ROLÉ PARA OS ENROLADOS MENTAIS
ROLÉ PARA OS ENROLADOS MENTAIS
Percival Puggina
Pronto! Bastou que a polícia interviesse numa dessas invasões que jovens da periferia passaram a promover em shopping centers paulistas para se apresentarem os sociólogos e antropólogos da imprensa engajada prontos a defender os invasores e seu movimento. Denominadas rolés, as ruidosas aglomerações estão sendo organizadas através das redes sociais e, como não há mal que não se reproduza, já há duas previstas para Porto Alegre.
As leituras do fenômeno seguem roteiros variados. Para uns trata-se de crítica anticapitalista. Para outros são expressão de insatisfação, denúncia de preconceito de classe ou de raça, resistência ao consumismo. Para os comerciantes é prejuízo certo e, para os frequentadores, hora de bater em retirada.
Há uma grande diferença entre o direito individual de ir e vir e o direito grupal, seja lá de que grupo for, de se reunir com o intuito explícito de atrapalhar a vida dos outros, como entrar nas lojas para experimentar roupas que não pretendem comprar ou ocupar as cadeiras das praças de alimentação para degustar sanduíches de mortandela trazidos de casa. Certamente foi isso que o Poder Judiciário paulista levou em conta ao conceder aos comerciantes o direito de requerer intervenção policial para sustar tais mobilizações.
Os enrolados mentais sempre consideraram a sua liberdade como um direito que pode ser exercido contra a liberdade dos demais, ou seja, com abuso, contanto que lhes convenha. Quem não é enrolado mental sabe que os rolés não estão criticando sistema algum, ao contrário, estão expressando um desejo de ingressar, até por vias simbólicas, no mercado de consumo mais sofisticado. Pergunte, leitor, a qualquer dos manifestantes, quem quer um I-qualquer-coisa com a maçãzinha mordida do Steve Jobs ou uma camiseta com jacarezinho da Lacoste. Nem se há de cogitar, como pretenderam alguns, sobre se haveria repressão caso ocorresse uma hipotética invasão de senhoras com bolsas Louis Vuitton. É inútil equivaler, para fins de comparação, fatos e delírios. Mas para a comunada até um pé de chinelo velho viabiliza análises marxistas.