• Percival Puggina
  • 09/08/2023
  • Compartilhe:

O silêncio de uma nação

 

Percival Puggina

         Prestem atenção, ouçam o silêncio. O Brasil emudeceu. Durante quatro anos, o povo foi sendo alertado sobre a própria irrelevância. Erguendo bandeiras que expressavam seu amor à pátria, ele ia às ruas e às praças de onde clamava inutilmente contra excessos de uns e omissões de outros. Aos tribunais superiores, os excessos; ao Congresso Nacional, as omissões. Quem como eu subiu em tantos carros de som ao longo de dez anos sabe do que fala ao afirmar que quanto mais se avantajava o “contramajoritário” poder das altas Cortes e se expandia o baixio dos interesses parlamentares, mais as instituições mostravam seu desdém à nação.

Por fim, o silêncio, a quietude de uma democracia deserta, sem povo. Muitas vezes penso que os senhores do poder se veem como representação política num deserto onde, aqui e ali, esqueletos cívicos testemunham a ação destruidora que os vitimou.

Só que não. A nova tirania, tirania é. Quem tem olhos de ver sabe o que vê. Tornozeleiras não inibem opiniões nem a percepção de injustiças e abusos. Consciências bem formadas doem e se condoem na dor alheia. Um sismógrafo que captasse emoções perceberia o ruído nesse subterrâneo dos sentimentos. A democracia relativa, contramajoritária, bem ao gosto das cortes e dos plenários, talvez não consiga captá-lo como tampouco o percebe um jornalista que me escreveu outro dia,

Ele é militante da tirania real combatendo os fantasmas das narrativas petistas.  Ele crê no que lhe dizem em detrimento do que os olhos capturam da realidade e por isso, após ler meu artigo “8 de janeiro, a narrativa e os fatos” (aqui), escreveu-me perguntando se não me envergonhava de afirmar o que afirmei. A seu modo, perante fantasmas ensinado a combater com lança-chamas retóricos, comentou cada parágrafo questionando os limites dessa minha falta de vergonha.

Constrangimento em forma explícita, que preferi não responder porque preferi tratar do assunto aos olhos e discernimento dos meus leitores.  Caríssimos, vergonha eu teria se calasse, se me sujeitasse, se conferisse meu silencioso consentimento àquilo que vejo. Aí sim, eu teria vergonha de mim! Jogo a democracia pela regra do jogo, não pelas regras dos tiranos e seus aprendizes. Nada há na Constituição de 1988 que iniba meu direito de opinar sobre os acontecimentos nacionais, os protagonistas de nossa política e as impropriedades de nosso modelo institucional.

Quando toda divergência for silenciada só se ouvirá o coro da tirania no velório da liberdade.

Como me disse certa feita em Havana um médico com quem conversei e me falou das dificuldades que a ditadura lhe impunha: “Solo el Señor es mi  señor”.

Percival Puggina (78) é arquiteto, empresário, escritor, titular do site Liberais e Conservadores (www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 

 

        


Celso Ladislau Kassick -   11/08/2023 16:32:52

A criminosa tirania, raivosa, impiedosa, assassina, veste e fantasia-se de Democracia. - Assim são as : (REPUBLICAS SOCIALISTAS) de Cuba, Venezuela, Nicaragua, Vietnã do norte, China, Rússia; Agora atingindo o Brasil e os Brasileiros!

Cirineu -   11/08/2023 13:42:24

Professor faça um texto com uma reflexão sobre as jóias e o CID e o General pai, enfim as muambas que se desvendam diariamente. Este assunto que o sr. passa a margem não condiz com uma pessoa que se diz intelectual e de bem.

Ester Vitorino -   11/08/2023 12:32:52

Suas opiniões, de sensatez inquestionável, traduzem o que sinto e sofro. Tenho filhas e netos. O que o futuro reserva a eles? Não podemos nos calar. Parabéns, Puggina, pela sua presença crítica, nesses tempos difíceis.

Aloísio Cunha -   11/08/2023 11:10:47

Urge que se explicite publicamente e sejam expostos publicamente os protagonistas de todas as facções e matizes, como é próprio da Democracia (a verdadeira), o que é a “DOUTRINA SOCIALISTA”, que já faz dois séculos da sua concepção e em um estágio ainda bem precoce do atual desenvolvimento da CONDIÇÃO HUMANA e conforme documentado por inúmeros filósofos. Naquela formulação doutrinária de então, e pasme-se ainda nos nossos dias, “democracia” é a hegemonia do “Poder Socialista” e naturalmente que antidemocrático é quem é contra e é dito “inocente” o cidadão que incondicionalmente aceita a “democracia”, daí se auto intitularem “inocentes” alguns protagonistas que até em exercício de cargo público evitam porque não podem se expor ao público. PUBLICIDADE é uma “arma” muito poderosa e sabe-se disso e portanto as manifestações pessoais ou em massa precisam ser coibidas…🤔

Carlos Vilmar da Silva -   11/08/2023 10:50:23

A miopia da direita trará o fim da democracia no Brasil. Apesar de parlamentares antigoverno se esgarçarem na defesa da Constituição são minoria e no final, a tendência, é o país ser transformado em uma ditadura comunista. Os sinais são claros principalmente pelo que acontece nas CPIs do faz de conta, pois a direita é minoria.

MARCO ANTONIO GEIB -   11/08/2023 10:49:27

"Quando toda divergência for silenciada só se ouvirá o coro da tirania no velório da liberdade". Mestre seu poder e síntese é fenomenal, sua frase final do artigo nos remete a um final triste. Isto é de conhecimento da maioria absoluta dos brasileiros, a esquerda mesmo silente chafurda-se nas decisões tomadas, e a direita queda-se em aparvalhamento gigantesco e negativo contra o que está acontecendo (tudo bem não vai me atingir). Quanto "sangue frio" tens, que não respondeste a este avilanado, boçal e néscio que te criticou. Todo somos e recebemos críticas, agora temos que medir com a "régua do bom senso o que e a quem atingir". Bom fim de semana.

MARIA THOMPSON ALVAREZ DE CARVALHO -   11/08/2023 10:41:52

Perfeito, mestre! Às vezes me pegunto, olhando ao redor...aonde iremos para ressuscitar a nossa liberdade. Quais "armas" serão eficazes para combater o mal, aonde buscar oxigênio para virar o jogo?

Dagoberto -   11/08/2023 10:31:30

Os que marchavam para as câmaras de gás, nos campos nazistas, também iam em silêncio...

Decio Antonio Damin -   11/08/2023 10:17:40

Direita, esquerda, centro...etc. tudo somado chega a um resultado chamado povo, e cada um dos representantes dele teve, a seu tempo, erros e acertos que devem ser condenados ou aplaudidos quando fizerem por merecer...! O quê é irritante é a atitude messiânica de quem está no poder e pensa ser capaz de resolver tudo com alguns slogans populistas que podem enganar a maioria constituída por famintos, endividados e com pouco discernimento...! Falo dos que estão, e dos que estiveram no poder e pensaram sempre nos seus próprios interesses, abandonando o povo à sua própria sorte. A fome, a ignorância e a desunião permitem a continuidade do "status quo" mas vozes como a tua colaboram para que vençamos essa inércia que não pode se perpetuar...! Continue assim, sem esmorecer!!

Einar Larson -   11/08/2023 10:15:17

Texto impecável, mira certeira. Quanto ao autodenominado "jornalista" que lhe escreveu com críticas cabe apenas apontar a tragédia da formação profissional e da vexaminosa prática de ocultar com fachada profissional o que não é mais que militância ordinária.

Eloy Severo -   11/08/2023 10:09:47

Sempre foi assim, a esquerda faz um barulhão, por qualquer bobagem. A direita acomodada. Depois vão chorar o leite derramado.

Gerson Hallam -   11/08/2023 10:04:28

Estimado Professor Puggina, como sempre irretocável seu texto. Hoje, dia do advogado, me sinto de certa forma menos motivado e menos admirador da minha entidade de classe, a OAB. Antes protagonista, agora, inerte em meio aos fatos de relevância da atual situação politica do País. Aquela que tinha posição de vanguarda em questões de interesse democrático, em nível nacional e regional, atualmente quedou sem reação. Mas também vejo a indiferença da Magistratura, do MP, em um sistema que esta nos amordaçando. Sim o silêncio em não responder a dito jornalista é uma resposta, que não vale a pena responder. Mas concordo com o que o médico cubano lhe disse, estamos juntos, a esperança é última que não morre.

Mauricio -   11/08/2023 09:40:40

Prezado Professor, É chegada a hora de se ater aos fatos e deixar de lado a narrativa dos efeitos catastróficos de que somos vitimados, as pessoas precisam se conscientizar das causas que nos trouxeram a este estado de coisas, sem esses esclarecimentos, de pouco vai adiantar o repúdio cotidiano de todos nós.

Ajacio Brandão -   11/08/2023 09:35:23

Assustador como há pessoas que não entendem (ou fingem não entender) a triste situação em que se encontra o país. Obrigado pelo seu texto

rogerio pocebon -   11/08/2023 09:14:43

muita nobreza deste escritor ,que consegue na escrita ,colocar as coisas no devido lugar,fico pensando o que sera dessa gente ,quando acabar as mentiras.

IVONE DOSSIN ZANROSSO -   11/08/2023 09:12:00

Caro Dr. Puggina, a esquerda trabalha intensamente para nos calar, nos persegue como se fossemos seres de outro mundo. Este "jornalista" que tirou o tempo para atacar cada paragrafo de seu artigo, isso também é uma forma de "perseguição", e o faz sem o mínimo pudor. Mas continuemos firmes, Deus é maior!

Edson de souza -   11/08/2023 09:07:55

Você escreve tao maravilhosamente bem, que me pego lendo sobre politica. Esse deserto de homens bons.

maria elisa araujo zanella -   11/08/2023 08:58:22

É, a coisa está preta. Só registram o que querem e confundem os alienados e tentam calar os honestos. Força, Puggina e Maria Elisa!

Manoel Luiz Candemil -   09/08/2023 21:32:20

A população, por enquanto, permanece chocada com a omissão das Forças Armadas, por ela abastecida, após apelo popular!

DONIZETE DUARTE DA SILVA -   09/08/2023 20:53:07

A democracia é entendida como o povo no poder através de seus representantes. A esquerda alega ser o povo. A esquerda no poder, por conseguinte é o povo no poder. Assim sendo como a esquerda é o povo, a democracia venceu. Podemos agora submergir em nossa irrelevância já que discordamos da opinião do "povo". Podemos ser eliminados porque somos antidemocrático a, aquilo que antigamente era chamado e oposição.

Sonia Maria Yodes Mendonça -   09/08/2023 18:35:21

Texto contundente, emocionante . Reverbera o que sente um coração patriota.

Menelau Santos -   09/08/2023 16:46:01

Prezado Professor Puggina, maravilhoso o seu artigo. Outro dia alguém comentou que escrever não adiantava. Não? E por que então um Soljenítsyn foi perseguido? Por que odiavam tanto o Professor Olavo de Carvalho? Gosto daquela passagem da bíblia quando Jesus entra em Jerusalém: "se eles se calarem, as pedras gritarão!". As bocas podem estar caladas, mas os corações dos brasileiros não.

Ana Maria Mattos Brunetti -   09/08/2023 09:27:58

Seu artigo mostra a realidade de modo comovente. O mais triste é ver pessoas instruídas que apoiam esse caos.