• Percival Puggina
  • 29/05/2022
  • Compartilhe:

O que sua intuição lhe diz?

Percival Puggina

 

         A pergunta está no ar e me faz pensar muito sobre o que dizem as pesquisas e sobre o que milhões de brasileiros percebem observando as ruas e praças do país.

Em quem devo crer, se os números e curvas exibidos pelos veículos de mídia me dizem algo diferente daquilo que eu sinto e vejo? Numa opção assim, eu fico com minha intuição. Fico com o “relatório” dos meus sentimentos. E sei que conto para isso com apoio de um bom filósofo alemão chamado Shopenhauer que estudou minuciosamente essa forma de conhecimento, identificando-a como a que mais frequentemente usamos para orientar nossas ações.

Vamos aos exemplos.

A intuição sempre me disse que o STF de base petista iria abusar do poder que lhe está concedido pela Constituição porque é isso que o petismo sempre faz quando está no poder. Não deu outra. O STF quase bucólico dos anos petistas, que praticamente só condenou o publicitário Marcos Valério no mensalão, morreu em outubro de 2018, dando origem a esse cuja conduta observamos.

A intuição sempre me disse que o PSDB não fez sua prévia por não ter excesso de candidatos, mas por falta deles. É o que acabamos de assistir no apoio dos tucanos à candidata do MDB, que tampouco preparou alguém para carregar a legenda no futuro pleito.  Aliás, a intuição sempre me disse que a senadora pelo Mato Grosso do Sul suicidou-se politicamente ao crer que as câmeras das TVs fixadas na CPI da Covid a tornariam nacionalmente conhecida. Sim, fizeram isso. Mostraram-na como alguém que anda em muito más companhias.

A intuição sempre me disse que, por motivo diverso, João Dória morria politicamente a cada aparição na TV. Ele cometia o erro que os críticos de teatro chamam de overacting, erro do mau ator que exagera na representação. Estaria perfeito se fosse para representar um mau personagem dissimulando suas intenções. A intuição, aliás, sempre me disse que a Rede Globo, desde 2018, vem fazendo exatamente isso e só os tolos não veem. Não se pode confiar na intuição dos tolos.

A intuição sempre me disse que a candidatura de Sérgio Moro, apesar de empurrada pela “mídia tradicional”, para ficar com a expressão elitista do gentleman Alexandre de Moraes, não tinha espaço no mundo dos fatos. E não teve.

A intuição, por fim, sempre me disse e continua repetindo que o eleitor brasileiro não vai chamar de volta ao poder a organização criminosa apátrida, que saqueou o país, que o humilhou internacionalmente, que combate conservadores e liberais e está por trás de quase todas as ações destrutivas em curso na sociedade brasileira.

Percival Puggina (77), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

 


Decio Antônio Damin médico -   06/06/2022 19:46:18

Ninguém com bom senso quer a volta do Lula...! Deveria, por meu gosto, estar cumprindo a pena que lhe foi imposta por provas irrefutáveis que foram, absurdamente, ignoradas por não terem sido colhidas no foro adequado...! Ele não foi inocentado, mas a prescrição está a beneficia-lo! Mas, fale mais das qualidades do seu candidato e nos induza a votar por conviccao, e não por exclusão...! Os fatos, mais que a intuição, devem conduzir um raciocínio lógico...

Teresa Camisão -   06/06/2022 15:38:06

Fantástica a sua "intuição". Parabéns p/artigo!!!!

ary de almeida coelho -   06/06/2022 13:08:17

Perfeito mestre Pugina,sou seu fã!!!!!

Vitorio Perozzo -   06/06/2022 11:24:11

AMIGO PUGGINA,Parabéns,mais uma vez me orgulho de ser teu amigo e leitor.Estou viajando ,por isso não vou deixar meu comentário,mas os leitores dos textos se expressaram dentro dos meus princípios. VALEU A PENA. ABRAÇO E UM BOM DIA.

Iara Cristina -   05/06/2022 15:04:18

A visão que tenho em relação ao lula é que todo marketing que está sendo feito em relação a esse ser é um cidadão de em sua primeira posse como presidente estão deixando de avaliar quem é esse cidadão de hoje com muito mais espertize do que aquele cara em seu primeiro mandato. São pessoas totalmente diferrentes em seus ideais. Estamos falando aqui de pessoas distintas entre si, com o mesmo corpo.

Guiomar -   03/06/2022 19:47:30

IRRETOCÁVEL!

josé leopoldo -   01/06/2022 13:18:25

A intuição também me alerta que as pesquisas sobre a eleição são fraudadas. Como é possível que 70 (setenta) deputados migraram para partido que apoia o Bolsonaro? Seriam ratos fugindo para o navio que está afundando? Deputados não cometem suicídio na política.

Luiz R. Vilela -   31/05/2022 11:35:30

Quando lá atrás, em priscas eras, comunicaram a mãe do político mineiro Benedito Valadares, que ele seria nomeado por Getúlio Vargas, interventor em Minas Gerais, a descrente senhora, então perguntou ao "anunciante": "Será o Benedito"? E foi, inclusive o fato virou bordão para toda a incredulidade. Pois agora, novamente nos vemos frente a frente com nova incógnita, e perguntamos ao povo brasileiro: "Será o lula"? Depois de tudo o que aconteceu alguém fora da devoção petista ainda pensa em reconduzir o indigitado senhor ao planalto? Estariam os brasileiros em sua maioria sofrendo da "síndrome de Estocolmo"? Porque é de algo parecido que se trata. A alguns dias, reviraram o lixo da casa deste senhor, e o que acharam foi espetacular. Para quem vive a falar de pobres, como se justifica o consumo de vinhos que valem mais de cinco mil reais a garrafa? Sem contar o aluguel da mansão, que custa mais de vinte e cinco mil reais por mês?. Será que as pesquisas apontam mesmo uma tendência, ou serão apenas a tentativa de ajudar o candidato, em processo de queda na popularidade? Pois então aguardemos as eleições, que como a mulher de César, não basta ser honesta, tem também que parecer honesta.

José Rui Sandim Benites -   30/05/2022 10:01:28

Excelente interpretação dos fatos. Como sempre pelo professor Puggina. O ex-presidente condenado em três instâncias do Judiciário como corrupto. E, de acordo com as suas falas. Quer derrubar todas as conquistas obtidas pela sociedade representada pelo Congresso Nacional. Vamos lá: A Constituição de 1988 e Plano real seu partido votou contra. Agora quer derrubar o teto de gastos, a reforma trabalhista, a reforma previdenciária, manteve o fator previdenciário durante todo o seu governo. O aumento das aposentadorias foi sempre no seu governo menor que o aumento do salário mínimo. Aumento o Estado, e consequência aumento da carga tributária. O que aumento o salário mínimo, tirou com uma carga tributária próxima a 40% do PIB. A sociedade endividada com a cultura do empréstimo ao invés da cultura da poupança. A dívida do governo federal a quase 50% do orçamento. Pelo que diz por volta de 6 bilhões de juros. E pela sua fala, no próximo seu governo, que espero não acontecer, não terá controle do teto de gasto. E diz que irá conversar com todas as matizes da sociedade. Mas pelo passado, sempre conversou com quem circulava na sua presidência: sindicalistas e um grupo seletos de empresários e banqueiros. Tem no seu meio quem tem fobia pela classe média. E esta classe média que mantém o trabalho e o desenvolvimento do país. Além quer regulamentar as mídias e as redes sociais, na verdade é uma censura prévia. Quem iria fazer esta regulamentação? Não reconhece o verdadeiro anseios da sociedade. A sociedade quer mais segurança ( e o que fez foi desarmar o cidadão de bem, através de taxas e burocracia, embora 63% da população pelo referendo de 2005 foi favorável a comercialização de armas), quer que o Estado facilite o trabalho, com menos burocracia. Diminuição de carga tributária. Menos Estado. A sociedade quer ter liberdade de puder educar o seus filhos. E que o Estado não interfere na cultura das famílias. Em fim, o discurso do ex-presidente não se coaduna com os anseios da sociedade que quer o desenvolvimento do pais com liberdade de opinião. E, então mudaram o marqueteiro, porque o ex-presidente é produto de marketing, ele falando mostra que não tem um projeto de Nação. A não ser gasto e mais gasto. E, respeitando seus eleitores, mas infelizmente, o que acompanho na política são estas minhas humilde considerações. Espero no futuro estar errado.

Vera -   30/05/2022 08:10:06

A unica intuicao que me preocupa é a de que essa obvia falsidade das " pesquisas" tenham o objetivo não mais de induzir o "voto útil", que parece ter caido de moda, mas sustentar uma eleição forjada,

José paulo -   30/05/2022 00:10:44

Excelente, , a minha é extamente essa.

Ary de Almeida Coelho -   29/05/2022 20:17:44

De pleno acordo, mestre, só precisamos ficar atentos ao STF, que está com essa composição exatamente para colocar o ladrãozinho de volts ao Planalto!!!

SILMAR BOHRER -   29/05/2022 19:09:00

PERFEITO, PUGGINA !!! OS TOLOS E OS IDIOTAS ENXERGAM COISAS QUE A GENTE NÃO VÊ. OU NÃO QUEREM VER !

Menelau Santos -   29/05/2022 14:53:49

Prezado Professor, dado a falta de faróis confiáveis, nós restou somente a nossa intuição. Como dizia o Groucho, estão tentando nos convencer a não dar bola aos nossos olhos.

Arnaldo Duarte da Cunha -   29/05/2022 14:12:02

Perfeita observação, prezado liberal e Irmão Puggina!!! Aqui em Minas Gerais , na quinta feira, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro esteve aqui na Capital e foi recebido com muita alegria. Em 57 anos de vida, nunca vi um presidente ser recebido e cortejado do Aeroporto ao Centro de BH, exceto na morte do abominável e oportunista Tancredo Neves. Se não falhar a minha intuição, será nas próximas eleições, a maior derrota da esquerda no Brasil jamais vista. Oxalá, que minhas intuições seja a mesma de 80 milhões de eleitores. Por que se o verme de nove dedos conseguir mais de 10% de votos é porque temos um povo voltado para o crime organizado e dele se vive, ou como tu bem dizes é muita tolice junta!!! Não sou bolsonarista, mas sou contra todas as ideologias de esquerdas e movimentos socialistas no Brasil, que atrasaram a formação escolar e técnica em pelo menos 60 anos. Deveriamos ter uma oposição liberal para termos a tranquilidade de votar no melhor para o Brasil nas próximas eleições.

Eustáquio Antunes Ferreira -   29/05/2022 10:46:29

E a minha intuição me diz que temos grande chance de eleger Bolsonaro no primeiro turno.

José Eduardo Sallum -   29/05/2022 10:46:05

Excelente comentário , somente está faltando a substituição de nove juízes do STF, que acredito começará após as próximas eleições.