• Percival Puggina
  • 09/10/2023
  • Compartilhe:

O “Batcu” e a guerra cultural

 

Percival Puggina

 

         Em reportagem que produziu sobre a dança supostamente erótica do “Batcu” em evento do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, o jornal Metrópoles informou a seus leitores que “a apresentação foi usada pela oposição para atacar o governo nas redes sociais”.

Como essa oposição é maldosa! Quanta má vontade em relação à brilhante elite cultural, técnica e política do governo de Suas Altezas Voadoras Lula e Janja! Imagine, leitor, alguém ter a coragem de atacar o governo por algo tão insignificante...

Pois esse foi exatamente um dos dois pontos que me vieram à mente quando assisti ao vídeo da apresentação. É na reiteração de episódios assim e em sua banalização que transcorre boa parte do empenho em transformar a nação em algo como beco de zona de prostituição. O diretor demitido pela ministra que se disse surpresa pelo episódio é uma circunstancial vítima que tomba como soldado da mesma guerra cultural em que se empenha e combate o petismo que nos governa.

Exagero meu? Pois foi a esse combate que Lula se referiu quando, na solenidade de abertura do 26º Foro de São Paulo (29/06/2023), disse: “Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo. Ou seja, enfrentamos o discurso que a gente aprendeu a historicamente combater”.  Como toda guerra, a cultural tem inúmeras frentes e nem todas são harmônicas entre si, mas todas convergem ao mesmo fim. A ministra pode divergir porque discorda do show, mas pode, também, ter divergido em virtude do que me veio à mente quando assisti ao vídeo, ou seja, em virtude daquele segundo ponto a que me referi no parágrafo anterior.

Se o primeiro ponto é negativo, o segundo é positivo. A reação da imensa maioria das pessoas que tomou conhecimento do episódio foi de reprovação, indignação e repulsa. E isso é bom porque a revolução cultural tem produzido vitórias mundo afora, mas ainda não venceu aqui no Brasil.

A nação não foi e não irá para o beco. Com a Primeira Missa celebrada nas areias de Porto Seguro, o Brasil tomou lado na civilização ocidental e seus fundamentos filosóficos, jurídicos e religiosos aprendidos, respectivamente, da Grécia, de Roma, do judaísmo e do cristianismo. Eles ainda são sólidos e, por eles, vale perseverar na resistência.

Essa esquerda, por ora politicamente hegemônica entre nós, que apoia o Hamas, que quer trazer o Irã para o BRIC, que celebra a democracia Venezuelana, que já ensopou com lágrimas de emoção os ombros dos irmãos Castro, que quer o aborto e se empenha em dividir a nação em bandos antagônicos, não prevalecerá. Os brasileiros não serão escravizados numa guerra cultural cujo objetivo precisa concretizar o impossível: tomar-nos a dignidade de seres criados à imagem e semelhança de Deus.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país.. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.


Marilia Ferreira Dela Coleta -   11/10/2023 20:06:25

Adorei o texto. Me trouxe a esperança de que nem tudo está perdido.

carlos edison domingues -   11/10/2023 11:21:50

PUGGINA. Muito bem ! Esta tem que ser a nossa luta. Nossa união tem que ser no campo de batalha, que é a rua. Carlos Edison Domingues

FERNANDO A O PRIETO -   11/10/2023 08:23:21

Parabéns pelo texto! Deus no permita ler comentários tão bons quanto este. Que cheguem ao maior número de pessoas possível, especialmente aos que sofrem a "lavagem cerebral" esquerdista!

Mara Montezuma Assaf -   11/10/2023 07:46:15

Me pergunto por quanto tempo suportaremos estar sob as rédeas deste governo. Tudo é uma imundície, nossa realidade e nossos valores foram virados do avesso. É muito triste para mim constatar que já não tenho a disposição física de antes para este combate, mas espero assistir a derrocada do petismo em nosso país.

Alvaro Miller -   10/10/2023 16:57:41

Perfeito Prof.! Infelizmente muitos só acordarão quando a agua começar "BATCU"... pode ser tarde ...

NELSON SANT ANNA FERREIRA DE AZAMBUJA -   10/10/2023 12:16:21

Prezado amigo Puggina: Adorei a mensagem positiva! Meus parabéns! É deste tipo de mensagens que estamos precisando neste momento. Mensagens otimistas que bem demonstrem que o povo brasileiro não há de se entregar a qualquer bando de analfabetos sem moral - embora bem organizados com o mesmo objetivo de destruir a nação -, nem os seus valores tradicionais, à sanha destruidora desse governo petista e seus asseclas. Adotemos, como bandeira, a frase de Étienne de La Boétie, filósofo humanista francês do século XVI: "Sede resolutos em não servir mais e estareis livres". Um grande abraço. Nelson Azambuja.

Danubio Edon Franco -   10/10/2023 11:16:56

Perfeita tua análise dos fatos; não só deste (Batcu), que custo a crer não fosse do conhecimento da Min. da Saúde, bem como dos objetivos da esquerda de quebra das linhas de decência da família brasileira. Mais uma vez, meus cumprimentos pela análise dos fatos e conduta da esquerda, com a qual não há acordo que sirva.

Ivani Lima -   10/10/2023 10:50:10

como sempre brilhante em suas análises, Sr. Puggina. Fiquei ainda mais feliz quando li o final e sorvi palavras de esperança .

MARCO ANTONIO GEIB -   10/10/2023 10:47:32

Professor o que mais é preciso ser feito para que "indignação revolte a sociedade brasileira" a ponto de reagir, fortemente, contra o barbarismo, contra a pouca vergonha que este desgoverno vem implantando no Brasil !?!....

Afonso Pires Faria -   10/10/2023 10:39:54

Parabéns professor. És um soldado na luta pela dignidade do nosso povo. Não solte a ponta da corda.

Jose Luiz -   10/10/2023 09:07:52

Esse é o nível do atual mandatário do Brasil. O que esperar do regime lulista! O deboche e a promiscuidade é permanente. Esse é "metódo" para desmoralizar toda sociedade e consequente tomada de Poder Totalitário. Não o jargão que se ouve todo dia pelo povo, mas a realidade de quem acompanha a saúde filantrópica no Brasil, clamam mais recursos para a Saúde, o que realmente precisamos é GERIR DEVIDAMENTE OS RECURSOS.

edgard alves feitosa -   10/10/2023 08:46:39

Entre as complexas questões políticas e militares que foram causas da queda do Império Romano, devemos lembrar que teve consequências a lassidão, a vida desregrada, as orgias dos imperadores romanos......a esquerda é a ponta de lança que tem objetivos de levar a queda da Civilização, para tanto torna a crença em Deus e demais valores democráticos em mera banalização.....é a BANALIZAÇÃO DO MAL.....

Gerson Carvalho Novaes -   10/10/2023 08:12:58

Perdoe-me, Professor, mas, desta vez, permita abster-me de qualquer comentário…

Roberto -   10/10/2023 07:51:35

o que ocorreu ali foi uma imundície, acordada por esse desgoverno, para atacar a família, a dignidade, a honra das pessoas, demonstrando cabalmente que eles querem destruir a sociedade e o povo,.... bem.... o povo que se dane... e também as famílias, é claro.

Menelau Santos -   10/10/2023 01:14:47

Maravilhoso, Professor. Lula não é presidente, está presidente.