• Percival Puggina
  • 11/07/2023
  • Compartilhe:

Urgente: A direita precisa de advogados!

 

Percival Puggina

         Precisa muito. E precisa deles já. Transcrevo, a título de curiosidade, a declaração do ministro Luís Roberto Barroso em palestra proferida no dia 5 deste mês aqui em Porto Alegre:

“O Poder Judiciário no Brasil, após a Constituição Federal de 1988, viveu e vive ainda um vertiginoso processo de ascensão institucional. Deixou de ser, já há um tempo, um departamento técnico especializado. Passou a ser um poder político na vida brasileira. Houve mudança na natureza, no papel, na visibilidade, nas expectativas que existem em relação ao Poder Judiciário”.

Não há novidade. Essas palavras expressam um reconhecimento da mudança sofrida pelo STF, ao migrar para um alinhamento petista ao longo das duas primeiras décadas deste século. Todos vimos isso acontecer e o surgimento  em 2018 de uma força política formada por conservadores e liberais tornou isso muito evidente.

Pergunto: por onde andou a tropa choque parlamentar petista, sempre tão combativa, no quadriênio 2019 a 2022? Naquele período, quem respondeu pela oposição e de onde veio o embate mais frontal com o governo? Qualquer pessoa atenta aos fatos sabe que o PT se recolheu à discrição, passando pomada ou pano nas feridas abertas pela Lava Jato e o poder político emergente a que se referiu o ministro Barroso passou a bater de frente com o governo. Era ali que iam os repórteres. Era ali que estavam as notícias. Foi ali que surgiram novas estrelas da poderosa e confortável política dos sem votos, a impor suas devoções e a arrancar louvores da velha imprensa.

O corpo majoritário dentro do Supremo podia exercer seu papel contramajoritário à decisão das urnas de 2018.

Tudo pela democracia... Era ali, pois, que a esquerda enviava emissários com suas petições, ADIs, etc. O Jornal da Manhã do dia 26 de agosto de 2021 contabilizou 123 manifestações do STF (leia aqui e divirta-se) avaliadas como negativas para o governo, algumas das quais estariam impedindo, inclusive, a realização de promessas de campanha consagradas pelo voto popular. O que descrevo ganhou o nome de “judicialização excessiva” numa palestra do ministro Fux, quando presidia o tribunal em 2022.

A direita, atual oposição, está fazendo a mesma coisa? Não. Se essa proposta de Reforma Tributária que chuta o pau da barraca do federalismo brasileiro tivesse sido apresentada no governo anterior, o PT teria permanecido passivo? Não. Como agiria o STF se acionado? Numa outra dimensão do mesmo problema, quantos políticos e comunicadores foram parar nos sacos sem fundo dos inquéritos sem presente e sem futuro abertos pelo ministro Alexandre de Moraes “em defesa da democracia e do estado de direito”?

Pelo viés oposto, não lembro nenhuma iniciativa da atual oposição contra o governo. Ao contrário, o que vi foi o ministro Lewandowski derrubar preceito da lei das estatais e o PT indicar personagens de sua nomenklatura para postos prudentemente vedados a políticos por aquela lei de Michel Temer. Tampouco sei de parlamentares governistas que tenham sido denunciados às comissões de ética de suas casas no Congresso. Nem de ações de indenização por dano moral apresentadas contra políticos e comunicadores de esquerda. A propósito, quantas contradições de Lula em relação a suas promessas de campanha foram apontadas onde isso couber? Ou pode enganar, ganhar os votos e fazer o contrário? Pergunto porque o oposto aconteceu: promessas de campanha de Bolsonaro, aprovadas nas urnas, foram travadas pelo STF.

Há uma fila de denúncias formalizadas pela esquerda com o intuito de cassar mandatos de seus principais oponentes e/ou de torná-los inelegíveis para que não incomodem mais. É o mesmo roteiro que os camaradas Nicolás Maduro e Daniel Ortega adotam em suas “democracias” de narrativa.

Enfim, o que aqui proponho é urgente. Mexam-se os causídicos.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


Sergio Innecco Canavarro Costa -   14/07/2023 10:46:48

Até quando quedaremos inertes aos desmandos do STF que está em confronto direto ao estabelecido na nossa Carta Magna?

José Rui Sandim Benites -   13/07/2023 16:48:53

Está no sistema. Aparelharam o sistema, com pessoas da sua ideologia. O sistema falho, ou distorcido. Criaram a PEC da bengala. Um ministro do STF, pode ficar mais de 20 ou mais de 30 anos, dependendo da idade, decidindo matérias de relevância nacional. Em todos os sentidos da vida nacional. Haja vista, que praticamente, tudo está na Constituição. Com a gastança, sem limite. A parte da sociedade que se abastece com os privilégios da mais alta classe, como da baixa classe vota neste projeto de governo. E a classe média é que mais sofre. Muito embora a classe mais baixa da sociedade, com o tempo deixa de ter as migalhas que este projeto de governo dá, pelo endividamento. O povo não tem uma cultura de poupança, o paradigma do endividamento é do próprio projeto de governo atual. Que sempre gasta mais do que arrecada. Pode ser que o povo que votou neste projeto de governo, se de conta, que não há almoço de graça. Que o trabalho é que gera o capital. E não o contrário. Que um governo tem que gastar de acordo com arrecadação. Tem que pagar o juros e amortizar a dívida. Para dar mais espaço ao orçamento, assim gastar com sustentabilidade. O tempo é que dirá quem tem razão. Tomar que com o tempo a Nação não fique insolvente. E quem vai ganhar com este projeto é a elite do Estado, elite política e amigos do Rei. O povo em geral paga a conta, com tributos compulsórios.

Lucila -   13/07/2023 15:53:17

Os conservadores são muito amadores nesta política imunda que hoje existe no Brasil. E a canhotada nada de braçada.

Duda Trielli -   13/07/2023 11:46:30

Está me parecendo mais um alinhamento. Inúmeros discursos convergindo para a situação. Não existe oposição.

Jorge Fenerich -   13/07/2023 10:49:32

O motivo da ausência de combatentes das causas de direita é a total falta de credibilidade nesta justiça aparelhada e com viès esquerdista escancarado não permitindo nenhum movimento da direita, pagamos por nossos erros!

Eloy Severo -   13/07/2023 09:09:05

Como sempre, muito oportuna. Estamos a deriva.

Dudio -   13/07/2023 08:00:09

Se a direita fosse tão organizada quanto a esquerda, não estaríamos vivendo esse cenário político. Mas no fim das contas, direita e esquerda são dois lados da mesma moeda... duas asas de um mesmo pássaro... ambos subservientes à NWO.

Douglas A Salgado -   13/07/2023 07:47:19

Excelente observação!👏👏👏

Menelau Santos -   11/07/2023 22:19:46

Ler os artigos do Professor Puggina no Brasil atual é como ouvir o adagio do concerto nr. 2 para piano e orquestra de Rachmaninov no meio do show da Anitta.

Manoel Luiz Candemil -   11/07/2023 15:00:06

O Poder Judiciário somente avançou na política porque o congresso permitiu! E não permitiu por puro desleixo! Tudo tem causa!