• Percival Puggina
  • 10/04/2015
  • Compartilhe:

QUATRO ANOS MAIS COM DILMA É PENA QUE NEM OS RÉUS DO MENSALÃO CUMPRIRAM!

 

 “Quando mentimos para o governo, é um crime. Quando o governo nos mente... é constitucional?” Harvey Gilmore

 A presidente Dilma, que alguns ainda defendem como “a proba”, fez todo o circuito da improbidade. Partilhou seu governo entre pessoas cuja reputação não deixava dúvida sobre a que vinham. Fez da mentira estratégia a ser cumprida rigorosamente. Nunca tivemos o país sob uma chefia tão dedicada à refinada arte de mentir. Ela continua mentindo, contra todas as evidências, em cadeia nacional. Mentiu sobre o próprio passado, mente sobre o presente e, agora, mente sobre o futuro. No circuito da improbidade não teve o menor constrangimento em causar dano irreparável à Petrobras e ao setor elétrico para desfilar ante as câmaras dos seus publicitários como a presidente que barateou o custo de vida e conteve a inflação. Mente quando atribui a desgraceira em que jogou a economia nacional a uma circunstância externa (a culpa é sempre dos outros), ou seja, a uma suposta crise internacional que só ela e seus diletos parceiros da Argentina, Venezuela e Cuba experimentam. Mentiu sempre, sem o menor constrangimento para assassinar a reputação de seus adversários imputando-lhes a intenção de adotar medidas impopulares que ela mesma está pondo em prática.

Os governos petistas são exemplo clássico, para constar em livros didáticos, de governos ímprobos. É patético o esforço da mídia amiga em defender a pessoa da presidente. Sustentam a sacralidade de um mandato que ela mesma não respeita. Não o respeita quando mente e quando anuncia que a gente faz o diabo em época de eleição. Se ela não o respeita, por que o respeitaríamos nós?

A estas alturas do segundo mandato, obtido nas trevas de uma inédita apuração secreta de votos (secreto é o voto, jamais sua apuração) nem mesmo os companheiros da presidente, nem mesmo os partidos da base, conseguem arregimentar forças em seu benefício. As extensões petistas nos ditos movimentos sociais perderam prumo e rumo. Já sabem em quem não confiam. Quando os institutos de pesquisa procuram conhecer os motivos do precipício pelo qual despencou o prestígio pessoal e a aprovação do governo Dilma ali estão, bem nítidas, as marcas da perda de credibilidade. Somos prisioneiros desse governo? Cativos por determinação constitucional? Quatro anos disso é pena superior à efetivamente cumprida por todos os políticos réus do mensalão.


______________
* Percival Puggina (70), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país, autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia e Pombas e Gaviões, integrante do grupo Pensar+.

  


CLEIA -   12/04/2015 23:48:35

CHEGA,,AGORA O AUMENTO DA LUZ, REMÉDIOS E ......ONDE VAMOS PARAR, POIS COMO VAMOS PAGAR SE TODOS ESTÃO PERDENDO SEUS EMPREGOS, DEVERIA SER AO CONTRÁRIO O GOVERNO DEVERIA BAIXAR O CUSTO DE VIDA DAS PESSOAS E NÃO AUMENTAR UMA VEZ QUE NÃO TEMOS ONDE BUSCAR TRABALHO, POIS O POUCO DE EMPRESA QUE ESTÁ RESTANDO NESSE PAÍS ESTÁ DEMITINDO EM MASSA. POIS TODOS OS BRASILEIROS QUE ESTÃO FICANDO DESEMPREGADOS POR CONTA DA CRISE CAUSADA POR CONTA DOS ROUBOS ABSURDOS DE DINHEIRO PUBLICO( DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO), SEGUIDO PELO DESCASO E CUMPLICIDADE DO NOSSO GOVERNO NESSES ESCANDALOS, POIS DEVERIAMOS TODOS NÓS ENVIAR NOSSAS CONTAS BÁSICAS DE SOBREVIVENCIA PARA O PALACIO DO PLANALTO PARA PAGAREM,EM FORMA DE PROTESTO, UMA VEZ QUE O DINHEIRO QUE ESTÁ LÁ É NOSSO DO POVO E CIDADÃO BRASILEIRO QUE TRABALHA E PAGA IMPOSTOS EDIONDOS...CHEGA BRASIL DE FICARMOS CALADOS E SERMOS COERENTES COM PESSOAS QUE ACHAM QUE PODEM FAZER O QUE BEM ENTENDEM COM O DINHEIRO DE CADA UM DE NÓS...AGORA ME DIZ SE UMA PESSOA TRABALHADORA ERRA SEU IMPOSTO DE RENDA E NÃO INFORMA QUALQUER COISINHA, O LEÃO JÁ TE CAÇA E SE NÃO CUIDAR TE LEVA PRESO, EM QUESTÃO DE DIAS, MAS AGORA EU PERGUNTO ESSES LADRÕES DO GOVERNO QUE ROUBARAM MILHÕES, ALÉM DE SONEGAREM MILHOES EM IMPOSTOS FISCAIS AO LONGO DA HISTÓRIA, NÃO ACONTECE NADA, FICAM FAZENDO ESSA PALHAÇADA DE CPI PARA GANHAREM TEMPO E NÃO DAR EM NADA. É REALMENTE DE NÓS FICARMOS INDIGNADOS E FURIOSOS COM TAMANHA INJUSTIÇA.

Gilberto -   11/04/2015 20:48:55

Porque ninguém se lembra do Lula?foi ele que iniciou o naufrágio do Brasil, com copas,perdão de dívidas, e o lulinha?????limpava bunda de elefante no zoo e agora esta rico, milionário, esquecem do irmão do lulao que fazia loby em brasilia(escrito em letra minuscula), sou a favor de desmembrar esse País, o sul e sudeste não tem que sustentar o resto do País, a URSS de hj é o Brasil de amanha.

Zaqueu -   11/04/2015 20:39:10

A tática da mentira deslavada que impera no país é caracterísitca de todo petista, a comerçar pelo demiurgo. Eles mentem de ouvido e por música. Sejam os quatro anos ou eles terminem por aqui, o grande desastre já está feito. Ao contrário do slogan de JK, cinquenta anos em cinco, os mandatos petistas atrasaram o Brasil em quantas décadas? Pode e deve ser interropido esse ciclo malévolo com a força do povo nas ruas mas o estrago é imensamente gigantesco. O Brasil não merecia esse atraso e essa destruição.

Odilon Rocha -   11/04/2015 17:49:29

Não só isso, caro Puggina Estamos quase naquele ponto em que passageiros, atônitos, desesperados, que se deram conta serem reféns de um piloto lunático, suicida, estão sendo arremessados contra um obstáculo. Ou você sucumbe ou você tira o piloto da cabine e assume o controle do avião. Não é à toa o formato da Brasília. Abraço

FERNANDO LUIZ BRAUNER -   11/04/2015 14:32:24

"UM CORDEL PRECISO/ COM SINCERIDADE, CONTANDO/ AS DIABRURAS DE UMA MULHER/ POR ORA PRESIDENTE E INCOMPETENTE/FAZENDO ESTRAGOS MIL/ AO NOSSO PAÍS" UM ADENDO DESPRETENSIOSO À UM CORDEL DE UM AMIGO DO PEITO....PUGGINA (TEIMOSO, COMO DEVA SER!)

RICARDO MORIYA SOARES -   10/04/2015 18:55:09

Uma boa notícia para a humanidade: o Parlamento Ucraniano proibiu o comunismo e o nazismo no país... isso significa que qualquer idiota pego fazendo apologia ao comunismo (camiseta de Che Guevara, Foice e Martelo, Lenin, etc.) vai para o xilindró! Só um lembrete: a Ucrânia está lutando praticamente sozinha contra a agressão russa! Onde estão as armas que o Ocidente prometeu?

DeBrito -   10/04/2015 17:52:53

Transcrevo alguns versos de um meu Cordel(Dilma x Diabo) - O País não mais aguenta/Escutar tanta mentira/Mas tem gente que delira/Com a fala da Presidenta/Que no Palácio se assenta/E faz uma declaração/Que deixa a insinuação/Desse trono não desabo/Pois "a gente faz o Diabo/Em ano de eleição." - Mal começou a campanha/Para o pleito eleitoral/E o assunto principal/É como será a barganha/Para satisfazer a sanha/De quem quer meter a mão/Há dinheiro em profusão/É o maior descalabro/O Partido faz o Diabo/Em ano de eleição. - Mas são tantos os Partidos/A reclamar Ministérios/Ninguém leva isso a sério/São políticos ensandecidos/Muitos descomprometidos/Com os problemas da Nação/E fica a constatação/"Dessa boquinha não abro/Pois a gente faz o Diabo/Em ano de eleição". - É aquele movimento/Senadores, Deputados/Querendo pra seus Estados/As verbas do Orçamento/Elas são o instrumento/De barganha e exploração/De uma possível adesão/Cedendo de cabo a rabo/Espertos que nem o Diabo/Em ano de eleição. - E continua a esmola/Nesse país maravilha/A tal de bolsa-família/Sem contrapartida da escola/Mas que é que vai dar bola/Pra essa nova geração/Criada sem educação/É um futuro macabro/Só ligam pro pobre diabo/Em ano de eleição. - O circo foi bem montado/Inda tem pão na despensa/Mas para o povo que pensa/Não é bom o resultado/Porque resta comprovado/Que com essa encenação/O palhaço é o cidadão/Que está levando no rabo/As espetadas do Diabo/Dessa última eleição.