• Percival Puggina
  • 08/03/2018
  • Compartilhe:

PRISÃO DE LULA SERÁ A VIUVEZ POLÍTICA DE FHC

 

Se desconsiderarmos os respectivos conceitos de democracia, seremos obrigados a concluir que o conflito entre PT e PSDB é jogado para o auditório. O dia de hoje, 7 de março, por exemplo, veio com carimbo na mão para certificar tal fato. No site da Folha, blog do Fernando Grostein Andrade, em longa entrevista, Fernando Henrique Cardoso fala sobre tudo, inclusive, em dado momento, sobre aquilo que é tema deste artigo: a relação entre PT e PSDB:

“Porque o PT e o PSDB nunca se juntaram? Nem quando tá lá no Congresso a coisa é positiva. Por disputa de poder, não por disputa ideológica. Se tivéssemos mais capacidade de diálogo, teria sido melhor. Não considerar como inimigo. Lembro que estava nos Estados Unidos. Tinha recebido um prêmio. O Zé Dirceu deu uma declaração que era melhor eu cuidar dos meus livros e meus netos. Por quê? Achavam com razão, que o competidor era o PSDB, mas não precisava tirar o tapete. Disseram uma porção de coisas e tal. Mas é a vida política. Se eu pudesse reviver a história eu tentaria me aproximar não só do Lula, mas de forças políticas que eu achasse progressistas em geral”.

FHC está reconhecendo que PT e PSDB são almas gêmeas separadas pela ambição inerente ao jogo do poder. Ele vê os dois partidos como “progressistas” oferecendo a mesma mercadoria sob diferentes trade marks. Muda o rótulo e o modo de comercializar, mas o conteúdo é igual. E não está enganado. Até os acionistas, os investidores, são basicamente os mesmos. Desde todo sempre, quando a situação se complica para o PT, FHC chega com uma sacola cheia de panos quentes. O grão-tucano está sempre pronto para lastimar as dificuldades de Lula com a Justiça. Quando o PT aparece envolvido em rolos, para FHC nada é grave, nada exige reação, tudo se resolve, basta ter calma e beber caldo de galinha. 

É isso que explica a falta de energia tucana nos confrontos com o PT. É isso que explica a entrevista de FHC ao camarada Mario Sérgio Conti da Globo News, logo após a grande manifestação popular do dia 15 de março de 2015, quando afirmou aos olhos e ouvidos da nação que os gritos de “Fora Dilma” expressavam uma irritação, mas não uma intenção real...

Sim, sim, sempre houve algo de petista e um pigarro socialista fabiano na alma e na garganta do acadêmico que governou o Brasil durante oito anos. Lá atrás, na Constituinte de 1988, a esquerda do PMDB, onde sentavam FHC e seus companheiros, deixou o partido e fundou o PSDB exatamente por estarem mais próximos e articulados com o PT do que com o PMDB nas deliberações de plenário. Ao cabo de seus dois mandatos presidenciais, FHC preparou com carinhos paternais a entrega da faixa presidencial para o companheiro e amigo Lula.

Omitiu-se nas eleições subsequentes. Assumiu calado o papel de último pau do galinheiro retórico petista. Ofereceu-se em holocausto aos que o atacavam. Tirou o casaco, a gravata e abriu a camisa para o assassinato de sua reputação. E segue, agora, lamentando o afastamento político dos “progressistas”? Sim, a prisão de Lula será viuvez para FHC.


______________________________
* Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Luiz Gonzaga -   10/03/2018 21:53:07

PRISÃO DE LULA SERÁ A VIUVEZ POLÍTICA DE FHC ...e o ocaso do neocomunismo latino americano.

Odilon Rocha -   10/03/2018 13:39:20

Caro Professor Nunca me enganei com o senhor THC...TetraHidroCanabinol. Um texto merecido.

Menelau Santos -   10/03/2018 05:00:28

Maravilhoso Professor. O Professor Olavo tambem sempre nos chamou a atenção para esse detalhe. Cada um fica um pouquinho no poder. Isso só para dar a impressão que há rivalidade e alternancia de poder., mas no fundo, é tudo a msma coisa. Como dizia o nosso saudoso Murilo Antunes Alves: "quanto mais muda, mais fica a mesma coisa".

Ismael de Oliveiira Façanha -   09/03/2018 19:52:49

Com Lula na cadeia, o "baixo clero" vai alvoroçar-se: Alckmin, Alvinho Dias, Ciro Gomes & Escambau; com Lula no páreo presidencial, certamente, ganha. São fatos que dispensam interpretações; a massa nem sabe direito o que significa "operação lavajato".

Isac -   09/03/2018 19:19:30

PT E PSDB são as duas lãminas da mesma tesoura, qualquer uma das duas corta e uma delas ocupando o poder, de qualquer forma servem ao comunismo internacional, como disse, apenas disputa de poder por hegemonia, nada mais. Porém, como os do modelo trotsky-stalinistas são muito mais violentos e agressivos que os socialistas - ambos são comunistas e apenas os métodos de tomarem o poder se diferenciam no mesmíssimo objetivo - nesse caso, é como numa manada de animais, nas quais os mais truculentos triunfam e se sobrepõem aos mais debeis, assim, nessa disputa de poder, os corsarios do PT são melhor treinados para se imporem à base das ameaças, força, violencia e com toda histeria sobre os outros mais concorrentes que demonstrarem fragilidade, são oportunistas e vivem ás expensas do método de "todos os meios justificam os fins"!. Aliás, supõe-se por ex., que o vermelho Aeciordinario venceu a rubra Dilmaloprada, mas essa foi preferida pela SMARTMATIC, certamente simpatizou-se em mais com o focinho dela, dando-lhe preferencia e depois o frouxo FHC que sempre foi caixa-de-pancada de Lula afinou pela não recontagem de votos e, em 2006, não agiu para que ocorresse o impeachment de Lula no Mensalão - no caso, comia da mesma lavagem com os suínos do PT, corresponsável por todas as vigarices desse bando de larapios e chantagistas. Mas que já passou e muito da hora da prisão do patife Lula, o carrasco do Brasil, ah sim!

Genaro Faria -   09/03/2018 01:40:15

A implantação do regime comunista no Brasil é um projeto que remonta ao início do século passado. O não foi capaz de adiantar o calendário da História. Mas foi capaz de atrasar o relógio do tempo como nenhumaoutra nação do planeta. E a maior prova disso é que um vigarista, ladrão e psicopata dominou o cenário sobre a cavalgadura dos ignorantes e do velho oportunismo da oligarquia política e do grande capital. Nada disso, no entanto, poderia conferir a prevalência desse projeto macabro - que a tantos iludiu com a fantasia enganosa da utopia, sem a cumplicidade criminosa da igreja que se diz católica. O PT, principal partido comunista e holding da maior organização criminosa do Ocidente, não somente dela recebeu uma testado de boa conduta como também a capilaridade em todo o território nacional. A farsa dos sindicatos que nunca representaram os trabalhadores, dos políticos que nunca representaram os eleitores e da mídia que desinforma o público está derretendo como uma barra de manteiga no sol. Sua credibilidade fere de morte até a expectativa de um pusilânime. Só a CNBB, cria de dom Helder, o bispo vermelho, continua ali, incólume e impenitente. Bolivariana. Sua heresia ensina que Cristo foi um ativista político . Por ela, a estátua do Corcovado deveria ser a de Barrabás.

IvoHM -   08/03/2018 22:35:43

FHC é tão canalha, que permitiu que o Lula e a Dilma entrassem no velório de sua esposa, depois da publicação daquele dossiê. Tudo pela causa. Com o perdão da palavra: É um bosta!

Dalton Catunda Rocha. -   08/03/2018 15:10:34

Se Lula é uma lepra, FHCannabis é uma hanseníase. "Porém o suprassumo da cretinice é contestar a fidelidade de Lula ao comunismo mediante a alegação de que é um larápio, um corrupto. Qual grande líder comunista não o foi? Qual não viver como um nababo enquanto seu povo comia ratos? Qual partido comunista subiu ao poder sem propinas, sem desvio de dinheiro público, sem negócios escusos, sem roubo e chantagem?" > http://www.dcomercio.com.br/categoria/opiniao/el_mayor

celia -   08/03/2018 15:09:44

Excelente, Professor!