• Percival Puggina
  • 27/09/2016
  • Compartilhe:

OS SÓCIOS DO ESTADO E SEUS DIVIDENDOS

 

 Minutos após as tenebrosas revelações da força-tarefa da Lava Jato sobre as atividades do companheiro Antônio Palocci, o PT descobriu que escandaloso, mesmo, é o ministro Alexandre de Moraes que mostrara, na véspera, saber que havia uma operação prevista para a semana que iniciava.

 Literalmente, o país ficou mais abandalhado ante as provas de que o ex-prefeito de Ribeirão Preto tinha conta corrente no setor de propinas da Odebrecht. Os números são de deixar Donald Trump de cabelo em pé. O "italiano" titular da conta movimentou R$ 216 milhões no caixa subterrâneo da empresa! Note-se que Palocci não era sócio da Odebrecht recebendo dividendos. Por sua autoridade, até prova em contrário, operava como representante do PT, recebendo dividendos societários auferidos pela sigla na condição de sócia do governo. Ou propina, como afirmaram, de modo mais tosco, os policiais federais e os procuradores da república atuantes na operação.

 Mário Sabino, do blog O Antagonista, em texto de ontem (26/09), lembrou que o COAF, em 2015, havia localizado operações financeiras extraordinárias nas contas de algumas lideranças do então partido governista, a saber:

Lula movimentara 52,3 milhões de reais; Antonio Palocci, 216 milhões de reais; Fernando Pimentel, 3,1 milhões de reais; Erenice Guerra; 26,3 milhões de reais. Ou seja, um total de quase 300 milhões de reais.

 Qual a atitude dos líderes petistas, no ano passado ou agora, face a tais revelações? Deram alguma explicação? Escandalizaram-se? Solicitaram investigação interna para esclarecer os fatos e o destino dos milionários créditos? Eximiram o partido de qualquer responsabilidade? Emitiram sinal de constrangimento? Não. Arregaçaram as mangas, gargarejaram mel com limão e foram aos microfones atacar o boquirroto e infeliz ministro da Justiça.

Os deputados federais petistas Paulo Teixeira e Paulo Pimenta não precisaram contar até dez antes de proporem à CCJ da Câmara a convocação do ministro fanfarrão para as necessárias explicações. Vanessa Grazziotin fez o mesmo no Senado. Dilma Rousseff, desde a constelação Alfa Centauro, usou as redes sociais para diagnosticar que o país vive uma "situação grave" e que "estamos caminhando para o Estado de Exceção" (ZH de 27/09). 

Passaram-se as horas, virou o dia, e até este momento, o único a dar explicações foi o ministro Alexandre de Moraes, já com o pé na soleira da porta de saída. Não sei por que razão me vieram à mente estas palavras de Josué Montello ao descrever a decadência de uma cidade em Noite sobre Alcântara: 

"De repente, já longe, teve a sensação nítida de que ia andando pela alameda de um cemitério. As casas fechadas eram sepulcros e ali jaziam condes, barões, viscondes, senadores do Império, deputados, comendadores, sinhás-donas, sinhás-moças, soldados, mucamas, juízes, vereadores, sacerdotes. Somente ele, assim desperto dentro da noite, estaria vivo na cidade de mortos. E uma impressão instantânea de frio gelou-lhe as mãos e os pés, com a ideia de que, também ele, ia permanecer em Alcântara para sempre, encerrado no mausoléu de seu sobrado."


________________________________
* Percival Puggina (71), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de Zero Hora e de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A tomada do Brasil. integrante do grupo Pensar+.
 


CLAUDIO ARAUJO -   03/10/2016 17:08:04

O PT PERDEU ATÉ O NOME AGORAVIROU PDL PARTIDO DOS LADRÕES

ANTONIO CARLOS DA FONSECA FALLAVENA -   02/10/2016 01:52:39

Faz muito, não estranho, não me admira a falsidade do PT. O partido perdeu tudo: a história, as bandeiras, a vergonha, a indignação, a moral, a ética. Perdeu tudo, tudinho mesmo! Para defenderem-se, fazem o que podem: desviam a atenção para outras coisas. Assim como os advogados dos lulllarápios, vendem que tem as mãos limpas e as mentes inocentes. Não sabem de nada e o que é errado, já existia antes deles. Entregar-se-ão à justiça? Para que? Fico pensando: por onde anda o povo honesto, os cidadãos de bem, os brasileiros de verdade? Estarão a espera da reação, da boa vontade dos culpados, que se condenem, que entreguem as provas de seus atos? Enquanto tudo acontece, o povo bom, honesto e ético continua calado, em casa, a espera da volta de Cristo, de outro enviado, que virá salvá-lo. Começo a pensar que os bons são tão poucos, uma minoria, que se entrincheirou e silenciou, diante de sua fraqueza e da certeza de que só um milagre salvará nosso país. Mesmo com a razão a seu lado, calou-se. Sobrou o medo, a falta de consciência, de vontade e de brio. Infelizmente, o mais belo de todos os países, derrete por falta de um povo.

Ismael de Oliveira Façanha -   01/10/2016 22:40:04

O Caixa Dois só não favorece os partidos da estrema esquerda, que as empresas não apoiam os inimigos do capital. Agora, terminados os alvos petistas da Lavajato, quero ver desligarem a mangueira quando começarem a ser atingidos PMDB, PSDB, PP ... Após todos destruídos, PSOL e REDE farão a festa de encerramento desta opera da FIESP; "Ah, ridi, Pagliaccio..."

Zé Caetano -   01/10/2016 18:13:19

Excelente artigo ! Quanto ao silêncio do PT e Base Vermelha, com relação aos seus, chafurdados até o pescoço numa lama que eles mesmo prepararam, equivale um reconhecimento de culpa. Se assim não fosse, porque a uníssona tentativa de desviar o foco para fatos de menor gravidade ? Eles sabem, de maneira cristalina, eles sabem que a Lava Jato atingiu o alvo bem na mosca ! E que mosca !!!

Rodrigo Milani Fett -   01/10/2016 15:24:57

Perfeito silogismo entre as palavras de Montello e da atitude dos líderes políticos envolvidos nesses escândalos. O cavalo Sansão, se aproxima da janela, e com olhos esbugalhados pela angústia em torno da desesperança em tudo aquilo que acreditava aos olhos daquilo tudo que vê: os porcos, os porcos....sob duas patas, vestindo máscaras com faces humanas falando com pessoas. Orwell

Artus James Lampert Dressler -   01/10/2016 15:15:50

TEMER, LUTE PARA CHEGAR À MARGEM - DEMOCRATICAMENTE, PARA SAIR DESTE “MAR DE LAMA” EM QUE FOI MERGULHADA A REPUBLICA É NECESSÁRIO NADAR ATÉ A MARGEM E, POR ISSO, TRANSIGIR E NEGOCIAR COM ELE (O MAR DE LAMA) DURANTE TODO O TRAJETO. SÓ UM ATO DE FORÇA, TIPO SER IÇADO PELO "HELICÓPTERO DA DITADURA", PODERIA DAR UMA “BANANA” PARA TANTOS QUANTOS SE APRESENTAM “VENDENDO DEMOCRACIA”. INEXORAVELMENTE, O SALVO CONDUTO PRECISA SER COMPRADO COM O PAGAMENTO DE “PEDÁGIOS AO CONGRESSO”, COMO PROTEÇÃO DO REGIME DE LIBERDADES DEMOCRÁTICOS, NUM ESTADO DE DIREITO, MAS SÓ ATÉ A MARGEM, ISTO É, AS ELEIÇÕES DE 2018; NESSA OPORTUNIDADE OS CANHÕES (TÍTULOS DE ELEITORES) DEVERÃO "JATEAR ESCÁRNIO) SOBRE TODOS OS VENDILHÕES POSTADOS NAS CANCELAS PEDAGIADAS . ASSIM, RESTA PROTAGONIZAR A “FLOR DE LÓTUS”, ATÉ TENDO A CORAGEM E O DESPRENDIMENTO PARA SUICIDAR-SE POLITICAMENTE (EXECUTANDO TODAS AS REFORMAS URGENTES) OU ESCOAR COMO “LAMA”. AGORA OU NUNCA!!!

verdaesejadita -   30/09/2016 16:52:22

Enquanto isso os militantes tentam de todo jeito defender o indefensável! A maioria nem porque perderam a boquinha, porque acham que são a engrenagem de algo maior. Os tolos úteis foram os primeiros a morrer em todos os regimes comunistas.

Genaro Faria -   28/09/2016 18:44:56

INTELECTUAIS, ARTISTAS, O PT E O SILÊNCIO DOS NADA INOCENTES - O movimento comunista mundial opera em dois sentidos, com relação a quem possa exercer alguma influência na sociedade em razão de sua profissão. Numa ponta, exalta qualquer um, por medíocre que seja, com os elogios somente cabíveis aos gênios e, na outra, orquestra uma "conspirativa de silence", quando não uma crítica feroz aos que não rezem por sua cartilha. Nenhum artista, escritor, arquiteto ou cientista comunista é menos do que genial, e todos os clássicos devem ser desprezados ou evitados. O escritor José Saramago, por exemplo, escreveu o prefácio de um livro abaixo da mediocridade saudando seu autor como um novo gênio literário que despontava no Brasil: Chico Buarque. E não faltaram articulistas a derramarem loas nos jornais para dizer que a Europa se curvava ao genial compositor que mostrava ser, também, um maravilhoso escritor. Afinal, papel aceita tudo, até o que desce pelo vaso.

MARIO LUIZ DE OLIVEIRA -   28/09/2016 16:42:02

Já deu para notar que aqueles que sentaram na "cadeira de Ministro-Chefe da Casa Civil" dos desgovernos Lula+Dilma estão tendo lugar cativo nas páginas policiais: Zé Dirceu, Palocci, Gleisi... A hora da Erenice Guerra já vai chegar...Será que falta alguém ? Bom, tem a Dilma... Mas ela é honesta, dizem os petistas....

Odilon Rocha -   28/09/2016 12:16:05

Duplo padrão moral característico já bem conhecido. Só! E o senhor Ministro da Justiça, em certo grau, não fica longe disso. Rua!

Genaro Faria -   27/09/2016 19:40:10

O PT é um partido irresponsável por convicção. É fiel ao dogma da infalibilidade moral de seus líderes. Nada pode abalar seu fundamentalismo ideológico. Detém como um monopólio a verdade e a virtude, apanágio de sua excelsa corte de heróicos delinquentes da causa revolucionária: a defesa intransigente dos excluídos de um sistema que lhes nega as recompensas de suas bem-aventuranças aqui na terra. Um mínimo deslize alheio é por ele censurado como um crime monstruoso. Mas de seus crimes exime-se para acusar, hipocritamente, quem os irroga contra ele. Despreza o ensinamento de Jesus Cristo, Nosso Senhor: Mateus, 7-5: Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão.

Gilberto kerkhoff -   27/09/2016 17:32:48

Que barbaridade. O PT aplaude a roubalheira e execra o trabalhador. Tenho vergonha de viver num país onde existe esse tipo de gente.