• Percival Puggina
  • 02/07/2023
  • Compartilhe:

Uma estrada perigosa

 

Percival Puggina

         Antigamente, editavam-se almanaques com intuito pedagógico destinados ao público infantil. Sempre incluíam afazeres, como o clássico “encontrar a diferença” entre duas imagens aparentemente idênticas. Outro, bem mais fácil, era o exercício de “juntar os pontinhos”. Enquanto a criança ia ligando ponto a ponto, desenhava um objeto qualquer. Na maior parte dos casos era desnecessário riscar para antever o que ali estava representado.

Penso que o brasileiro está nessa situação, juntando os pontinhos de um projeto que lhe impuseram, não se requerendo muito talento para saber que o desenho não é de boa inspiração.

Nas ditaduras e nos regimes totalitários – comunismo, fascismo e nazismo – quem está no poder diz fazer com a melhor das intenções o mal que deveras faz. Hitler organizou o estado nazista para “defender a ordem, o Direito e a Liberdade”. Stalin foi um monstro e teve seus crimes revelados por Krushchev em 1956. Contudo, em anos bem recentes, comédias e obras sérias sobre seus crimes foram censuradas sob a alegação de “depreciarem a luta contra o fascismo”. Afinal, alegam os censores russos, sob Stalin a URSS venceu a guerra contra Hitler no front oriental. O elogio em boca própria, vitupério da censura, é a falsa nobreza de suas intenções.  Em 2018, a deputada russa e ex-atriz Yelena Drakova, conclamou: “Nós devemos começar a viver com leis dos tempos de guerra”.

Juntando os pontinhos do desenho que tenho diante dos olhos, observo que os ministros de nossas Cortes, como escrevi outro dia, iniciam suas manifestações, decisões e votos, apontando como bases supostas guerras institucionais – terrorismo, golpismo, conspirações, fake news.  Bem ao gosto da deputada Yelena. São generais de uma guerra particular contra inimigos indefesos. E por aí vão novos pontinhos.

O presidente da República pontua a parte que lhe cabe com a calorosa e generosa recepção ao camarada Maduro e a proclamação do caráter relativo da democracia. Ora, tudo que é relativo atrela essa condição a algo que lhe é absoluto. É fácil entender o motivo pelo qual nenhum jornalista formulou diretamente a Lula a pergunta tão óbvia quanto urgente sobre qual a natureza desse poderoso absoluto. E vão os pontos desenhando a estrada.

Foi por coincidir com esse desenho que o Foro de São Paulo se reuniu em Brasília. Foi por isso que a presidente da sessão de abertura tanto agradeceu a Lula e que Lula declarou, entre alegres risos e aplausos, que não se importa de ser identificado como comunista. Fica bem enquadrado no desenho haver ele dito nessa manifestação oficial e formal aos camaradas presentes: “Aqui no Brasil, nós enfrentamos o discurso do costume, o discurso da família, o discurso do patriotismo. Ou seja, aqui nós enfrentamos o discurso de tudo aquilo que a gente aprendeu historicamente a combater”.  Vá juntando os pontinhos aí, caro leitor.

Novos pontos chegam e continuarão chegando cotidianamente, desenhando a perigosa estrada por onde somos conduzidos. Ponto a ponto, a esquerda festeja, e se diverte, e ressoa como o coral de Brecht na peça “A medida punitiva”. Enquanto junto pontos, leio o “Discurso da servidão voluntária”, obra de Etienne de la Boétie (1554). Com um trecho dele, encerro estas linhas e seus pontos.

“Mas ó, bom Deus! Que fenômeno estranho é esse? Que nome devemos dar a ele? Qual a natureza desse infortúnio? Qual é o vício, ou melhor, qual a degradação? Ver uma infinita multidão não apenas obedecendo, mas levada ao servilismo? Não governada, mas tiranizada?”.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 

 


Oscar Medeiros Ramos -   03/07/2023 14:40:36

A realidade está muito bem descrita, mas qual a saida democratica que nos resta, quando vemos um Congresso Nacional submisso e vendido ??? Como combater a ditadura do Judiciário ??? Daqui a pouco, para nos mantermos livres, só restará a pior das opções ...

Menelau Santos -   03/07/2023 13:40:15

Estas tuas comparações são maravilhosas. Não sei onde no Evangelho Jesus alerta para os sinais dos tempos. A gente olha as nuvens no céu e sabe se vai chover. É verdade, é só olhar o movimento dessa cambada pra saber aonde eles querem ir. abraço

Antonio Fallavena -   03/07/2023 13:09:53

Nossa tarefa deve ser qualificar eleitores!!! No comunismo, só existe o partido do poder. No nosso sistema, cheio e recheado de problemas e erros, ainda votamos. E não nos esqueçamos: existente dezenas de partidos! Foi isto que construiu o "centrão"! Ora, quando se lê, desapaixonadamente, comentários em redes, blogs, chats e tantos outros espaços, a imensa maioria contem desinformações e palpites. Já, opiniões sérias e reais são raras, cada vez mais. Nos últimos dias, político de "direita" criaram o Foro Brasil para combater o Foro de São Paulo. Note: "políticos de direita criam Foro Brasil". E seus mandatos servem para que? Ora, uma sociedade que não consegue se organizar, compreender o que está acontecendo e buscar melhores conhecimentos, fará o que? Desculpe a franqueza, mas nossos problemas iniciam em nós mesmos! Olhando-se os integrantes dos executivos e legislativos, nos três níveis, é fácil enxergar o que colocaram nas urnas! A democracia vive do voto do eleitor. Sem qualidade nele, sem qualidade nela!!! Antonio Fallavena

Everton Marc -   03/07/2023 13:00:59

Caro Puggina. Como é bom ver os seus artigos. Sempre lúcidos e questionando o momento cinzento que vivemos. Temos que nos unir e perseverar contra essa tentativa clara de implantar o comunismo no nosso Brasil. Parabéns.

Jorge Coelho -   03/07/2023 11:31:29

Excelente texto para começarmos esta semana, com projetos de resistência a estes demandos absurdos que ocorrem no país. O momento exige cautela, coragem, mais jamais covardia!

Carlos Savio -   03/07/2023 10:36:10

O fim dos ditadores pode ser sempre o mesmo. A questão é que eles e seus substitutos ficam décadas e décadas no poder.

Luiz Carlos Frantz -   03/07/2023 10:21:23

Muito bom! Parabéns!

Stellamaris Guimarães -   03/07/2023 10:15:52

Infelizmente nós… o povo , estamos indo para o matadouro sem a menor RESISTÊNCIA… já vi este “ filme antes”…🤔🥴

Eloy Severo -   03/07/2023 08:38:07

Muito oportuna.

Flavio Mansur -   03/07/2023 08:35:47

Parabéns, certeiro

Gerson Carvalho Novaes -   03/07/2023 08:10:21

Uma verdadeira macacada está no poder. São aquele bando de macacos - pulam de galho em galho procurando uma oportunidade para fazer traquinagens; Roubam as bananas uns dos outros, eles se esbofeteiam, ‘correm’ atrás furiosos dos atrevidos como se eles também não fossem; o idioma dos macacos é ininteligível, mas pode-se presumir que há xingamentos de todos os tipos e intensidades. O quadro se completa com aquela barulheira característica infernal que todos já devem ter visto em filmes e documentários… Aguardo ansioso, mas sereno: essa bomba vai explodir…

Armando Micelli -   03/07/2023 08:05:21

Bom dia Percival. Ótima a crônica desta segunda-feira. Clara, corajosa e esclarecedora. Não sei de onde virá a reação a esta trajetória tão bem alinhavada por você. Sei, no entanto, que é próprio do nosso povo a calma e a paciência. Sei que nunca fomos servis ou covardes. Nós vamos virar este jogo. Que bom tê-lo ao nosso lado.

CAD -   02/07/2023 18:37:55

https://www.defesanet.com.br/ghbr/noticia/1053606/stephen-kanitz-ninguem-compreendeu-a-figura-de-jair-bolsonaro/ = MEU RESPEITO e ADMIRAÇÃO.

César Silva -   02/07/2023 17:09:28

O fim dos ditadores é sempre o mesmo. Espero um rápido fim pra esse atual. Dele e de todos assessores, em todos os poderes.

Regina Célia Rodrigues -   02/07/2023 14:50:22

Texto genial. Sr. Puggina seus artigos mostram a real situação de nosso País. Que Deus tenha misericórdia de nós. Vamos confiar em Deus, pois na atual conjuntura só Ele mesmo pra mudar esse jogo. Abraços.

Margarida Fideles -   02/07/2023 13:35:42

Deus lhe abençoe