• Percival Puggina
  • 07/08/2023
  • Compartilhe:

País do silêncio medroso e do silêncio cúmplice

 

Percival Puggina

     Durante o governo Bolsonaro, sempre que surgia a necessidade de conter as despesas dentro dos limites da responsabilidade fiscal, a solução vinha do corte de verbas orçamentárias.

Amigo leitor, dê uma pesquisada no Google e verá o modo como isso era tratado pelos meios de comunicação, pelos setores atingidos e pela militância estudantil (quando a tesoura passava perto dos sensores nervosos da moçada). Ali estava servido o prato cheio para o trabalho de intriga e maledicência a que esse tipo de agente político se dedica de modo implacável.

Pois eis que o governo Lula cortou verbas orçamentárias do MEC! Foram R$ 332 milhões atingindo a totalidade dos recursos para o desenvolvimento da Alfabetização, segundo levantamento da Associação Contas Abertas com dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). A tesoura também pegou a compra de veículos para transporte escolar e bolsas de pesquisa no ensino superior. Silêncio!

Pelo mesmo motivo – ajustar as despesas às disponibilidades do Tesouro – o governo cortou R$ 262 milhões do Auxílio Gás. Você provavelmente não sabe o que significa esse auxílio no orçamento das famílias mais pobres, às quais Lula da campanha eleitoral acenou com três refeições diárias, picanha e cervejinha. Como serão preparadas essas refeições sem gás? E mesmo assim, silêncio.

Por outro lado, em tempos de corte na educação, na pesquisa, no transporte escolar, no gás de cozinha, o dinheiro para emendas parlamentares, em cifras bilionárias, tem tratamento privilegiado.

O Brasil tornou-se o país do silêncio medroso e do silêncio cúmplice. O primeiro imposto a cadeia, multa e tornozeleira, e o segundo comprado mediante favorecimentos incompatíveis com a propalada responsabilidade fiscal.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


Edu Berw -   11/08/2023 19:35:40

Coerência passa longe dessa turma, aliás, bem de acordo com os atos do atual governo! Lamentável.

Roberto Lima de Almeida Neves -   10/08/2023 18:10:47

Concordo os comentários elogiosos ao Sr, Puggina. Dá otima forma às críticas que fazemos. Nos representa nesta tribuna tão importante e equilibrada. Paz e Bem

Rogério Amaral Medeiros da Silva -   08/08/2023 20:12:07

PERFEITO!!! Estimado senhor Puggina, sou advogado há quase 30 anos, formado pela Universidade São Judas Tadeu (Moóca), cursei ensino básico, ginasial e colegial em escolas públicas de São Paulo; fui aprovado na UNESP - Rio Claro e Universidade Federal de São Carlos pelo vestibular da USP. Agradeço pelos maravilhosos textos que acompanho de vossa autoria, MUITO OBRIGADO!!! Amigo, desisti das Universidades públicas após verificar a doutrinação absurda que estava sendo efetivada. Me formei em direito, não atuo mais por proibição médica e ressalto, JAMAIS VI A E LEI SER TÃO MALTRATADA, OFENDIDA E DIGO ESQUECIDA PELOS PODERES NO BRASIL. OLHO MEUS CADERNOS E ANOTAÇÕES ANTIGAS E PERCEBO QUE TUDO O QUE APRENDI SOBRE AS BASES DO DIREITO, NÃO EXISTE MAIS. É MUITO TRISTE NOBRE AMIGO. Perdão pela exposição e muito obrigado pelas maravilhosas publicações. Grato amigo, estejas sempre sob a guarda e proteção de Deus senhor Puggina. São Paulo, 08 de agosto de 2.023. Rogério Amaral Medeiros da Silva roger.medeiros.adv@gmail.com

maria elisa araujo zanella -   08/08/2023 16:39:31

Danúbio Franco me representa!!! Análise perfeita do perfeito texto do mestre Puggina!

Oscar Medeiros Ramos -   08/08/2023 15:26:09

A realidade colocada de forma irreparável. Este é o diferencial da esquerda, é especialista em fazer barulho quando lhe convém...

Marcus Borelli -   08/08/2023 13:44:46

Estamos na mão dos maus brasileiros mas, faço crer, que temporariamente.

edgard alves feitosa -   08/08/2023 12:38:31

o Brasil está caminhando para um estado policial; o projeto do PT junto com as Instituições Jurídicas, é tornar o Brasil um regime AUTORITÁTIO, com a total HOMOLOGAÇÃO dos Tribunais Superiores; quantos corruptos que desviaram dinheiro publico estão condenados pelo STF????? mas lula quer aumentar a pena para 40 anos para quem ousar questionar autoridades......O ESTADO SOU EU.....

Danubio Edon Franco -   08/08/2023 11:11:52

O silêncio que denuncias em grande parte é o retrato dos meios de comunicação que fazem parte do "movimento golpista democrático" que hoje governa nosso país e que, como já disse em outra oportunidade, desde a eleição de Bolsonaro, orquestraram essa manobra. Basta olhar os que assinaram o famoso "Manifesto pela Democracia". Vivíamos, diziam eles, em um regime fascista que, curiosamente, obedecia a Constituição e nada fez fora de seus limites. Sem dúvida, temos, como dizes, um silêncio medroso e um silêncio cúmplice, este usufruindo dos favorecimentos nada republicanos. A verdade é que não podemos desistir, não obstante a incerteza do nosso direito de liberdade de expressão.

Eloy Severo -   08/08/2023 10:37:35

Coisas da esquerda. Fora FHC, hoje estão abraçados tendo seu vice. A esquerda é como carroça vazia, se conhece a distancia. Alguns que não conhecem carroça, talvez não entendam, pelo barulho.

Jose Boaz -   08/08/2023 09:47:44

Enquanto CORTA recursos da Educação, com passa pano da mídia e dos representantes dos professores, esse governo, só com a Globo, gastou em 6 meses mais de 50 milhões de Reais em publicidade, mais que o dobro que Bolsonaro gastou em 4 anos de governo. E sem contar viagens, Lei Rouanet, e outras extravagâncias.

Afonso Pires Faria -   08/08/2023 09:39:58

Parabéns professor. Que poder de síntese! Em poucas linhas consegues exprimir o sentimento de milhares de pessoas.

Menelau Santos -   08/08/2023 09:22:42

O Brasil é realmente um país atípico. Por isso temos a jaboticaba. Até a nossa ditadura (sim, já está implantada) é diferente das outras. Pelo pouco que conheço de história, as ditaduras geralmente são comandadas pelo executivo, enquanto aqui é pelo judiciário. A imprensa precisa ser colocada no cabresto, aqui é é conivente. Conhecíamos dois tipos de governo: o parlamentarismo e o presidencialismo. O Brasil inventou o "judicialismo".

TADEU REINALDO SCHERER -   08/08/2023 09:14:32

Perfeito!