• Percival Puggina
  • 14/05/2023
  • Compartilhe:

Os enroladinhos e escondidinhos do Congresso Nacional

 

Percival Puggina

         Se não for em minha casa, enroladinhos e escondidinhos eu só engulo depois de examinar minuciosamente o conteúdo. Considero medida de prudência.

Por isso, analogamente, me espanta saber que congressistas assinam documentos que não leem e, depois, se obrigam a confessar que “discordam enfaticamente” daquilo que assinaram sem o menor senso de responsabilidade. Do mesmo modo, numa escala mais ampla, aprovam projetos em que foram incluídos dispositivos que se tornam leis federais nascidas de “jabotis” escondidinhos (que até apelido ganharam no longo convívio com o cotidiano dos parlamentos).

Perdi a conta das vezes que assisti pela tevê deputados protestando ao presidente dos trabalhos por estarem em votação atos legislativos de cujo conteúdo não lhes foram dadas condições de se inteirar. Quando isso ocorre, lembro-me de uma imposição que incide sobre todos os cidadãos: “Ninguém tem o direito de alegar desconhecimento da lei!”. Lindo isso, não é mesmo? Principalmente se aplicado à tia do Zap sentada diante do quartel pedindo socorro. Como pode o parlamentar desconhecer a lei que irá impor à sociedade?

Pois foi assim que a astúcia de alguns, entre os quais o deputado Arthur Lira, como presidente da Câmara dos Deputados, serviu ao plenário, enroladinho ou escondidinho, o pedido de urgência para votação do PL 2630, aquele da famigerada censura às redes sociais. Felizmente, pelo esclarecimento e esforço de alguns parlamentares e da sociedade, vazou o conteúdo que estava enrolado numa espécie de sigilo até a promulgação.

Nos bastidores, dinheiro da sociedade já enrola, sob a forma de emendas parlamentares liberadas à compra de apoios para aprovar o projeto como foi pensado na obscura e tenebrosa cozinha juspolítica que hoje governa o país. Descontentes pela intervenção dessa coisa imprestável chamada opinião pública, disparam ameaças de soltar os jabotis por conta própria.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

        


VITORIO PEROZZO -   15/05/2023 15:42:52

Querido AMIGO PUGGINA, não esmoreça, sei que é difícil, mas vamos chegar LÁ. Eles estão balançando e tudo que balança,mais cedo ou mais tarde, um dia CAI. Eu continuo acreditando e rezando,pois a mão de DEUS é poderosa e nunca falha. UM GRADE ABRAÇO

Joao Alberto Martens -   15/05/2023 14:34:20

Neste teu artigo se aplica bem uma expressão que usava o falecido Hugo Lagranha: tem linguiça escondida em baixo desta farofa.

Duda Trielli -   15/05/2023 12:42:31

Tem deputado que se ler também não vai entender nada. Aliás, tem muitos com perfil assim. Estamos num mato sem cachorro!

Moacir Mori -   15/05/2023 11:23:23

Pois é. enroladinho, escondidinho, comerciante, mercadoria a venda. Tudo isso e o que menos existe no congresso é PARLAMENTAR, ou PRAlamentar que ali estão em busca de quem paga mais pela destinação de seu "VOTO". E com isso o povo que pagou quase cinco bi pra eleger aqueles que vão passar quatro anos apenas sugando mais dinheiro do povo em troca que nada beneficie quem paga as contas.

PAULO ROBERTO DE LIMA -   15/05/2023 11:13:54

Cada vez mais me sinto enojado pela atuação dos políticos no brasil(minúsculo mesmo). É uma afronta à inteligência.

Eloy Severo -   15/05/2023 10:23:49

Oportuna matéria. No Brasil tudo é possível, até os maiores absurdos.

MARCO ANTONIO GEIB -   14/05/2023 20:08:48

Professor e "vão continuar escondidinhos"... igual esta Despesa em Londres....R$ 1.331.359,82 .....para verem a coroação do Rei Charles III et Rainha consorte. Rainha meia boca. abs