• Percival Puggina
  • 10/07/2023
  • Compartilhe:

Um leitor "cristão comunista"

 

Percival Puggina

         Um leitor contrariado, desses que vai mensagem e vem mensagem, se declarou "defensor do comunismo cristão”, dizendo-se orgulhoso de tal convicção assumida com base na “regra dos primeiros apóstolos". Ele a explicitou e eu a transcrevo abaixo:  

" A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um." (Atos dos Apóstolos 4, 32-35)

Queria ter um real por vez que ouvi a citação acima, ao longo de mais de meio século, por seguidores da tal teologia da libertação. De início, essa interpretação era qualificada como "leitura do Evangelho com chave marxista". Aos poucos, foi ganhando status de reflexão teológica e derivando para inevitáveis apostasias e heresias. Mas essa é outra história. O que importa é entendermos a que se refere o texto em questão.

Perceber que estamos diante do relato de uma experiência não exige grande capacidade de análise.  Basta saber ler. Ademais, trata-se de uma experiência singular, que não se reproduziu em qualquer outra das comunidades de fiéis daqueles primeiros momentos do cristianismo. Uma vez mencionado, o episódio não retorna à pauta, permitindo presumir que terminou com o fim do estoque. Os estudiosos mais interessados na verdade do que na utilização das Escrituras para fins ideológicos e políticos entendem que aquele grupo inicial de cristãos de Jerusalém estava convencido de que a volta de Jesus para o Juízo e para o fim dos tempos era coisa imediata. Provisões para o futuro não teriam, pois, serventia alguma.

O apóstolo Paulo nos socorre na compreensão daqueles primeiros momentos da Igreja quando menciona que as "comunidades da Macedônia e da Acaia houveram por bem fazer uma coleta para os irmãos de Jerusalém que se acham em pobreza" (Rom 15,26). Referências a essas dificuldades se repetem aos Coríntios (2 Cor 9,7). A célebre sentença do apóstolo Paulo – "Quem não trabalha que não coma." (2 Tes 3,10) – também se relaciona com o fato e mostra que aquele "comunismo" favorecia ao ócio. Ou seja, as coisas não iam muito bem por lá. Passara a haver necessidades e necessitados, ociosos e oportunistas.

Foi o que expus ao meu leitor fã do "comunismo cristão primitivo" sobre a perspectiva histórica. Na perspectiva doutrinária, acrescentei ser preciso muita imaginação para supor que, ante as circunstâncias daquele momento, a pequena comunidade dos cristãos de Jerusalém estivesse empenhada em propor à humanidade e aos milênios seguintes uma ordem econômica e social. Deduzi-lo do relato acima é puro devaneio ideológico, com severos riscos de revelar farisaísmo se não for aplicado à vida concreta de quem o propõe aos demais. Em outras palavras, como aconselhei ao leitor, em vez de oferecer o modelo de repartição aos povos e nações, aos outros, enfim, ele deveria aplicar a si mesmo.  Bastava-lhe reunir outros que pensassem assim, juntarem os respectivos trecos e partilharem tudo. Dado que discursos propondo comunismo ao mundo não faltam em parte alguma, não lhe seria difícil reunir parceiros para viverem segundo sua regra. Lula e os seus devotos certamente estariam interessados. Em resumo: quem pensa como esse meu leitor, comece dando o exemplo e partilhando o que lhe pertence. Num infinito silêncio, encerra-se o debate.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Dirceu -   11/07/2023 19:08:03

Não conheço um sequer desses dementes, desprovidos de raciocínio e entendimento do que lêem, ouvem ou vêem que tenha sido tão humano a ponto de vender tudo o que possui ou doar a quem necessite. Sempre querem dividir o que é dos outros e participar do mote. É canalhice na quarta potência.

Danubio Edon Franco -   11/07/2023 15:53:13

Tocaste na ferida. É fácil propor aos outros a divisão de seus bens com os necessitados. Agora, dividir os dele não é uma boa ideia.

Arthur Alexandre Tabbal -   11/07/2023 13:06:54

Que beleza um mundo em que todos dividem o que têm. Só que os bens compartilhados, em seguida irão se exaurir. E quem os irá produzir? Os adeptos desse comunismo só pensam em dividir os bens dos outros. Que beleza uma vida sem responsabilidade exceto a de cobrar dos outros!!!

Dalia Schneider -   11/07/2023 13:04:53

O que chama atenção é que em geral são pessoas “cristãs comunistas “com posses com a proposta de dividir aquilo que é dos outros e ñ o seu. Em Brasília, em algumas Igrejas e até nas Universidades encontramos muitos.

Silas Chaves -   11/07/2023 12:55:33

Correta a interpretação contextual da passagem bíblica. O Reino, anunciado pelos profetas de Israel, reverberado por João, o Batista, pelo próprio Jesus e os 12 apóstolos, foi adiado por causa da rejeição de Israel (Atos 7 sendo o ponto culminante dessa rejeição), ocasionando a queda de Israel (não final e temporária, Romanos 11) e o "levantamento" da Igreja, o Corpo de Cristo (Romanos 11.-11-12, 25-26). As condições indicadas no texto trazido pelo "cristão comunista" referem-se àquela situação especialísma do anuncio final do reino em Atos 2-6 e sua rejeição em Atos 7. Como o estimado articulista apontou, não implantado o reino, a pobreza se abateu sobre a Igreja de Jerusalém, a única em que o "tal comunismo" ocorreu, sendo necessário o socorro dos cristãos membros da Igreja para lhes matar a fome. "Cristão comunista" é piada fruto de ignorância das Escrituras e dos cem milhões de mortos produzidos por essa "doutrina" infernal.

IVONE DOSSIN ZANROSSO -   11/07/2023 12:19:09

Perfeito!!!

Mila Kette -   11/07/2023 11:45:49

Impressionante a similaridade, uniformidade mesmo, do "pensamento" esquerdista. Aqui nos US é a mesma coisa. A turma da gauche adora citar a Bíblia--que nunca leram ou compreendem--a fim de embasar suas crenças. Enquanto isso, metem o pau nos Cristãos.

MARCO ANTONIO GEIB -   11/07/2023 11:11:18

- Mestre, este defensor do comunismo cristão de ser de origem os tempos da "Teologia da Libertação, comunidades eclesiais de base, etc. Aqui no Brasil representada pelo Frei BOFF (excomungado da Igreja) e outros Bispos. Chegamos a convidar o Frei Boaventura Kloppenburg, defensor da Fé Católica, que era radicalmente contra estes casos a dar uma palestra em nossa Cidade. O fato não aconteceu porque aqui é uma Diocese e o convite deveria partir do Bispo local .. e não partiu. Mas graças a Deus, em 6 de Agosto de 1993, o Santo Papa João Paulo II emitiu a Encíclica "Veritatis Splendor"(O Esplendor da Verdade), que colocou as coisas nos devidos lugares. Então,.... como dizes que esta pessoa que comece a distribuir os seus bens.... como exemplo.

Sergio Augusto Silva de Aquino -   11/07/2023 10:22:07

Parabéns por mais esse excelente artigo que desmonta falsas narrativas e atinge em cheio a hipocrisia esquerdista.

Primo Brunetto -   11/07/2023 10:18:35

Matou a pau.

Miguel Angelo Bernardi -   11/07/2023 10:05:10

Todos os que falam de comunismo e socialismo estão referindo-se aos bens dos outros, nunca aos seus.

Eloy Severo -   11/07/2023 09:33:51

Tem idiota p/todos os gostos.

Fernando Bertuol -   11/07/2023 09:05:44

Para os comunistas, sempre dividir o que é dos outros. Hipocrisia pura

José Vicente -   11/07/2023 08:10:36

A propriedade privada é o fundamento da civilização. Somente os animais (embora nem todos) a desconhecem. O macaco que rouba banana na feira acha que é seu aquilo que está, simplesmente, a seu alcance. Comunista age da mesma forma. São hienas à espreita de tomar a presa do leão.

FERNANDO A O PRIETO -   11/07/2023 04:59:42

Muito bom, como de costume! Deus o abençoe por ser uma voz que fala a verdade, e o preserve, para termos o gosto de lê-lo por muito tempo!

Menelau Santos -   10/07/2023 23:12:14

Pelo pouco que conheço da Biblia, Jesus nunca propôs a mudança da sociedade, mas a mudança do indivíduo. Texto maravilhosamente didático.

Vitor Mario Scipioni Chiesa -   10/07/2023 18:04:50

Mestre, só me falta dizer que o de cujus era adesguiano "arrependido". Ufa!