• Percival Puggina
  • 23/03/2018
  • Compartilhe:

STF, UMA VISÃO DO INFERNO

 

 Não, três vezes não! Eles não farão um Brasil à sua hedionda imagem e semelhança.

Nesta noite de 22 de março, enquanto escrevo, sinto o coração apertado. Sei que, neste momento, os ratos se regozijam nos porões do submundo e os grandes abutres festejam nas iluminadas coberturas do poder. Aos olhos escandalizados da nação, o STF testemunhou contra si mesmo. Falou aos trancos com o “humanitário” Gilmar Mendes. Soprou vaidade e ironia matreira com Marco Aurélio Mello. Tartamudeou e olhou assustado com Rosa Weber. Perdeu resquícios de pudor militante e se fantasiou de amor ao próximo com Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. Deu razão a Saulo Ramos com os floreios monocórdios de Celso de Mello.

Enquanto confessavam suas culpas e exaltavam a impunidade, viralizava o crime, a corrupção e o pandemônio moral. Suas palavras nos aprisionavam ainda mais, corroendo esperanças que juízes de verdade haviam plantado em nossas almas. Acabamos o dia numa cidadania vã, sugados feito bagaço, desprovidos de qualquer poder e capturados pelo mecanismo que nos tomou como servos submissos, pagadores das contas que não cessam de nos impor. Ironicamente, queriam convencer-nos de que era tudo para o nosso bem e que impunidade também pode ser chamada – vejam o sacrilégio! – de liberdade. Ora, isso é tão ridículo que não prosperará!

Reconheço. Assim como, em Cuba, tive medo do Estado, esta tarde tive medo aqui. Medo de também nos tomarem a esperança. Senti a dormência de sua perda e me lembrei das palavras lidas por Dante no sinistro portal do Inferno: “Por mim se vai a cidade dolente; por mim se vai a eterna dor; por mim se vai a perdida gente...”. E, ao fim do verso, a sentença terrível que, há sete séculos, ecoa com letras escuras nas horas sombrias: “Lasciate ogni speranza voi ch’entrate” (Deixai toda esperança, vós que entrais).

Não exagero, leitor amigo. Ali estava, mesmo, o portal do Averno, do Inframundo. Cinco dos sete pecados capitais eram encenados por uma tribo de togas. Os dardos da ira cruzavam o salão como tiroteio na favela. A soberba se refestelava na própria voz. Ah, o poder sem freios! A inveja se esbaforia entre duas malquerenças: a do brilho e a da altivez. A preguiça, sim ela, fez parar a sessão às 18 horas; ela mesma admitiu as férias pascais. A avareza fremia de cupidez, olhos postos nos bilhões em honorários que se derramarão para a imediata soltura de milhares de criminosos endinheirados, já cumprindo pena de prisão por condenação em segunda instância. São sentenciados cujas condenações extinguiram completamente a presunção de inocência, mas em relação às quais não se completou – e talvez não se complete jamais – o rito do trânsito em julgado. Ao menos enquanto houver talão de cheques com fundos suficientes para puxar os cordéis da impunidade.

Todavia, não! Este é o país de Bonifácio, de Pedro II, de Nabuco, de Caxias! Esse STF fala por si e haverá de passar! Os corruptos não nos convencem nem nos vencem. Trouxeram-nos aos umbrais do Inferno. Exibiram-nos o portal de Dante. Que entrem sozinhos. Perseveraremos.

______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

  


Teresa Camisão -   31/03/2018 13:10:05

Parabéns Puggina, vc é sensacional!!!! Vc consegue através de pontos, vírgulas e até em latim, traduzir c/clareza toda essa sujeira que tomou conta do nosso Brasil. Que possamos sonhar com dias melhores, mas está difícil.....Abç.

Silvia -   27/03/2018 20:32:02

Como sempre, excelente texto Sr. Puggina. Sr. José João de Espíndola, gostaria de ver seu comentário publicado, para que mais pessoas de bem possam ter a oportunidade de lê-lo. Parabéns aos Senhores, por colocarem com tanta propriedade, o que cada brasileiro patriota

Jose Guilherme Schossland -   27/03/2018 18:02:36

"Abrolhos!" - Quem controla os multilaterais "movimentos"? Assimilem: http://www.espada.eti.br/n1015.asp http://www.espada.eti.br/onu.asp. http://www.espada.eti.br/ce1073.asp http://www.espada.eti.br/fagan.asp http://www.espada.eti.br/futuro-2.asp

MARILZA BARBOZA -   27/03/2018 13:50:51

Ah!!! Moraríamos em outro BRASIL, se houvessem mais brasileiros patriotas como este, que comacesso a mídia não se acovardam. Parabéns Puggina

Tadeu de Araújo -   27/03/2018 00:58:39

Do nosso ponto de vista, o STF é a maior vergonha do Judiciário brasileiro. Assim pensamos, pois aquela corte de injustiça, é especialista em arquivar inquéritos e deixar prescreverem processos dos corruptos do colarinho branco, que fazem a política partidária podre nacional.

Eliseu Gomes Torres -   26/03/2018 19:31:25

Quando despi a toga que honrei como Juiz e que continuo a honrar como advogado, jurei que sempre defenderia a Justiça de meu país,último baluarte dos injustiçados . Hoje, aos 84 anos, sofro essa dolorosa decepção que me leva a acreditar que o derradeiro baluarte da Justiça - a Suprema Corte - cedeu ao roubo, à prepotência e à mistificação. Quem não vê esse triste personagem, Lulla, ameaçando seus julgadores e aos que o denunciara m? Quem não sente o malefício que esse homem causou e ainda pode causar à nacionalidade ?

Ivan Svab Neto -   26/03/2018 16:42:36

PREGUIÇA NOSSAAAAA....eles não vão fazer nd por nós....Cerquem Câmaras e Palácios diariamente... aee eles começam a ver e acreditar que realmente nos importamos com NÓS....PAÍS..quem sabe até comecem a trabalhar......

Jose Guilherme Schossland -   26/03/2018 15:53:07

Ha diferença? https://www.google.com.br/search?biw=600&bih=375&tbm=isch&sa=1&ei=jha5WvGhGoL6wgT6g4_QBA&q=stj+e+o+olho+que+tudo+ve&oq=stj+e+o+olho&gs_l=mobile-gws-img.1.0.35i39.22456.26591..28075...0....159.1203.0j9..........1..mobile-gws-wiz-img.......0j0i67j0i8i30j0i24j0i13.8%2BSsg7jnTFs%3D

Jose Guilherme Schossland -   26/03/2018 13:36:58

STF, um couraçado “aplica-dor”, das “leis maritimas da coroa”, segundo: Adendos, em: https://m.youtube.com/watch?t=2s&v=qnvtCVMT_2A https://m.youtube.com/watch?v=ZcBVRXSJTpM

Jose Guilherme Schossland -   26/03/2018 12:27:53

Ca comigo pensei e indago: Pericias nao constataram a existencia de nenhuma digital do Lula e familia nesses locais, aventados como de sua propriedade?

Genaro Faria -   26/03/2018 11:24:51

Exemplo de cinismo sob capas vetustas de fantasia no baile da ilha fiscal do estado de direito. Corte de quem? do rei Babalula. Nenhum povo merece esse achincalhe. As instituições da república funcionam regularmente ... para sustentar a quadrilha que opera a demolição deste país.

Sebastião -   26/03/2018 00:59:58

Que rabisco hein! Dessa vez até foi poético. E, de forma brilhante, mais uma vez, conseguiu expressar o sentimento de muitos de nós, pagadores de impostos, abandonados nessa ilha de banditismo desenfreado, financiadores dessa miríade de patifes de toga, e desses engravatados que zombam nas nossas faces. Estou começando a achar que vai ser preciso uma ruptura dolorosa, tal qual a de 64, pra que se faça como num HD corrompido, formatando (de novo) esse tal de Brasil. Grande abraço!

Alfredo Luiz Mosena -   25/03/2018 22:21:31

Texto que quase todos ou a maioria escreveria diante do que estamos assistindo em nosso país. Talvez não com a mesma retórica, com a mesma eloquência, mas, com a mesma indignação. Quando eu era jovem, sonhava com um Brasil melhor. Agora que sou velho, continuo sonhando, mas, sem aquele entusiasmo.

Terezinha -   25/03/2018 20:35:58

Brilhante texto ,excelente esplanaçao da dor e sentimento que todos sentimos diante daquele Supremo corrupto,vulgar , inescrupuloso e venal!!!!! Je suis desoléeeeee!!!!!o que poderemos fazer nós mortais com este Supremo de Merda??????

Saturnino de Aguiar -   25/03/2018 14:59:11

Se votarem pela prisão do Lula, terão que usar o mesmo procedimento em relação ao Aécio Neves, Romero Jucá, Renan Calheiro e toda a corja de políticos bandidos deste País, e isso eles não querem. Até o chefão Temer seria afetado. De algum modo, isso ficou bem evidente neste julgamento.

Nelson Soares de Oliveira -   25/03/2018 14:23:23

No lapidar as palavras desse texto , valioso como um diamante que corporifique o mais nobre direito político do cidadão , a resistência à opressão, fixas o marco histórico que se impõe , por enquanto: a mim não enganam . Isso é tudo, no momento . Da farsa se encarregará a História . Abração .

José João de Espíndola -   25/03/2018 14:05:28

Não tenho –sempre demonstrei isso – particular admiração ou respeito por Celso de Mello (não confundir com desrespeito pelo cargo que ele ocupa), ministro do STF gestado em Sarney, sob recomendação do advogado e seu ministro da Justiça Saulo Ramos. Aliás, a mesma falta de reverência dedico a seu colega, o ‘cientista do Direito’ e Narciso, Marco Aurélio de Mello. Este senhor é uma paráfrase perfeita do Narciso da Beócia, Grécia: A paixão infinita do Narciso do STF não seria pela a sua beleza física, mas pela sua voz, pelas suas construções verbais que lhes parece dar orgasmos só de ouvi-las. Não raro, mas nem sempre, fala sozinho e é vencido pela Corte por 10x1. Mas, isto longe de o apoquentar, acrescenta-lhe mais orgulho ainda, pois atribui suas derrotas à grande profundidade dos seus argumentos, sempre muito acima da capacidade cognitiva dos demais membros da Corte. (Neste quesito, aliás, talvez não estivesse tão longe da realidade, apenas se não se colocasse como exceção à sua própria regra.) Como o Narciso da Beócia era muito arrogante por conta de sua beleza, o Narciso do STF é supinamente arrogante em decorrência das suas excelsas qualidades intelectuais auto atribuídas. (Conta-se – sem que eu tenha prova do ocorrido - que certa vez um grupo de pessoas conversava num elevador do STF quando Marco Aurélio entrou e ouviu o que se falava. Fez-se um silêncio constrangido e um dos presentes, querendo quebrar o gelo, perguntou algo como: o que pensa disto, Ministro? Marco Aurélio, das imensas alturas em que o sustenta sua suprema sabedoria, retrucou: quem lhe deu esta intimidade para se dirigir a mim?) Poderia, claro, estender esta minha falta de reverência a outros ‘juízes’ daquele Pretório nada Excelso, notoriamente os notórios Gilmar Mendes, Lewandowski e o jurista sem obra jurídica Dias Toffoli. Mas quero marcar posição com Celso de Mello. Celso de Mello se distingue dos seus colegas por não dispor seu curriculum vitae no site do STF. Talvez não considere isto necessário porque tem sua sabedoria como auto evidente, ou por outra razão que desconheço. Não expos nem mesmo um fake C. V., como o de Dias Toffoli, em que se escreve muito para desviar a atenção dos distraídos, enquanto não se apresenta (por não se dispor) o que seria relevante. Celso de Mello pertence à Segunda Turma do STF, onde se compõe gostosamente com os notórios Dias Toffoli, Lewandowski e Gilmar Mendes para formar o grupo de Libertadores Gerais da Bandidagem de Colarinho Branco (LGBCB). Um habeas corpus a ser analisado na segunda turma é o sonho de felicidade todo corrupto de colarinho branco. Quem precisa de advogado caríssimo, se pode contar com o LGBCB? É o maior entendido do mundo em “embargos infringentes”, uma jabuticaba conceitual jurídica brasileira, ausente em todos os modelos jurídicos do mundo civilizado. Foi com sua pressão e voto pelos embargos infringentes que os bandidos do mensalão tiveram um segundo julgamento no STF, apenas semanas após o primeiro julgamento no mesmo STF. (Depois há quem não goste que se diga que o Brasil é o país da piada pronta!) Este segundo julgamento fez a alegria dos mensaleiros - que tiveram suas penas drasticamente reduzidas apenas semanas após terem sido impostas pelo mesmo tribunal e, em pouquíssimo tempo, ficaram livres. (É a isto que se chama aplicação da “ciência do Direito”. Sua aplicação dá, hoje, um resultado e semanas depois, outro.) Celso de Mello talvez seja o membro do STF mais agressivo na defesa do cumprimento de sentença (prisão) só após esgotados todos os recursos disponíveis que, no Brasil, são recursos inesgotáveis. Transito em julgado é, no Direito Penal brasileiro e quando o réu é endinheirado, uma miragem que não raro deixa o criminoso sem cumprimento de pena, já que antes que os infinitos recursos se esgotem, a ação prescreve. Só Paulo Maluf teve quatro processos crime prescritos, décadas após abertos. É mais uma jabuticaba brasileira como tantas outras (Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, STJ, etc.) Emblemático desta aberração jurídica, tão cara a Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, entre outros, é o caso de Antônio Pimenta Neves que, assassino confesso (confessou o planejamento e assassinato da ex-namorada no dia seguinte ao crime), mesmo após a confissão permaneceu juridicamente inocente por mais de dez anos, gozando de boa vida e rindo (não há como não rir!) da nossa justiça Tabajara. Se alguém contar isso numa roda de pessoas em um país civilizado ninguém entenderá, ou acreditará. É absurdo demais! É piada pronta mesmo, e de mau gosto! Enquanto escrevo, o STF discute o habeas corpus de Lula. Se este for concedido, aquele corrupto, já condenado em segunda instância, dificilmente será preso no futuro. A terceira instância, a jabuticaba STJ, não levará menos de seis meses para confirmar a condenação em segunda instância. Em setembro a guarda do galinheiro será dada à raposa. Dito de outra forma, Toffoli (ex- advogado de Lula e ex-auxiliar de Dirceu na Casa Vil, autor da ‘tese’ jurídica da prisão após a terceira instância) assumirá a presidência do STF. É a desmoralização cabal daquela Corte formada por ‘juízes’ gestados em gabinetes presidenciais. Será a alegria da bandidagem de colarinho branco desta República Tabajara do Brasil. E depois há quem diga que Deus é brasileiro. PARA CONCLUIR: Minha implicância com Celso de Mello, é antiga. Não bastasse o que já comentei acima, recordo aqui texto do brilhante advogado Saulo Ramos (1929 -2013), publicado em um precioso livro: Código da Vida (10ª impressão, Editora Planeta, 2007). Neste texto, Saulo, que recomendou Celso de Mello para o supremo e foi seu chefe na Consultoria Geral da República, conta uma história nada edificante para o atual Ministro, em que ele (Saulo) termina, ao final de uma conversa telefônica, chamando Celso de Mello de “juiz de merda”. Eu, que já fiz escolhas lamentáveis de pessoas, das quais me arrependo até hoje, compreendo o desabafo do advogado. Aliás, como fazemos escolhas pessoais erradas e lamentáveis, por Júpiter! José J. de Espíndola

Suzana Kliemann -   25/03/2018 10:29:53

Bravo !!!! Excelente texto Sr Puggina Esperança é a última q morre ....a minha em estado de óbito depois do dia 22/03/2018

Magalhães -   25/03/2018 10:26:39

Onde se viu Habear Corpus preventivo tendo como autoridade coatora o presidente de um Tribunal, para obstar um mandado de prisão ainda não expedido, em cumprimento uma sentença condenatória de primeira instância confirmada por unânimidade ante Tribunal competente? . E pior, daí evidente fica, a maquinação para usá-lo como pretexto para modificar a jurisprudência e livrar, à granel, agentes públicos corruptos e, de leva, condenados em geral, à vista do precedente. . A admissibilidade do Habeas Corpus de Lula e a concessão de um HC provisório são verdadeiras excrescências jurídicas, absurdas e inimagináveis, por obra de demônios esquecidos de seus compromissos com a manutenção da ordem civil num país em equilíbrio instável por desvios de conduta horríveis. Cenas do inferno, sem dúvida, que poderão se tornar "mais vivas" se a baderna desembestar. . Parabéns pelo artigo. Mais um de tantos, sempre com a mesma qualidade, aguardados, cada um deles, com ansiedade mansa. Tenho recomendado a leitura de seus artigos a tantos, pois provêm de fonte perene de ensinamentos políticos e bons costumes — desde os elementares aos sofisticados — tornados por sua pena, acessíveis a todos, consagrando-o como jornalista e professor.

Tatiana -   25/03/2018 09:25:07

Me representa. ????????????

Wilton Rosa Junior -   25/03/2018 04:20:30

Fiquei estarrecido com essa decisão? Abram as celas das cadeias!

Eda S. Padão -   25/03/2018 03:33:13

Parabéns pelo excelente texto. A cada dia, novas desilusões. Ainda não consegui digerir o que aconteceu no Supremo. O que será de nosso país?

Manoel Septimus Coelho da Silva -   25/03/2018 01:38:46

Perfeito. Falou pelo Brasil decente.

joão evangelista leão -   25/03/2018 00:53:02

Excelente artigo, é o primeiro que leio, gostei muito. Hoje me faço a pergunta , será que estão recebendo bem, adequadamente ? O valor de 37.416,09 , mais uma ajuda de custo de 4.300,00 é pouco? Será que estavam exaustos? Precisavam de parar por uma semana? Fico estarrecido ao ver que alguém é pago somente para arrastar as cadeiras onde suas excelências se assetam? Estou perplexo , considero um acinte.

Flavio Chaves -   25/03/2018 00:05:38

Parabéns, Caro Professor Puggina, pelo excelente artigo...!!! As Pessoas de Bem continuarão perseverando até a vitória final...!!!!

Rosalina Duarte -   24/03/2018 22:16:10

Magnifico texto em que o Prof. Puggina interpreta com maestria o sentimento de indignação, tristeza e frustração em que nos mergulharam os "sinistros" do STF nesta quinta-feira última! Penso que, tal como eu, os demais cidadãos de bem, pagadores de elevados impostos, esperavam daquela corte uma postura, se não idêntica, ao menos similar à dos magistrados da quarta região, pautada pelo binômio julgamento técnico x comportamento ético, como convém a detentores de também elevados cargos e régias remunerações.

Ivete Alves santanna -   24/03/2018 22:11:29

Vibrei com seu artigo, gostaria que fosse meu! Suas palavras reais, verdadeiras, me deixaram com um pouco de esperança. Parabéns!????????????????????

Ismael de Oliveiira Façanha -   24/03/2018 22:07:47

” As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.” [Rui Barbosa ] Se é quem entendem...Mas deixo o registro.

José Nei de Lima -   24/03/2018 22:02:35

No dia 22 de Março foi patético à Atuação do STF mais uma vez dando mostra que querem transformar os crimes do Lula em pizza tá na hora do Povo Brasileiro acordar e prestar atenção nas decisões dos nossos magistrados, o Velho ditado O Pau que bate em Francisco não é o mesmo que bate em Chico, e pra ajudar teremos eleições, um grande abraço amigo que Deus nos abençoe e proteja amém.

josé rudi schnorr -   24/03/2018 21:59:05

Nada mais resta do que a esperança de que ainda resta um pouco de bom senso aos Ministros do STF. Se assim não acontecer, teremos um país sem Leis, sem Ordem e sem e sem Progresso, onde o poder vai massacrar o povo sofredor Brasileiro.

Edmea Vieira -   24/03/2018 21:09:51

Muito obrigada por me devolver a esperança. Ainda não me recuperei daquela tarde de horror.

Dizonet lima -   24/03/2018 19:27:40

Falou por 190 milhoes de brasileiros honestos que ainda acreditavam na justiça que acaba de se declarar falida e corrupta igualando se aos bandidos de colarinho branco

Medeiros. -   24/03/2018 18:54:27

Lamentável e doído, ainda tinha fé em algo de bom e serio saindo daquela casa, mero engano, gostaria muito de ter um poder sobre humano, aqueles seis ficariam presos em uma prisão em frente ao STF em uma jaula que só Deus teria o poder de solta-los, e até o luladrão ser preso, era e no caso seria, ou Lula preso ou eles.

Carmela -   24/03/2018 18:52:27

Mudar a nação pelo voto!!!Que voto??? Eu não creio em Papai Noel!!!! Nem em urnas eletrônicas.

Decio Antônio Damin -   24/03/2018 18:45:12

Comungo integralmente com o texto magistral, não só pela beleza estética e pela erudição mas por sentir tristemente que ele retrata uma verdade insofismável: Estamos abandonados à própria sorte, náufragos à deriva! Se perdermos a última esperança de justiça que seria este Supremo Tribunal estaremos mortos como democracia...e os caminhos adiante serão imprevisíveis e violentos. De nada adianta argumentar...O tempo se esvai... rápida e inexoravelmente!!!

Raimunda -   24/03/2018 18:37:06

Os ministros do STF tem cargo perpétuo?

CELIA ROSA HERINGER DITTMAR -   24/03/2018 18:20:20

Excelente o texto, Professor!!!

Vitorino -   24/03/2018 18:08:06

Vc esperava oque dali,poquem eles são endicados porquem eles vão julgar

Luís Roberto Paiva -   24/03/2018 17:49:33

Exemplar narrativa que nos remete ao âmago da questão enumerando os fatos e deixando claro que estamos todos de acordo com seus pontuais esclarecimentos.

sonia -   24/03/2018 17:36:34

Abandonei qualquer esperança depois desta do STF. Nào será também para mim ver este país decente e justo. Que abram todas as jaulas e deixem q eles se devorem! vamos praticar desobediência civil e não pagar mais impostos para sustentar esta corja! Com o atual nivel de desinformação e ignorância, eleição tb não é solução. E ai de mim, se tiver q enfrentar outra ditadura, seja de direita ou esquerda. Não vejo saída.

Gerson Guelmann zs -   24/03/2018 17:07:15

Pugina sempre brilhante, dá voz e faz repercutir à nós brasileiros desesperançados.

Mauricio Moraes de Azevedo -   24/03/2018 16:21:10

O tom forte de sua análise, sem dúvida servirá de bálsamo para podermos prosseguir pelo caminho da esperança. Seu artigo também me comoveu. Acertou em cheio Prof Puggina. Conte com minha considerasação

Ricardo -   24/03/2018 16:09:38

Quantos Carlos Magnos entre outros ainda insistem em defender o indefensável. Oremos.

Paulo José -   24/03/2018 15:28:04

É com muita tristeza que vejo pessoas como " Carlos Magno", que justificam os LADRÕES, pelas esmolas distribuídas com dinheiro dos nossos impostos, o senhor é um idiota pão com mortadela.

Edvaldo -   24/03/2018 15:20:22

Muito bom o texto! Parabéns e obrigado pela luta!

Carlos Bandeira -   24/03/2018 15:00:30

É lamentável senhores(as). Mas nós podemos mudar essa situação. Com nosso voto. Temos a mais forte das forças em nossas mãos. Vamos mostrar a eles! Mas tenho fé que em abril os Ministros do STF formen maioria para não darem "Hàbeas Corpus" ao Ex presidente Lula. Enfim só oque podemos fazer é aguardar e "rezar"!

maria adenir zemuner -   24/03/2018 14:54:55

Eu não tenho mais palavras. Todos os meus argumentos se esvaziaram. Sobra o que ? o desalento, a tristeza. Não verei um país decente. Não há mais tempo. Só preciso encontrar a porta de emergência. Estou no lugar errado. Este não é o meu país.

Waldemar -   24/03/2018 14:52:17

A verdade absoluta é que NINGUÉM NASCE POLÍTICO. LOGO, conclui-se...

Dulce -   24/03/2018 13:54:00

Concordo c o Sr. A imprensa repete tanto q vura verdade: "as Instituições estão funcionando" ! Funcionam, como tuuuuuudo neste país, p defender interesses próprios! Não existe pedra, sobre pedra! Tuuuuuudo contaminado pela maldade, egoismo e mal caratismo! Aos cidadãos só resta pagar impostos p sustentar esta farra! Ai de quem não pagar!!! Temos q levar muito a sério p não parar nossa vuda! Mas, porém, contudo, todavia, continuamos deitados, quer dizer sentados, em berços esplêndido!!! Quer coisa mais libda??? Axé!

Luiz Silva -   24/03/2018 13:15:21

Concordo plenamente com todos os comentários feitos a respeito das decisões tomadas desse vergonhoso STF onde não representam a justiça e sim os interesses pessoais de cada um em sua maioria , nos sentimos órfão de justiça pois em lugar de ratificar as decisões de 1° e 2° instância eles ratificam seus interesses pessoais em sua maioria comungando com a vergonhosa impunidade gerando cada vez mais um sentimento de que o crime compensa onde aqueles que aplicam a lei e cumprem com o seu dever de justiça , muitas vezes chegamos até pensar que estão enxugando gelo, as pessoas de bem desse e que são muitas , precisam acordar e fizer : nos pudemos mudar tudo isso , vamos tirar a toga desse STF e jogar todas as podridões no lixo.

SERGIO NOVAK RIBEIRO -   24/03/2018 13:04:35

Triste sina a nossa, termos governos , juizes e ministros traidores da náção, não temos esperança,a corrupção é generalizada

davi mendes angelo -   24/03/2018 12:56:55

Assino cada palavra!

Francisco -   24/03/2018 12:46:41

Parabéns Sr Percival purggina pelo texto,disse oque o povo indignado está sentindo, estes ministros são pequenos,covardes, usam o STF para fazer política, no caso Lula, só se vê política não justiça, A quem quereis que soltem BARRABÁS ou a JESUS ? o STF decidiu, ao LULA cabem os dois papéis, JUDAS,e BARRABÁS, traiu e roubou a nação

Rosemeire -   24/03/2018 12:46:06

Deixo aqui meu pesames á todos brasileiros, pois o STF está matando á todos com a impunidade dos ladrões e com a esperança dos brasileiros!!

André Vincent -   24/03/2018 11:05:20

Dia 4 de abril será necessário que duzentos e oito milhões de brasileiros comparecem de mãos dadas às portas do STF e a uma só voz gritemos : " MINISTROS! EXIGIMOS JUSTIÇA, ORDEM E PROGRESSO!!!! ".

Marcos -   24/03/2018 10:37:12

Penso que cada um tem os governos que merecem eu só voto nulo ainda mais sabendo que os malignos presidentes nomeiam esses ministros, desembargador, juizeco fora outros seres de cargo de confiança que sempre achei e acho um absurdo, político e tudo igual só querem dinheiro vantagens e mordomias.

Luiz antonio de araujo -   24/03/2018 10:14:54

Gostei!

Carlos magno -   24/03/2018 10:13:33

Deixem de choradeira, de mi mi mi... Lula foi o melhor presidente do brasil. Prismem pela justiça e igualdade; querem prender o lula? Prendam metade deste pais formado por ladroes desde que nasceram. Hipocritas que sao.

REGINA -   24/03/2018 09:19:15

Li seu artigo.Faço de suas palavras as minhas tbm.Não podemos suportar que nos roubem a Esperança.Somos cidadãos de bem.E manteremos firmes em nossas convicções sobre a lógica de que a Lei tem que ser mantida.Não à Impunidade.

Brenda Fernandes Aprigliano -   24/03/2018 09:11:18

Os abutres do STF fazem o que querem, rasgam a Constituição impunemente, insultam a população brasileira, nos fazem de palhaços e tem gente que acredita que as Instituições estão funcionando, inclusive o Gal. Vilas Boas que vai fazer com que as FFAA deixem esse ataque à democracia passar em branco. Um Congresso que junto com o Executivo formam uma quadrilha de assalto aos cidadãos há décadas só poderiam ter transformado o Supremo também nessa quadrilha de proteção aos criminosos políticos que tratam o País como se fosse deles e pudessem abusar ao bel-prazer. Ao mesmo tempo que dou pêsames ao povo brasileiro que a cada dia vai dormir e acorda no dia seguinte um pouco mais escravo dos insanos, peço por favor, acordemos diferente, com disposição para o bom combate!

Gilda Souto -   24/03/2018 05:03:52

Parabéns pela coragem bonita neste texto de indignação; tão elegante quanto verdadeiro.

Ismael de Oliveiira Façanha -   24/03/2018 03:39:27

Os conservadores estão vendo a política brasileira com os olhos de quem assistia os velhos filmes de terror do britânico "Studdio Hammer"; é um calafrio só, dos pés à cabeça, diante da probabilidade de Lula, um novo Vincent Price da política, candidatar-se em outubro, o que tiraria qualquer chance de Alckmin, Álvaro Dias, Ciro, Marina etc, na disputa.

MANOEL LUIZ PRATES GUIMARAES -   23/03/2018 23:49:45

Parabéns por mais um maravilhoso artigo. Este especialmente poético, próprio para consolar e fortalecer, justo o que precisamos. De fato, somos nós quem temos de manter o caráter e a coragem. Se o STF não nos acompanhar, nossas virtudes o devem sobrepujar.

Daniela -   23/03/2018 20:22:13

Sentimos todos o mesmo aperto no coração. Taís ministros sequer deveriam falar em feriado de Páscoa, pois ontem eles julgaram a nação brasileira, aos moldes de Pôncio Pilatos, a uma nova crucificação. Crucificaram nossa esperança. Não deveriam gozar desse feriado, pois não acreditam no que ele representa, são hipócritas. Fizeram pouco caso do sofrimento das boas pessoas, e cuspiram no juramento do advogado.

Margarida Franco dos Santos -   23/03/2018 20:18:40

Parabéns! Quero deixar registrada minha gratidão por este texto/mensagem que, após uma longa noite de martírio, de lágrimas, de revolta, me acalentou, me aliviou. Senti que, em um canto deste país, ecoou meu grito de dor! Neste artigo tem tudo aquilo que minha alma sentiu como filha legítima deste solo, desta Pátria Amada, chamada Brasil. Confesso que, neste momento , diminuída a dor, surge um desejo nada nobre, mas da minha vontade humana: de que o Excelentíssimo Dr. Juiz Sérgio Moro abra todas as celas da Polícia Federal de Curitiba e por elas deixe passarem: Eduardo Cunha, Antonio Palloci, Sergio Cabral, José Dirceu e todos os criminosos de colarinho branco. O STF se sentirá honrado, assim como os intelectuais da esquerda e os nossos jovens, cujas mentes foram doutrinadas por socialistas.

UBIRATAN MACHADO DE OLIVEIRA -   23/03/2018 20:05:19

O medo aumenta na proporção do silêncio ofertado pela classe política e pelos representantes das forças de segurança.

Hânia Dóris Leite da Veiga Lima -   23/03/2018 19:23:38

Prezado jornalista, brilhante a sua crônica sobre a desgraça que ontem caiu sobre todos os brasileiros ! Fomos jogados no limbo, perdendo toda a esperança que nos restava. Estamos órfãos de um Brasil sonhado por todos, um Brasil que ficou no passado e onde havia honra, caráter, vergonha na cara, lealdade, amor à pátria, honradez, distinção e honestidade! Tenho 73 anos e não reconheço mais o Brasil em que fui criada e vivi até poucos anos atrás, um país que aprendi a amar desde criança e que hoje vejo acabado, dilacerado e violado! Só tenho, hoje uma vontade: “ Para o mundo que eu quero descer”, como já dizia Raul Seixas! Desculpe pelo desabafo e parabéns mais uma vez pela veracidade de suas palavras! Um grande abraço! PS: Minha tia, Nilde Cavalheiro Leite, já falecida, era uma grande admiradora sua e tinha razão em sê-lo!

Morena Prais -   23/03/2018 18:56:31

Perfeito e certeiro, como sempre, tio querido!

Donizetti Oliveira -   23/03/2018 18:42:08

Não tenho como expressar o meu desânimo diante das agressões que estamos sofrendo por parte dos congressistas e dos aiatolás do stf. Não há adjetivo para qualificar aquele time, mesmo selecionando os piores termos do dicionário não encontro a palavra correta. Não há paz sem guerra, e nem liberdade sem sangue. Vamos à luta gente de bem, sem medo dos bandidos vermelhos, pois, eles contam com a nossa costumeira inércia para implementar a ditadura bolivariana.

CESAR -   23/03/2018 18:23:09

EXCELENTE POEMA, NUNCA TINHA LIDO NADA IGUAL...

GERSON DE RAMOS SEBAJE -   23/03/2018 18:07:10

CADEIA ALIMENTAR: porcos dirigentes defecam Supremos Estrumes que liberam um chorume denominado: "habeas porcus". No remanso da madrugada, já devem se ter lambido uns aos outros. E, assim, voltam a vomitar, defecar, e a debochar do povo: "Chupa que a cana é doce" (L.I.L.S.)

CARLO AUGUSTO MANFREDINI -   23/03/2018 17:15:17

Magistral texto. Parabéns.

Luci Perazzo -   23/03/2018 16:38:15

Mestre, suas palavras dizem tudo que Está trancado na garganta de muitos, que por omissão,ou conformismo, estão-se a calar..mas sabemos o que queremos,que é o descarte desse nojo político e um STF DESMORALIZADO E SEM ATITUDE,turma de vendidos... mas com certeza serão vencidos,resta ao povo mostrar sua força nas urnas e salvar a nação dos Confins do inferno.. bravo, bravíssimo, depois de ler seu comentário, sinto-me aliviada e esperançosa por saber que temos quem altivamente ,expõe o real e concreto momento de abismo em que passa nossa nação ??????

Ramiro Lopes. -   23/03/2018 16:36:07

Sinto esse mesmo aperto no coração, não por mim que tenho mais da metade do caminho percorrido. Sinto pelos meus filhos e futuros netos.

Carmem Andrade Paulino -   23/03/2018 15:08:41

Que texto maravilhoso ! Parabéns ao autor, de quem sou leitora frequente,mas que ao ler este texto se sentiu como muitos brasileiros , às portas do inferno. Queira Deus não sejamos obrigados a lá entrar...

Silvia maria -   23/03/2018 14:53:47

Isso traduz tudo o que estou, ou melhor, estamos, sentindo todos os brasileiros com um mínimo de consciência. Estamos nas mãos de déspotas, em pleno STF. Daria para imaginar, há algum tempo, que correríamos tamanho risco? Também estou com muito medo, caro colunista. O senhor não está sozinho... Somos milhões com medo de meia dúzia de sociopatas!!!

josé nedel -   23/03/2018 14:24:03

Causa espanto os motivos alegados para terminar a sessão sem julgamento do mérito. Tenho voo marcado (Marco Aurélio). Ora, bastava um telefonema e como ministro poderia dispor de avião da FAB, como tantos outros ministros o fazem diuturnamente. Outros, meu voto está pronto... mas, mas, mas... deixemos para 04 de abril, até lá fica solto o facínora boquirroto. Carmem Lúcia, a priminha tem culpa no cartório. Foi empurrando com a barriga...

Cristian -   23/03/2018 14:10:24

Qm disse q a dor não pode ser escancarada c uma beleza q faz trazer lágrimas a nossos olhos? Eles venceram essa batalha, mas não a guerra, esta ainda não findou. E nós como filhos q não fogem à luta, não permitiremos q o mal persevere, pq se eles não se cansam, nós muito menos. Obrigado brasileiro pelas belas e eternas palavras.

Erasto gomes -   23/03/2018 13:55:10

Esse sentimento, transmite o pensamento de todo cidadão brasileiro e que luta por um Brasil sério,sem corrupção bandidagens e que se percebe claramente que é defendido justamente por juizes do STF. Os quais deveriam ser os guardiões da ordem ,lealdade e justiça Que se não houver uma mudança drástica nessa situação estamos caminhando para um país em que bandidos e assassinos ditará normas aos cidadãos decentes!

Kleber Velho -   23/03/2018 13:52:52

Brasil. Triste estou ao ve-ló, cair de joelhos diante da corrupção. Lamento estar nesta situação, colocado por homens ganânciosos e cheios de poder. Mas irei assistir pelo tempo que se fizer necessário, que seus filhos e netos também passaram pelo que estamos a passar hoje.

Ieda Fabrício Awad -   23/03/2018 13:20:34

Prezado DrPuggina, não sei se uso corretamente a deferência acima, mas me sinta na obrigação de fazê-lo a fim de realçar o que compreendo como distinção de caráter . Um contraste com os ministros do STF, que poderiam ter essa distinção como de direito, mas que não podem usufruí-la de fato. Sinto-me completamente identificado com seu artigo. Traduzida por suas palavras. Buscando no fundo da alma e da fé a esperança necessária para não desistir do Brasil. Obrigada por sua lucidez. Obrigada por dar voz à nossa estupefação . Grande abraço , Ieda

LUIZ CARLOS GOMES DE MORAES -   23/03/2018 13:18:16

Parabéns, Puggina por este artigo verdadeiro e que reflete o que pensa a população de bem, deste nosso tão maltratado País.

Márcia Alves -   23/03/2018 13:04:22

Ontem vimos um STF medonho, medroso, cúmplice de toda a corja já condenada.

Zilma -   23/03/2018 13:04:09

Senti igualmente pesar diante do descabido desfecho e da desgraça que essa nacao nos setenciou no dia de ontem.Estou tremendamente sem esperança e com medo do que ainda estar por vir.

Fernando Elisio Prado -   23/03/2018 12:59:31

Dor e indignação se misturam neste texto nos levando a um vazio de esperança

Carlos Edison Domingues -   23/03/2018 12:51:01

PUGGINA. Fortalecido sempre pelo entusiasmo de "combater o bom combate" e realimentado pelos bons exemplos, especialmente, o que tu escreves é o que me leva a permanecer lutando, até o último dia da minha existência. Carlos Edison Domingues