• Percival Puggina
  • 29/11/2023
  • Compartilhe:

Outra vitória do amor! Flávio Dino no STF.

 

 

Percival Puggina

         Com a indicação de Flávio Dino, Lula mostra como o amor torna tudo mais lindo. Onde iria ele encontrar alguém mais simbólico da vitória do amor? Cuidadosamente, escolheu uma pessoa aplaudida por sua cordialidade e afabilidade, que muito contribuirá para amansar a conduta ouriçada de alguns senhores ministros... Ao mesmo tempo em que exibe à nação seu sólido compromisso com nossa liberdade de expressão, realiza o sonho de seu saudoso camarada Luís Carlos Prestes, que sempre quis ter um líder comunista raiz sentado no STF.

Os adversários que os comunistas mais combatem em suas dezenas de experiências mundo afora ao longo de 106 anos não são indivíduos, não são pessoas concretas com nome e sobrenome. Um Estado que adote o comunismo precisa eliminar ou silenciar grupos sociais inteiros. A força do Estado só eventualmente age contra “alguém”, pois seu alcance precisa ser “multitudinário”, para usar a palavra da moda após as prisões e julgamentos em massa referentes aos eventos de 8 de janeiro. Então, para o governo, é bom colocar no Supremo um jurista com essa visão pragmática de como a banda deve tocar.

Quero sublinhar três problemas que antevejo como decorrentes da indicação. O primeiro se refere ao ciúme que Flávio Dino vai suscitar. Como reagirá o ministro Alexandre de Moraes quando perceber que mão visivelmente mais pesada que a sua chega à Casa com ganas de provar serviço? Quem vai mostrar mais os dentes?

O segundo, diz respeito aos cidadãos bem-aventurados que têm “fome e sede de justiça” e consciência da importância dos tribunais superiores. Nestes muitos, se consolida a ideia de que não serão saciados por quem tem fome e sede de poder.

O terceiro diz respeito aos milhões que a elite política governante e sua torcida organizada gostariam de ver surdos e mudos, ou idiotizados no sofá da sala, assistindo à Globo. Digo isso porque não será fácil convencer o Senado que o ministro Flávio Dino é tão manso e pacífico quanto ele se revelará nas audiências com senadores e na sabatina final. Pode ser difícil aprová-lo e tudo que é difícil para o governo no Congresso custa caro para a sociedade. É nosso dinheiro ganhando asas e tomando rumo que gera as maiorias conseguidas pelo governo no parlamento. E não vejo motivos para que seja diferente no caso de Flávio Dino.

Isso é firmeza de caráter. A maioria móvel, hoje base do governo, tem seu padrão de conduta e não abre mão. Aliás, é sobre isso que escrevi desde que sentei para desabafar neste texto, usando sarcasmos e ironias para ser menos depressivo.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 


Ademar Pazzini -   30/11/2023 20:32:05

Como há tempo firmei convicção de que não temos reserva moral na nossa deplorável classe política, é certo que teremos um marxista leninista no STF. Claro, nossos senadores, após farta distribuição de emendas pelo Executivo, já formaram maioria para aprovar Dino, e já esqueceram todas as traquinagem do arrogante sauro.

MARCO ANTONIO GEIB -   30/11/2023 18:56:07

Mestre, a aprovação de Flávio Dino para o STF é a maior oportunidade do Senador Pacheco, Presidente do Senado e do Congresso Nacional tem de mostrar o Poder que eles possuem NÃO APROVANDO EM PLENÁRIO o nome dele. As "ambições do Senador Pacheco" de ser indicado para aquela Corte foram por "água abaixo !!! Flávio Dino é um comunista de carteirinha, incompetente, fanfarrão, vingativo, já demonstrou isto muita vezes !!! Além disto o Senado Federal "atenderá a vontade de milhões e milhões de brasileiros" !!! Que Deus nos ajude e ao Senador Pacheco também !!! Feliz Dezembro !!!

Maria antonieta -   30/11/2023 15:46:30

O texto é ótimo. Mas triste! Onde chegamos!

Maria Elisa Araújo Zanella -   30/11/2023 12:45:21

Li em poucos minutos e reli em muitos minutos. Preciso! E deprimente.

Paulo Antônio Tïetê da Silva -   30/11/2023 11:38:09

Como o stf(assim mesmo) é composto de onze membros e um treinador que sabe escolher os melhores jogadores, "pelo andar da carroça", brevemente ganhará um certo campeonato, cuja taça de prata, valiosíssima, será confecionada por um consórcio formado pela Coombia. Bolívia e Peru.

Fabio -   30/11/2023 10:58:37

flavio dino...dinossauro stalinista. Assim se forma a nova "corte" legislativa sem voto popular...logo o congresso será mera formalidade"democrática", senhores!

GERSON CARVALHO NOVAES -   30/11/2023 09:42:09

Todo esse quadro me lembra uma cena que vi não sei exatamente onde: macacos na maior gritaria, pulando de cipó em cipó; um roubando a banana do outro, um dando tapa na cara do outro; um passando a mão da bunda de outro, um outro pegando a fêmea de outro... Se eu fosse um cartunista, saberia, certamente, que charge iria publicar...

Eloy Severo -   30/11/2023 09:24:37

E o fim da picada.

IGNÁCIO JOSÉ DE ARAUJO MAHFUZ -   30/11/2023 08:16:59

Puggina, Caro Mestre Percival. SAÚDE E PAZ! Chê, como sempre, representas e expressas o sentimento de impotência - mas não de conformismo! - que, nós, Cidadãos Brasileiros, vivenciamos nesses tempos da NARCOCLEPTODITADURA que nos foi imposta pelo LULADRÃO SEMPRE LULADRÃO SEMPRE BANDIDO E SUA QUADRILHA. O pior, infelizmente, é que os ditos "representantes do povo" (os parlamentares) são, em sua maioria, elementos fisiológicos, vis, VENAIS E CORRUPTOS... O que nos resta? Creio, apenas, berrar como aquela ovelha cercada pela cachorrada: "NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA"! Fraternal abraço, Ignácio J.A. Mahfuz

Armando Micelli -   30/11/2023 07:52:51

Prezado amigo Percival. Ótimo texto. Visionário. O futuro, para nós brasileiros, se mostra preocupante. Até quando o verde-oliva suportará tamanho achincalhe da nossa pátria? Abraços. Continue. Você, e mais um pequeno punhado de idealistas, são a nossa esperança.

jussara c ughini -   29/11/2023 15:18:32

Brilhante como sempre!! E que poderemos nós, otários, fazer? apenas dizer Amém! ?? Abs

Menelau Santos -   29/11/2023 14:47:53

Sarcarmos e ironias é o que nos resta, verdade, Professor! Só sei que nada e nem ninquém desse malfadado, famigerado e nefando STF representa a parte sensata da nação brasileira.