• Percival Puggina
  • 28/05/2021
  • Compartilhe:

UMA UTOPIA GENEROSA E PERIGOSA

 

Percival Puggina

 

Às vezes encontro pessoas cuja posição política conheço e me surpreendem repetindo o falatório da oposição, afirmando que o Bolsonaro isso, o Bolsonaro aquilo, apontando mancadas do presidente. Alguns ilustram o que dizem mencionando danos supostamente causados por ele à imagem do Brasil. Isso é referido como se tais danos não tivessem outras causas, ou como se o refinamento de Lula e a fulgor intelectual de Dilma tivessem sido ofuscados pelos modos toscos do atual chefe do poder executivo. Não raro, indicam como novidade, o racha da sociedade brasileira. “Vivemos um maniqueísmo”, exclamam.

Sei que esses interlocutores, tanto quanto eu, conhecem os males em médio prazo insanáveis que o falso progressismo causou ao Brasil. A obra de ocupação do território educacional e cultural já conta várias décadas e permanece abertamente operacional. Mais do que na degradação moral causada pela transformação do velho patrimonialismo em um conjunto de organizações criminosas, certamente é nesses dois setores conexos – educação e cultura – que se desenrola sua atividade mais perniciosa.

Sempre que denuncio o mal causado por Paulo Freire à juventude brasileira, esquerdistas me contestam mencionando as luzes que a ribalta companheira ou camarada ainda hoje acende para ele no cenário internacional. Falam da experiência alfabetizadora de Angicos e alegam que seu método nunca foi aplicado no Brasil. Também em Angicos, aliás, passados os 40 dias da aparatosa exibição, os alunos avaliados em alfabetização e politização saíram-se melhor nesta do que naquela. A política em primeiro lugar...

O estrago causado por Paulo Freire, sempre esteve em ter capturado para a pedagogia o que havia de mais destrutivo na filosofia, na sociologia e no pensamento político de seu tempo. Tanto foram e permanecem extensivos e dominantes esses paradigmas que a atrasada e decadente Educação em nosso país o tem por patrono! Como unir esforços com trabalhadores em educação?

O maniqueísmo que alguns almejam derrotar não é obra dos conservadores e liberais brasileiros, politicamente omissos até 2014. Com persistência que faz lembrar os construtores de grandes muralhas, os falsos progressistas foram dividindo a nação como obra das próprias mãos. Sem encontrar resistências! Estas só surgiram quando conservadores e liberais, olhando os escombros da sociedade, se perceberam maioria irresponsavelmente omissa, silenciosa e derrotada.

O enfrentamento hoje instalado no Brasil precisa se manter nos âmbitos devidos – da cultura, da educação e da política – para que maiores males sejam evitados. Portanto, atenção, leitor: entrar nesse contexto com apito na boca, com a neutralidade e o desinteresse dos árbitros em relação ao resultado da partida, ou querer encerrar o jogo para uma imaginária confraternização dos “atletas” é generosa, inútil e, como sempre, perigosa utopia. Deus abençoe e fortaleça os conservadores e liberais brasileiros.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Carlos Edison Fernandes Domingues -   02/06/2021 10:47:44

PUGGINA Conforta-me reler este artigo. Há 70 anos estabeleci um ideário partidário. Filiei-me na ala moça do Partido Libertador. Posteriormente, na companhia de João Dêntice, fundamos o Partido Popular sob a liderança de Tancredo Neves. Mais recentemente, em Santa Maria, acompanhando p Prof. Tabajara da Costa estruturamos o P.S.D.B. onde fui, permanente, membro do Diretório e Presidente. Por não concordar com manifestações de líder nacional ontem encaminhei para a Justiça Eleitoral minha desfiliação partidária. Não pretendo desistir do combate e sirvo-me do ensinamento de George C. Lichtenberg " Mudar de opinião exige mais coragem do que aferrar-se a ela " Carlos Edison Domingues

Antoniofernandoalves -   31/05/2021 12:55:58

como sempre nos seus textos perfeito na análise dos fatos desse nosso BRASIL

DIMAS NASCIMENTO -   29/05/2021 22:28:37

Inspiradora sua lucidez na interpretação e descrição dos fatos.

Vanderlei -   29/05/2021 22:27:18

O estrago educacional e cultural no Brasil reflete exatamente na política. Nossos congressistas, uma casta extremamente privilegiada, é colocada lá, em sua grande maioria, pela população envolvida com a educação e cultura que temos praticamente nos últimos trinta anos. Antes já era ruim e de lá para cá só piorou. Ou seja, deterioração da educação, da cultura e também da religião. Se não mudarmos culturalmente e educacionalmente o Brasil, continuaremos com os mesmos congressistas de sempre, e pior ainda, com uma “Constituição Parlamentarista”, tocada por um Presidente - mas nem tanto, e o famigerado sistema brasileiro de "troca de favores" ou "toma-lá-dá-cá", este sim comandado pelo “Centrão”. Em resumo, o Presidente da República é um “aprisionado” ao Congresso Nacional. Congresso este que nós elegemos. E este é o grande problema que o povo terá um dia que resolver, se quiser um país desenvolvido.

Helvécio Gouvêa Neto -   29/05/2021 17:25:25

Suprema tortura do ensino tradicional para um Pauolofreirista: 7X8?

Ariovaldo -   29/05/2021 01:49:57

A luta por um Brasil soberano e livre da esquerda maldita levará um tempo mais acabaremos vencendo por sermos patriotas!!!

Lenice Arruda -   29/05/2021 01:25:34

Sou gaúcha de Uruguaiana , e tantas décadas me separam de minha terra .... Mas faço um exercício periódico de curtir seu bom senso , clareza , inteligência e coerência política , que eram a marca registrada do intelectual gaúcho de outrora , através de seus textos e pensamentos divididos conosco ! Obrigada , Mestre Puggina , por reforçar a nossa coerência !

Jorge -   28/05/2021 21:24:37

Fato. Nos conservadores fomos alijados do discurso político nas últimas décadas. Prevaleceu o "falso progressismo" que se apropriou do discurso e conquistou "corações e mentes". Retomar o "lugar de fala" com discursinho amistoso não nos levará a lugar nenhum. O adversário terá que ser combatido nas suas próprias trincheiras. Parabéns ao articulista. Brilhante como sempre.

Elisabeth Leme -   28/05/2021 16:41:46

PS. O método não tinha nada de diferente era silabação pura e simples, Paulo Freire nem sabia que a lingua portuguesa não é silabica e sim alfabetica ritmica.

Elisabeth Leme -   28/05/2021 16:38:43

"alegam que seu método nunca foi aplicado no Brasil." Em 1970 eu recem formada professora fui trabalhar no MOBRAL, com o tão falado método Paulo Freire. O governo militar tinha com prado o metodo e confeccionado todo o material ( para alunos e professores) para serem usados em sala de aula. Com a promessa de alfabetização em 60 dias. Ate alguns anos eu tinha guardado o material e arependo-me de ter dado fim, hoje poderia esfregar na "cara" desses idiotas. Esse é meu testemunho gozo das plenas faculdades mentais e físicas. Esse metodo visava uma revolução.

felipe luiz ribeiro daiello -   28/05/2021 15:59:46

Importante mostrar que as ideias superam o homem.

Humberto Bueno Bello -   28/05/2021 15:01:18

Mestre Pugina. Seu texto, e de outros autores que são postados em sua página, além de seguirem a norma culta da língua portuguesa (alguns na NET têm essa preocupação), são de clareza e lógica inquestionáveis, o que, infelizmente, de nada adianta para os "progressistas" pois são elementos textuais desprezados por eles. Contrapondo-se à clareza temos os textos freirianos e à lógica temos a "Democracia" Venezuelana e "otras cositas mas." Sucesso e Paz!!

Ana Cristina Reis -   28/05/2021 14:59:10

Ok, ninguém é obrigado a gostar de ninguém. O que me incomoda, muito, é o fato de pessoas (amigos próximos, que eu conheço há anos) que tem o mesmo nível de entendimento que o meu (é o que eu penso), o mesmo nível de conhecimento e educação formal que o meu, jogar tanta pedra no presidente e serem incapazes de elogiar o muito que está sendo feito no e pelo Brasil. Sinto, sinceramente, pena dessas pessoas. Passo batido nos comentários desqualificantes que postam abaixo das minhas postagens. Inclusive de artigos seus, bem escritos, lúcidos e coerentes. Mas é o que temos para hoje. Obrigada, continue escrevendo e compartilhando suas opiniões. Abs

Joao Ito -   28/05/2021 14:14:53

Como sempre, bastante preciso no diagnóstico e sugestões. Parabéns professor!!!!!!!

Gióia Bispo -   28/05/2021 13:57:55

Excelente texto, como sempre.

Darcy Orlando Campos -   28/05/2021 12:23:40

Muito obrigado pelos textos. Leio-os todos. Meus votos sempre maiores de sucesso.