• Percival Puggina
  • 02/05/2021
  • Compartilhe:

PETISMO COM DATA VENIA

 

Percival Puggina

 

         “Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo o tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora." (Joaquim Barbosa, quando o plenário retirou dos réus do mensalão a pena por formação de quadrilha).

         Quem acompanhou como eu o surgimento do PT desde a trincheira oposta não pode se surpreender com o resultado dessa obra política quando consegue uma cadeira do STF. Menos ainda se ocupa, ali, várias cadeiras. Finalmente, formado um “coletivo” amplamente majoritário, é só esperar o estrago. Ele se tornará cada vez mais audacioso e arbitrário. Como uma espécie de MST institucional, não respeitará cerca nem divisa com os outros poderes e tratará como inimigo quem pensa diferente.

         E são dezenas de milhões os que pensam diferente!  Exatamente por serem tantos, por nunca terem visto tantos inimigos em seu miniuniverso, membros do nosso STF adotam, a torto e a direito, a clássica conduta birrenta e autoritária do petismo quando antagonizado.

O presidente da República, por exemplo, é um que pensa diferente. Seus eleitores pensam diferente. Para tornar a desgraça ainda maior, aconteceu em nosso Supremo que os ministros mais antigos, anteriores ao PT e ao PSDB, aderiram ao mesmo ativismo e protagonismo.

         Anote aí este presságio e guarde em alguma gaveta que retenha anotações importantes, para posterior fact-checking: o pior ainda está por vir porque o domínio das ideias de esquerda no ensino de Direito é sufocante. Há tempos, as carreiras jurídicas de Estado vêm sendo ideologicamente tomadas em proporções alarmantes e o cenário não parece reversível sequer a médio prazo. Mas essa é outra história.

         O que nos interessa aqui são os rompantes que surgem a toda hora, com a expedição de ordens contra o Executivo e o Legislativo. Nada mais parecido com o PT. Alegam os ministros que o STF só “age se provocado”. Entendo, entendo. A simples presença de alguém “à direita” no Palácio do Planalto já é provocação suficiente para o “coletivo” do outro lado da praça.

         O STF legado pelo PT é petismo com “data venia”, mas com a mesma perda de limites, a mesma irrazão. Nos anos imediatamente anteriores a 2018, a sociedade percebeu não apenas que estava sendo roubada, como lhe demonstrava a Operação Lava Jato, mas estava, também, sendo submetida a uma lavagem cerebral para lhe subtrair princípios, valores, liberdade de pensamento e expressão, amor à pátria, unidade nacional – enfim, que lhe impunham um cortejo de males.

         Essas duas constatações elegeram Bolsonaro e levaram o STF a interferir nos outros poderes como nunca fez nos longos anos destrambelhados do petismo no poder.

         O STF mandou o governo realizar o Censo este ano. Não fazê-lo é inconstitucional. Não o realizar em 2020 não era inconstitucional. Em 2021 passou a ser. Por quê? Porque o Congresso garfou o dinheiro do censo e o STF do petismo perdeu, há muito, o rumo do bom senso. Há que preservar a “sanha reformadora”.

Percival Puggina (76), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

 


ALCIDES POLIDORO PERSIGO -   10/05/2021 13:20:00

concordo contigo Pugina e tens meu apoio.

Jorge Fenerich -   10/05/2021 13:15:55

No meu humilde entender não há outra solução senão a da via violenta, entendo que o que nos falta é aquilo que vimos indiferentes acontecer na Europa recente, duas guerras absurdas mas criou povos resolvidos e organizados, talvez seja este o caminho.

José Luiz Pradella Ache -   05/05/2021 13:30:33

Uma importante pergunta quem alguém tem que fazer ao ministro Gilmar Mendes: O que ele pensa sobre a invasão dos hackers no sistema do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, já que ele considerou normal a invasão às mensagens trocadas entre Sergio Moro e Procuradores e até considerou lícitas "as provas" ali obtidas?

ARCY JOSÉ DE ALMEIDA DIAS -   03/05/2021 19:26:23

Magnífico o comentário. Uma aulinha(ou aulão?)

NUBIA -   03/05/2021 19:07:50

Podem, por favor, vcs intelectuais de bem nos dizer, a nós povo, o que de real , concreto e definitivo devemos exigir para acabar com esses tiranos e ditadores do STF ? Muitos colunistas e jornalistas nos mostram dia após dia esses fatos angustiantes e dignos de nos deixar esquizofrênicos e com crises de pânico mas não há um sequer que nos esclareça o caminho jurídico e legal para seguirmos...Como fazer? alguém tem que nos orientar...Nós, o povo, estamos prontos ...

EDISON FARAH -   03/05/2021 13:59:12

Não haverá solução pelas vias "democráticas", porque a democracia liberal como a entendemos e, ingenuamente, sempre a defendemos, é a arma primeira dos que a destróem. Se Até nos EEUU essas forças das trevas estão prevalecendo, o que esperar de superação nas republiquetas cleptocratas do terceiro mundo, onde as elites dominantes e o crime organizado são faces da mesma moeda? Tristes tempos temos pela frente, o planeta caminha para a concretização das mais horrendas ficções holywoodianas.

Roseclair -   03/05/2021 12:36:41

Realmente o PT governou de tal forma e por tanto tempo, que conseguiu se infiltrar em todos os lugares. Levaremos anos , com sorte, para reverter.

Sergio jardim -   03/05/2021 11:57:04

belo artigo. claro sem curvas. estamos aparelhados até a espinha. porém enquanto existir mentes visões ideias de liberdade. como dizem a patezada a luta continua companheiro. assim que o Senhor não é mais uma lanterna na escuridão. é um farol potente..levando. luzes a longas distâncias. siga firme pois o homem pode cansar as ideias jamais. um bom dia.

artus james lampert dressler -   03/05/2021 11:41:40

COMO SEMPRE E CADA VEZ MAIS O PROFESSOR PUGGINA SE APERFEIÇOA , COM MAESTRIA, NA ARTE DE CIRURGIÃO DE TUDO QUANTO EMPESTA A DEMOCRACIA CAMBALEANTE. TAMBÉM, ACHO, ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO E COMO OVELHAS VAMOS SER ASBATIDOS PELAS HIENAS FAMÉLICAS , POR DESMAMADAS DAS TETAS DO ERÁRIO.

FERNANDO A O PRIETO -   03/05/2021 08:41:23

Análise perfeita da situação! Parece não haver saída pacífica para o Brasil (até mesmo, creio, para o mundo). Resta ver até quando a imensa maioria, que não se curva às idéias da esquerda, ou por pensar diferente ou por ter coisas mais prementes para fazer do que ideologizar as circunstãncias da vida, aguentará a violação da liberdade. Tomara que eu esteja errdao,e haja solução pacífica! Deus nos ajude.!

Arlene Figueiredo Lacerda Souza -   03/05/2021 02:17:50

Derrubar o comunismo nunca foi fácil e nunca com democracia, em lugar nenhum do mundo

Julio -   03/05/2021 00:11:06

Não elegi STF EU AUTORIZO A O SR PRESIDENTE JAIR A INTERVIR NA NAÇÃO....

Francisco de Assis Oliveira -   02/05/2021 21:59:08

Se fizessemos uma pesquiza bem feita no Rio de Janeiro sobre estes Sindicatos com certeza o resultado seria o mesmo para todo o país e os nossos ilustres CONGRESSISTAS concertariam as brechas para atos de CORRUPÇÃO ou fechariam todos por não produzirem nada para os TRABALHADORES ou EMPRESSAS .

Miriam Libânio Magalhães -   02/05/2021 19:58:53

O sindicato dos professores em SP e terrível.Qdo me desliguei ,pous vinha um desconto absurdo ás coleguinhas da escolas,passaram a ignorar me.Foi difícil entender.Na minha família esta lotado de paulistas e petistas. Que pena!

Adauri Laércio -   02/05/2021 18:23:39

Devemos suprimir toda a esquerdalha do Brasil.

Flávio Siqueira -   02/05/2021 17:02:31

Minha avó quando tinha onze anos, dizia pra nunca me filiar a Sindicatos e a Partidos de Esquerda. Na época, não entendi nada, porém hoje consigo perceber que estar aliado a tais instituições de cunho político, é apoiar o Crime Organizado. Bela exortação sobre o Petismo. Veja o exemplo do Rio de Janeiro a balbúrdia tomou conta e os cidadãos de bem nem podem mais usufruir de serviços públicos; tudo está nas mãos de criminosos.

valter de oliveira -   02/05/2021 16:38:12

Realmente preocupante caro Puggina. Teremos uma imensa batalha pela frente. Vamos enfrentá-la. Com altaneria.

Joana -   02/05/2021 16:37:28

Perfeito o SEU Comentario. Por essas razoes.. Devemos nos insurgir contra DESMANDOS DO STF. QUE NÃO ESTÁ ATENDENDO A NOSSA PATRIA. POREM CONTRA !NÃO PODEMOS PERDER A NOSSA SOBERANIA!

sandra -   02/05/2021 16:28:26

Cada vez mais desesperafor o nosso futuro.Não sei oque fazer !

Luiz Fernando Cardoso da Silvafcardosodasilva321 -   02/05/2021 15:56:05

Perfeito é exatamente o que aconteceu e está acontecendo.

Heliana Santos da Silva -   02/05/2021 15:40:10

Infelizmente essa é a realidade no judiciário Brasileiro há anos,mas eu creio que iremos escrever outra história,esses falsos juristas serão estirado do supremo e todas as esferas jurídicas e outras intenções,como um câncer destruidor ainda hei de vê aconteder.

Adilson -   02/05/2021 15:06:28

Temos que voltar aos tempos do www. Deve ser por hora a única saída.

Ayrton -   02/05/2021 15:05:18

Triste e preocupante constatação...