• Percival Puggina
  • 02/06/2023
  • Compartilhe:

Os novos príncipes

 

Percival Puggina

         Na manhã de hoje, saí de Florença, cidade onde nasceu Machiavel, para revisitar a pequena e belíssima urbe de San Gimignano. Pensando no autor florentino, lembrei-me de um artigo que escrevi no ano passado e resolvi atualizá-lo.

Sou cidadão de um país onde as decisões mais estapafúrdias são tratadas como parâmetros de normalidade. Alguém dirá que é mera questão de ponto de vista. No entanto, sempre que, em extraordinário esforço de angulação, me desloco para esse tal “ponto de vista”, vejo tudo ainda pior.

Muito pior. Como podem afirmar que a democracia e o estado de direito que todos queremos estejam sendo servidos ante as situações que descrevo a seguir?

Um criminoso condenado em três instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro foi posto em liberdade para disputar a presidência da República.

Bandidos descem do morro para a cidade, mas a polícia não podia subir da cidade ao morro. Agora, há novas regras do STF: a polícia pode subir, mas só de dia, e quando sobe tem que manter “proporcionalidade” (o que, para mim, significa que deve entrar com maior contingente e armamento mais pesado, mas não foi isso que eles quiseram dizer).

Uma urna eletrônica que qualquer pessoa com olhos de ver sabe ser opaca foi, oficial e inquestionavelmente, proclamada modelo de transparência e objeto de fé pública.

Os constituintes de 1988 vão sendo depostos por pequeno grupo de guardiões daquele trabalho e esses guardiões utilizam a Constituição mais ou menos como maîtres e chefs usam seus velhos livros de receitas: ao seu próprio gosto.

O crime de “lesa-majestade” volta à cena, com a consequente morte cívica dos réus e se instala a prática de estender as restrições de direitos às suas famílias.

Inquéritos são abertos para permanecer ameaçadoramente abertos.

O presidente que emergiu das urnas torna público seu desejo de vingança e ela já vai sendo saciada; seus alvos tombam.

A sociedade é ameaçada, viu a censura se impor e se tornar matéria legislativa de máxima urgência. A liberdade de opinião e expressão é tolhida de múltiplas formas, o Estado se apetrecha para xeretar os assuntos alheios e a vida privada se torna objeto de pescaria probatória.

Os itens acima são apenas alguns dentre muitos, num país onde as palavras vão para um lado e as ações na direção oposta.

Na política nacional, o Direito se converteu em instrumento de proteção do Estado; não mais serve ao cidadão e à sua liberdade. Nela, com dificuldades e receios, fala-se inutilmente à irreverente surdez e ao desprezo dos poderes.

Não passa pela cabeça dos novos príncipes das lições de Machiavel que nas sociedades modernas, a injustiça praticada pelo Estado contra um cidadão é sentida na sociedade inteira. Em cada um que é silenciado, cala-se um pouco a minha voz. Levam-me sempre que alguém é preso injustamente.

Isso não guarda qualquer semelhança com as minúsculas razões de confraria do “mexeu com um, mexeu com todos”. Não! É algo nobre, que nos vem na alma quando a injustiça se instala, a lei é descumprida e a Constituição manejada, repito, como maîtres e chefs usam seus livros de receitas: dão uma olhada e fazem o que querem.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


MARIA INÊS DE SOUZA MEDEIROS -   05/06/2023 18:32:26

Só vejo uma solução: povo na rua e pressionando o senado e a câmara apequenados para pedir #ImpeachmentdeLulaEdeAlexandredeMoraes

Jose Vicente Lessa -   05/06/2023 09:11:28

O direito e a diplomacia se apequenam, se desmoralizam e se anulam quando se pede a extradição de alguém ao governo americano por "crime político", a despeito de tal hipótese ser amplamente rejeitada no Direito Internacional, expressamente vetada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no próprio tratado de extradição com os Estados Unidos da América.

Vera Lucia de Oliveira -   05/06/2023 07:26:15

Obrigada, sempre leio e releio seus textos, são preciosos, afiados e corajosos.

João Baptista Pinto Netto -   05/06/2023 01:23:11

O Professor Percival Puggina nos representa ! 👏👏🇧🇷 #WeStandWithPercivalPuggina

william cunha pupe -   04/06/2023 19:53:50

CARO AMIGO E COLEGA.ESCRITOR PERCIVAL OLIVEIRA PUGGINA.AOS 71 ANOS,VIVO FELIZ EM FAMÍLIA.BONS AMIGOS.ENTRE OS QUAIS,O INCLUO COM ENORME CARINHO.A POUCOS DIAS ATRÁS,EM "PROFUNDA REFLEXÃO" PESSOAL,CHEGUEI A TRÁGICA CONCLUSÃO : "NÃO SOMOS,E NÃO TEMOS MAIS UMA DEMOCRACIA".ESTOU TRISTE E AMARGURADO.O VAZIO É ENORME.FRATERNO ABRAÇO.SAÚDE E PAZ.WCP.

Jorge Abeid -   04/06/2023 07:29:24

Yuri Gagarin primeiro ser humano a sair da terra ao olhar pela escotilha exclamou: A TERRA E AZUL, ninguem sabia disso ate entao, pois bem so se ve a terra nostra quando a vemos la de fora e voe meu caro esta vendo dai da Europa o que vejo daqui do canada faz 26 anos, e o que vejo eh que o Brasil morreu no final de 2022 quando nosas FFAA se negaram a lutar quaqndo a clava forte da justica se ergueu e com isso avalizou o golpe de estado perpretado pelo STF. Como sair dessa? Alem de implorar ao Altissimo por ajuda, o que faco diariamente , me confesso incompetente no assunto.

julio cesar da silva -   03/06/2023 23:10:47

parabéns pela coluna, que triste viver essa situação que se encontra o país. Coitada da futura geração.

salvador correia vera -   03/06/2023 22:41:21

Está na hora da sociedade seguir o que disse Osvaldo Aranha:" Liberdade não se implora de joelhos"

Luiz Pereira Lima -   03/06/2023 18:10:47

Tenho vontade de chorar. Pior ver o Congresso genufletido diante do judiciário que legisla como quer...

Antônio Ferreira -   03/06/2023 14:56:01

Ainda que eu saiba que o senhor não aprova a ideia, digo novamente, quem vai obrigar, sim obrigar, o supremo soberano e ditador a retornar a letra constitucional ? Respondo: ninguém. A visão de fazermos tudo "dentro das quatro linhas" é lúdica e inocente, afinal, temos seres supremos agindo a revelia da carta magna sem pudores ou freios, historicamente ninguém abriu mão de tanto poder se não for obrigado, sempre com o uso da força, de uma forma ou de outra o Brasil terá que impor a lei que está de fato escrita, a insistente visão de argumentar juridicamente, ponderadamente e cordialmente bate numa parede fria de soberba, arrogância e sensação de impunidade na suprema corte, pior que isso é a assustadora visão de um alto comando das FFAA fingindo demência ou normalidade institucional diante de tantos descalabros e supressão de direitos dos brasileiros, frouxidão, covardia ou a simples comodidade de quem tem garantia de benesses intocáveis, ou seja, o povo não pode contar com quem deveria por lei defende-lo.

Paulo Bongiovanni -   03/06/2023 14:47:04

Olá Amigo. Já te falei do Crime de Tirania Esta palavra explica tudo. Prendeerr o povo na rua é um crime imperdoável. Pense nas donas de Casa usando tornozeleiras. Pense na Livre manifestação do povo pregada na Constituição. É o Golpe dos Golpes. Eles querem vingança. Porquê? Porquê estão a serviço de Algozes Vorazes. Estrangeiros que estão de olho na Nossa Energia Elétrica e na nossa água doce. - Já imaginou? A China exportando água doce para o mundo? A Nossa Água?

Raul -   03/06/2023 13:59:14

E acreditavamos que o Brasil seria o país do futuro! Eles manipularam, envidivaram, ignoraram e escravizaram o nosso Povo! Como o nome do Programa do Danilo Gentilli, que tambem prevaricou no quesito justiça, " AGORA É TARDE ! "

EDISON BECKER FILHO -   03/06/2023 12:44:23

A sociedade precisa agir logo, rapidamente. Se isto não ocorrer um tal pirâmide social será composta pela base e pelos apoiadores de narrativas. A base produzirá para a elite narrativa. A liberdade a cada dia cede espaço para aqueles que tem como único objetivos alguns dos pecados capitais, senão todos. Isto não é socialismo ou comunismo. Isto é escravidão através de narrativas e conceitos gradualmente condicionados nas mentes daqueles que permitiram que outros pensassem por eles. Sempre acreditei que somos mais capazes de sermos condicionados do que de usarmos nossa inteligência. Hoje comprovo-se!

MARCO ANTONIO GEIB -   03/06/2023 12:24:30

Um País cujos Poderes Institucionais se tornaram perniciosos contra a própria sociedade, mais uma vez colocas as situações e seus conteúdos de formas explicativas tão claras.... que deixas "estreitas as margens para comentários". Então vou usar o velho chavão: "Concordo em gênero, número e grau" com tua posição.

Manoel Luiz Candemil -   03/06/2023 11:47:48

Tudo acontece porque o Senado permite! A omissão dos senadores deve ser lembrada!

Leonco de Carvalho Bones -   03/06/2023 11:33:03

Bom dia!! Mais uma vez irretocável!! Retrato fiel vivido pelos Brasileiros!! Parabéns!

PERCIVAL PUGGINA -   03/06/2023 11:25:56

Obrigado, Luiz Berto. Tens razão. Ao publicar, cortei as últimas palavras: dão uma olhada e fazem o que querem.

Enézio E. de Almeida Filho -   03/06/2023 10:35:34

Liberdade não se ganha, SE TOMA! Quem sabe faz a hora não espera acontecer!!!

Eloy Severo -   03/06/2023 09:45:48

Muito oportuna. Acompanho este País desde 1950, eleição e sucídio do Getulio, em minha modesta visão, estamos vivendo a pior época.

Dalia Schneider -   03/06/2023 08:55:47

Concordo na íntegra com seu texto. Tbém me dói na alma toda nossa situação.

Douglas Miguel Gonçalves Esquerdo -   03/06/2023 08:32:40

Para Homens de Honra, é inadmissível viver e conviver num "brasil" miseravelmente degradado por uma seita comunista insana!

Mirza Maria Maluf Pérez -   03/06/2023 08:22:27

Perfeito, sintetiza com leveza nosso sentimento de assombro e impotência diante de uma situação tão absurda de massacre a nossa Constituição, Direitos e Leis.

Maria de Fátima -   03/06/2023 07:40:56

Bom dia amigo. Saudades! Como estão? O Érico te manda um abraço. Muita LUZ na tua caminhada. Um abraço carinhoso Maria de Fatima

LUIZ BERTO FILHO -   03/06/2023 06:00:51

O final do texto é esse mesmo? "dão uma"?