• Percival Puggina
  • 15/07/2023
  • Compartilhe:

O sol e a peneira

 

Percival Puggina

         Desde que as peneiras surgiram no repertório das utilidades, os protagonistas da política, em situações de apuro e em última instância, apelam para elas com o intuito de obscurecer o sol dos fatos.

A inutilidade desse tipo de negacionismo não desanima quem dele lança mão porque o último recurso ainda é um recurso, como sabem os advogados. Vá que cole. Mesmo se a cola usada for a saliva dos discursos, sempre é possível contar com a ingenuidade dos ingênuos, com a credulidade dos crentes, com o companheirismo dos companheiros e com o apoio de um jornalismo que faz jornal sem sequer espiar os fatos pela janela das redações.

São reflexões que me ocorrem ante reações que observo às palavras do ministro Luís Roberto Barroso proferidas num lugar onde, em virtude de seu cargo, não poderia estar. Ali, sua simples presença como um dos onze “supremos” (na concepção do ministro Gilmar Mendes) passava a mensagem que agora se diz que não passou. É o que se percebe em manifestações como a do STF sobre o caso. A instituição pretendeu isolar a instituição, entendendo que Barroso falava do voto popular... Essa tentativa foi incompatível com a repercussão. E ela foi tanta que até o omisso senador Rodrigo Pacheco que transformou o Senado em parlamento baldio, pôs-se de pé pelo Brasil e cobrou retratação.

Ninguém do outro lado da praça, como era de esperar, levou a sério a cobrança do senador. Para quem tem olhos de ver, porém, o sol não tomou conhecimento da arrombada peneira e não alterou o modo como milhões de brasileiros percebem a conduta da ampla maioria do STF a respeito da atual oposição brasileira. Entenderam essa colegialidade bem representada cada vez que Barroso falou na primeira pessoa do plural. Para tanto, basta uma olhada no conteúdo da sacola dos inquéritos abertos por Alexandre de Moraes.

A propósito, é importante recordar o ambiente em que transcorreu o governo Bolsonaro. Alguém poderá dizer que foi ele quem abriu confronto com o STF? Alguém o viu descumprir ordem judicial, mesmo quando lhe vedava o que era prerrogativa sua, como, por exemplo, nomear o Diretor Geral da Polícia Federal? Em 26 de agosto de 2021 o Correio do Manhã publicou uma lista com as 123 ocasiões em que, até então, o STF havia alvejado o governo Bolsonaro. Conheça ou relembre disparos inaugurais de 2019:

- Em 10 de maio de 2019, a ministra Rosa Weber deu cinco dias para Bolsonaro explicar o decreto que facilitou o porte de armas.

- Em 10 de maio de 2019, o ministro Celso de Mello deu o prazo de 10 dias para o Governo Federal explicar o corte de 30% nas verbas das universidades.

- Em 12 de junho de 2019, após ação do PT, o STF formou maioria e cancelou a Extinção de Conselhos [sovietes] promovida pelo Governo Bolsonaro.

- Em 24 de junho de 2019, o ministro Barroso suspendeu MP de Bolsonaro que transferia a demarcação de terras da FUNAI para o Ministério da Agricultura.

- Em 30 de julho de 2019, o ministro Dias Toffoli proibiu o Governo Federal de bloquear verbas de Goiás em cobrança de dívidas do estado para com a União.

- Em 1º de agosto de 2019, o Plenário do STF referendou a liminar do ministro Barroso que barrou a transferência de demarcação de terras da FUNAI para o Ministério da Agricultura.

- Em 1º de agosto de 2019, o ministro Barroso deu prazo de 15 dias para Bolsonaro explicar sua fala sobre o pai de Felipe Santa Cruz, presidente da OAB.

- Em 5 de agosto de 2019, a ministra Rosa Weber deu prazo de 15 dias para - Bolsonaro explicar declarações sobre Dilma Rousseff.

- Em 21 de outubro de 2019, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a medida provisória que dispensava publicação de editais na grande imprensa.

- Em 27 de novembro de 2019, a ministra Cármen Lúcia deu cinco dias de prazo para Bolsonaro explicar o Programa Verde Amarelo.

- Em 13 de dezembro de 2019, a ministra Rosa Weber deu prazo de 10 dias para Bolsonaro explicar a fala sobre Glenn Greenwald.

- Em 20 de dezembro de 2019, o STF suspendeu a MP de Bolsonaro que previa o fim do seguro DPVAT.

Um ano e meio mais tarde, já havia 123 "cartuchos" no chão.. E não foi diferente no ano de 2022. Em compensação, alguém teve notícias de interpelações, suspensões de decretos, invasões de competência, durante o atual governo? A horas tantas, é claro, Bolsonaro perdeu a paciência, subiu o tom e partiu para a grosseria que nada resolve, aumenta o atrito e permite ampla exploração política.

Minha leitura, como cidadão, ao longo desses anos, mostra que o governo Bolsonaro foi, desde o início, antagonizado pelo STF. Essa impressão, consolidada ao longo de quatro anos, persiste. Não são apenas as palavras proferidas que expressam o que as pessoas sentem, pensam ou fazem.

Percival Puggina (78), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org), colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 

        


José Rui Sandim Benites -   18/07/2023 07:30:51

Infelizmente, com 13 anos de PT, as instituições foram aparelhadas. Notadamente, no STF. Com pessoas que deveriam se preocupar com temas nacionais, mas passaram a interferir no executivo comandado pelo Bolsonaro. Pior estas pessoas tem mandatos até 75 anos de idade. E este é o sistema. O senado que deveria controlar o STF, através do seu presidente é omisso. E o que senadores dizem que protocolaram pedidos de cassação ou explicações de ministros do STF. Tudo engavedado. O que fazer? A grande mídia e grande parte da população apoia o Lula que só viaja, gasta para se manter no poder. E pensa só em arrecadar. Gasta mais do que arrecada. Faz aceno com chapéu alheio. Com o dinheiro dos contribuintes que pagam os tributos compulsórios. Que deveriam ir para educação, saúde, segurança, infraestrutura e previdência. Grande parte vai para fundo eleitoral e supersalarios da elite do funcionalismo e entes políticos que passam viajando para EUA e países Europeus. Quem vai seguir pagando a conta é o povo trbalhador. Assim caminha a humanidade.

Ademar Pazzini -   17/07/2023 19:55:35

Caro Prof Puggina, para quem observa a cena política nacional, zero surpresa com a verborragia do indigitado capa preta, que outrora era assíduo frequentador da casa de João de Deus, o abusador. Claro, quando ele afirmou "nós", significa que era pauta do STF "derrotar o bolsonarismo" que em ato falho, o mesmo com a língua nos dentes.

Edson -   17/07/2023 18:08:25

Eu que nao sou muito de captar as intenções sublimares, ate eu percebi claramente essa imoralidade vinda de uma autoridade. he preciso sim gritar aos 4ventos.. e mostrar que a senzala ja ficou la atras faz tempo.

marisa van de putte -   17/07/2023 18:05:40

Por que a midia internacional esta calada sobre os acontecimentos no Brasil?

Paulo bingiovanni -   17/07/2023 15:16:51

Olá. Amigo Já comentei aqui sobre a militância política e o ato de prevaricação que o Ministério Superior do País adotou por ocasião das Eleições para evitar as mudanças que viriam em seus status ... Todos eles concordaram em formar um Gabinete Politico-partidario para, com a ajuda de seu padrinho, manter a "Igrejinha" no Poder. Agora a verdade começa a vir a tona...

Danubio Edon Franco -   17/07/2023 13:31:32

Perfeita tua análise. Ouso dizer que a estratégia de guerra montada pelo STF contra Bolsonaro começou a partir do momento em que não puderam negar sua diplomação. O primeiro sinal, que não foi observado com atenção, aconteceu na diplomação, quando a Senhora Rosa Weber, num ato de afronta e desrespeito, entregou-lhe um exemplar da Constituição Brasileira. Naquele momento foi sinalizado o confronto, que Bolsonaro, não sei as razões, deixou passar em branco. Aliás, acho que todos nós fizemos o mesmo. Tínhamos que ter apontado a grosseria.

MARCO ANTONIO GEIB -   17/07/2023 11:30:17

Professor existe um ditado que nos faz refletir "nada é tão ruim que não possa piorar". Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, principalmente Alexandre de Moraes tem como "meta, objetivo, finalidade de vida acabar com Jair Bolsonaro, sua família e seus apoiadores, e o resto da Direita POLÍTICA País. Perderam a vergonha na cara, veja atitude do Ministro na reunião da UNE. Estamos chegando a conclusão que: "acabamos com isto de vez, ou locupletamo-nos a todo" !!! Porque assim não for, a "côsa" vai piorar muito como diz o gaúcho vai pretar o olho da gateada.

LOIVO CARLOS FILHO -   17/07/2023 11:18:12

O "discurso" do Barroso não passou de uma confissão da culpa por atos antidemocráticos

Décio Antônio Damin -   17/07/2023 11:00:14

É prerrogativa do Presidente da República indicar os novos ministros do Supremo... "Todos", em qualquer tempo, tentam aprovar a indicação de seus "cupinchas", com objetivos nada republicanos, ora votando a favor de absurdos, ora contrariando as necessidades reais do país. Temos, como o Sr. o faz, de observar criticamente, o quê ocorre nos altos escalões das administrações e tribunais superiores...

Eloy Severo -   17/07/2023 09:29:53

Sempre muito oportuna. P/mim, simples eleitor, viuma ditadura do judiário.vemos

Manoel Wakimoto -   17/07/2023 08:20:12

Boa noite professor! No dia das eleições li um testo seu , não lembro bem o título agora. Se não me engano falava sobre Deus salvar o Brasil . Moro no Japão desde 89; será que com esse STF vale apena retornar?

GERSON CARVALHO NOVAES -   16/07/2023 10:58:51

Caro Professor, só tenho uma coisa a dizer sobre isso: estou cansado de ver a Globo como dona do futebol brasileiro. Recuso-me, veementemente, a dar um centavo sequer ao tal SportV e ao tal Premiere. Conclamo apoio de todas as torcidas e, de forma especial, ao povo do Rio Grande do Sul, estado que, como brasileiro de São Paulo, sempre tive orgulho!

Carlos Roberto Vieira da Silva -   16/07/2023 00:46:57

Se superando...

Menelau Santos -   15/07/2023 18:49:26

Fantástico, Professor, como de costume. Como ja diziam os antigos, em referência a reação do senador Pacheco, quando defunto se mexe...

João Jesuino Demilio -   15/07/2023 17:00:44

O STF não é uma suprema corte. É uma QUADRILHA...um CÂNCER que deve ser extirpado ou matará o organismo!