• Percival Puggina
  • 10/05/2016
  • Compartilhe:

PNEUS QUEIMADOS E OS MIGUELITOS DA PRESIDENTE

 

 Esta terça-feira que antecede a votação do relatório da Comissão Especial do impeachment no Senado amanheceu com pneus ardendo em rodovias do país. Os jagunços do comandante João Pedro (quebra-quebra) Stédile vinham sendo, de viva voz, convocados como milícias do decadente governo. Com pneus velhos e foices mais luzidias do que baionetas de desfile, manifestam-se amuados com a decisão constitucional e soberana da Câmara dos Deputados e com a disposição do Senado Federal de afastar a presidente do atabalhoado exercício de suas funções. É bom, mesmo, que a Câmara Alta faça isso logo porque Sua Excelência dedicou os últimos dias à impatriótica tarefa de jogar "miguelitos" no caminho de seu substituto.

O que leva as forças de Stédile a bloquear estradas queimando pneus também move a quase-ex-presidente Dilma a despejar pacotes de medidas cujo efeito é ampliar as dificuldades fiscais que Temer terá de enfrentar no exercício do seu período de substituição. É o mesmo motivo, aliás, pelo qual o governo está caindo, pelo qual o país foi levado a uma crise descomunal e pelo qual o partido governante afunda em descrédito. O PT é animado por aquele egoísmo que só aceita sistema ou ordem em que tudo gravite em torno de si mesmo. Sob tal perspectiva, o país e seu povo pertencem à sua órbita e nela se deslocam. É assim que operam as mentes totalitárias.

Eis aí, também, o motivo pelo qual o partido se recusa a admitir que seu governo levou o país ao caos. Os dados à sua frente nada o informam a esse respeito. Ao contrário, para o PT tudo estava muito bem com o sistema gravitando em perfeita ordem. Caos, para o partido que ainda governa o país enquanto escrevo, é o que se instala quando se embaralham as forças em seu universo particular. E se isso ocorre, fogo nos pneus. "Miguelitos" na estrada do Temer. Histeria masculina e feminina nos plenários. "Manhas e artimanhas", para tumultuar a vida institucional. Manhas e artimanhas foram as palavras usadas pela presidente quando se referiu à patacoada promovida pelo presidente interino da Câmara dos Deputados no ato através do qual usurpou o papel de seu colega Tiririca. Manhas e artimanhas como aquela em que se degradou o ministro José Eduardo Cardozo ao organizar a farsa e arrastar os senadores da base para sua pantomima jurídica.

Estamos longe do fim. Por muito tempo ainda os veremos jogando pesado contra o interesse nacional, contra o bem do país e sua credibilidade. Por muito tempo ainda os veremos empenhados em causar o maior dano possível à sociedade brasileira, que conduziram a inédito nível de desemprego, perda do poder de compra, insegurança, criminalidade e desorientação. Afinal, como esperar algo mais republicano de um grupo político cuja militância queima pneus nas estradas e a quase-ex-presidente joga "miguelitos" no caminho do país?

________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.

 


Genaro Faria -   12/05/2016 06:04:39

A sessão do Senado que vota pela admissibilidade de se julgar o impeachment avança pela madrugada. É mais ridícula do a da Câmara, com suas estapafúrdias declarações de voto dos deputados. Recorre-me a bisonha discussão dos teólogos de Constantinopla, cercada pelos otomanos, discutindo qual seria o sexo dos anjos em suas torres de marfim. Honduras e Paraguai livraram-se de seus tiranetes da noite para o dia. E dentro, rigorosamente, do que previa a lei. O que foi, é claro, considerado por Hugo Chávez e Dilma u m golpe de estado. Estamos brincando de democracia? Com a democracia não se brinca. Estão brincando com a nossa paciência. E nossa paciência também não gosta de brincar. Como dizia minha avó materna, "quem brinca com fogo acaba se queimando".

Genaro Faria -   12/05/2016 05:14:44

Como faz bem assistir Joice Hasselmann. Que demasia! Não precisava ser tão linda. Fico obrigado a ver o vídeo duas vezes. Uma para admirá-la e, a outra, para ouvi-la. Graças a Deus. Se eu fosse obrigado a ver o dragão Jandira em Frangalhos berrar o que expectora sua ignorância convicta, e não me compensasse a visão dessa princesa lúcida e digna, acho que pediria minha inscrição num mosteiro budista do Tibet. Que tem um povo feio de dar dó, mas que parece simpático. Quantas atrizes nos conquistaram por sua beleza e pelos personagens que elas representaram! Como somos tolos! Joice nos representa. Seu papel é tirar do sonho a realidade que não esquecemos ao deixar o teatro ou o cinema. E nos deixar sonhando com ela, não com um personagem. Uma virtude que a vida real não perdoa. Por ser uma mulher linda, honesta e inteligente. Tudo que as feministas mais detestam.

Gilmar DM -   12/05/2016 00:52:59

Concordo, o deputado Maranhão, analfabeto funcional, foi convencido pelo Cardoso a ser o maior palhaço do PT da história. O Brasil disse NÃO ao totalitarismo atrasado da Venezuela, que estava sendo instalado aqui a toque de caixa, mas ainda muita coisa será preciso ser feita pelo novo presidente e pelo seu sucessor!

Genaro Faria -   11/05/2016 12:52:45

Os socialistas de diversos tons de vermelho sabem que não enganam mais ninguém. Sua vigarice perdeu o prazo de validade e vai sair da prateleira direto para o descarte. Isso, e o fim de generosas "boquinhas" e verbas "culturais", põe sua tropa em alerta máximo. Lula não ameaçou "incendiar o país com o exército de Stédile"? Como eles chamam ditadura de "democracia popular", como a cubana, e regime totalitário de "libertação", não admira que chamem de "golpe" o cumprimento da vontade da maioria da nação e a estrita observância da Constituição e das leis do país. Esses pilares da democracia - a vontade soberana do povo e o estado de direito - eles desprezam "democracia burguesa". Vade retro, vigaristas.

daniel -   10/05/2016 21:44:08

Eles estão voltando para a toca... espero que a polícia saiba agir contra esses movimentos de vândalos e perturbadores da paz. As pessoas não podem ficar reféns desses arruaceiros convictos. Não vi nenhum pneu queimado na maior manifestação política da história do Brasil.