• Percival Puggina
  • 17/12/2021
  • Compartilhe:

SEGUNDO AS PESQUISAS ELEITORAIS, OS BRASILEIROS VIRARAM ARGENTINOS.

Percival Puggina

 

        Os números divulgados por pesquisas eleitorais influenciam a realidade. Saber em que proporção representam a posição dos cidadãos poderia, muito bem, ser uma das 12 penitências de Hércules. Requer esforço sobre-humano do qual me declaro incapaz. No entanto, sinto-me habilitado a afirmar que se as pesquisas mais recentes expressarem algo próximo da realidade, temos duas opções :

1ª) a maioria do eleitorado brasileiro é um fenômeno parapsicológico, cuja opinião e cujo querer só pode ser captado por pesquisadores dotados de poderes supranormais; ou

2ª) esses eleitores viraram argentinos (que é a hipótese menos absurda).  

Os brasileiros conservadores já deveriam estar acostumados ao fato de que as pesquisas erram e erram feio. Até quando colhidas em boca de urna. Já deveriam saber que muitas delas são a própria campanha eleitoral fora do período eleitoral.

Os números anunciados pelas emissoras de TV são o palanque, e os comentários são os comícios nestes meses que antecedem o início das campanhas propriamente ditas. Em alguns casos, como nas análises da Globo em relação às avaliações do governo Bolsonaro, quase se ouve o espocar dos foguetes.  

É absurdo imaginar que essa maioria identificada pelas pesquisas, outrora formada por ruidosos militantes, tenha emudecido, cravado facão no toco, decidido votar em Lula e quer, literalmente, que tudo mais vá para o inferno. Esse notável movimento de massa faz, em silêncio, aquilo que os argentinos fizeram com mais ruído, encaminhando a nação vizinha para acelerada venezuelização.  

O sujeito oculto dessa revolução ou o objeto oculto de sinistra manipulação vestiu terno, colocou gravata, ajeitou o cabelo e isso, em nada contribuiu para dar-lhe um ar de gente séria. Na Europa, Lula tem sido paparicado pela esquerda que vê nele a possibilidade de retomar o poder e restaurar a hegemonia que tão caro custou e continua custando ao Brasil.

A maioria do eleitorado não pode votar em Lula e, ao mesmo tempo, querer liberdade, defender princípios e valores morais, proteger a instituição familiar e a inocência da infância,  desejar o combate à corrupção e o fim da impunidade...

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Paulo Antônio Tïetê da Silva -   20/12/2021 16:42:36

O meu sonho é que, assim como praticamente as opiniões sobre o STF são probidas, as pesquisas deveriam se proibidas de serem divulgadas. Elas são a maior prova da influência do poder econômico nas eleições. Também, é condenável como são feitas. Quem garante que as desagradáveis ligações telefônicas em que ninguem responde ao serem atendidas, não são para que fique registrado que um certo número foi contatado e quem atendeu disse em quem votará. Também, façam uma pesquisa no centro da Capital, pergutando se as pessoas são a favor ou contra o "auxílio Presidiário". Façam a mesma pergunta para as pessoas que transitam nas cercanias do Presídio Central. Será que os resultados serão semelhantes?

joao gilberto arbogast fontoura -   20/12/2021 16:25:10

Mais um texto com visão, mas teremos a certeza somente no próximo pleito, pois vejo Bolsonaro andando livremente nas ruas, enquanto o bode velho, quando sai é vaiado e leva ovo.

LAURA TEIXEIRA MOTTA -   20/12/2021 14:25:48

Acredito que se trata apenas uma preparação do terreno para nos impingirem uma estrondosa fraude nas urnas.

Adão Silva Oliveira -   18/12/2021 23:24:05

Nada demais. Nada mesmo. Se, em 2018, parcela significativa que antes votava no PT, votou no Bolsonaro, o mesmo pode estar correndo agora. Ou alguém de Sá consciência que o voto é mesmo guiado por princípio. Claro que não. É o bolso dos viventes que norteia tudo. Antes de qualquer delírio perguntem como está a economia do país. Sem importar de quem é culpa. Sem dúvida, aos frangalhos. Ou seja, a culpa, neste caso, fica com o mordomo....

Luiz R. Vilela -   18/12/2021 19:08:50

Acredito que aquele antigo "efeito Orloff", que dizia: " eu sou você amanhã", já não mais pode ser termo de comparação entre o que fazem os argentinos e que pensam os brasileiros. 70% dos argentinos, tem sentimento socialista, que na verdade é o desejo de viver sustentado pelo governo. Argentino acha que deve ser rico por decreto, como na época do Carlos Menen, quando iam ao Banco de La Nacion, depositavam uma quantia em pesos, e no dia seguinte voltavam ao mesmo banco e sacavam a mesma quantia, só que em dólares, e vinham gastar no litoral do sul do Brasil. N a época, o ministro da economia argentino, tinha o sugestivo nome de Domingos Cavalo, e que ficou na bronca com o FHC, que não fez o mesmo aqui no Brasil. Baseado nestes fatos, o saudoso jornalista econômico Joelmir Betting, lançou a tese de que no mundo existiam 4 tipos de economia, a capitalista, a comunista, a esquimó e a argentina. quebraram o pais de tal maneira, que tiveram que suspender o pagamento da dívida externa. Pelo que a lava jato levantou das atrocidades contra o patrimônio da viúva, não acredito de forma alguma que os brasileiros sejam tão nostálgicos como o "hermanos" do sul. A vice presidente argentina, esta até o pescoço atolada em "rolos" financeiros, assim como o festejado líder das pesquisas forjadas por cá, mas lá como cá, quem nomeou os juízes que os julgaram, foram os próprio réus. A liderança do lula nas pesquisas, não passa de "fogo de palha", pois o dito cujo já esta queimado, e as próximas eleições, mostrarão a verdade.

José Rui Sandim Benites -   18/12/2021 18:15:37

As pesquisas estão dando como certa a vitória do escorpião. Não podem errar tão feio. Será desmoralização total da grande midia. Tem ainda a urna eletrônica. Que é como conserto de relógio. O que cobrar tem que pagar. Somente o tempo irá mostrar a verdade. A população tem memória curta. E muitos não conseguem contextualizar os fatos. E outros se beneficiam. E se for este caminho mostrado pela grande mídia. A grande Nação do futuro. Continuará sendo do futuro. E as mazelas irão continuar.

Salvador Correia Vera -   18/12/2021 11:03:21

Estas "pesquisas" , sem a mínima credibilidade, tem o objetivo de justificar a fraude que ocorrerá nas eleiçoes. Dirão que as pesquisas apontavam o resultado.

Sebastião José da Silva -   18/12/2021 10:16:37

Mais um belo rabisco, Puggina. Os brasileiros precisam entender que o Brasil tem dono, ou donos. Estes últimos não somos nós, pessoas de bem, a grande maioria da população.

Menelau Santos -   18/12/2021 08:43:00

O texto descortina a verdade. Trabalho em contabilidade, quando o balanço dá prejuízo e a empresa tem caixa é porque tá afundada em dividas.

Adel Tobal -   18/12/2021 00:07:30

Essas pesquisas não passa do desespero de quem não consegue voltar ao poder pelo voto do povo. Estão juntando as esquerdas, pois nunca houve a direita para minar os votos do presidente. E só ver por onde anda o presidente e vc tem a pesquisa seria. O Lula quer voltar para desconstruir e arruinar nosso país mais uma vez.

DALMA SZALONTAY -   17/12/2021 14:51:11

Esperemos, então, que as escolas de samba portenhas não queiram tirar de nós, brasileiros, o nosso tango tupiniquim... Isso seria uma lástima....