamais prestar a desinformação. Jamai imaginei que a pauta conservadora defenda ideias na intenção de confundir o interesse público. Patético Puggina!

Tito Livio Bereta -   15/01/2023 12:03:55

Há um coringa . Não posso citar o título. Lá se encontram as respostas a tantos porquês. Foi tudo como teoria da conspiração. O papa da lógica nacional,bo homem dos quatro empregos ridicularizava essa teoria. Mas,vse a coisa tem couro de porco, rabo de porco, orelha de porco, duas respostas satisfazem a pergunta:- é porco ou feijoada. No Brasil, a mais indigesta de todas. Os cozinheiros, além de porcalhões, levam ingredientes para casa.

José Rui Sandim Benites -   14/01/2023 13:32:34

O Criador é sábio, tudo tem um fim. E se não tem mais os canais de comunicação, como gostaríamos. No andar dos malfeitores, certamente, irão bater cabeças. Como já está acontecendo nestes primeiros dias do novo governo. O autoritarismo se alimenta de poucos para controlar muitos. Então, já aumentaram o salário da elite do funcionalismo, estes políticos e os amigos do rei. Em 2023 o rombo fiscal é de mais de 200 bilhões. E o ministro da Fazenda, ao invés de cortar gastos, o projeto ê aumentar a carga tributária. Aliás, a única reforma que o governo Lula é a reforma tributária. Leia-se aumento de carga tributária. Nos outros eleitores do Bolsonaro seremos vilipendiados. Esperem um ambiente hostil. Mas não podemos nos intimidar. A mídia tradicional até pensam como mudar a consciência dos Bolsonaristas. Para os mais novos, através da ideologia. Para os mais velhos através de punição. E não falam dos eleitores do Lula. Parece que tiveram uma amnésia coletiva. E o mensalão, Petrolao, o triplex do Guarujá, o Sítio de Atibaia os terrenos e palestras do Instituto Lula. As cadernetas de propinas das construtoras. Os milhões desviados e trazidos para os cofres públicos. Tudo esquecido. Não irão nos calar. Estaremos relembrando. Resistência pela liberdade.

Alfredo Costa -   13/01/2023 20:21:12

Meu caro, se membro fosse da Academia Riograndense de Letras estaria envergonhado. Comparar as atrocidades de Hitler com o que acontece em Brasília mostra duas coisas - ou nunca leu nada sobre nazismo, ou é má fé mesmo. Ao menos, tenha humildade e peça desculpas ao povo judeu que vive no Brasil! Chega de fake news!

Lina -   13/01/2023 17:06:41

Sinto um vazio existencial, não é o vazio de quem busca significado para a vida, mas de quem se vê sequestrada por um buraco que suga sua Pátria, seu chão sagrado, o solo onde seus ancestrais conquistaram a liberdade. Se é sintoma de uma doença, preciso do remédio chamado SENSATEZ.

José Rui Sandim Benites -   13/01/2023 15:43:58

Não mestre Puggina, não vão me intimidar. Continuo na resistência. Não respeitam mais as forças armadas, agora a pouco li um artigo da Isto é, agredindo as forças armadas. Eles estão saindo do armário. Quem não for cooptado como as forças armadas, querem terminar. E quiçá criar uma milícia armada, tipo Gestapo. Não vão conseguir. O Criador é sábio, tudo na vida é finito. Estamos passando por um turbilhão, mas no andar da carroça as batatas vão se acomodar. Eles vão bater cabeças, por mais poder, luxo e riqueza. Nada está perdido. Vamos continuar denunciando os desmando do governo de plantão. A vida já um risco, nada é fácil, temos que persistir. Perdemos batalhas, mas não vamos perder a guerra.

Menelau Santos -   13/01/2023 11:42:06

Excelente e refrescante texto, Professor. Voltamos 50 anos atrás no calendário. E o mais estarrecedor é o silêncio daqueles que viveram os anos de chumbo, ainda vivos, FHC, José Serra, Roberto Freire. Será que Ulisses Guimarães, Leonel Brisola, Gilberto Dimenstein, que já não estão entre nós, ficariam calados? Eu me pergunto.